Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Notícias Católicas

Mais que casamenteiro, Santo Antônio é exemplo de coerência


Mais que um santo de devoção, para Beatriz Cristina Gonçalves, Santo Antônio é um companheiro. Para ela, que faz aniversário nesta segunda-feira, 13, dia de Santo Antônio, ele é aquele amigo que sempre a escuta. 

Esse é um ano muito importante para Beatriz: é o ano de seu casamento. “Eu pedi a Santo Antônio que estivesse comigo nesse dia. Pedi a ele que eu pudesse me casar na casa dele. A Catedral Santo Antônio de Guaratinguetá é muito concorrida, mas eu pedi a ele e consegui marcar meu casamento lá no dia que planejava. Acredito que foi uma intercessão dele”, conta a jovem.
Sempre muito compadecido com os pobres, Santo Antônio casava muitos deles sem exigir nenhuma contribuição financeira para a igreja, como era costume na época. Veio daí a fama de "santo casamenteiro". 

“Conta-se também que uma jovem muito bonita, que queria encontrar um marido, fazia todos os dias orações e colocava junto à imagem de Santo Antônio flores que ela mesma colhia em seu jardim. Já cansada de esperar ela atira a imagem pela janela que cai na cabeça de um rapaz que se apaixona por ela e mais tarde eles se casam”, recorda o pároco Lilson Rodrigues da paróquia Santo Antônio, de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.

Antes de morrer, Santo Antônio prometou que nunca deixaria de atender um pedido dos fiéis. Com os anos, surgiram simpatias em relação a imagem do santo, mas como alerta o padre, tais coisas são heresias que nada condizem com a fé católica.
Mas Santo Antônio é mais que um santo casamenteiro, ele foi um grande anunciador do Evangelho e para padre Lilson o grande exemplo que Santo Antônio deixou foi o de uma vida coerente com aquilo que se prega.

“Maior característica de Santo Antônio é a busca por uma vida coerente. Pois ele sabia que muito mais que anunciar é preciso ter a vivência da palavra de Deus, mirando o exemplo dos santos”, destaca o pároco.


História de Santidade

Nascido em 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal, ele recebeu no batismo o nome de Fernando. Era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões e Taveira de Azevedo. 

Fernando teve uma vida farta e estudou nos melhores escolas. Mas depois ingressar na vida religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, o jovem  sacerdote pede para ser transferido para Coimbra a fim de ficar longe do assédio da família que não aceitava sua escolha pela pobreza. 

Nos estudos de filosofia e teologia, ele não encontrou dificuldade, pois tinha uma inteligência e uma memória formidável, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. 

Em Portugal, conheceu conheceu a família dos Franciscanos e se encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, além da vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. E é na ordem dos franciscanos que Fernando adota o nome de Antônio.

“Lá ele passa a fazer trabalhos braçais e viver uma vida bem diferente daquela que ele vivia. Lá ele também conhece a graça da contemplação e conhece o próprio Francisco de Assis”, conta padre Lilson.

Certa vez,  o supervisor pede para ele fazer o sermão do dia de improviso e todos ficaram surpresos com sua facilidade e sabedora para anunciar o Evangelho. 


Amor aos pobres

Padre Lilson conta que num certo dia, Santo Antônio tomou todos os pães do convento e distribuiu aos pobres. O padeiro do convento ficou desesperado pois não tinha o que servir aos franciscanos, mas Antônio pediu para que ele verificasse na dispensa e ali aconteceu o milagre da multiplicação.

Assim a exemplo de Santo Antônio, este ano, Beatriz decidiu doar alguns pães para sua paróquia, afim de que fossem abençoados e entregues às famílias. “Mas esse ano não estou pedindo nada, só quero que esses pães cheguem até a casa das famílias e que as abençoe para nunca faltar alimento a elas e que sejam felizes”, diz a devota.


Oração de Santo Antônio

Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, 
amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, 
de que nunca se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido à vós, 
tenha sido por vós abandonado. 
Animado de igual confiança, 
venho à vós fiel consolador e amparador dos aflitos. 
Gemendo sob o peso dos meus pecados, 
me prosto a vossos pés. 
Não rejeitais, pois, a minha súplica: (fazer o pedido). 
Sendo tão poderoso junto ao Coração de Jesus, 
escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. 
Amém.

Igreja é "Corpo de Cristo, animado pelo Espírito Santo", diz Papa


"O Espírito Santo anima a Igreja. Ela não deriva da vontade humana, da reflexão, da habilidade do homem e da sua capacidade organizativa, posto que se assim fosse já há tempos estaria extinta, assim como passa cada coisa humana. Ela é, ao contrário, o Corpo de Cristo, animado pelo Espírito Santo", salientou o Pontífice.

