A primeira meditação proposta pelo padre carmelitano descalço Francois-Marie Lethél é dedicada ao escritor francês Charles Péguy, sobre o tema "Uma teologia poética da comunhão dos santos e da esperança". A segunda é sobre o "Ser mãe", com referência à leiga mística e mãe de família Concepción Cabrera de Armida, declarada Venerável por João Paulo II em 1999.
A última meditação destaca a jovem leiga Chiara Luce Badano, falecida aos 18 anos, em 1990, e beatificata em 2010, a primeira beata do Movimento dos Focolares, testemunho de Jesus abandonado, fonte de unidade para todos os homens.
Na manhã de sábado, 19, na Solenidade de São José, acontece a conclusão dos Exercícios.
Saiba mais
O Papa participa dos exercícios espirituais com a Cúria Romana entre os dias 13 e 19. O tema é "A luz de Cristo no coração da Igreja – João Paulo II e a teologia dos Santos". As meditações são conduzidas pelo Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel, da Ordem dos Carmelitas Descalços.
O programa cotidiano dos exercícios, sempre na Capela Redemptoris Mater, prevê a oração das laudes às 9h, seguida por uma meditação, pela oração da hora média e por uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e, em seguida, a oração das vésperas, a adoração e a benção eucarística. No último dia, que coincide com a solenidade de São José, o programa termina mais cedo: depois das laudes, às 9h, será feita apenas uma meditação conclusiva.