Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estudando a Bíblia: O livro de Josué

1. O Seu Lugar no Cânon

Com este livro começa a segunda divisão do Antigo Testamento. Segundo o arranjo do cânone judaico, Josué é o primeiro livro da divisão chamada de Os Profetas, e faz parte de sua primeira subdivisão, designada "Os Profetas Anteriores" para distinguí-los dos livros proféticos que são encontrados posteriormente no Antigo Testamento, sob os nomes de homens profetas. Tomam o nome de profetas pelo fato de narrar a história contida neles da perspectiva profética: fazer avaliações, diante de Deus, dos personagens e eventos registrados; narrar somente eventos e pessoas chaves; e focalizar sempre a atuação de Deus dentro da história. Os autores não teriam de ter ocupado o ofício de profeta mas de ter tido o dom profético. Um levita ou um sacerdote, por exemplo, podia ocupar seu ofício não profético mas também ter o dom de profecia(II Cr 20.14). Samuel era juiz, mas ocupava o ofício adicional de profeta e oficiava cerimônias sacrificiais, uma função sacerdotal. A classificação, então, focaliza o dom profético do autor e a maneira de abordar o assunto.
Segundo o cânone cristão, com base na Septuaginta, Josué é o primeiro dos doze livros históricos. Esta maneira de classificar os livros parece olhar-lhes sob o prisma do tipo literário observado neles, o de narrativa histórica. Alguns estudiosos modernos preferem juntar Josué com o Pentateuco e assim falar do Hexateuco. Ainda outros desses dizem que os livros de Deuteronômio, Josué, Juízes, Samuel e Reis formam uma unidade que designam como "A Obra Histórica Deuteronomista". Por isto, os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico e Números devem ser também considerados como uma unidade, designada de "Tetrateuco". Embora haja algum valor em estudar tais teorias, parece-nos melhor manter a unidade do Pentateuco, agrupando Josué com os livros que o seguem.

2. O Seu Nome

O livro é universalmente designado pelo nome do seu herói maior, que domina o cenário do começo ao fim do conteúdo. O nome no original significa "Salvação de Iavé" ou "Iavé é Salvador". Eqüivale ao nome "Jesus", proveniente do grego(através do latim) que dependia do aramaico, que por sua vez dependia do hebraico. Tanto na Bíblia Hebraica como na Septuaginta o nome do livro é o mesmo, Josué.


3. A Sua Autoria

A - O autor de Josué é desconhecido. O texto em 24.26 diz, "Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus", o que na superfície poderia ser tomado como indicação do autor do livro todo. Torna-se claro, contudo, que a referência aponta para a aliança registrada em 24.2-25. Como é claro no caso do Pentateuco é também evidente que alguém registrava os acontecimentos principais da história de Israel enquanto aconteciam.

B - Tradicionalmente Josué tem sido tomado como o autor. As evidências dentro do próprio texto apontam para uma testemunha ocular de certa parte dos eventos registrados no livro:
1. O uso da primeira pessoa no texto hebraico em 5.1: "... até que passássemos..." e 5.6: "... prometera a seus pais nos daria...", embora no primeiro caso alguns manuscritos leiam "passassem".
2. O pronome "vosso" em 15.4 sugere escrito autobiográfico, pois o autor se apresenta como encarregado se dirigindo aos homens de Judá na segunda pessoa do plural.
3. Referências à "grande Sidom" em 11.8 e 19.28 e aos fenícios pela designação "os sidônios" em 13.4-6 sugerem uma data anterior ao século XII a.C. quando Tiro tomou o lugar de Sidom como a cidade principal dos fenícios. Josué teria liderado na conquista em torno de 1280 ou 1240 a.C., um século antes da ascendência de Tiro.
4. O fato de os Filisteus não serem mencionados no livro como uma grande ameaça aos hebreus indica uma data anterior a 1200 a.C., quando deu a chegada maciça ao litoral ocidental de Canaã dos filisteus. Segundo 11.21 são os anaquins, não os filisteus, que habitavam as cidades que posteriormente forma tomadas pelos filisteus. Os filisteus, indicados no livro de Juízes entre os maiores inimigos de Israel depois de Josué também não constam da lista dos principais habitantes da terra em 12.8, o qual reflete os tempos da conquista.