O Santo Padre assinalou que as imagens do vento e do fogo, usadas por São Lucas para representar a vinda do Espírito Santo (cf. At 2,2-3), recordam o Sinai, onde Deus revelou-se ao povo de Israel e lhe havia concedido a sua aliança. Nesse sentido, Pentecostes é representado como um novo Sinai, como o dom de um novo Pacto em que a aliança com Israel é estendida a todos os povos da Terra.

"A extensão do Pacto a todos os povos da Terra é representada por São Lucas através de um elenco de populações consideráveis por aquela época (cf. At 2,9-11). Com isso, nos é dita uma coisa muito importante: que a Igreja é católica desde o primeiro momento, que a sua universalidade não é o fruto da inclusão sucessiva de diversas comunidades. Desde o primeiro instante, de fato, o Espírito Santo a criou como a Igreja de todos os povos; essa abraça o mundo inteiro, supera todas as fronteiras de raça, classe, nação; abate todas as barreiras e une os homens na profissão do Deus uno e trino. Desde o início a Igreja é una, católica e apostólica: essa é a sua verdadeira natureza e como tal deve ser reconhecida. Ela é santa, não graças à capacidade dos seus membros, mas porque Deus mesmo, com o seu Espírito, cria-a, purifica-a e santifica-a sempre", destacou.

O Papa citou particularmente uma expressão do Evangelho - "os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor" (Jo 20, 20) -, quando o evangelista narra o aparecimento de Jesus em meio aos apóstolos reunidos, a portas fechadas, no Cenáculo

"Essas palavras são profundamente humanas, O Amigo perdido está de novo presente, e quem antes estava chateado se alegra. Sim, é belo viver porque sou amado, e é a Verdade que me ama. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. Hoje, em Pentecostes, essa expressão é destinada também a nós, porque na fé podemos vê-Lo; na fé Ele vem entre nós e também a nós mostra as mãos e o lado, e nós nos alegramos. Por isso queremos rezar: Senhor, mostra-te! Dá-nos o dom da tua presença, e teremos o dom mais belo: a tua alegria. Amém!", salientou.


Espírito Criador e Espírito Santo: um só e o mesmo

Na liturgia de Pentecostes, à narração dos Atos dos Apóstolos sobre o nascimento da Igreja (cf. At 2,1-11) corresponde o salmo 103, um louvor a toda a criação, que exalta o Espírito Criador, o qual fez tudo com sabedoria, explica o Pontífice.

"Aquilo que deseja dizer-vos a Igreja é isto: o Espírito Criador de todas as coisas e o Espírito Santo que Cristo fez descer do Pai sobre a comunidade dos discípulos são um e o mesmo: criação e redenção se pertencem reciprocamente e constituem, em profundidade, um único mistério de amor e de salvação. O Espírito Santo é, antes de tudo, o Espírito Criador e, portanto, Pentecostes é a festa da criação. Para nós, cristãos, o mundo é fruto de um ato de amor de Deus. [...] Deus, por isso, não é o totalmente Outro, inominável e obscuro. Deus revela-se, tem um rosto, Deus é razão, Deus é vontade, Deus é amor, Deus é beleza. A fé no Espírito Criador e a fé no Espírito que o Cristo Ressuscitado dá aos Apóstolos e dá a cada um de nós estão, portanto, inseparavelmente unidas".

Também é o Espírito que faz reconhecer em Cristo o Senhor e faz pronunciar a profissão de fé da Igreja: "Jesus é o Senhor" (cf. 1 Cor 12,3b). "O Credo da Igreja é nada mais que desenvolvimento disto que se diz com esta simples afirmação: 'Jesus é o Senhor'. [...] Se desejamos estar no Espírito, devemos aderir a esse Credo. Fazendo-o nosso, aceitando-o como nossa palavra, adentramos na obra do Espírito Santo. [...] No Credo forma-se a nova comunidade da Igreja de Deus", disse o Papa.

Bento XVI afirmou que a expressão "Jesus é o Senhor" também pode ser lida nos dois sentidos: Jesus é Deus, e contemporaneamente: Deus é Jesus. "O Espírito Santo ilumina esta reciprocidade: Jesus tem dignidade divina, e Deus tem o rosto humano de Jesus. Deus se mostra em Jesus e, com isso, dá-nos a verdade sobre nós mesmos. Deixar-nos iluminar no profundo por essa palavra é o evento de Pentecostes", explicou.

