Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fé dá coragem, medo paralisa": Dom Erwin em Missa da AG da CNBB

 

Bispos durante a Missa no Santuário de Aparecida

 A luta para assegurar os direitos dos povos indígenas foi o tema ao qual se dedicou a Santa Missa da 49ª Assembleia Geral da CNBB desta segunda-feira, 9. No início da última semana de trabalhos, o Bispo Prelado do Xingu (PA), Dom Erwin Kräutler, ressaltou a injustificável demora na demarcação das terras indígenas e exortou ao pleno respeito à multiplicidade étnica e cultural.


A meditação do bispo prelado sobre o Evangelho do diadestacou que a narração bíblica não fala de milagres, mas de sinais. "A finalidade principal dos sinais é despertar e corroborar a fé em Jesus, o Cristo. Como os sinais, também a fé é obra de Deus. Ela não é imposta, mas requer a decisão pessoal de comprometer-se com Jesus, o Filho de Deus", disse.

Não tenhais medo. "A fé dá coragem, o medo paralisa. Deus é Emanuel, Deus conosco. Crer é viver na proximidade de Deus, desfrutar da intimidade com Deus. Ter experiência viva de Deus. Crer é andar com Deus", explicou.

Páscoa é vida que vence a morte, o amor triunfa sobre o ódio e a guerra, exterminam-se a violência e a injustiça.

"Mas será que é mesmo Páscoa? Rompeu-se realmente a aurora do dia da vitória, da libertação da casa da escravidão? Será que a Páscoa que celebramos não é apenas utopia que acalentamos, sonho que sonhamos? As cruzes não continuam erguidas mundo afora? Não estão presentes em cada esquina, ao longo das estradas? Não estão pregados nelas homens e mulheres considerados supérfluos, descartáveis, porque não se enquadram num sistema que faz do lucro sua única mola mestra? Não continuam pregados na cruz os indígenas, violentados e assassinados, expulsos e fraudados de suas terras ancestrais, reduzidos a párias da sociedade, enxotados como animais, violentados e tratados como vagabundos de beira de estrada, ou confinados em verdadeiros currais humanos, sem mínimas condições de sobrevivência física e muito menos cultural? Não estão pregadas nessas cruzes as vítimas do tráfico humano, que se alastra pela Amazônia, meninas e meninos aliciados por redes de prostituição que operam em nosso querido Estado do Pará e em outros do Norte e Nordeste? Não estão condenadas a morrer na cruz milhares de famílias arrancadas de seus lares, sítios e roças por projetos desenvolvimentistas que ludibriam o povo com falsas promessas de planos que aceleram a destruição da Amazônia e fazem crescer bolsões da miséria?", questionou.

O Bispo prelado perguntou que Páscoa se pode celebrar quando se ouve o grito desesperado de famílias que tiveram entes assassinados e a cujos criminosos e pistoleiros de aluguel nada se faz. Da mesma forma, recordou a constante ameaça dos próprios seres humanos contra o planeta, uma "geração perversa que compromete seriamente a vida de filhos e netos".

Mas, o que é a Páscoa, afinal? "Irmãos e irmãs, a Páscoa não é festa de nossa chegada no reino denfinitivo na glória. A Páscoa é celebração de passagem, não é ponto de chegada. É caminho. E caminhando recordamos que Jesus anda na nossa frente. Por isso, nunca perdemos a esperança de um mundo diferente, justo, solidário, fraterno, do bem viver", frisou.

Dom Erwin concluiu sua reflexão lembrando que crer significa entrar em comunhão profunda com Deus: 

"Ao ressuscitar Jesus, Deus deu seu sim irrevogável à vida. Celebrar a Páscoa significa estar pronto para trabalhar nas obras de Deus, e a obra de Deus é que 'creiais naquele que ele enviou'. Crer naquele que o Pai enviou é comprometer-se com a vida onde outros semeiam morte, defender a justiça onde a violência e o ódio ferem a dignidade e os direitos humanos. Crer é admirar com gratidão o lar que Deus criou para todos nós, cuidar dele e zelar com carinho por ele, em vista das gerações que vem depois de nós. Trabalhar nas obras de Deus não pode ser empenho superficial. Pressupõe, antes, profunda e entranhada mística, alicerçada no amor radical de Jesus até o fim. É deixar-se transpassar pelo amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, Senhor Nosso, contemplar seu sangue derramado, que é amor incorrupítvel, e seu corpo entregue, alimento que nos sustenta e dá coragem enquanto peregrinamos neste mundo".

