Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Informativo Católico

Pastoral da Criança lança campanha Antibióticos: 1ª dose imediata

Após o longo diálogo que a Pastoral da Criança teve com o Ministério da Saúde, no ano de 2010, por meio das Secretarias de Saúde da Criança, de Atenção Básica e Assistência Farmacêutica, a Pastoral lança a campanha “Antibiótico: 1ª dose imediata”. O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde e a sociedade, sobre a importância de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial, nos casos de criança com suspeita de pneumonia. A recomendação é da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
A Campanha será lançada no início deste inverno, com veiculação institucional na TV e utilização de outros materiais como cartazes e outdoors.
Muitos exemplos mostram que com boa administração dos recursos, criatividade e ajuda da comunidade, o atendimento pode ser feito com qualidade e na hora em que a pessoa necessita.
A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Por isso quando a criança apresenta algum sinal de infecção respiratória, a mãe, pai ou familiar deve ser orientado para que leve ao médico o mais rápido possível; continue a amamentar, se a criança estiver sendo amamentada; dê os medicamentos na dose, nos horários e pelo tempo recomendado pelo médico; volte ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento, se a criança não apresentar melhora ou piorar.
“A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda no posto de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país. As doenças respiratórias respondem por 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade, 6,2% das crianças menores de um ano”, destacou o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur.
Além de disponibilizar uma nota técnica, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que descreve os direitos e deveres dos usuários da saúde, e orienta para o tratamento no tempo certo.
No caso do Antibiótico para criança com suspeita de Pneumonia o tempo certo é logo depois do diagnóstico médico, na própria Unidade Básica de Saúde. Todos os documentos estão disponíveis na internet, no endereçowww.rebidia.org.br.

Campanha Nacional

Antes de promover uma campanha a Pastoral da Criança se cerca de parceiros com credibilidade sobre o tema. Este cuidado é necessário para que as informações sejam confiáveis. Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - Conasems, Ministério da Saúde, Unicef, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS) foi planejada a campanha de incentivo ao acesso imediato do antibiótico nos casos de tratamento das suspeitas de pneumonia em crianças.
Em cada município, a secretaria municipal de saúde é a encarregada da organização e do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Com o apoio da comunidade e das prefeituras, é possível disponibilizar o Antibiótico nas Unidades de Saúde e oferecer o tratamento imediatamente após a consulta.

Episcopado Venezuelano cobra “transformação social”

Nesta terça-feira, 5, a Venezuela comemora 200 anos de independência da Espanha. Para lembrar a data, o episcopado do país emitiu uma carta com o tema do bicentenário ao final de sua Assembleia anual. No texto, os prelados convidam todos a comprometerem-se “à luz do Evangelho na transformação da sociedade para superar o tecido social atualmente fraturado, agressivo e violento”.
Nesse contexto, recordaram dois importantes documentos do Conselho Plenário, dedicados "ao nascimento de uma nova sociedade" e "a evangelização da cultura". Os bispos destacam que o primeiro desafio civil do país é consolidar a sua vocação pacífica e, com isso, ser capaz de enfrentar os complexos fenômenos da globalização com a exigência da integração regional.
A situação "sócio-política do País está cada vez mais difícil", escrevem os bispos venezuelanos antes de relatar que "enquanto muitas nações vivem um desenvolvimento sistemático, progressivo e acelerado, a Venezuela experimenta um grave deterioramento econômico e social e isso faz com que o país corra o risco de "ficar de fora das mudanças que implicam no desenvolvimento sustentável".
Diante desse panorama, o episcopado termina a carta dizendo que os "cristãos do país são chamados a ter parte ativa do processo de conversão e renovação espiritual e moral, a trabalhar pelos pobres como diz a solidariedade cristã e ao desenvolvimento integral promovendo assim, e sempre, o respeito dos direitos humanos e da democracia".