Finalmente, o Bispo de Roma destacou que o sopro de Deus é vida. "Ora, o Senhor sopra na nossa alma um novo sopro de vida, o Espírito Santo, a sua mais íntima essência, e, desse modo, acolhe-nos na família de Deus. [...] Todos os Sacramentos, cada um de maneira própria, comunicam ao homem a vida divina, graças ao Espírito Santo que opera neles".

Espírito Santo nos permite viver como filhos de Deus, diz Bento XVI


"O Espírito Santo, que cria em nós a fé no momento do nosso Batismo, permite-nos viver como filhos de Deus, conscientes e consentindo, segundo a imagem do Filho Unigênito", destacou o Papa Bento XVI antes da oração mariana doRegina Coeli neste domingo, 12, Solenidade de Pentecostes.

O encontro com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu na sequência da celebração da Santa Missa, naBasílica Vaticana.

O Pontífice recordou que Pentecostes encerra o tempo litúrgico da Páscoa. "O Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Cristo e a sua ascensão ao Céu – encontra o seu cumprimento na poderosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos juntamente com Maria, a Mãe do Senhor, e os outros discípulos. Foi o 'batismo' da Igreja, batismo no Espírito Santo", explicou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Regina Coeli de Bento XVI na Solenidade de Pentecostes

O sopro do Espírito Santo preenche o universo, gera a fé, arrasta à verdade e predispõe a unidade entre os povos, assinalou o Bispo de Roma.

"O Espírito Santo, 'que é Senhor e dá a vida' – como recitamos no Credo –, procede do Pai por meio do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus, como sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado. Ele, incorpóreo e imaterial, dispensa os bens divinos, sustenta os seres vivos, para que ajam de acordo com o bem. Como Luz inteligível, dá significado à oração, dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações de quem escuta a alegre mensagem, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica".

Após a oração, Bento XVI disse que amanhã acontece, em Dresda (Alemanha), a beatificação de Alois Andritzki, sacerdote e mártir morto pelo regime nazista em 1943, com apenas anos.

"Louvemos ao Senhor por esse heroico testemunho de fé, que se une ao conjunto de quantos deram a vida em nome de Cristo nos campos de concentração. Gostaria de confiar à sua intercessão, hoje que é Pentecostes, a causa da paz no mundo. Possa o Espírito Santo inspirar corajosos propósitos de paz e sustentar o compromisso de levá-los adiante, a fim de que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade do homem supere os interesses das partes, O Espírito, que é vínculo de comunhão, endireite os corações desviados pelo egoísmo e ajude a família humana a redescobrir e proteger com vigilância a sua fundamental unidade".

Da mesma forma, o Pontífice recordou que na terça-feira, 14, celebra-se a Jornada Mundial dos Doadores de Sangue, "milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar os irmãos em dificuldade. A todos os doadores dirigo uma cordial saudação e convido os jovens a seguir o seu exemplo", concluiu.

Mensagem: Deus está Contigo

Notícias do Brasil e do Mundo

Voos em Buenos Aires seguem cancelados até as 14h
A nuvem vulcânica vinda do Chile voltou a afetar a visibilidade e a segurança dos aviões que operam nos aeroportos argentinos de Ezeiza e no metropolitano Aeroparque

Buenos Aires - Os voos nos dois aeroportos de Buenos Aires permanecem cancelados nesta manhã, após terem sido interrompidos às 22 horas de ontem. A decisão foi tomada por precaução devido a uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, em erupção desde 4 de junho. A nuvem vulcânica voltou a pairar sobre o céu de Buenos Aires, afetando a visibilidade e a segurança dos aviões que operam nos aeroportos internacional de Ezeiza e no metropolitano Aeroparque. As operações estão suspensas, inicialmente, até as 14 horas. Por volta do meio-dia, o comitê de crise fará uma avaliação sobre as condições meteorológicas.
A presença da nuvem vulcânica foi detectada pelo Serviço Nacional de Meteorologia, que faz parte do comitê de crise, conforme nota da Administração Nacional de Aviação Civil distribuída no início da noite de ontem. De acordo com o relatório, as cinzas ficarão suspensas sobre a zona central do país durante esta manhã.
A entidade também aconselha os passageiros com voos previstos para este dia que entrem em contato com suas respectivas companhias aéreas antes de sair de casa.

