Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Consagrado deve adiantar-se na via de santidade", afirma teólogo


Nesta semana dedicada à vida consagrada, somos convidados a rezar por esta vocação e a nos aprofundarmos naquilo que ela ela nos oferece como riqueza. "
A equipe do noticias.cancaonova.com entrevistou Frei Ribamar Gomes, um sacerdote Capuchinho de Capanema, Pará. Ele é responsável por 40 comunidades da zona rural e professor de Teologia da Vida Consagrada no Instituto Regional para a Formação Presbiteral do Regional Norte 2. Para Frei Ribamar, a Vida Consagrada, além de uma vocação, é um algo indispensável na vida e na missão da Igreja. "O consagrado tem a capacidade de fazer-se sinal claro e visível daquela tensão para a radicalidade, o absoluto que está dentro do coração de cada cristão", afirmou Frei Ribamar
noticias.cancaonova.com - O que uma pessoa que abraça uma consagração é chamada a viver? Isto também serve para os leigos?
Fr. Ribamar: O consagrado é chamado a adiantar-se pela estreita via de santidade. A Vida Consagrada é, como que involuntariamente, isto é, sem ostentação farisaica, um sinal de estímulo e até de adventência para os outros na Igreja e no mundo. Torna-se assim compreenssivo porque, neste sentido, a Constituição Apostólica Lumen Gentium declara o seguinte: "Os que no estado religioso, tendem à santidade por um caminho mais estreito, estimulam os irmãos com seu exemplo". 
Os consagrados não constituem uma Igreja à parte, mas que em comunhão com todos os demais fiéis, formam a única Igreja instituida por Cristo. Cada vocação só sustenta, se desenvolve e se consolida em pleno reconhecimento da identidade e dos valores de todas as outras. Ao consagrar-se, Deus não marca a pessoa que se lhe entrega com um novo caráter, distinto daquele do batismo, porém acolhe de uma maneira especial na aliança. 
Os conselhos evangélicos criam as melhores condições para viver a tendência para a Igreja e o mundo. A consagração acrescenta ao batismo uma obrigação maior, renunciar não só ao pecado, mas também ao mundo.O que serve para o Leigo? A vocação à santidade é Universal, para todos, mas o consagrado pelo seu testemunho de vida recorda isso ao leigo; a vida do leigo deve estar voltada também para o bem de toda a Igreja. 
O Leigo não é excluido ao chamado à perfeição do amor que vive o consagrado como colocar a disposição de Deus a si próprio. O consagrado tem a capacidade de fazer-se sinal claro e visível daquela tensão para a radicalidade, o absoluto que está dentro do coração de todo o cristão. O que podemos afirmar é que a Igreja conta com todos: Leigos (Christifidelis Laici), ministros ordenados (Pastores Dabo Vobis) e consagrados (Vita Consecrata), para realizar sua missão em nosso tempo. 
noticias.cancaonova.com - Quais as diretrizes traçadas pelo Concílio Vaticano II para a vida consagrada? O que mudou a partir deste Concílio?
Fr Ribamar: A grande mudança ou novidade que temos na Vida Consagrada depois do Concílio Vaticano II podemos dizer que está no Sínodo sobre a Vida Consagrada celebrado no ano de 1994, de onde provém a belíssima Exortação Apostólica Pós Sinodal, Vita Consecrata. Nesta exortação encontramos três grandes temas: Consagração, filocalia e profetismo. A Vida Consagrada é apresentada como uma experiência da Beleza de Deus e de Jesus no Tabor, porém, também no calvário: O Jesus da Beleza é o Jesus Crucificado. 