C - Existem, por outro lado, referências textuais que sugerem uma data posterior ao período de Josué.
1. O relato da sua morte em 24.29,30.
2. Eventos que aconteceram posteriormente à morte de Josué, como a conquista de Hebrom por Calebe: Josué ordenou que o lugar fosse dado a Calebe, segundo 15.13,14, mas segundo Juízes 1.10 e 20 a tribo de Judá conquistou Hebrom dos cananeus e assim a família de Calebe tomou posse do lugar, no período após Josué. Parece que a linguagem de Josué 15.13,14 reflita um autor que olha para trás para registrar quando foi cumprida a ordem de Josué. A migração da tribo de Dã para Lesem bem ao norte de Canaã é mencionada em 19.47, mas o acontecimento deu-se no período de juízes e é registrado em Juízes 17 e 18.
3. A expressão "até os dias de hoje" usada repetidamente no livro claramente indica um autor de uma época bem diferente do período do homem Josué. A frase é encontrada em 4.9; 6.25; 7.26; 8.28; 9.27; 10.27; 13.13; 14.14; 15.63 e 16.10.
4. A menção em 10.13 da antiga fonte, "O Livro dos Justos"(ou literalmente "de Jassar"), parece apontar para trás da perspectiva de um autor, ou editor, que teria vivido bem depois de Josué. O Livro dos Justos existia no período do Rei Davi(II Samuel 1.18), e parece uma composição feita pela ordem do rei quando Israel tornou-se um povo com governo central. Se fosse assim, teria sido citado pelo autor de Josué como indicação de fonte autorizada à qual o autor apelou. Se o Livro dos Justos não estivesse escrito no período de Davi, ainda estava em desenvolvimento, capaz de sofrer um acréscimo na época do rei.
5. Uma fonte usada pelo autor final do livro de Josué é mencionada em 24.26. É o relato da renovação da aliança com a terceira geração após a saída do Egito, relato escrito por Josué mesmo e citado em 24.2-25.

D - As evidências internas do texto inspirado apontam para a seguinte conclusão. Teria havido um autor das fontes básicas do livro, autor(ou autores) que era testemunha ocular dos eventos que descreveu. Este autor poderia ter sido o próprio Josué ou um sacerdote ou outro designado por Josué. O impulso atrás do esforço deveria ser atribuído à liderança de Josué, embora remonte ao exemplo e à ordem de Moisés. Também teria havido um outro autor, ou editor, de uma época posterior a Josué, no período do reino de Davi ou depois, que teria completado e atualizado o livro, levando-o à sua forma atual.

4. O Seu Tema

Não pode restar dúvida de que o tema do livro é "A conquista e a Divisão da Terra Prometida". Ver 1.2; 12.7,24; e 13.7 como versículos chaves neste sentido. As ênfases no texto do livro que são percebidas por uma leitura do livro todo também levam à esta conclusão.

5. A Sua Natureza

Uma vez levando em conta o destaque que a aliança tem no pentateuco, e sabendo a respeito dos itens envolvidos numa cerimônia de instituição e renovação, torna-se evidente que o livro de Josué consta de um livro de renovação da aliança. Êxodo registra a instituição da aliança com a primeira geração saída do Egito (cap.19-24). Deuteronômio registra a reiteração dos eventos e termos das aliança registrada em Êxodo, mas dentro de um contexto de levar ao registro da renovação daquela aliança com a segunda geração de Israel. Josué, por sua vez, registra os eventos que levaram à renovação da antiga aliança com a terceira geração(24).

6. O Seu Esboço

I - A Conquista da Terra Prometida(1-12).
A - A preparação para invadir a terra ao ocidente do Jordão(1-2).
B - A travessia miraculosa do Jordão(3-4).
C - A conquista da terra em três campanhas(5-12).
1. Canaã central(5.1-8.35).
2. Canaã ao sul(9.1-10.43).
3. Canaã ao norte(11.1-23).
D - Um sumário da conquista(12).
II - A Divisão da Terra Prometida entre as Tribos de Israel(13-22).
III - A Renovação da Aliança Mosaica com a Terceira Geração em Siquém(23-24)