Mensagem de Reflexão - Fé e Perseverança



Três rapazes suspiravam por encontrar o Senhor, a fim de fazer-lhe rogativas.
Depois de muitas orações, eis que, certa vez, no campo em que trabalhavam, apareceu-lhes o carro do Senhor, guiado pelos anjos.
Radiante de luz, o Divino Amigo desceu da carruagem e pôs-se a ouvi-los.
Os três ajoelharam-se em lágrimas de júbilo e o primeiro implorou a Jesus o favor da riqueza. 0 Mestre, bondoso, determinou que um dos anjos lhe entregasse enorme tesouro em moedas. 0 segundo suplicou a beleza perfeita e o Celeste Benfeitor mandou que um dos servidores lhe desse um milagroso ungüento a fim de que a formosura lhe brilhasse no rosto. 0 terceiro exclamou com fé:
- Senhor, eu não sei escolher... Dá-me o que for justo, segundo a tua vontade.
O Mestre sorriu e recomendou a um dos seus anjos lhe entregasse uma grande bolsa.
Em seguida, abençoou-os e partiu...
O moço que recebera a bolsa abriu-a, ansioso, mas, oh! desencanto!... Ela continha simplesmente uma enorme pedra.
Os companheiros riram-se dele, supondo-o ludibriado, mas o jovem afirmou a sua fé no Senhor, levou consigo a pedra e começou a desbastá-la, procurando, procurando...
Depois de algum tempo, chegou ao coração do bloco endurecido e encontrou aí um soberbo diamante. Com ele adquiriu grande fortuna e com a fortuna construiu uma casa onde os doentes pudessem encontrar refúgio e alivio, em nome do Senhor.
Vivia feliz, cuidando de seu trabalho, quando, um dia, dois enfermos bateram a porta. Não teve dificuldade em reconhecê-los. Eram os dois antigos colegas de oração, que se haviam enganado com o ouro e com a beleza, adquirindo apenas doença e cansaço, miséria e desilusão.
Abraçaram-se, chorando de alegria e, nesse instante, o Divino Mestre apareceu entre eles e falou:
- Bem-aventurados todos aqueles que sabem aproveitar as pedras da vida, porque a fé e a perseverança no bem são os dois grandes alicerces do Reino de Deus.

Premiê anuncia investigação sobre presença de Bin Laden no Paquistão

Anúncio é feito um dia depois de presidente dos EUA sugerir que líder da Al-Qaeda recebeu proteção no país asiático


O primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani, anunciou nesta segunda-feira que o Exército investigará como o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, escondeu-se durante anos em seu país sem ser detectado.
"Estamos decididos a averiguar essa questão a fundo, esclarecer como, quando e o porquê da presença de Osama bin Laden em Abbottabad (a cidade onde foi morto na madrugada da segunda-feira - 2 de maio - pelas forças especiais dos EUA). Por isso abrimos essa investigação", afirmou Gillani.
Gilani fez o anúncio durante um discurso perante o Parlamento, uma semana depois de uma operação dos Seals da Marinha americana na cidade de Abbottabad ter matado o terrorista. Para o premiê paquistanês, a morte de Bin Laden foi justa.
Em seu pronunciamento, ele rejeitou e classificou como "absurdas" alegações de que as autoridades paquistanesas foram incompetentes na busca por Bin Laden ou cúmplices em escondê-lo, expressando total confiança nas Forças Armadas paquistanesas e na agência de inteligência do país.
Segundo Gilani, seu país está determinado a lutar contra o terrorismo, recordando que a Al-Qaeda não nasceu no Paquistão. Gilani disse que a missão do governo é eliminar o terrorismo. "Nós não convidamos a Al-Qaeda para dentro do Paquistão", afirmou o premiê.
O primeiro-ministro afirmou também que ações unilaterais como a realizada pelos Estados Unidos na semana passada trazem o risco de graves consequências. Segundo Gilani, o Paquistão reserva para si o direito de proteger a sua soberania. De acordo com o premiê, o serviço de inteligência paquistanês (ISI), acusado de colaborar com a Al-Qaeda, é um "bem nacional" e tem a total confiança do governo do Paquistão.
As declarações foram feitas no mesmo dia em que o ministro paquistanês do Interior, Rehman Malik, afirmou em entrevista ao canal Al-Arabiya que foi informado sobre a operação americana contra Bin Laden 15 minutos depois do início. "Fui informado da operação 15 minutos depois do início, mas não acreditava que esse era o objetivo", declarou o ministro.
Entrevista de Obama
O Paquistão está sendo cada vez mais pressionado pelos EUA para que explique como foi possível que o líder da Al-Qaeda vivesse por tanto tempo - cinco anos - a poucos metros da sede da Academia Militar do país.