O que falta para nós aqui no Brasil, é uma séria, normal e honesta Eclesiologia da Vida Consagrada, fundamentada no Vaticano II. A ausência dessa Eclesiologia gerou entre nós uma má interpretação de alguns documentos do Concílio Vaticano II, principalmente de alguns capítulos da Constituição Dogmática Lumen Gentium. 
O capítulo sobre o Povo de Deus, muitas vezes foi interpretado por nós como uma teologia do laicato, e todos que somos normais e honestos sabemos que a Lumen Gentium dedica um capítulo sobre os leigos e depois, Povo de Deus, não é imagem da Igreja, mas expressão de sua essência. Destas más interpretações temos uma teologia de ruptura e não de renovação numa continuidade. 
A Teologia de ruptura causa uma repulsa a Sagrada Hierarquia e diminui o nosso amor para com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.Todos nós devemos lembrar que da nossa fidelidade à Igreja, depende a nossa felicidade e salvação. 
noticias.cancaonova.com - Na vida consagrada, sabemos que aqueles que a abraçam, são chamados a seguir mais de perto o Cristo, Casto, Pobre e Obediente. No documento Perfectae Caritatis, de 1965, a Igreja começa a falar de uma maturidade que deve ser alcançada para corresponder bem a esta vocação. Tal maturidade e tal correspondência só pode ser alcançada, a partir de uma configuração profunda com o mistério de Cristo?
Fr. Ribamar: A paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo é acontecimento que funda e inspira o modo de ver e agir dos consagrados. Vivemos esta profunda configuração na participação da Eucaristia, quando comungamos existe uma troca de corpos, eu recebo o Corpo de Cristo e Cristo recebe o meu corpo, não é a Eucaristia que se transforma em mim, sou eu que me transformo na Eucaristia. 
O rosto do crucificado de Cristo é o livro onde aprendemos o que é o amor e como Deus e a humanidade devem ser amados, fonte de todos os carismas e sínteses de toda a vocação. 
A maturidade adquirida nessa configuração profunda ao mistério da Paixão de Cristo é transparência de que a Cruz é a revelação do coração da Trindade na história.
noticias.cancaonova.com - Qual o sentido da ascese dentro de uma consagração?
Fr. Ribamar: Ascese é uma palavvra que ultimamente vem perdendo muito do seu significado dentro da Vida Consagrada e isso acontece devido ao pouco valor que damos à direção espiritual. Trocamos o nosso Diretor Espiritual pelo psicólogo e a ascese pelas terapias de grupo e etc. Resultado? Consagrados vivendo uma continua "adolescência" tardia. 
A ascese é o terreno onde germina e cresce a santidade dentro de nós. A Santidade produz em nós uma crescente humanização. O difícil para o consagrado no seguimento de Cristo, não é deixar os bens materiais, mas renunciar suas próprias vontades: renunciar a si mesmo, tomar a cruz. É isso que entendemos por ascese na vida consagrada.
A consagração não nos dá nenhum posto especial na batalha espiritual. O consagrado estará na frente do campo de batalha. 