Formação: Oportunidade de conversão

A fé verdadeira só chega depois da tribulação
Seguir a Deus não significa não ter cruz, por isso não devemos desanimar, mas confiar que o Senhor tem o melhor para nós. Temos de compreender que, na vida, nós estamos numa caminhada e o ponto de partida para todos nós é compreender que as tribulações não podem ser compreendidas como castigo ou obstáculo. Não há discipulado sem cruz, no eixo do discipulado há cruz.
Quando eu falo de cruz, estou falando do Crucificado, o nosso Redentor. No discipulado, tribulação, sofrimento e aflições são parte do caminho de santificação. Se nós olharmos para a nossa vida veremos que todas as situações de sofrimento nos levam a um caminho de purificação.
A tentação vem do diabo, e as tribulações são permitidas por Deus. Vejamos essa passagem bíblica que nos ajudará a meditar melhor sobre essa realidade:

"Pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s).
"Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos" (Hb 12,6-8).
Você percebe que o discípulo precisa ser formado e provado. Quem ama quer constantemente provas de amor. O "castigo" de Deus não é um castigo para nos aniquilar ou fazer o mal, mas para nos formar e educar.
Na escola de Jesus temos as tribulações e provações como pedagogia, mas tudo isso por amor. Nós temos de compreender que nós estamos na pedagogia da cruz e que o sofrimento nos ajuda.
Olhamos para o esvaziamento de Jesus na cruz e nos perguntamos: "Por que Deus não fez nada? Por que Ele não tirou Seu Filho da cruz?" Isso é a sabedoria de Deus Pai. Ninguém gosta de sofrer nem deve pedir ou buscar o sofrimento, pois não precisa fazer isso, ele vem de qualquer forma.

Mais importante do que a saúde do corpo é a saúde da alma, por isso as provações estão a nosso favor e constituem uma sábia pedagogia de Jesus. As provações nos tiram do mundo e nos levam para Deus.

Se você está muito mergulhado nos prazeres do mundo, muito abastecido dos bens materiais ou tem tudo nas mãos, eu lhe digo: Você não é uma pessoa feliz, porque essas são alegrias momentâneas e vão passar. Hoje o mundo somente nos oferece prazeres que passam rapidamente como as drogas, bebidas e tantas outras coisas. Por isso digo mais uma vez: as provações nos arrebatam para Deus. O Senhor não mexe com quem não quer, mas Ele permite que as provações aconteçam para aqueles que querem segui-Lo de perto, porque essa pessoa saberá entender que é para o seu bem.
Você acha que é uma pessoa que já produz algum fruto? Claro se nós estamos aqui ou acompanhando, onde quer que você esteja, é sinal de que já damos muitos frutos, por isso há a necessidade de sermos podados para poder dar mais frutos.
É verdade que isso dói, e dói mesmo, mas é para o nosso bem. Eu indico um livro muito bom sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá, que reflete para nós uma mulher que se entregou totalmente a Nosso Senhor e lutou pela santificação da Índia, um grande exemplo de vida, plena de caridade, dedicada ao povo e a Deus. Ela, mesmo passando por um momento terrível de aridez espiritual, nunca deixou de praticar o bem, a caridade.
Nós queremos, muitas vezes, vida fácil, não queremos enfrentar os demônios interiores porque queremos facilidade. Temos, muitas vezes, um coração duro. Entenda que o caminho de discipulado é uma subida cheia de dificuldades, mas que tem o auxílio de Nosso Senhor.
A fé verdadeira só chega depois da tribulação, por isso deixe vir a tribulação! O Papa Bento XVI foi espetacular na sua Encíclica “Spe Salvi”, na qual afirma que: "A fé se torna verdadeira quando se assume a cruz e caminha com esperança no Senhor Jesus".
Quais são as suas tribulações ou provações? Identificá-las é o primeiro passo e depois é preciso caminhar. É preciso identificar na vida espiritual o que você está vivendo. Precisamos aprender a identificar os problemas em nossa vida, digo isso a todos, pois sem Deus ficamos fracos; por isso há a necessidade de nos colocarmos diante do Senhor.
Eu sei que não estou sozinho neste momento, Deus está comigo, esse estar na presença do Altíssimo. Essa fé de que o Senhor está comigo independe da situação em que vivo.
Se eu estou passando por alguma provação eu colherei o fruto de uma fé provada. Depois de uma provação, de uma tempestade, vem a bonança, mas é preciso um esperar ativo em Deus Pai, caminhando com Ele e confiante. 
Deus nos prova não para nos humilhar, mas para que nós possamos perceber o quanto necessitamos d'Ele, e o quanto somos frágeis.

