Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estudando a Bíblia: O Segundo Livro de Crônicas


II Crônicas é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois de I Crônicas e antes do Livro de Esdras. Possui 36 capítulos e foi desmembrado de I Crônicas com o qual formava originalmente um único livro. Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de Salomão, por volta de 970 a.C., até a destruição do Reino de Judá por Nabucodonosor, imperador da Babilônia, fato ocorrido em torno de 586 a.C..
Embora seja incerta a sua autoria, a tradição judaica afirma que o livro de II Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o exílio babilônico, resgatando assim a história do seu povo.
A Edição Pastoral da Bíblia sustenta que os dois livros das Crônicas, juntamente com os livros de Esdras e Neemias, formam um conjunto coerente elaborado provavelmente nos inícios do século IV AC, trata-se de um grande conjunto narrativo, que vai desde Adão até a organização da comunidade judaica depois do Exílio na Babilônia (por volta de 400 AC).
A Bíblia de Jerusalém sustenta que o autor das Crônicas é um levita de Jerusalém, que escreveu numa época sensivelmente posterior a Esdras e Neemias, pois parece combinar as fontes que se referem a eles, portanto, pouco antes do ano 300 AC, parece ser a data mais verossímil. A obra teria recebido algumas adições posteriores, especialmente em: I Cr 2-9, I Cr 12, I Cr 15 e uma longa adição em I Cr 23,3-I Cr 27, 34.
A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC. Esta edição também considera viável a hipótese do autor das Crônicas ser um levita.
Os nove primeiros capítulos deste segundo livro II Cr 1-II Cr 9 contam a história do reinado de Salomão, contendo um detalhado registro da construção do templo, cumprindo a promessa feita a seu pai, Davi, trata-se de um relato que omite aspectos negativos como o luxo e a idolatria no final daquele reinado.
Os capítulos seguintes II Cr 10-II Cr 36 relatam a partir do cisma ocorrido após a morte de Salomão, em torno de 930 a.C., no reinado de Roboão, e prossegue com a história dos outros reis que governaram Judá, os quais muitas das vezes afastaram-se dos mandamentos divinos, tolerando ou introduzindo a idolatria entre o povo, o que importava em castigos, sofrimentos e derrotas militares para as nações vizinhas.
A partir de então, os principais pontos de destaque do livro seriam os reinados de Asa e de Josafá, a morte de Acabe, o reinado de Uzias, a destruição do Reino de Israel pelos assírios, o reinado de Ezequias e a resistência de Jerusalém ao cerco de Senaqueribe, a idolatria de Manassés, o reinado de Josias, o achado do livro da lei mosaica e a derrota de Judá pela Babilônia.

Relato Paralelo


Pode-se afirmar que ambos os Livros de Crônicas seria uma obra paralela a Reis e Samuel, sendo que a Septuaginta e a Vulgata chamam estes livros de Paralipômenos, pois relatam coisas que foram deixadas de lado no relato contido em Reis e Samuel, ou seja são uma espécie de complemento, porém, cabe destacar que foram escritos a partir de um enfoque sacerdotal, ou seja, com um enfoque maior na história religiosa dos israelitas.
Quando estes livros foram escritos já existia a Obra Histórica Deuteronomista (Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis), mas havia motivos que justificavam a construção de uma nova versão daquela história.
O foco dessa nova versão está no Templo, nos sacerdotes e nos levitas que nele exerciam suas funções; os sacerdotes com o culto e os levitas com a transmissão das legítimas tradições do povo. Nessa versão os reis são julgados a partir de suas relações com o Templo e o culto de Javé. Além disso, toda a história do reino do Norte é omitida, pois no tempo do autor os samaritanos eram inimigos acirrados da organização da comunidade judaica centrada em Jerusalém.
Se reserva uma especial atenção aos levitas, nas listas genealógicas e na narrativa propriamente dita, os levitas têm presença marcante também com sua palavra e ideologia, o que indica que o autor seria um levita, que busca recuperar as tradições das tribos do Norte, que conservado bem os ideais democráticos e igualitários.
Os levitas eram muito ligados aos círculos proféticos do Norte, e, portanto, podem-se encontrar muitas menções de profetas e o título de profeta é dado até mesmo ao levita (cf. 1Cr 25,1-5). Trata-se de uma diferença com a história narrada nos livros dos Reis, onde o levita Abiatar e com ele certamente o levitismo foi expulso de Jerusalém por Salomão (cf. 1Rs 2,26-27, passagem que o autor das Crônicas omite).
Os livros das Crônicas, portanto, oferecem uma versão da história que defende a função do levita na liderança da comunidade judaica. Graças a ele, os ideais do Êxodo e de uma sociedade igualitária permanecem vivos, à espera de uma ocasião histórica propícia que torne possível a sua concretização.