O presidente americano, durante a entrevista à rede americana CBS

Em entrevista ao programa "60 Minutes" da CBS News, divulgada no domingo, o presidente americano, Barack Obama, disse que o Paquistão ainda deve explicações sobre se suas autoridades sabiam do paradeiro do líder da Al-Qaeda.
Segundo Obama, Bin Laden devia ter "algum tipo de rede de apoio" no Paquistão, mas acrescentou que não sabe se membros do governo paquistanês estariam envolvidos nessa rede. "Não sabemos se podem ter sido algumas pessoas dentro ou fora do governo. Isso é algo que temos de investigar e, mais especialmente, que o governo paquistanês deve investigar", disse.
"Já o comunicamos (o governo paquistanês) e eles nos disseram que têm profundo interesse em conhecer que tipo de rede de apoio Bin Laden pôde ter tido", destacou o presidente americano. "Mas essas são questões que não vamos poder responder em três ou quatro dias. Levaremos um tempo para poder aproveitar o material de inteligência que conseguimos obter", explicou.
O presidente dos EUA também afirmou que qualquer um que duvidar que os Estados Unidos deveriam ter matado Bin Laden precisa ter sua cabeça examinada. Uma semana depois que a equipe secreta americana matou Bin Laden em seu refúgio no Paquistão, Obama proclamou o sucesso da operação e rejeitou ideias de que o líder da Al-Qaeda, que estaria desarmado, deveria ter sido capturado vivo. Bin Laden teve o que merecia, disse Obama.
"Apesar de estar muito nervoso sobre todo o processo, a única coisa pela qual não perdi meu sono foi a possibilidade de matar Bin Laden", disse Obama. "A justiça foi feita. E acho que qualquer um que duvide que o responsável pelo assassinato em massa em território americano não merecia o que aconteceu com ele, precisa ter sua cabeça examinada", afirmou.


Segundo o presidente dos Estados Unidos, a captura Bin Laden – chamado por ele de “nosso homem” – era mais importante do que os riscos da operação. A morte do líder terrorista foiconfirmada pela Al-Qaeda na sexta-feira.
A operação, disse, representou os 40 minutos mais longos de sua vida – a exceção, disse, foi a época em que sua filha Malia ficou doente com uma meningite, quando era criança.
Obama admitiu que a operação "teria tido significativas consequências" se Osama não tivesse sido encontrado. Ele disse que avaliou a "chance (de capturar Bin Laden) no momento de aprová-la em 55%". "No final do dia, ainda era uma situação de 55% para 45%. Quero dizer, não podíamos dizer definitivamente que Bin Laden estava lá", explicou Obama em sua primeira entrevista após a morte do líder da Al-Qaeda.
Segundo o presidente, com a morte de Obama, os EUA têm agora a oportunidade de desferir um "golpe fatal" na Al-Qaeda. Isso porque, segundo ele, informações foram apreendidas na casa onde o terrorista se escondia, no Paquistão.
Dados sobre a rede terrorista estão sendo extraídas de computadores, discos rígidos e dispositivos de armazenamento coletados na casa do extremista, explicou Obama.
"Isso não significa que vamos derrotar o terrorismo", afirmou. "Isso não significa que a Al-Qaeda não tenha se espalhado para outras partes do mundo onde temos de realizar operações. Mas significa que temos uma chance, acho, de realmente desferir um golpe fatal nessa organização, se seguirmos agressivamente nos próximos meses."
"Estamos, obviamente, colocando tudo o que temos em análises e avaliando todas as informações", disse. "E prevemos que podem nos levar a outros terroristas que estamos procurando há um longo tempo, outros alvos de grande valor."
Também de acordo com o presidente, as autoridades americanas podem aprender potencialmente sobre conspirações já existentes, como a Al-Qaeda operava e seus métodos de comunicação.
"E agora temos a oportunidade, ainda não terminamos, mas temos a oportunidade, acho, de realmente e finalmente derrotar pelo menos a Al-Qaeda na região fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão."
Ele elogiou também os integrantes do Seal, da Marinha, comando que realizou a operação.
"É um breu completo, eles estão tirando paredes, portas falsas, recebendo tiros, eles mataram Bin Laden, e ainda tiveram a presença de espírito de reunir um monte de material de Bin Laden, que será um tesouro de informações", afirmou.
Jim Messina, responsável pela campanha de Obama à reeleição em 2012, enviou um email para uma gigantesca quantidade de destinatários no domingo pedindo aos simpatizantes do presidente para assistirem à entrevista.