Mensagem: Podemos enfrentar tudo

Como Realizar algo que parece impossível?
Inscrever-se num curso, pedir demissão, sair de um relação
destrutiva, pedir ajuda, nada disso pode ser feito sozinho
ou com facilidade. Mas podemos enfrentar tudo,
se confiarmos no nosso poder superior.
Com a ajuda Deus, aquilo que parecia impossível passa a
ter uma dimensão com a qual podemos lidar. E ainda reduz
o poder que nossos medos dão às mudanças. Pois quanto mais
tememos uma transformação, mais difícil ela se torna.
E nosso medo cresce na proporção de nossa obsessão.
Que sorte temos Deus aguardando nosso pedido de força e
de parceria. Temos um companheiro do nosso lado por todo
o caminho, o dia inteiro, basta que o reconheçamos.
Podemos enfrentar e superar qualquer coisa. E o benefício
adicional é que passamos a confiar nessa parceria.
Logo percebemos que tudo pode ser solucionado.
Todas as experiências podem ser encaradas de frente.
Evitar não é mais nossa técnica de sobrevivência.

"Ressurreição dá coragem para enfrentar tudo que vier", diz Papa

O Papa Bento XVI encontrou-se com mais um grupo de bispos da Conferência Episcopal Indiana na manhã desta segunda-feira, 19, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. A audiência aconteceu por ocasião da visitaad Limina Apostolorum, às 11h30 (horário de Roma - 6h30 no horário de Brasília).
"Nossa crença na certeza da ressurreição de Cristo nos dá confiança e coragem para enfrentar tudo o que vier e seguir em frente, construindo o Reino de Deus, como sempre, auxiliados pela graça dos sacramentos e através da meditação orante das Escrituras", destacou.
O Santo Padre também ressaltou que os mais significativos recursos das igrejas não se encontram nas construções externas, mas nas pessoas que carregam a fé para a vida e testemunham a presença amorosa de Deus através da vida de santidade.
"A Igreja não pode deixar de ver na fé de seus membros, individual e coletivamente, um grande sinal de esperança para a Índia e para o seu futuro", afirmou.
O Bispo de Roma salientou ainda que "a Igreja Católica é a amiga do pobre. Como Cristo, ela acolhe, sem exceção, todos os que se aproximam dela para ouvir a mensagem divina de paz, esperança e salvação". 
Da mesma forma, convocou os bispos a levar adiante os esforços da Igreja a assumir o desafio de afirmar a dignidade de cada pessoa humana. "Essa dignidade, expressa no respeito e na promoção dos direitos inatos morais, espirituais e materiais da pessoa, não é apenas uma concessão feita por qualquer autoridade terrena. É dom do Criador, e decorre do fato de que somos criados à sua imagem e semelhança".
Bento XVI pediu também que os prelados levem em conta os desafios que a natureza missionária da Igreja implica. "Deveis estar sempre preparados para espalhar o Reino de Deus e caminhar nas pegadas de Cristo". Ele também disse que nota com gratidão os vários esforços das igrejas locais na Índia em comemoração ao vigésimo quinto aniversário da primeira Visita Apostólica do Papa João Paulo II ao país.
"Durante aqueles dias memoráveis, ele teve vários encontros notáveis com líderes de outras tradições religiosas. Manifestando seu respeito pessoal por seus interlocutores, esse abençoado Papa deu um autêntico testemunho do valor do diálogo inter-religioso. Renovo os sentimentos que ele expressou tão bem, 'a trabalhar para a obtenção e preservação de todos os direitos humanos, incluindo o direito fundamental de adorar a Deus segundo os ditames de uma consciência reta e de professar a fé externamente, o que deve tornar-se cada vez mais assunto de colaboração inter-religiosa em todos os níveis'".