Formação: O amor pode terminar?


O amor precisa ser nutrido por fatos
Quando tempo pode durar o casamento? Ou ainda, quando é que ele começa a desmoronar? Até há pouco, pensava-se que as primeiras crises chegassem depois de sete anos de “feliz” convivência. Em seguida, o tempo se abreviou, e o prazo de sua validade foi reduzido para cinco anos. Ultimamente, um levantamento feito pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, com aproximadamente 10 mil casais, descobriu que o amor não sobrevive mais de três anos – dado que coincide com outro estudo feito no Reino Unido, entre 2 mil casais.
«Paixão eterna só existe na ficção», afirma o psicólogo Bernardo Jablonksi, autor do livro: "Até que a vida nos separe: a crise do casamento contemporâneo”. Contudo, as diversas separações pelas quais ele atravessou podem provir do fato de ter identificado o amor com a emoção: «Na paixão, você sofre, deixa de se alimentar, não consegue dormir. Não poder durar!».
Dessa confusão não escapa outro psicólogo de renome, Aílton Amélio. Fundamentado no princípio de que tudo na vida precisa ser alimentado para não morrer, ele conclui: «O amor pode terminar, porque precisa ser nutrido por fatos. É como andar de motocicleta: se parar, cai».
Apesar da dificuldade de distinguir as coisas, o cineasta Roberto Moreira consegue descortinar uma luz no fundo do túnel: «O amor pode ser eterno, mas a probabilidade é pequena. Relacionamento que dure mais de dez anos é um sucesso». Referindo-se ao seu filme “Quanto dura o amor?”, lançado em 2009, Moreira apresenta a solução do enigma: «Talvez o melhor título fosse “Quanto dura a paixão?”, porque o amor só existe quando o parceiro deixa de ser uma projeção nossa».
Como já se tornou lugar-comum afirmar, amor é a palavra mais inflacionada do planeta. Diz tudo e não diz nada! Pode ocultar um egoísmo tão atroz que seu fruto é o desespero e a morte.
Contudo, para os cristãos, sua realidade resplandece como o sol. Quem encontrou seu pleno significado foi o evangelista São João. Por que ele é o único dos apóstolos que, por mais vezes, se declara o “discípulo amado” por Jesus? A resposta é simples e... deslumbrante: porque foi ele quem escreveu a página mais comovedora da Bíblia e fez a descoberta mais revolucionária da história: «Deus é amor. Quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele» (1Jo 4,16).
Mas, o que é o amor? Eis a resposta de São João: «Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por Ele. O amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para nos libertar de nossos pecados» (1Jo 4,9-10).
Para São João, amar é dar o que de melhor existe no coração humano – sem dúvida, fruto do sacrifício – para que a pessoa que está ao lado tenha uma vida digna e plena. Assim como faz Deus, que oferece o que de mais precioso tem: Seu Filho Jesus. Amar é sair de si mesmo, é esvaziar-se de seus interesses para que o outro se liberte e se promova, em seu sentido mais verdadeiro e profundo. Por isso, o amor exige autodomínio e heroísmo ao pedir que nos coloquemos diante de cada pessoa sem levar em conta as emoções, as mágoas, os apegos e os preconceitos que se aninham em nosso coração. Amar é tomar sempre a iniciativa: «Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho».
O amor humano, embora bonito, misterioso e arrebatador, não é suficiente para preencher o espírito humano. Se é indispensável para iniciar um casamento, é insuficiente para mantê-lo de pé a vida inteira: «O fato de sermos amados por Deus enche-nos de alegria. O amor humano encontra sua plenitude quando participa do amor divino, do amor de Jesus que se entrega solidariamente por nós em seu amor pleno até o fim» (Documento de Aparecida, 117).
O que pode acabar – às vezes, com uma rapidez tão espantosa que se transforma em seu contrário – é a emoção, o sentimento, a emotividade. Mas o amor verdadeiro nunca termina, simplesmente porque se identifica com Deus. Nessa simbiose divina, ele passa a ter a fisionomia de Deus: paciente e prestativo, humilde e perseverante, misericordioso e gratuito: «Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta» (Cf. I Cor 13,4-7).

Mensagem: A Paz inquieta que vem de Deus


Quem se contenta com o que tem e aceita o fato incontornável de que sempre lhe faltará algo, é muitíssimo mais feliz do que aquele que tem mais, porém se preocupa com o que lhe falta. Isto porque não podemos aproveitar ao máximo o que somos se o nosso coração está sempre dividido entre o que somos e o que não somos. Criados por Deus e para Deus, o coração humano só se realizará quando tiver seu criador no centro de suas escolhas, isto é, quando aprender a viver por Ele a para Ele.

Libertados jornalistas estrangeiros retidos em hotel em Tripoli


Os jornalistas estrangeiros retidos há vários dias por forças leais a Muammar Kadhadfi num hotel em Tripoli foram hoje libertados, segundo agências internacionais.


Eram 35 os jornalistas impossibilitados, desde domingo no hotel Rixos, no centro de Tripoli. Deixaram o local às 16:00 de Lisboa e foram transferidos para outro hotel.
Matthew Chance, jornalista da televisão CNN, escreveu no Twitter: “Terminou a crise do Rixos. Todos os jornalistas saíram”.
Outros repórteres dizem que representantes da Cruz Vermelha foram ao hotel e conseguiram negociar a saída.

Dilma Rousseff aparece em terceiro lugar na lista das 100 mulheres mais poderosas


Chanceler da Alemanha Angela Merkel e secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton são as únicas à frente de Dilma.

Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo. Pelo menos é o que afirma uma lista da revista estadunidenseForbes, divulgada nesta quarta-feira, dia 24.
Entre as 100 mulheres mais poderosas, estão políticas, empresárias e personalidades da mídia e do entretenimento. A lista é encabeçada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de 57 anos, e em segundo lugar está a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de 63 anos. A primeira-dama dos Estados Unidos, Michele Obama, ocupa o 8º lugar no ranking.
A presidente brasileira, de 63 anos, é descrita como a primeira mulher a comandar a maior economia da América Latina. “Dilma Rousseff fez manchetes quando foi eleita para liderar a maior economia da América Latina em outubro de 2010, mas de muitas maneiras a eleição não foi uma surpresa”, destaca o texto.
“Como primeira chefe da Casa Civil sob o presidente reformista Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, era amplamente esperado que ela o sucedesse. A sua trajetória até o cargo que é marcante. Envolvida na política radical da América Latina, ela ficou presa por dois anos.”
A modelo gaúcha Gisele Bündchen, de 31 anos, é a outra brasileira que aparece na lista, em 60º lugar. A mais jovem entre as 100 mulheres é a cantora americana Lady Gaga, de 25 anos, que aparece em 11º lugar. Riqueza e carisma são apontados como motivos para Gaga estar na lista.

Incidentes marcam dia de greve e protesto no Chile


As primeiras horas da greve de dois dias convocada pelos sindicatos do Chile ficaram marcadas por incidentes em várias cidades do país.
Em Santiago, grupos de manifestantes ergueram barricadas e interromperam o trânsito, nalgumas ruas, em protesto contra as políticas do presidente Sebastian Pinera.
Onze pessoas ficaram feridas e as autoridades detiveram vários manifestantes.
O Chile é palco de um forte movimento de contestação estudantil. Os protestos começaram há três meses. Os estudantes exigem um sistema de educação gratuito e de qualidade.
Apesar do PIB ter aumentado 6% no último ano, uma parte da população sente-se excluída do progresso económico chileno.

Sebastian Pinera chegou ao poder há 17 meses e lidera o primeiro governo de direita do país desde 1990.

Desemprego no Brasil tem menor julho desde 2002


O desemprego brasileiro diminuiu em julho, registrando a menor taxa para esse mês desde o início da série histórica, em 2002.
A taxa ficou em 6 por cento em julho, ante 6,2 por cento em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Foi também a menor taxa mensal desde dezembro.
Economistas consultados pela Reuters projetavam estabilidade em 6,2 por cento.
O número de trabalhadores ocupados em julho totalizou 22,476 milhões de pessoas, alta de 0,4 por cento sobre junho e de 2,1 por cento ante julho de 2010.
Os desocupados somaram 1,444 milhão de pessoas, queda mês a mês de 2,1 por cento e recuo anual de 12,1 por cento.
O rendimento médio real do trabalhador ficou em 1.612,90 reais, maior valor para um mês de julho desde 2002, registrando alta de 2,2 por cento contra junho e de 4 por cento ano a ano.

Sarkozy anuncia "conferência de amigos da Líbia" para 1o. de setembro


Uma "conferência de amigos  da Líbia", que deve preparar a era pós-Kadafi, será realizada em 1o. de setembro, em Paris, com a participação dos países membros do Brics, anunciou nesta quarta-feira o presidente francês Nicolas Sarkozy, depois de uma reunião com o número dois da rebelião líbia, Mahmud Jibril.
"Decidimos de pleno acordo com o primeiro-ministro inglês David Cameron convocar uma grande conferência internacional para ajudar a Líbia livre de amanhã", anunciou Sarkozy à imprensa, junto a Jibril.
Sarkozy revelou que a conferência contará com a presença de Brasil, China, Rússia e Índia.
A reunião "vai além do Grupo de Contato", declarou Sarkozy à imprensa. "Nossa intenção é convidar nossos amigos chineses, russos, brasileiros e indianos", afirmou Sarkozy durante a entrevista, referindo-se às nações pertencentes ao grupo composto pelas cinco maiores economias emergentes, que conta também com a África do Sul.