Formação: Precisamos aprender a conviver

Os princípios morais são aprendidos na familia
O comportamento humano é bastante imprevisível. Ora se conduz pela razão, ora pelos sentimentos, ou até pelas paixões e maus instintos. Com tal variedade de reações, apresenta-se como ser equilibrado num tempo, mas logo depois pode entrar em cena como um ser profundamente desequilibrado e dominado por paixões. E o que é pior: pode ser levado para a maldade e para atos absolutamente indignos de um filho de Deus. 

Lembremos apenas alguns exemplos: Assustar um tranquilo motorista com um buzinaço; dar carne misturada com vidro a um cachorro; gritar assustadoramente com uma criança porque quebrou um brinquedo; torturar física ou psicologicamente um semelhante; abandonar um faminto à sua sorte; dar orientações falsas para um perdido na estrada. Isso é ser mau. É deliciar-se com o malfeito. É rir da desgraça dos outros. Mostra que a pessoa não sabe que temos um Pai, que ama a todos os Seus filhos e filhas. Esqueceu um princípio primordial de Jesus: “Não faça aos outros o que não quer que lhe façam”.

A convivência humana precisa ser aprendida, antes de tudo, na família. É lá que, desde criança, a raça humana deve aprender a conviver. Certos princípios morais, caso não sejam aprendidos no lar, jamais serão aprendidos no decorrer da vida. É por isso que dizemos de pessoa honesta e bem formada: “ela tem berço”. É muito bom ter pais que ensinam: Não faça os outros sofrer; não deve roubar nada do que pertence aos outros; não engane o semelhante; seja sempre uma pessoa asseada; pague as suas dívidas; procure colaborar com as pessoas boas... 

Nos dias atuais, mesmo em meio a dificuldades conhecidas, a escola deve ajudar nesta formação humana. Mas não podemos deixar de seguir o Mestre por excelência. “Ele passou pela vida fazendo o bem”. A motivação religiosa costuma ser uma das inspirações mais fortes que podem existir. Basta olhar para Ele, ver Seu exemplo de não prejudicar ninguém, sobretudo, Seus gestos positivos em favor de todos, para nos convencermos de que este é o caminho da felicidade.

Mensagem: Ter Fé

Saiba escolher o que é uma verdade para você.
Quando aceitamos um desejo como verdadeiro,
enviamos uma ordem ao nosso subconsciente para torná-lo uma realidade física.
Esse é um mecanismo criado por Deus para que possamos criar a maneira que quisermos viver.
Sabendo disso, aceite somente como forças verdadeiras a alegria, a paz, a saúde e a prosperidade,
acreditando que é seu direito de vida.
Deixe que as forças criadoras de deus interajam e se manifestem para você.
Ter Fé é abrir a porta da vida para Deus entrar.

Papa escolhe tema para a jornada mundial das comunicações 2012

Com a abundancia de estímulos nas redes de comunicação, qual o valor do silêncio? Pensando nisso, o Papa Bento XVI escolheu justamente este tema para a próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais: “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”. 
Para Bento XVI, “o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável da comunicação, bem como um necessário elemento de integração”, destaca o comunicado divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo Boletim da Santa Sé. 
O comunicado da Santa Sé salienta que o silêncio, de fato, favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro acolhimento da Palavra. 
“Não há dualidade, então, mas a complementaridade das duas funções que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-a um elemento indispensável no serviço da nova evangelização”, afirma a Santa Sé.
O tema escolhido para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2012 vem ao encontro do desejo do Santo Padre de sintonizar este com o tema do Sínodo dos Bispos que terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da Fé cristã”.
A Jornada Mundial das Comunicações Sociais, a única jornada mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963), celebrada em muitos países, com recomendações dos bispos, em 2012 acontecerá no dia 20 de maio, domingo precedente ao Pentecostes.
A mensagem do Santo Padre para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais será publicada, como já acontece tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, dia em que a Igreja recorda São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. 