Superávit comercial de 2011 já supera em 80,8% o do ano passado

De janeiro até a terceira semana de setembro, o superávit comercial soma US$ 22,492 bilhões, com média de US$ 125,7 milhões por dia útil


Brasília - O superávit comercial, exportações maiores do que importações, chegou a US$ 2,532 bilhões, neste mês até a terceira semana, com 11 dias úteis, informou hoje (19) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A média por dia útil ficou em US$ 230,2 milhões.
No período, as exportações chegaram a US$ 12,776 bilhões, com média por dia útil de US$ 1,161 bilhão. As importações ficaram em US$ 10,244 bilhões, com média de US$ 931,3 milhões por dia útil.
De janeiro até a terceira semana de setembro, o superávit comercial soma US$ 22,492 bilhões, com média de US$ 125,7 milhões por dia útil. Na comparação com igual período de 2010 (superávit comercial de US$ 12,439 bilhões e média de US$ 69,5 milhões), com o mesmo número de dias úteis (179), o crescimento do saldo comercial chega a 80,8%.
No acumulado do ano, as exportações chegaram a US$ 179,490 bilhões, com média por dia útil de US$ 1,002 bilhão. As importações ficaram em US$ 156,998 bilhões, com média de US$ 877,1 milhões por dia útil.

Abbas prevê tempos difíceis após pedido de adesão à ONU

Presidente da Autoridade Palestina discursa esta semana na Assembleia Geral


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em sua chegada a Nova York, afirmou que os palestinos devem esperar um período bem complicado após o pedido de adesão do estado da Palestina à ONU, que será apresentado nesta semana. "Depois do dia 23 de setembro, as coisas ficarão muito difíceis", declarou, aos jornalistas, no avião que o levou de Amã a Nova York. "Nosso passo não é um salto no vazio. Nós procuramos nossa independência e levantamos essa questão diante da comunidade internacional. Quando nos darão o direto de um estado?" questionou o líder palestino.
Abbas também pediu a Israel: "Reconheça o estado palestino e não deixe passar a oportunidade para a paz". Ele apresentará nesta semana o pedido de adesão ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que seja submetido ao Conselho de Segurança. "Até sexta-feira, nossos esforços se concentrarão no pedido de adesão à ONU, não discutiremos outras ideias", enfatizou, em resposta aos esforços diplomáticos - infrutíferos até hoje - para dissuadir os palestinos de apresentarem a demanda no Conselho de Segurança.
Abbas se reunirá ainda nesta segunda-feira com Ban Ki-moon e o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, para reivindicar a admissão de um estado palestina nas fronteiras anteriores a 1967, que inclui a Cisjordânia, a faixa de Gaza e Jerusalém Oriental como capital.
Resposta israelense - Israel rejeitou categoricamente esse anúncio. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu diz que estará na terça-feira em Nova York para explicar a "verdade" de Israel frente às reivindicações palestinas. Ele deve se reunir na quarta-feira com o presidente americano Barack Obama e irá discursar na sexta-feira na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, depois do presidente palestino.

Grandes esforços diplomáticos foram empreendidos para evitar uma confrontação maior nas Nações Unidas. Os Estados Unidos ameaçam recorrer ao veto ao qual tem direito. Líderes do Quarteto do Oriente Médio (Estados Unidos, ONU, Rússia e União Europeia) se reuniram no domingo em Nova York. Nenhum comunicado foi publicado sobre o encontro.

Negociações - Para Tony Blair, enviado especial do Quarteto, as negociações devem continuar até o último minuto para tentar convencer os palestinos de abandonar o Conselho de Segurança. "Eu acredito que existe um meio para evitar um confronto", declarou. "A única maneira para que consigam o reconhecimento de um estado palestino é passando por negociações", acrescentou no canal de televisão americano ABC. O processo de paz está congelado há um ano, porque os palestinos exigem parâmetros "claros" para as negociações e o fim da colonização na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, o que Israel recusa.
Os Estados Unidos se esforçam para convencer outros membros do Conselho de Segurança a se oporem, ou pelo menos se absterem, quanto ao pedido palestino. A resolução palestina fracassará se não conseguir no mínimo nove votos a favor. Com isso, Washington, já desconsiderado pelos palestinos, não precisará impor um veto embaraçoso para sua imagem em plena Primavera Árabe.