População do Pará participará de plebiscito


Decisão da Corte foi por unanimidade. Estado poderá ser dividido em três partes


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que toda a população de um estado tem que ser consultada em plebiscito sobre a divisão de seu território e não apenas os cidadãos que vivem na área a ser desmembrada. A decisão da Corte foi por unanimidade
A ação julgada foi proposta em 2002 pela Assembleia Legislativa de Goiás, mas a decisão afeta diretamente o plebiscito que decidirá sobre a divisão do Pará para criação dos estados do Tapajós e de Carajás. A decisão da Corte foi por unanimidade.
O relator da ação, ministro José Dias Toffoli, argumentou que a população das áreas remanescentes do estado a ser dividido também precisa ser ouvida em respeito à soberania e cidadania. “Não posso desprezar parte dessas populações. O desmembramento de um estado da Federação afeta uma multiplicidade de interesses que não podem ser exclusivamente atribuídos à população da área que se vai desmembrar”.
O ministro Carlos Ayres Britto lembrou que a divisão de um estado afeta também a população da parte remanescente, o que legitima o direito de participação dessa parcela no plebiscito. “Como um estado, sem ser ouvido por toda sua população, vai se privar, se desfalcar de parte de sua população? O plebiscito é consulta eleitoral, é modalidade de democracia direta, participativa. A vitalidade do processo plebiscitário será maior quanto mais alargada for a consulta”, defendeu.
No caso do Pará, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia definido que toda a população do estado participará do plebiscito. No dia 11 de dezembro, os paraenses vão às urnas para decidir sobre a divisão do estado. Os eleitores responderão a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?”.

Furacão Irene deixa Costa Leste dos EUA em alerta


NASSAU (Reuters) - Os Estados Unidos declararam na terça-feira estado de alerta na Costa Leste devido à aproximação do furacão Irene, que atravessa o Caribe e pode chegar no fim de semana ao continente norte-americano.
Trata-se do primeiro furacão da temporada de 2011 no Atlântico, levando vento, chuva e ressaca ao sudeste das Bahamas e às ilhas de Turcos e Caicos.
"Rezo a Deus para que abençoe todos nós", disse o premiê das Bahamas, Hubert Ingraham, ao orientar a população do arquipélago, que fica a sudeste da Flórida, a procurar abrigo.
O Irene é a nona tempestade a receber um nome na intensa temporada de 2011, que vai de junho a novembro. Deve ser também o primeiro furacão a atingir os EUA desde a passagem do Ike na costa do Texas, em 2008.
O sistema perdeu força na terça-feira, quando foi rebaixado à categoria 1 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), mas ele pode se recuperar e chegar até quinta-feira à categoria 3, com ventos superiores a 178 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Embora tenham declarado estado de alerta em toda a Costa Leste, as autoridades dos EUA disseram que é cedo para prever com certeza que ponto do litoral será atingido.
"Teremos um enorme ciclone tropical avançando pela Costa Leste nos próximos cinco a sete dias", disse Bill Read, diretor do centro, a jornalistas.
De acordo com ele, as estimativas preliminares indicam que o Irene atingirá a costa das Carolinas na manhã de sábado, como um furacão da categoria 3 ou superior. Depois disso, a já castigada região de New England pode sofrer chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações, e grandes cidades, como Washington e Nova York, podem sofrer parte do impacto, segundo os meteorologistas.
A região ameaçada pelo furacão sofreu na terça-feira um terremoto de magnitude 5,9, causando pânico na população, mas sem registro de danos ou vítimas.
O Irene pode prejudicar a cerimônia, no domingo, da inauguração de um memorial em homenagem a Martin Luther King, líder dos direitos civis nos EUA, que foi construído no National Mall, em Washington. Dezenas de milhares de pessoas, inclusive o presidente Barack Obama, são esperadas no evento.
Os meteorologistas dizem que o furacão não ameaça as instalações de gás e petróleo dos EUA no Golfo do México.
No boletim do centro de furacões dos EUA às 18h (de Brasília), o olho do furacão estava 180 quilômetros a leste da ilha Grande Inagua, no sul das Bahamas, avançando para oeste-noroeste com ventos de até 150 quilômetros por hora. Havia também previsão de ondas de até 4 metros nas Bahamas.
A empresa de cruzeiros Royal Caribbean refez o itinerário de seis navios, evitando as escalas na ilha de Coco Cay, nas Bahamas. A Carnival Cruise Lines também alterou as rotas ou horários de chegada e partida em sete embarcações.
A salina Morton Salt teve de interromper suas operações na Grande Inagua, porque a chuva estraga o sal recolhido do mar. A empresa já havia dado férias coletivas a cem operários neste mês por causa das chuvas excepcionais de julho.
(Reportagem adicional de Manuel Jimenez em Santo Domingo; Jane Sutton e Tom Brown em Miami; Harriet McLeod em Charleston, Carolina do Sul; e Barbara Liston em Orlando).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More