Brasil quer retirar 1,2 milhão de crianças do trabalho infantil até 2014


Rio de Janeiro, 12 jun (EFE).- O Governo quer retirar do trabalho infantil 1,2 milhão de crianças até 2014 por meio de programas de assistência, disse neste domingo a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin.
A redução do trabalho infantil é um dos objetivos prioritários do programa de erradicação da miséria apresentado há duas semanas pela presidente Dilma Rousseff, afirmou a funcionária em declarações à estatal 'Agência Brasil'.
A secretária explicou que, atualmente, 800 mil crianças são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que oferece assistência após elas serem encontradas em situação de trabalho no campo, de trabalho doméstico, exploração sexual, entre outros.
Denise reiterou que o Peti obteve melhores resultados desde que em 2006 foi coordenado com o Bolsa Família, o principal plano de distribuição de renda à população pobre.
'As famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Essa criança tem a oportunidade de ser atendida em serviços que possam retirá-la da situação de exploração no trabalho', disse.
O Governo não dispõe de números oficiais para quantificar a magnitude do trabalho infantil no país, mas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que cerca de cinco milhões de menores ainda são forçados a trabalhar.
Estes cálculos, que datam de 2009, mostram que o Brasil reduziu para metade as taxas de trabalho infantil desde 1992.

Italianos votam em referendo sobre energia nuclear

Os italianos vão às urnas neste domingo para votar em quatro referendos distintos. O mais importante deles decidirá se a Itália investirá em energia nuclear.
Ativistas contra usinas nucleares afirmam que o desastre na planta japonesa de Fukushima ajudou a convencer a opinião pública sobre os riscos deste tipo de atividade.
Os referendos também estão sendo vistos como um teste sobre a popularidade do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, diante do recente escândalo sexual.
O programa nuclear italiano foi abandonado em 1987, depois do desastre em Chernobyl. No entanto, o governo afirma que a indústria nuclear é fundamental para gerar cerca de 20% da eletricidade do país até 2020.
O desastre em Fukushima, causado pelo terremoto e tsnunami no Japão em março, mudou a percepção geral na Itália.
Segundo Salvatore Barbera, do Greenpeace, o povo italiano agora enxerga a necessidade de se votar contra as usinas nucleares no referendo.
"Esta tecnologia é velha, ela é perigosa, como vimos em Fukushima", disse Barbera.
Alemanha
Para Silvio Rossignoli, da empresa fornecedora de materiais para aeronaves Sekur, só as usinas nucleares garantirão o abastecimento de energia à Itália.
"Nós queremos ter energia nuclear porque ela é ecológica e muito mais limpa do que carvão e gás", diz ele.
A Alemanha foi o primeiro país a abandonar seu programa de energia nuclear depois do acidente em Fukushima.
Além da decisão sobre energia nuclear, os italianos também responderão no referendo de domingo a duas perguntas sobre privatização de empresas de saneamento.
A última pergunta no referendo é sobre a imunidade de ministros de Estado perante a Justiça, um caso que interessa particularmente a Berlusconi, que enfrenta quatro processos atualmente.
Os resultados dos referendos devem ser divulgados na segunda-feira.
Boa avaliação de Dilma é legado de Lula, diz oposição

Enquanto a oposição aposta numa piora na avaliação do governo, a equipe da presidente Dilma Rousseff acredita que ela vá melhorar nos próximos meses, com base nos resultados da pesquisa Datafolha publicada no domingo pela Folha.

"A população mostrou que a economia preocupa. Mas a inflação já começou a cair e a tendência é melhorar a percepção das pessoas sobre o governo", disse a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Ideli avalia ainda que a imagem da presidente, que teve uma piora em vários quesitos segundo a pesquisa, vai se recuperar porque a "população irá reagir ao modo que ela solucionou a crise, mudando o desenho do Palácio do Planalto".

Para os presidentes do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e do DEM, senador José Agripino Maia (RN), a avaliação positiva é resultado da herança de Lula.

Segundo eles, o quadro tende a mudar conforme a administração da presidente se descolar de seu antecessor.

"O governo ainda está no período de instalação", disse Guerra. "Ela só vai começar a ser avaliada mesmo daqui para a frente."

Agripino afirma que o governo está "gastando a gordura dos êxitos do passado" na economia, e que, conforme a alta da inflação se consolidar no cotidiano da população, a avaliação da gestão vai cair.

O senador atribui a queda em quase todos os aspectos pessoais à maneira como Dilma lidou com o caso Palocci, e afirma que a baixa desses indicadores deve ajudar na queda da aprovação do governo.

O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, concorda. "Há evidências de começo de desgaste."

Segundo ele, a crise política causada pelo episódio Palocci ainda não acabou. "É cedo para saber como isso se refletirá, é preciso dar um tempo para saber como a população vai assimilar o episódio."
http://www.agorams.com.br/imagens/linha.gif

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More