Dilma começa compromissos em NY que só terminam na quinta-feira

A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã ontem, dia 18 de setembro, em Nova York, onde fará sua importante participação na 66º Assembleia Geral da ONU na quarta-feira, dia 21 de setembro, como a primeira mulher a abrir a sessão.  A viagem terá duração de cinco dias.
Nessa segunda-feira, a agenda de Dilma está cheia. Primeiro terá uma conversa com a ex-presidente do Chile e chefe da agência ONU mulher, Michelle Bachellet. Na conversa, serão discutidos os esforços unidos que podem incentivar a participação da mulher nas ações políticas mundiais. Ainda hoje, Dilma participará da reunião sobre doenças crônicas.
Esta reunião tem por meta discutir a prevenção e o controle dessas doenças no mundo todo com desafios sociais e econômicos. Na terça-feira, encontrará com o colega norte-americano, Barack Obama, para continuar assuntos já discutidos em março, quando ele esteve no Brasil.
Também na terça-feira, receberá o prêmio Woodrow Wilson para Serviços Públicos, que já foi concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também à médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Dilma conversará com o francês Nicolas Sarkozy e participará de dois debates do grupo Governo Aberto.

Breivik regressa hoje a tribunal

Anders Breivik, autor confesso dos ataques em Oslo e Utoya, regressa esta segunda-feira a um tribunal de primeira instância de Oslo, que decidirá se vai ou não prolongar a prisão preventiva, que termina no próximo dia 26.
Breivik marcará presença pela terceira vez no tribunal desde que confessou a autoria do duplo atentado ocorrido na Noruega a 22 de Julho, e que provocou a morte de 77 pessoas.
Segundo a agência Efe, a audiência decorrerá à porta fechada.

Focus: estimativa de crescimento do PIB este ano chega a 3,52%, na sétima queda seguida

Brasília - Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) reduziram pela sétima semana seguida a projeção para o crescimento da economia - Produto Interno Bruto (PIB) - este ano. A estimativa passou de 3,56% para 3,52%. Para 2012, ocorreu a quarta queda seguida, de 3,80% para 3,70%.
A expectativa para o crescimento da produção industrial também foi reduzida, de 2,60% para 2,52%, este ano, e continua em 4,30%, em 2012.
A projeção para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi ajustada de 39,15% para 39,10%, em 2011, e permanece em 38%, no próximo ano.
A expectativa para a cotação do dólar ao final de 2011 subiu de R$ 1,60 para R$ 1,65, este ano, e foi mantida em R$ 1,65, em 2012. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) passou de US$ 23,80 bilhões para US$ 24 bilhões, este ano, e de US$ 15,30 bilhões para US$ 15,80 bilhões, em 2012.
Para o déficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior), a estimativa passou de US$ 57,87 bilhões para US$ 57,80 bilhões, em 2011, e de US$ 68,63 bilhões para US$ 68,90 bilhões, no próximo ano. 
A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) permanece em US$ 55 bilhões, neste ano, e em US$ 50 bilhões, em 2012.