Formação

Quem confia em Deus não se desespera

Nós nos preocupamos mais com o corpo do que com o espírito
Muitas pessoas perderam a referência de suas vidas, não sabem o que querem nem se estão no relacionamento certo, se vivem para si ou para os filhos. As pessoas vivem uma confusão no âmbito pessoal, e isso acontece também em nossa fé. Hoje existem muitas seitas, e se nós não nos cuidamos, nos perdemos. 
Jesus, preocupado conosco, deixou uma Palavra sobre isso para nós em Mateus 24,4-5: “Cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: 'Eu sou o Cristo!' E enganarão muita gente. 
O medo nos engana, fazemos muitas coisas por causa desse sentimento, prejudicamos e agredimos pessoas. Muitas pessoas, por medo de serem enganadas, enganam os outros primeiro. 
Não deixe que o medo se estabeleça em seu coração! E não se deixe ser enganado. Para isso, precisamos nos fortalecer espiritualmente.
As pessoas hoje se preocupam mais com a sua saúde, com a aparência. Fazem de tudo para fortalecer o corpo, mas o escândalo é que não fazem nada para fortalecer o espírito. Quantas privações fazem para manter o corpo bem por intermédio de regimes rigorosos. Fazemos de tudo para nos apresentar bem fisicamente, mas nos descuidamos do que nos fará feliz.
Se não quisermos ser enganados, arrancados da nossa fé e das mãos de Jesus, precisaremos aprender a nos fortalecer no Senhor. É ótimo ser do Senhor quando tudo vai bem, quando oramos e somos atendidos. Mas quando somos surpreendidos por uma doença ou um filho é apanhado por uma enfermidade incurável, ou quando nasce um criança especial, o casal se questiona: "Por que, meu Deus!?" Então, muitas vozes aparecem dizendo: "O que você está fazendo na Igreja? Se Deus é tão bom, por que Ele permitiu que isso lhes acontecesse?"
Provas sempre virão, a vida é assim, não é a sua vida que é assim, a de todos é assim. Quando uma pessoa não aprende a se prostrar diante de Deus, para n'Ele obter a força, a vida o coloca prostrado. Quem não se prostra diante de Deus é prostrado diante da vida. E hoje o Senhor quer fortalecê-lo. 

"Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos"
(Efésios 6,18).

É Jesus quem nos socorre, nos levanta, nos atende. Ele quer cuidar de você, Ele quer fortalecê-lo para você conseguir ser fiel ao caminho d'Ele e resistir a essas dúvidas que estão em seu coração.
O que é uma cilada? Para se fazer uma boa armadilha, ela não pode parecer ser armadilha. O demônio é "expert" em montar armadilhas, as coisas que ele constrói em sua vida não se parecem com ciladas, e quando você cai nelas, não consegue sair. Por isso, Jesus diz que ele é mentiroso, ele sabe como fazer as coisas e, às vezes, monta tramas na nossa vida das quais não sabemos sair. Para algumas pessoas, essas ciladas são os vícios, para outras uma doença, ou tristezas, depressão. E chega um momento que muitas de nós não sabemos como sair delas [ciladas], e aí precisamos passar por um processo de libertação. Todos nós precisamos passar por esse processo de libertação. 
O demônio oferece o que a pessoa quer, e depois ele tira tudo o que pode e a deixa sem nada. Abra os olhos, nossa luta não é contra homens de carne, mas contra forças espirituais espalhados pelos ares, como nos ensina a Sagrada Escritura.
Deus se vale de meios humanos, você reza e uma pessoa vem lhe trazer a resposta. E do mesmo jeito que acontece por meio do Espírito Santo, acontece com o espírito maligno, ele se utiliza de pessoas que estão a serviço dele. Essa é uma luta verdadeira que se manifesta por meio de maneiras humanas, mas tem raízes espirituais. 
Você sabe que uma pessoa acredita em Deus se ela recorre a Ele. Quem não confia no Senhor entra em desespero. Você sabe que uma pessoa confia em Deus quando ela ora e sabe que será atendida, pois é impossível uma oração, feita com fé, que não seja atendida. Quando você ora com fé, Jesus intercede por você ao Pai; e o Pai do Céu não nega algo que Seu Filho lhe peça.
Nós temos que aprender a reabastecer a lamparina da nossa fé, pois chegará o dia em que virão trevas e, nesse dia, não só você será iluminado como todos os que estão à sua volta o serão. 
Quem tem sido atacado, creia que, pela sua fé, todos os dardos do inimigo de Deus serão desmontados! Diga às pessoas que você tem fé, que crê em Jesus Cristo. E quando vierem à sua porta tentando abalar sua fé, diga a elas que o Senhor está com você.