Pressão sobre o Paquistão
Em outra entrevista, o conselheiro de segurança nacional americano Tom Donilon, disse que o Paquistão precisa investigar e saber como o líder da Al-Qaeda viveu por quase seis anos tão perto da capital do país, Islamabad, em uma casa, cujo bairro abriga uma academia de polícia.
À rede de TV americana NBC, Donilon disse não ter visto prova alguma de que o governo paquistanês soubesse de pistas do terrorista. Ele acrescentou também que o governo americano quer interrogar as três viúvas de Bin Laden, que estão sob custódia no Paquistão. Com a morte de Bin Laden, aumentaram as especulações de que o novo líder da rede Al-Qaeda poderia ser o vice, Ayman al-Zawahiri. Mas, de acordo com Donilon, o egípcio não "chega nem perto de ser o líder que Osama Bin Laden foi".
O embaixador do Paquistão nos EUA, Hussain Haqqani, assegurou, também no domingo, que "rolarão cabeças" de funcionários do alto escalão paquistaneses, após a divulgação da notícia de que Bin Laden se escondia no Paquistão. "Cabeças rolarão assim que a investigação terminar", declarou à rede de TV americana CNN. "Se essas cabeças rolarem por uma incompetência, informaremos aos Estados Unidos, e se for descoberta, Deus nos livre, uma cumplicidade, haverá tolerância zero", prometeu.
À frente do comando das forças militares americanas no Afeganistão, o general David Petraeus disse que a morte de Bin Laden pode diminuir a influência da Al-Qaeda no Taleban afegão. Em entrevista à Associates Press, o futuro diretor da agência de inteligência americana (CIA) alertou, no entanto, que o país no sul da Ásia ainda é um potencial refúgio para terroristas de grupos internacionais, sendo a Al-Qaeda apenas um deles.
Comando
De acordo com o governo paquistanês, Bin Laden era uma figura ativa no comando da rede extremista, e o esconderijo onde esteve em Abbottabad era um centro de comando e controle, segundo o serviço secreto americano. De acordo com os EUA, ao contrário do que se acreditava, o terrorista não tinha uma vida nômade nos últimos anos e estava profundamente envolvido nas tomadas de decisão da Al-Qaeda.
"Esse complexo em Abbottabad era um centro ativo de comando e controle para o líder da Al-Qaeda e está claro (...) que ele não era apenas um pensador estratégico do grupo", disse um oficial que não quis se identificar a jornalistas durante uma entrevista no Pentágono, em Washington. Ele era ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas", acrescentou.
Antes da morte de Bin Laden na semana passada, os EUA haviam sugerido que ele vivia em fuga e era apenas um símbolo para a Al-Qaeda.
Vídeos

