Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Outro tremor, alerta de tsunami e nova explosão em usina nuclear apavoram o Japão

TÓQUIO - A população japonesa voltou a viver momentos de pânico após um novo tremor de 6,2 graus na escala Richter sentido em várias cidades, incluindo Tóquio, e que gerou um alerta de tsunami, desfeito em seguida. Quase ao mesmo tempo, uma nova explosão aconteceu no reator 3 do complexo nuclear de Fukushima Daichi, que enfrenta o risco de vazamento de material nuclear na atmosfera em grandes proporções. Onze funcionários ficaram feridos. Três dos seis reatores do complexo estão perdendo a capacidade de resfriamento.
O novo terremoto foi sentido esta segunda-feira (hora local) por volta das 10h da manhã no Japão (22h de domingo, hora de Brasília), menos de três dias após o sismo mais forte da História do país, de magnitude 8,9. Um alerta de tsunami foi emitido. O novo sismo teve magnitude 6,2 segundo a agência meteorológica japonesa e 5,8, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS). O epicentro deste novo terremoto foi registrado no mar, 150 km a nordeste de Tóquio, na província de Ibaraki, e fez balançar prédios altos na capital japonesa. De acordo com o USGS, o abalo, uma das muitas réplicas do terremoto de sexta-feira, ocorreu a uma profundidade de 18 km.
O nível do mar se alterou levemente, e pouco depois o alerta de tsunami foi desfeito. Ao mesmo tempo, não houve relatos de maiores danos causados pelo novo terremoto.
Por outro lado, a situação no complexo nuclear de Fukushima Daiichi, no nordeste do país, continua crítica. Fontes oficiais do Japão afirmam que a nova explosão provocou apenas o vazamento de hidrogênio líquido, com quantidade pouco significativa de material radioativo.
As autoridades japonesas esfriaram de maneira segura nesta segunda-feira dois reatores na usina nuclear de Fukushima Daini, que sofreu danos pelo terremoto, perto do complexo nuclear de Fukushima Daichi, onde ainda lutam para esfriar três reatores superaquecidos.
No sábado, uma primeira explosão, no reator 1, deixou quatro feridos na usina nuclear de Fukushima, onde o nível de radiação aumentara de forma alarmante após o devastador terremoto que sacudiu o Japão na sexta-feira.
Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, o revestimento do reator, de aço, suportou bem o impacto do estrondo e permaneceu intacto — descartando os riscos de vazamento.
Desde domingo, Fukushima era motivo de grande preocupação. Técnicos tentavam impedir que os dois reatores mais danificados — o 1 e o 3 — derretessem. As tentativas de resfriá-los com a ajuda de água do mar sofreram um revés devido ao mau funcionamento de uma válvula, provocando aumento da pressão. Os atrasos na normalização das usinas levantaram rumores de que já haveria um derretimento parcial das máquinas — não confirmado oficialmente.
Segundo Naoki Kumagai, representante da Agência de Segurança Industrial do Japão, os níveis de radiação estavam acima do permitido no local — mas nada que provocasse pânico. Esse aumento, no entanto, reforçava os temores da iminência de um derretimento. Ao todo, sete máquinas têm problemas e seis estão em estado de emergência. Na província de Fukushima, três reatores no complexo I (Daiichi) e três do complexo II (Daini) apresentaram falhas no sistema de resfriamento — assim como em Tokai, a apenas 120 quilômetros de Tóquio, onde uma bomba d’água responsável pela refrigeração do reator número 2 parou de funcionar, levando ao acionamento de um gerador a diesel em caráter de urgência.
Enquanto engenheiros corriam para resfriar os reatores de Fukushima e Tokai, no doming, no complexo de Onagawa, na arrasada província de Miyagi, também foram detectados níveis de radioatividade superiores aos permitidos. Mas, num comunicado emitido horas mais tarde, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que os três reatores de Onagawa estão sob controle — e os níveis de radiação teriam recuado. A situação também estava aparentemente controlada em Tokai.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More