Reze por você e também reze pela libertação dos outros. Deus está com você.

Por que se expõe Jesus na Eucaristia?
O mal de nossa época é não dirigirem a alma a Jesus
Esta semana nos convida a viver com mais intensidade o Mistério da Eucaristia, que é fonte e cume de nossa vida, de nossa espiritualidade. Esta pedagogia da liturgia da Igreja nos ensina a abraçar o mistério de nossa fé, depois de vivermos, há tempos atrás, o Mistério de Jesus na Sua Paixão, Morte e Ressurreição, celebramos, na semana retrasada, a Festa de Pentecostes, o Espírito Santo, nosso Divino Amigo. No domingo passado, celebramos a Santíssima Trindade e na próxima quinta-feira, 23 de junho, o Mistério de Cristo presente na Eucaristia.
Nós católicos somos até acusados de idolatria por irmãos que não compreendem a nossa fé. Por que se expõe Jesus na Hóstia Santa? Em primeiro lugar cremos fielmente em Suas Palavras quando disse: "Tomai, comei, isto é o meu corpo". Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: "Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" (Mt 26,26-30). A partir daí essa é a vida da Igreja de Jesus Cristo até os dias de hoje, veja o que diz São Paulo: "De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória” (cf. 1Cor 11, 23-25). O relato da instituição da Eucaristia está também nos Evangelhos de Lucas 22,15-20; Marcos 14,22-24; João 13,1-17.
A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio 6,13 (Catecismo da Igreja Católica [CIC], n. 2096).
A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotência do Salvador que nos liberta do mal. É prosternação do Espírito diante do "Rei da glória" e o silêncio respeitoso diante do Deus "sempre maior". A adoração do Deus três vezes santo e sumamente amável nos enche de humildade e dá garantia a nossas súplicas (CIC, n. 2628).
Uma vez que Cristo em Pessoa está presente no Sacramento do Altar; devemos honrá-Lo com culto de adoração. «A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo nosso Senhor» (CIC, n. 1418). Eis porque adoramos Jesus na Santíssima Eucaristia.  É vital se fazer próximo d'Aquele que por muito tempo ficou escondido, busquemo-Lo enquanto Ele se deixa encontrar. Qual é a sua fé? Veja o que diz também um grande santo adorador:

"O culto da Exposição ousamos afirmar, é a necessidade de nossa época; impõe-se esse testemunho público e solene da fé dos povos na divindade de Jesus Cristo e na veracidade de sua presença sacramental. É a melhor refutação que se pode fazer aos renegados, aos apóstatas, aos ímpios e aos indiferentes, refutação que caíra sobre eles qual montanha de fogo do amor e da bondade.

