Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estudando a Bíblia: O Primeiro Livro de Macabeus

O Primeiro Livro dos Macabeus, também conhecido como I Macabeus, é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica. Possui 16 capítulos.
Os dois livros dos Macabeus são assim denominados por causa do apelido do mais ilustre filho de Matatias, Judas chamado o Macabeu (I Mc 2,4) ("Martelo").
Tais livros não constam na Bíblia Hebraica e são considerados apócrifos pelos judeus e pelas Igrejas protestantes. Na Igreja Católica, porém, foram incluídos nas listas dos sete livros deuterocanônicos.
Ambos os livros foram transmitidos em grego, mas o Primeiro Livro dos Macabeus teria sido originalmente escrito em hebraico por no início do séc. I AC, mas o original se perdeu. Tal datação tem como base as últimas linhas do livro (I Mc 16:23-24), que indicariam que o livro não foi escrito antes do final do reinado de João Hicarno, mas provavelmente pouco depois de sua morte, por volta de 100 AC.
O tema geral dos dois livros é o mesmo: descrevem as lutas dos judeus, liderados por Matatias e seus filhos, contra os reis sírios (selêucidas) e seus aliados judeus, pela libertação religiosa e política da nação, opondo-se aos valores do helenismo.
O Primeiro Livro dos Macabeus ocupa-se de um período mais amplo da guerra de libertação do que o Segundo Livro dos Macabeus. Começa com a perseguição de Antíoco Epífanes (175 a.C.) e vai até a morte de Simão (134 a.C.), o último dos filhos de Matatias.
Depois de uma breve introdução sobre os governos de Alexandre Magno e seus sucessores (1,1-9), o autor passa a mostrar como Antíoco Epífanes tenta introduzir à força os costumes gregos na Judéia (1,10-63). Descreve a revolta de Matatias (2,1-70), cuja bandeira da libertação passa primeiro a Judas Macabeu (3,1-9,22), depois a seu irmão Jônatas (9,23-12,53) e por fim a Simão (13,1-16,24).
Graças a estes três líderes, a liberdade religiosa é recuperada, o país torna-se independente por um breve período e o povo torna a gozar de paz e tranqüilidade.
Embora não faça parte da Bíblia Hebraica, os dois livros são muito estimados dentro do judaísmo e de grande valor para a história dos israelitas, além de serem utilizados como fontes de consulta pelos teólogos protestantes, sendo considerado uma prova do cumprimento das profecias do livro de Daniel.
O livro identifica religião e patriotismo, descrevendo a revolta como verdadeira guerra santa, abençoada pelo próprio Deus, que não abandona os que lutam para ser fiéis a ele (2,61; 4,10). É um convite para encarnar a fé em ação política e revolucionária. Ao invés de ser concebida como refúgio seguro fora do mundo, a fé se torna fermento libertador, que provoca transformações dentro da história e da sociedade. Sobretudo, mostra que um povo, por mais fraco que pareça, jamais deve se conformar diante da prepotência dos poderosos.

Formação: Cada cristão é um missionário

Ninguém acende uma luz - diz o Evangelho - para escondê-la
Quantos planos bonitos e projetos brilhantes hão fracassado ao longo da historia por falta de homens e de ombros! Para a evangelização e transformação do mundo, Deus necessita dos homens.
Necessita instrumentos convencidos, comprometidos e dispostos a dar tudo. Muitos textos bíblicos nos falam daqueles que Deus escolheu. 
O povo judeu é para Deus “um reino de sacerdotes e uma nação santa”. É o povo eleito e preferido por Deus entre todos os povos da terra, para levar adiante seus planos.

Dons são tarefas. Jesus chama aos seus apóstolos e lhes entrega sua primeira missão. Devem anunciar a grande notícia da proximidade do reino; e isso não só por meio de palavra, se não também com sinais e ações concretas. Porque quando Deus elege é para dar uma missão.
Dons são tarefas. Por isso, o Senhor envia aos apóstolos e lhes confia uma tarefa. E como os doze, toda a Igreja é uma Igreja apostólica e missionária.
A Igreja não vive para si mesma, se não para ser luz do mundo, para servir a humanidade inteira, para salvar a todos os povos. Também todos nós somos enviados.
Cada cristão é um missionário. Esse tesouro imenso que recebemos - a luz de Cristo e de seu Evangelho – é para comunicá-lo a todos os homens. Como o Senhor nos indica cada cristão deve converter-se em “sal da terra”, em “luz do mundo” e em “fermento da massa”.
Não nos encerremos. Com efeito, Deus não criou a Igreja para ser uma espécie de “clube seleto” de almas privilegiadas, as que se permite acesso a certos dons reservados. NÃO.
Desde um princípio, Deus há amado a todos os homens e há querido que todos cheguem a seu coração de pai. E por isso criou a Igreja ao serviço de toda a humanidade, como instrumento e mensageira da Boa Nova de seu amor.
Os cristãos somos sem dúvida os prediletos de Deus, porque havemos podido conhecer primeiro seu Evangelho. Mas nosso privilégio é o de servir: de levar a todos os homens aqueles dons que para todos estão destinados: para que o Evangelho converta-se em luz do mundo; e para que penetre não só os corações humanos, se não também a vida da sociedade e sua cultura. O Evangelho deve assim fermentar o mundo inteiro para Cristo.