No sábado, o Pentágono divulgou vídeos caseiros de Bin Laden, apreendidos no esconderijo de Abbottabad, onde ele foi morto na semana passada. As gravações, obtidas pelos Seals da Marinha americana, mostram o terrorista assistindo a si mesmo em reportagem televisiva, assim como preparando mensagem em vídeo para os Estados Unidos.
No total, cinco vídeos foram divulgados. Em um deles, feito em outubro ou novembro de 2010, o ex-líder da Al-Qaeda veste uma espécie de chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista. Não há áudio no vídeo, mas oficiais do Pentágono disseram se tratar de uma mensagem endereçada aos EUA.
Em uma entrevista coletiva em Washington, o Pentágono também divulgou um vídeo de propaganda gravado por Bin Laden. Em um outro vídeo, Bin Laden aparece assistindo a um programa sobre ele mesmo em um canal de televisão árabe, sentado no chão de uma sala e enrolado no que parece ser um cobertor ou casaco. A barba do líder da Al-Qaeda parece muito mais grisalha neste vídeo do que nos vídeos de propaganda da rede extremista.
Não há nada nos vídeos divulgados neste sábado que identifique que Bin Laden está no esconderijo onde foi morto em Abbottabad, no Paquistão. A divulgação das imagens, no entanto, é parte de um esforço do governo americano para convencer os céticos que Bin Laden foi realmente morto na operação da semana passada.
No material encontrado no complexo em Abbottabad, estariam também cartas pessoais de Bin Laden a outros membros da rede.

Egito: Cristãos manifestam-se no Cairo contra violência


Cairo, 09 mai (Lusa) - Cerca de um milhar de egípcios, na sua maioria cristãos coptas, manifestaram-se hoje no centro do Cairo em protesto contra uma série de confrontos sectários que no sábado resultaram na morte de pelo menos 12 pessoas.

De acordo com a agência noticiosa norte-americana AP, os manifestantes disseram temer que o Egito se transforme num estado religioso que descrimine os cristãos.
No sábado, houve confrontos violentos entre grupos de muçulmanos e cristãos junto a duas igrejas no Cairo. Os protestos, segundo a AP, foram desencadeados por boatos de que uma muçulmana tinha sido raptada por cristãos e estava detida numa igreja.

Código Florestal: reforma vai permitir o aumento da produção, diz Micheletto


"Essa aprovação é uma reivindicação de todo o setor produtivo que precisa de segurança jurídica para ter tranquilidade em suas atividades”, acrescenta o parlamentar.
O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) disse que, aprovada a reforma do Código Florestal, nesta próxima semana, os agricultores terão segurança jurídica e a produção brasileira vai crescer "entre 20 a 30% em cinco anos". "É fácil alcançar tais índices porque temos uma agricultura competitiva, potencial produtivo e produtores eficientes, deixando os nossos concorrentes em polvorosa, daí se utilizarem dessas ONGs para tentar boicotar a aprovação de uma nova legislação ambiental para o Brasil", disse Micheletto em nota distribuída por sua assessoria.

O deputado, que presidiu a comissão especial para a reforma do Código Florestal, disse estar confiante na aprovação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). "Essa aprovação é uma reivindicação de todo o setor produtivo que precisa de segurança jurídica para ter tranquilidade em suas atividades, paz no campo e assim continuar colocando na mesa dos brasileiros e também dos estrangeiros alimentos de qualidade e a preços acessíveis."

Rossi critica interferência de Marina Silva

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, criticou a interferência da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva nas discussões do projeto que altera o Código Florestal brasileiro. "Não é razoável que, separado de todo o trabalho feito, toda a discussão, alguém se arvore como a mãe da natureza, querendo impor situações especiais", disse o ministro, ao ser indagado sobre a posição da ex-ministra. "Ela pode entrar no debate, que é aberto à comunidade, mas ela não pode cobrar; não venham com cobranças indevidas", completou Rossi, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Rossi garantiu que o projeto relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB), cuja votação seria realizada na semana passda mas foi adiada por falta de consenso, "irá a voto na terça-feira". Para o ministro, "até lá dá para conseguir o mínimo de consenso", completou. De acordo com ele, dois pontos do projeto de Aldo, ambos relativos à recomposição de vegetação em pequenas propriedades, ainda impedem um acordo e colocam em lados opostos ambientalistas e ruralistas.