O culto da Exposição é necessário para salvar a sociedade, que morre por não ter mais um centro de verdade nem de caridade, nem vida de família. Cada membro se isola, se concentra, procura-se bastar a si mesmo; a dissolução é eminente.
A sociedade renascerá, entretanto, cheia de vigor, quando todos os seus membros vierem se reunir em torno de nosso Emanuel (cf. Mt 1,23). As ideias se reformarão, mui naturalmente, à luz da mesma verdadeira e sólida renovar-se-ão sob a influência de um mesmo amor. É mister refluir à fonte da vida, a Jesus na Eucaristia, faze-Lo sair de sua reclusão, a fim de que se coloque novamente à frente das sociedades cristãs, para dirigi-las e salvá-las; é mister reconstruir-Lhe um palácio, um trono real, uma coorte de servos fiéis, uma família de amigos, uma multidão de adoradores.
O culto da Exposição é necessário para despertar a fé adormecida em tantos homens de caráter que não conhecem mais Jesus Cristo, porque se esqueceram de que Ele mora em vizinhança, de que é seu amigo e seu Deus. Este culto é necessário para estimular a verdadeira piedade, retida desde muito na porta do santuário onde Jesus está sempre disposto a nos abençoar e nos abrir seu Coração.
O grande mal de nossa época é não dirigirem a alma a Jesus Cristo como a seu Deus e Salvador. Despreza-se o único fundamento, a lei única, a graça única de salvação. O mal da piedade estéril é que ela não parte de Jesus Cristo e não converge para Ele. A alma se detém no caminho, distrai-se com uma flor… O amor divino não tem sua vida, seu centro, no Sacramento da Eucaristia, e, portanto, não está em suas verdadeiras condições de expansão.
Somente em Jesus Cristo presente entre nós pode haver salvação. O mal é tão grande que somente Ele é capaz de nos salvar. É a batalha decisiva. Um santo, um anjo, um taumaturgo, um gênio, um grande orador, tudo isso é ineficaz. É necessário Jesus Cristo em pessoa: eis o Santíssimo Sacramento, seu combate e seu triunfo.

Adoro-te com devoção, ó Deus que te escondes,
Que sob estas figuras de verdade te ocultas:
A ti meu coração se submete inteiramente
Porque, ao contemplar-te, desfalece por completo.
Visão, tato e paladar em ti falham,
Apenas ouvindo se crê com segurança:
Creio em tudo o que disse o Filho de Deus:
Nada mais verdadeiro que esta palavra da Verdade.

Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Divinissimo Sacramento!" (São Pedro Julião Eymard)

Reflexão


DESPERTE!
Não deixe que a rotina arrase sua vida!
Execute sua tarefa com amor sempre renovado, porque isto trará
alegria a você mesmo.
A rotina cansa e corrói a alma, desalenta e carcome o entusiasmo.
Renove cada manhã seu armazenamento de alegria, de vi ver.
Ajude a todos e cumpra alegremente sua tarefa, para receber de
volta o benefício da felicidade de seu trabalho.

Esporte

Poucos gols, muitos empates, três zebras.

Primeira rodada da Copa América da Argentina mostra, entre outras coisas, que os sulamericanos não estão bem no ataque

Fim da primeira rodada da Copa América. Seis jogos, sendo que quatro terminaram em empate, oito gols. Nada satisfatório para quem esperava a melhor Copa América de todos os tempos. Ainda cedo para falar, e espera se uma melhora, mas, de fato, a primeira rodada não foi das melhores. Espera-se que a melhor Copa América ainda comece.

Poucos gols

Oito gols em seis jogos levam a média de 1,33 por jogo, pouco demais. Tão pouco que é a pior média desde 1993, quando a atual fórmula de disputa foi adotada. Até então, a pior média foi em 1997, com 1,83 por jogo na primeira rodada. 
Destaca-se na falta de gols, o grupo B. Nenhum gol nos dois jogos. Nem Brasil, nem Venezuela, tampouco Paraguai ou Equador, conseguiram comemorar um tento na primeira rodada, fazendo com que o grupo tivesse o resultado mais decepcionante.
Destaque positivo, ou quase isso, é o Chile. O time foi o único a marcar dois gols na primeira rodada da Copa América, com dois gols de escanteio. Já dizia o ditado, em terra de cego, quem tem olho é rei.

Muitos empates

Dos seis jogos, só dois terminaram com vencedor e perdedor. Os outros quatro jogos terminaram empatados, dois sem gols, e dois pela contagem mínima. Muito, ainda mais quando vê que Brasil, Argentina e Uruguai fizeram parte do grupo. Nada mais do que 10 das 12 seleções participantes não obtiveram uma vitória no primeiro jogo.
Só Colômbia e Chile venceram suas partidas, e ambos pela contagem mínima, o que leva a crer que uma primeira rodada com tudo empatado não seria impossível. 
O curioso é que as 10 equipes da Conmebol estão invictas nessa Copa América. As duas únicas perdedoras foram Costa Rica e México, dois países da América Central, convidados da CONMEBOL pela CONCACAF. Sinal de equilíbrio na América do Sul? A conferir.