Terremoto na Índia e no Nepal mata ao menos 63 pessoas

Tremor de 6,8 graus causou deslizamentos e ainda deixou centenas de feridos

Pelo menos 63 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, segundo o balanço mais recente, após o terremoto de 6,9 graus que sacudiu o nordeste da Índia e o Nepal na noite de domingo. Além destes dois países, o tremor causou destroços no Tibete chinês e chegou a ser sentido em Bangladesh.
Segundo as equipes de resgate, a tragédia matou 48 pessoas na Índia - 31 no estado de Sikkim e 17 em outras localidades do país -, sete no Tibete e oito no Nepal, mas o número de mortos pode aumentar nas próximas horas. De acordo com o instituto geológico americano USGS, o terremoto ocorreu às 18h10 locais (9h40 de Brasília) de domingo no pequeno estado himalaio de Sikkim, próximo do Nepal, Tibete e Butão. O epicentro foi localizado 60 quilômetros ao noroeste da capital de Sikkim, Gangtok, que ficou sem energia elétrica.
As equipes de emergência que seguiram para a área da catástrofe enfrentam dificuldades em consequência das fortes chuvas e de eventuais deslizamentos de terra. Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas em Gangtok, onde milhares de moradores passaram a noite nas ruas depois de dois tremores secundários. As linhas telefônicas foram bloqueadas e as redes de telefonia móvel ficaram sobrecarregadas, prejudicando os trabalhos de emergência.
Reunião - Em Nova Délhi, o primeiro-ministro Manmohan Singh convocou uma reunião urgente com a Autoridade Nacional de Gestão de Catástrofes. Aviões militares com equipamentos de socorro foram enviados a Bagdogra, 125 quilômetros ao sul de Gangtok. As fortes chuvas de monção impediram o voo de helicópteros, ao mesmo tempo em que os deslizamentos de terra bloquearam vários pontos da única estrada de acesso a Gangtok. No Nepal, as vítimas incluem um motociclista e sua filha de oito anos, que estão entre os três mortos no desabamento de um muro da embaixada britânica em Katmandu.
De acordo com o funcionário, Sikkim, encravada na cordilheira do Himalaia, está quase incomunicável com o resto do país, porque o terremoto causou deslizamentos de terra que destruíram pontes e tornou impraticável a estrada nacional 31-A. Além disso, segundo fontes oficiais indianas, há vítimas também nas regiões de Bengala (nordeste) e Bihar (norte).
A cordilheira do Himalaia, que possui uma intensa atividade sísmica, se encontra sobre a confluência entre as placas tectônicas euroasiática e indiana, que se desloca sobre a primeira a um ritmo de 2 a 2,5 centímetros por ano. Na última década, dois grandes terremotos foram associados à pressão da placa indiana: um na região ocidental de Gujarat, no ano 2001, e outro que causou cerca de 75.000 mortos na Caxemira. A Índia já sofreu outros quatro terremotos este mês, incluindo um de 4,2 graus na escala Richter que teve seu epicentro a umas poucas dezenas de quilômetros de Nova Délhi.

Operários do Maracanã encerram greve depois de 19 dias de paralisação

Os cerca de 2,3 mil operários que trabalham nas obras de reforma do Estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, voltaram nesta segunda-feira (19/09) às atividades. Depois de 19 dias de greve, eles decidiram suspender a paralisação, em assembleia na manhã de hoje. Na sexta-feira (16), o Tribunal Regional do Trabalho julgou a greve improcedente e determinou a volta imediata ao trabalho.
Os operários reivindicam do Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelas obras, aumento do valor da cesta básica, de R$ 110 para R$ 160, plano de saúde individual, abono dos dias parados, segurança no trabalho e melhoria da qualidade da comida servida a eles.
O consórcio informou, por meio de sua assessoria, que as reivindicações já foram atendidas em um acordo assinado com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal no dia 21 de agosto passado.

Forças de Saleh matam pelo menos 20 civis em Sanaa

Na véspera, repressão do regime a um protesto deixou 26 mortos na capital
Vinte pessoas foram mortas por forças de segurança nesta segunda-feira em Sanaa, no Iêmen, onde desembarcaram o representante da ONU, Jamal Benomar, e o mediador do Golfo, Abdellatif al-Zayani, para propor um plano de saída para a crise no país, segundo fontes médicas e diplomáticas.
Os dois emissários chegaram à capital iemenita, onde está prevista uma cerimônia de assinatura de um documento proposto pela ONU para um plano de saída da crise elaborado pelas monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo, segundo a fonte diplomática.
Vinte pessoas, incluindo três soldados dissidentes e três crianças, foram mortas nesta segunda-feira na capital iemenita em ações das forças de segurança, informaram fontes médicas. Outras duas pessoas morreram nesta segunda-feira em Taez, a segunda maior cidade do Iêmen, ao sudoeste de Sanaa. 
Dezenas de milhares de pessoas saíram nesta segunda-feira às ruas de Sanaa, onde a polícia recuou um dia depois da repressão de uma passeata que pedia a renúncia do presidente Ali Abdullah Saleh, que terminou com 26 mortos. Os confrontos entre manifestantes, policias e simpatizantes do regime armados aconteceu perto da sede da Guarda Republicana, corpo de elite do regime que é comandado pelo filho mais velho de Ali Abdullah Saleh, Ahmed.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More