O primeiro ponto, segundo Rossi, é uma proposta exclusiva de Rebelo de liberar micro e pequenas propriedades do ônus da recomposição ambiental. "Chegamos à conclusão de que o governo discutiria que propriedades com limite de até quatro módulos rurais (entre 20 e 400 hectares) pudessem cumprir a reserva legal com o que sobrou da área dele, porque pequeno não tem condições de recompor", disse.

No entanto, ambientalistas pressionam o governo e deputados a não aceitarem essa posição, "porque acham que tem principio único que ninguém está isento de obrigações ambientais", diz o ministro. Outro ponto de divergência, na avaliação do ministro, é sobre a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios com largura de até 10 metros entre as margens. A posição do relatório de Rebelo é que as APPs nesses rios, hoje em 30 metros em cada margem, sejam mantidas e que caia pela metade, ou seja, 15 metros, para os agricultores que precisarem recompor essa mata ciliar inexistente. Os ambientalistas também não concordam.

Segundo Rossi, as posições de ambientalistas chegam ao debate por meio do Ministério do Meio Ambiente e de deputados da base governista, assim como os ruralistas também se posicionam por meio de parlamentares e pelo Ministério da Agricultura. Rossi deixou claro que há divergências internas, afirmou que tem sua posição pessoal sobre o tema, mas que será solidário e defenderá a posição do governo, se ela houver, na próxima terça-feira. "Sou solidário ao governo, posso ser vencido, mas não sou desleal e defendo a posição do governo", concluiu.

STF rejeita liminar contra votação

O ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido de liminar feito pelo PV com o objetivo de impedir a votação do novo Código Florestal. Em seu despacho, Toffoli afirmou que é partidário da tese da intervenção mínima do STF no funcionamento do Poder Legislativo.

Na ação protocolada no Supremo, o líder do PV na Câmara, Sarney Filho, e o presidente do partido, José Luiz de França Penna, pediram uma liminar alegando que a votação do projeto viola um artigo da Constituição Federal que determina o sobrestamento de todas as deliberações legislativas quando há medidas provisórias pendentes de apreciação. A votação está prevista para ocorrer na próxima semana.

Torcedores alvinegros comemoram pela Capital



Como esperado, foi só o título do Ceará ser confirmado no gramado para a festa ganhar as ruas. Toda a Capital festejou o fim do jejum de cinco anos sem ganhar o Campeonato Cearense. Em cada esquina, bandeiras alvinegras estendidas, cadeiras nas calçadas, bares e restaurantes lotados tornaram o Dia das Mães mais agitado.

Bastou o juiz apitar o fim do jogo que uma multidão tomou conta da Avenida João Pessoa, em frente à sede do Ceará. "Mal esperei erguer o troféu, corri para festejar a vitória com os amigos. Vai rolar festa até a madrugada de segunda-feira", disse a comerciante, Thiara Andressa Gomes, 21, em meios a gritos e buzinaços na via que virou local tradicional de expressão da alegria alvinegra.

O festejo por lá começou por volta de 19h, mas parecia não ter hora para acabar. A cada minuto, chegavam mais torcedores, todos vestidos com a camisa do clube, enrolados com faixas de campeão. Cantando funks de torcidas organizadas, a representante comercial, Paloma Lacerda, 23, pulava, gritava e mal cabia em si de tanta alegria, beijando o escudo do Vovô. "Estou muito orgulhosa de torcer para o vozão. Estou até sem voz tamanha é a felicidade. O Ceará fez bonito", afirma.

Os bares e restaurantes estiveram lotados antes, durante e depois da partida. No Canto do Baião, no Bairro da Aerolândia, cada espaço era super disputado. A decoração preta-e-branca, a batucada do samba, a bebida gelada e a animação da turma, tudo era um bom motivo para sair de casa e ficar na companhia da família e dos amigos. "Já somos tradição há mais de nove anos. A casa está sempre lotada, com umas 300 pessoas", diz o proprietário, Márcio Brito.

A cozinheira, Sônia Freitas, 45, guardava uma mesa desde o começo da manhã. Queria almoçar com os filhos e depois reunir a turma para ver o Ceará ser campeão. "Foi uma festa dupla. Como mãe e torcedora, esbanjo muita satisfação", comenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More