Três zebras

Argentina, Brasil e Uruguai ainda são os grandes favoritos para levar o título. E os três tinham missão teoricamente fácil no primeiro jogo: pegavam as seleções que, tradicionalmente, eram as piores da América do Sul: Bolívia, Venezuela e Peru, respectivamente.
Fim da primeira rodada e três empates marcaram as estréias dos favoritos contra as Seleções mais fracas. Zebra? Claro que sim, resta saber o que isso significará a longo prazo. Por agora, sabe se que os favoritos não são tão favoritos e que os azarões não são tão azarões.

Estádio Nacional de Brasília passa por vistoria antibomba

Com um terço das obras avançadas, o Estádio Nacional de Brasília foi o primeiro, entre os 12 que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, a receber uma vistoria antibomba. Cerca de 90 pessoas, entre policiais federais, civis e militares, bombeiros e funcionários da Defesa Civil do Distrito Federal (DF), participaram nesta segunda-feira (04/07) da operação, que contou com robôs simuladores, cães farejadores e instrumentos de última geração para a detecção de explosivos.
Apesar de ser apenas um teste piloto com o objetivo de checar os procedimentos mais adequados nos estádios para ações de identificação e inutilização de artefatos explosivos, a vistoria pretende garantir que nenhuma bomba seja instalada no interior de estruturas, a fim de ser acionada posteriormente.
Durante a demonstração – que foi acompanhada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e pela secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki – uma pequena caixa foi utilizada como objeto suspeito a ser desativado por meio de um robô com canhão d’água, guiado por um perito criminal da Polícia Federal.
As autoridades puderam conhecer também alguns equipamentos como o Rapid ID, utilizado para a identificação de pessoas com antecedentes criminais, por meio das impressões digitais. De acordo com papiloscopistas da PF, o equipamento, que já está sendo usado para cadastrar os cerca de 1,9 mil operários da obra, será utilizado também durante o evento esportivo para identificar os turistas procurados pela Interpol (polícia internacional).
O ministro do Esporte disse que ficou impressionado com o andamento da obra. Orlando Silva garantiu que o Estádio Nacional de Brasília será um dos que “cumprirão plenamente” as diretrizes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), com padrão máximo de sustentabilidade. Segundo o governador Agnelo Queiroz, a tendência é que as obras tenham, daqui para a frente, um andamento ainda mais satisfatório, com o início do período de seca em Brasília.

Tecnologia

Microsoft procura culpado pelo vazamento de Gears of War 3
Um dos mais esperados games deste ano, Gears of War 3, da Microsoft, acabou vazando antes do lançamento oficial. Semana passada já era possível encontrar arquivos torrents de uma versão inacabada (somente com parte da campanha no modo single-player) do jogo de tiro, cujo lançamento está marcado para dia 20 de setembro.
Em entrevista ao site IGN, representantes da Microsoft afirmaram que estão procurando o culpado. “Vimos notícias de que partes de Gears of War 3 foram disponibilizadas na web e estamos trabalhando com nossas equipes de segurança, juntamente com as autoridades para lidar com a situação”, disse um representante da empresa, frisando que o conteúdo dsitribuído ilegalmente não representa o que os fãs terão quando o jogo for lançado.
A franquia Gears of War não é a primeira da Microsoft a vazar antes mesmo do lançamento.  Halo Reach, lançado em setembro do ano passado, também chegou à internet alguns meses antes.