Deve vencer e sanear com sua luz tudo o que haja de trevas e pecado nele. Deve construir pouco a pouco essa grande comunhão de amor que Deus deseja com todo o gênero humano: para que todos os homens cheguem a ser filhos seus e irmãos em Cristo. 
Recebemos uma luz em nosso batismo. Por isso, a Igreja não é uma ilha, uma família encerrada em si mesma, para gozar do amor que une seus membros.

A ela pertencemos para levar sua luz a todos os homens, para iluminar o caminho de todos rumo a Cristo. Os cristãos não podem permanecer enclausurados em suas comunidades ou movimentos. Estes devem ser não só seu lar e laboratório de formação, se não também seu lugar de envio. O lugar desde o qual partimos rumo aos homens, para iluminar com a luz do evangelho os problemas, as alegrias e as esperanças de suas famílias, de seus bairros, de suas escolas, fábricas ou escritórios.

“Ninguém acende uma luz - diz o Evangelho - para escondê-la debaixo de um recipiente, se não para colocá-la sobre um castiçal para que ilumine toda a casa”. No dia de nosso Batismo, todos nós recebemos uma luz - símbolo da missão da Igreja - que a partir desse momento se convertia em missão pessoal de cada um.

Mensagem: Cada Novo Dia


Cada novo dia seja para você,
um convite, um apelo, uma oportunidade.
Um convite para começar.
Um apelo para viver.
Uma oportunidade para amar.

Bento XVI envia mensagem por ocasião do Círio de Nazaré

A celebração do Círio de Nazaré recebeu mais de 2 milhões de pessoas diante da Catedral da Sé, em Belém, neste domingo, 9. O Arcebispo Metropolitano de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, presidiu a Missa que marcou o início da procissão do também chamado “Natal dos paraenses”. Foram 3,6 quilômetros até a Praça do Santuário, onde a imagem da Virgem fica exposta em um altar para visitação dos fiéis por 15 dias. 

De acordo com a Arquidiocese de Belém, o Círio de Nazaré é considerado a maior manifestação religiosa da América Latina e é realizado desde 1793. Todo o trajeto é feito com seis pedaços de corda de duas polegadas de diâmetro, que totalizam 400 metros de comprimento e cerca de 500 quilos. 

A celebração do Círio de Nazaré motivou uma nota enviada pelo Secretário de Estado Tarcísio Bertone, em nome do Papa Bento XVI, ao Arcebispo de Belém e ao povo paraense:.

"No segundo domingo de outubro, o Santo Padre deseja unir-se aos peregrinos paraenses e àqueles vindos de tantas partes do Brasil que, reunidos em Belém do Pará, recorrem ao amparo maternal de Nossa Senhora para obter de seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, as graças necessárias para perseverar na fidelidade ao Evangelho. Ao mesmo tempo que exorta todos a seguirem o exemplo de Maria, que conservava as palavras de Cristo meditando-as no seu coração (cf. Lc 2,19), para que nunca se cansem de implorar e servir o Reino de Cristo no coração de todos os membros da família humana, Sua Santidade o Papa Bento XVI, em penhor de abundantes graças celestiais para poderem dar cumprimento a quanto aí se propuseram fazer na fidelidade a Cristo e à sua Igreja, concede a todos os romeiros uma propiciadora Bênção Apostólica".

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré começou na sexta-feira, 7, com o traslado Ananindeua/Marituba. Os fiéis fizeram o percurso de 55 km em 12 horas. Essa foi a primeira das 11 romarias da festa. No sábado, 8, a imagem peregrina seguiu pela romaria rodoviária, que começou após missa na Matriz Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, às 5h30. O trajeto terminou em Icoaraci, com parada no trapiche para colocação da berlinda em uma embarcação. Às 9h, a imagem seguiu pela romaria fluvial, também chamada de Círio das Águas, que terminou na Praça Pedro Teixeira, em Belém, ao lado da Estação das Docas. 

No começo da tarde de sábado, 15 mil motociclistas conduziram a imagem na moto romaria, criada em 1990. Eles levam a berlinda até o Colégio Gentil Bittencourt. Os peregrinos, então, viveram um dos momentos mais esperados no Círio, que é a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, que está guardada no altar-mor da Basílica Santuário de Nazaré. A imagem, que tem 28 centímetros, foi encontrada por Plácido de Souza, em 1.700, vai ficar guardada em um nicho no presbitério durante todas as celebrações do Círio. Para encerrar a festa nazarena do sábado, a missa da trasladação foi realizada na Catedral de Belém.