BC reduz para 3,5% projeção de crescimento do PIB

O Banco Central reduziu a projeção de crescimento do PIB de 4% para 3,5% neste ano, com maior preocupação com a desaceleração internacional. Já a previsão de inflação foi elevada para 6,4%.
O Banco Central (BC) revisou para baixo sua previsão para o crescimento do Brasil neste ano, estimando um maior impacto de uma desaceleração nas principais economias mundiais. No entanto, a autoridade monetária elevou a estimativa de inflação, admitindo uma maior chance de descumprimento da meta.
O centro da projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 6,4% no final deste ano, segundo a estimativa divulgada no Relatório Trimestral de Inflação. No último relatório, publicado em junho, a estimativa era que o IPCA encerrasse o ano em 5,8%.
Segundo a estimativa da autoridade monetária, há uma probabilidade de 45% de que a inflação supere o topo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta de inflação está definida em 4,5%, com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em junho, a chance de romper o teto da meta era avaliada em 22% pelo BC.
Para justificar a elevação, o BC afirmou que as taxas de inflação nos meses recentes superaram as expectativas. Segundo a autoridade monetária, a inflação acumulada em 12 meses deve acelerar para 7,2% em setembro, antes de recuar para 6,4%. 
Para o próximo ano, a projeção para a inflação ficou em 4,7%, 0,1 ponto abaixo do cenário de junho. O centro da meta de 4,5%, segundo as projeções, deverá ser atingido apenas no segundo trimestre de 2013.
Contudo, a autoridade monetária divulgou um "cenário alternativo", projetando o impacto da desaceleração da economia global no Brasil.
Para o BC, a atual crise será mais prolongada do que a anterior, ainda que "menos aguda", e o modelo utilizado pela entidade estima que o efeito da crise terá 25% da intensidade que foi observada na crise de 2008.
Segundo a instituição, a desaceleração mundial deve atingir o Brasil via um menor comércio exterior, preços mais baixos de importações e maior volatilidade externa nos mercados financeiros.
"Nesse cenário alternativo, a atividade econômica doméstica desacelera e, apesar de ocorrer depreciação da taxa de câmbio e de haver redução da taxa básica de juros, entre outros, a taxa de inflação se posiciona em patamar inferior ao que seria observado caso não fosse considerado o supracitado efeito da crise internacional", diz o documento.
A preocupação com a crise foi uma das razões que motivaram o BC a rebaixar a previsão para o PIB em 2011. Para a autoridade monetária, a economia vai crescer 3,5% em 2011, sendo que no relatório anterior a estimativa era de 4%.
O BC observa que os indicadores mundiais preveem um arrefecimento da atividade nas principais economias mundiais.
"O ambiente econômico internacional mais restritivo tende a permanecer por um período mais prolongado do que se antecipava", diz o relatório.

Egito: eleições podem sofrer boicote

Após a renúncia de Mubarak, as eleições podem sofrer boicote promovido pela coalizão de partidos comandada por grupo islâmico

Marcadas para 28 de novembro, as eleições parlamentares do Egito estão ameaçadas de um boicote promovido pela coalizão de partidos comandada pelo grupo islâmico Irmandade Muçulmana. O bloco Aliança Democrática se opõe a uma medida que destina um terço das vagas em disputa a candidatos independentes. A atuação da Irmandade Muçulmana era proibida durante o governo do ex-presidente Hosni Mubarak.

Os líderes do bloco fixaram até este domingo o prazo para o Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, que comanda o país, atender às exigências deles. O processo eleitoral egípcio é complexo e envolve 12 etapas. A previsão é que seja encerrado apenas em dezembro. As eleições presidenciais estão previstas para 2012, mas não há uma data definida.

Paralelamente, o Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito foi cobrado pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, sobre a suspensão imediata do estado de emergência – em vigor no país desde fevereiro quando o então presidente Hosni Mubarak era alvo de protestos que levaram à sua renúncia. Segundo Hillary, esse é um “passo fundamental” a ser tomado no país. Ontem ela se reuniu com o chanceler egípcio, Muhammed Amr, em Washington.

O governo interino do Egito recentemente estendeu seus próprios poderes de emergência, que foram introduzidos pelo então presidente Hosni Mubarak. Hillary definiu o conselho que governa o Egito como "uma instituição de estabilidade e continuidade".