Facebook diz que prepara 'algo incrível' para combater Google+

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, diz que vai anunciar "algo incrível" para enfrentar o Google+, a recém-anunciada rede social do Google

 São Paulo – Nem bem esperou a poeira do anúncio da Google+ baixar, o Facebook já prepara sua resposta para a nova rede social do Google (que é bastante similar ao site criado por Mark Zuckerberg). O jovem bilionário de 27 anos aproveitou a visita de um grupo de repórteres à sede da empresa, na quarta-feira, para anunciar que “algo incrível” será apresentado por ele na próxima semana.
O CEO não revelou detalhes da novidade. Disse apenas que ela foi desenvolvida por uma equipe de 40 pessoas que trabalham no escritório de Seattle do Facebook – a sede fica em Palo Alto, na Califórnia. 
Para alguns, o novo produto pode ser o aplicativo da rede social para iPad, que traria uma nova interface desenvolvida especialmente para o tablet. Outros apostam que pode ser um novo aplicativo para o compartilhamento de fotos, que concorreria com o Instagram.
Apesar de não ser possível adivinhar em qual área a equipe de Zuckerberg está focada atualmente, o certo é que o Facebook terá de inovar além das plataformas móveis para evitar perder usuários para o novo serviço do Google. Recentemente, o Facebook atingiu a marca de 750 milhões de usuários.

Brasil

Perícia interdita área onde bueiros da Light explodiram

No local, quatro bueiros explodiram esta tarde, deixando duas pessoas levemente feridas


Rio de Janeiro – A Light informou, por meio de nota divulgada na noite de hoje (4), que o trecho da Avenida Nilo Peçanha com a Rua da Assembleia, no centro da cidade, permanecerá fechada e isolada ao tráfego por causa da presença de gás na rede subterrânea da concessionária de energia. No local, quatro bueiros explodiram esta tarde, deixando duas pessoas levemente feridas.
A determinação é dos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Eles atestaram o perigo de novas explosões e recomendaram que as câmaras subterrâneas da Light permaneçam abertas para possibilitar a dissipação do gás no interior das galerias.
Os peritos vão retornar ao local amanhã (5) para finalizar a perícia nas instalações subterrâneas. Somente após a conclusão do trabalho pericial é que as equipes da Light – que continuam no local – vão poder trabalhar na rede da companhia.
Na nota, a concessionária informa, ainda, que o fornecimento de energia permanece normal na região.

Com o cargo ameaçado, Nascimento tenta driblar oposição

Situação do ministro deve se complicar nesta terça. PSDB pedirá investigação ao MP e à PF sobre corrupção na pasta. Apoio de Dilma só é forte no discurso

Em reunião com a bancada do PR nesta segunda-feira, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, aceitou dar explicações ao Congresso a respeito do esquema de corrupção operado em sua pasta. Mas a decisão não alivia a pressão sobre ele. Nesta terça-feira, a oposição vai solicitar ao Minisitério Público e à Polícia Federal que investiguem o caso, o que promete complicar ainda mais a situação do ministro. Nem mesmo dentro do próprio governo Nascimento encontra alívio: apesar de ter declarado apoio ao titular dos Transportes, a presidente Dilma Rousseff ordenou à Controladoria-Geral da União (CGU) uma investigação rigorosa nas licitações e contratos da pasta - e mandou Nascimento abrir uma investigação dentro do ministério para averiguar o caso. Nascimento luta, agora, para não se tornar o mais novo ministro de Dilma a amargar o desemprego.
Com o cargo ameaçado após as revelações, Nascimento driblou a iniciativa da oposição de convocá-lo a prestar esclarecimentos no Senado: ao aceitar depor voluntariamente, o ministro faz com que os requerimentos do PSDB percam o sentido. Na noite desta segunda, Nascimento assegurou às bancadas do PR na Câmara e no Senado que falara às duas Casas. Os convites devem ser aprovados ainda nesta semana e o mais provável é que Nascimento vá ao Parlamento na semana que vem. Reportagem de VEJA desta semana mostra o funcionamento de um esquema baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. 
Ainda assim, o PSDB deve insistir em levar ao Congresso as quatro figuras do ministério que foram afastadas por envolvimento no esquema: Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete do ministro; Luís Tito Bonvini, assessor de gabinete; Luís Antônio Pagot e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec. Os tucanos também farão um pedido de auditoria especial para o Tribunal de Contas da União (TCU) e devem apresentar um requerimento de convocação do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, para depor na Câmara dos Deputados. Hage também é alvo de uma representação ao Ministério Público Federal, por indícios de que teria feito vista grossa para o problema.
Mais cedo, Nascimento havia determinado a abertura de uma sindicância para analisar o caso - com toda a isenção que o ministério comandado pelo PR tem para investigar a si mesmo.  Após o encontro com o ministro, os parlamentares do PR declararam apoio a ele. Por meio de nota, os colegas de Nascimento afirmaram manter "incondicional confiança" no minsitro. Adotando discurso de vítima, os integrantes do partido afirmam no texto que as denúncias criam um "estado de terror". Mas o mais importante, a explicação para as irregularidades, não veio.
Nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff também pediu à CGU que investigue as informações reveladas por VEJA. A apuração envolverá, ainda, órgãos e empresas vinculados ao ministério, como a Valec e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As auditorias da CGU também incluem as representações regionais dos órgãos. Dependo do caso, a controladoria pode recomendar a apuração de responsabilidades e punição dos envolvidos.