A imagem peregrina ainda será conduzida por ciclistas na ciclo romaria, com saída às 8h e retorno até a Praça Santuário, no sábado, 15. Às 16h, a Virgem será levada na romaria da juventude, com saída da Igreja de Santa Maria Goretti e chegada novamente à Praça Santuário. No domingo, 16, a romaria das crianças deverá reunir cerca de 250 mil pessoas e deve contar com carros de anjos, dos milagres e o cibório (nicho onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada). No último domingo, 23 de outubro, será realizada a procissão da festa, com saída da Comunidade Santo Antônio Maria Zacarias. Na segunda-feira, 24, a imagem original volta para a Basílica Santuário de Nazaré. A imagem peregrina ainda participa do Recírio, com missa e incineração simbólica das súplicas para o encerramento da festividade religiosa.

Receita libera consulta a 5º lote de restituição do IR

O dinheiro entra na conta dos contribuintes na segunda-feira da próxima semana, dia 17.


A Receita Federal liberou a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), com declarações do exercício de 2011 e a malha fina de 2008 a 2010. 
O dinheiro entra na conta dos contribuintes na segunda-feira da próxima semana, dia 17.
 
Neste lote, serão pagos R$ 2,5 bilhões em restituições para 2.690.743 contribuintes. O valor é o maior já pago pela Receita.
 
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone, no 146.
 

Partido do governo vence eleições legislativas na Polônia

Premiê Donald Tusk bateu conservadores liderados por Jaroslaw Kaczynski.
Resultado abre caminho para mais 4 anos de reformas liberais.

O partido liberal Plataforma Cívica (PO), do primeiro-ministro Donald Tusk, venceu as eleições legislativas de domingo na Polônia com 37,47% dos votos, segundo resultados parciais após a apuração de 63,74% das urnas, divulgados nesta segunda-feira (10).
O PO supera o partido conservador de oposição Direito e Justiça (PiS) de Jaroslaw Kaczynski (30,61%) e o novato movimento de esquerda anticlerical Ruch Palikota (RP), que obteve 9,8% dos votos.
A taxa de participação na votação foi de 47,25%.

A vitória dá a Tusk apoio suficiente para renovar a sua aliança com o Partido dos Camponeses, seu parceiro de coalizão durante os últimos quatro anos, e fazer mais reformas.
"Quero agradecer a todos que votaram em nós e aos que não votaram, porque nós estaremos juntos levando responsabilidade à Polônia por mais quatro anos", disse Tusk a partidários em festa na sede do partido.
Espera-se que os mercados financeiros fiquem satisfeitos com os resultados, que apontam para mais quatro anos de relativa estabilidade econômica e política no maior país do Leste Europeu membro da União Europeia, em um momento de crise na zona do euro.
O resultado é uma vitória pessoal para Tusk, de 54 anos, um liberal conservador, pragmático, cujo partido seria o primeiro a ganhar a reeleição desde o fim do regime comunista em 1989, em um país de 38 milhões de habitantes.
Tusk precisa agora enfrentar o maior déficit orçamentário da Polônia, que deve chegar esse ano a 5,6% do PIB, ou enfrentar o risco de ver a Polônia ser rebaixada pelas agencias de classificação de risco.
Ele deve pedir ao Partido Camponês para refazer a coalizão que supervisionou os quatro anos de forte crescimento econômico e dirigiu a Polônia, tranquilamente, durante a crise global de 2008-2009.
Ele também é a favor de uma maior integração com o resto da União Europeia.
O pedido de Kaczynski para uma parada nas privatizações, por maiores impostos para os ricos e por uma postura mais combativa nas negociações com os parceiros da Polônia na União Europeia havia preocupado os investidores.
Um governo liderado por Kaczynski, de 62 anos, poderia provavelmente causar tensão nas relações da Polônia com seus dois maiores vizinhos, Rússia e Alemanha, como aconteceu quando ele esteve no poder de 2005 a 2007.
Kaczynski desconfia tanto de Moscou quanto de Berlim -- a Polônia foi dilacerada durante o pacto Nazista-Soviético antes da Segunda Guerra Mundial -- e despertou suspeitas durante a campanha eleitoral, ao repetir a sua visão de que Berlim estaria tentando subjugar a Polônia.
Tusk tem boas ligações pessoas com a chanceler alemã, Ângela Merkel e tem mantido uma aproximação cautelosa com Moscou, apesar das tensões sobre o acidente de avião que matou o então presidente Lech Kaczyniski, irmão gêmeo de Jaroslaw Kaczynski, no ano passado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More