Center Norte fecha acordo com Ministério Público

Centro de compras terá vinte dias para instalar drenos de dispersão do metano existente no subsolo. Gás oferece risco de explosão
A administração do Shopping Center Norte fechou um acordo com o Ministério Público estadual (MP-SP), na tarde desta quarta-feira. O objetivo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um acordo com validade judicial, é minimizar o risco de explosão na área do centro de compras.

Erguido em 1984, o Center Norte fica sobre um antigo aterro sanitário onde foi detectada a presença de metano, gás que não é tóxico, mas pode explodir com fagulhas quando em concentrações de 5% a 15% do ambiente. As medições foram feitas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 

Na terça, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente determinou a interdição do estabelecimento em 72 horas. O prazo se encerra na manhã da próxima sexta-feira e, de acordo com o MP-SP, não é afetado pelo acordo.
Leia também: Center Norte vai recorrer à Justiça contra a interdição
Manutenção - Pelos termos do TAC, o Center Norte terá vinte dias para instalar nove drenos que facilitarão a dispersão do gás. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária de 100 000 reais. Até áreas internas terão que receber o dispositivo, já que há risco de infiltração do gás por trincas na laje. Também será necessária a apresentação do plano de monitoramento exigido pela Cetesb, que se estenderá ao Lar Center, que fica no mesmo terreno.

A administração do shopping informou, por meio de nota, que o TAC não impede as medidas legais para evitar a interdição do estabelecimento. A prefeitura de São Paulo disse que até o início da noite não havia sido comunicada sobre o acordo pelo Ministério Público. A Cetesb afirmou, por meio de sua assessoria, que manterá suas exigências e a multa diária de 17.450 reais, em vigor desde o último dia 19.

Interpol emite ordem de prisão contra Saadi Kadafi

No Níger, Saadi é procurado por apropriação ilegal de bens e intimidação armada quando comandava Federação de Futebol

A Interpol anunciou nesta quinta-feira que emitiu uma ordem de prisão contra Saadi Kadafi, um dos filhos do líder líbio deposto Muamar Kadafi, a pedido do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, grupo que reúne as novas autoridades líbias.

A organização policial com sede em Lyon, no leste da França, informou que o "alerta vermelho" emitido contra o filho de Kadafi se baseia na suposta apropriação indevida de bens por meio da força e intimidação armada quando era responsável pela Federação Líbia de Futebol.

A Interpol indicou que Saadi, de 38 anos, foi visto pela última vez no Níger e acrescentou em comunicado que a ordem de detenção é um alerta enviado principalmente aos países vizinhos da Líbia e ao Níger, para conseguir ajuda que permita sua captura.

"A Interpol confirma as informações de que Saadi Kadafi, de 38 anos, foi visto no Níger e emite um "alerta vermelho", o que constitui uma advertência para os países vizinhos da Líbia e Níger (...) para localizar e detê-lo", afirmou a organização policial em um comunicado, também informando que essa é a primeira ordem emitida sob solicitação das novas autoridades líbias.

Em 9 de setembro, a Interpol anunciou a emissão de uma ordem de prisão contra Kadafi, seu filho Saif Al-Islam e seu cunhado Abdullah Al-Senussi, ex-diretor da inteligência militar do regime. O anúncio ocorreu depois que o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, pediu à Interpol que emitisse a ordem para prender Kadafi por supostos crimes contra a humanidade.

Com relação a Saadi, a Interpol lembrou que, como responsável das unidades militares encarregadas de reprimir as manifestações de civis durante a rebelião no país, a ONU ordenou em março uma proibição de deixar o país e congelou seus bens.

"Como comandante de unidades militares envolvidas na repressão das manifestações civis na Líbias, Saadi Kadhafi também é objeto de uma proibição de viajar e do congelamento de seus ativos pela ONU", acrescentou a nota. "O alerta vermelho restringirá de maneira significativa a capacidade de Saadi de se deslocar e cruzar fronteiras internacionais", informou o secretário-geral da organização, Ronald K. Nobre, no comunicado.

A Interpol garantiu que o pedido do CNT nesse caso é uma "demonstração do compromisso das novas autoridades líbias para trabalhar com a comunidade policial internacional". Ele também lembrou que a tarefa da Interpol e das organizações policiais que cooperam com ela deverá conduzir "à localização, detenção e transferência de Saadi para a Líbia para que responda pelas graves acusações que existem contra ele".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More