Entenda o caso - No último dia 24, a presidente Dilma se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades na pasta. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e MÍriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.
A presidente também cobrou explicações sobre a explosão de valores dos empreendimentos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na nota, o ministro Alfredo Nascimento disse que desde janeiro vem tomando as providências para redução dos custos de obras.
"Tal preocupação atende não apenas a necessidade de efetivo controle sobre os dispêndios do ministério, mas também a determinação de acompanhar as diretrizes orçamentárias do governo como um todo. Característica de sua passagem pelo governo federal em gestões anteriores e, obedecendo à sua postura como homem público, Alfredo Nascimento atua em permanente alinhamento à orientação emanada pela presidente".

Mundo

Chávez confirma que foi operado de um tumor

O presidente da Venezuela admitiu, esta madrugada, que foi operado a um tumor em Cuba, mas garantiu que está a recuperar bem.
«Os exames confirmaram a existência de um tumor com a presença de células cancerosas que tornou necessária uma segunda intervenção para a ablação total desse tumor», disse Hugo Chávez numa mensagem de 15 minutos lida à nação.
Recorde-se que o chefe de Estado venezuelano havia sido intervencionado em Cuba, no passado dia 10 de Junho, mas apenas se sabia que tinha sido operado a um abcesso pélvico, na zona inferior do abdómen.
«Trata-se de uma intervenção importante, realizada sem complicações, após a qual eu evolui de forma satisfatória seguindo os tratamentos complementares para combater os diferentes tipos de células encontradas, e continuar assim o caminho para o meu total restabelecimento», esclareceu.
Chávez não disse, contido, quando regressará à Venezuela: «Continuo a ser informado e continuo à frente do governo bolivariano, em comunicação permanente com o vice-presidente Elías Jaua e toda a equipa governamental».
O presidente da Venezuela não cedeu os seus poderes ao seu número dois, como prevê a Constituinção em tais circunstâncias.

Alemanha vai dar cinco milhões à Grécia
A Alemanha vai contribuir com 5,05 mil milhões de euros para o pagamento da quinta tranche do pacote de ajuda financeira à Grécia, de 12 mil milhões de euros.

O jornal alemão "Bild" escreve, esta terça-feira, sem citar fontes, que "em meados de Julho a Grécia deverá receber 12 mil milhões de euros de empréstimos, dos quais 5,05 mil milhões serão créditos da Alemanha" e que será o banco público KfW a efectuar o pagamento a pedido do governo.
Assim, a Alemanha assumirá mais de metade das ajudas acordadas pelos países da zona euro, num total de 8,7 mil milhões de euros, enquanto que o FMI desbloqueará 3,3 mil milhões de empréstimos.
Esta situação é atribuída, segundo o jornal "Bild", ao facto de a participação da Alemanha se situar até agora abaixo dos 28%, devendo agora compensar o seu apoio.
Os ministros das Finanças da Zona Euro autorizaram, no sábado, o desbloqueio da quinta tranche do pacote de ajuda financeira à Grécia e nas próximas semanas vai ser definido um novo plano de resgate para o país.
A parcela faz parte dos 110 milhões de euros de crédito, em três anos, prometidos em maio de 2010 à Grécia como parte de um plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More