Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A graça da oração


Seja-me permitido entrar num tema que é vital para a nossa existência: a graça da oração. Como graça, é livre dom de Deus, jamais merecido por nós. Num dos mais belos episódios do Evangelho, os Apóstolos pedem: “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1). Este é o melhor pedido que podemos fazer a Jesus. Foi assim que Ele nos deixou o Pai-Nosso, a oração cristã por excelência, a partir da qual se desdobram todas as escolas e modalidades de oração.
Mas, o que é oração? Reflitamos sobre a espontânea, porém profunda definição de Santa Teresinha de Lisieux: “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.
Sob um enfoque teológico, eu diria que oração é o falar divino. Quando fomos batizados, recebemos a vida divina, fomos enxertados em Cristo, como nos diz São Paulo. Em conseqüência, participamos de sua Paixão, Morte e Ressurreição (cf. Rm 6,1ss). Tamanha intimidade com o Senhor nos proporciona os meios mais diretos para ouvirmos e acolhermos esse falar divino. Se não o fazemos, é porque estamos nos fechando à gratuidade desse dom.
Existem, também, definições de oração muito simples, que nascem da experiência cotidiana com Cristo. Quero lembrar um episódio, que já mencionei num artigo anterior, e data dos meus tempos de pároco em Taubaté. Certo dia, encontrei um homem, diante da imagem do Cristo crucificado, rezando como que absorto em êxtase. Fiquei lá, tentando reproduzir aquela experiência na minha própria oração, mas não consegui. Depois que ele terminou, conversávamos fora da Igreja, e perguntei-lhe o que era oração. Respondeu-me, com toda a sua simplicidade: “Eu acredito, Pe. Eusébio do céu, que a oração é estar todo ali só para Deus, porque Ele está todo ali só para mim”. Essa é, realmente, a mais perfeita forma de oração, especialmente apropriada quando estamos diante da Eucaristia. É a oração contemplativa.
O Concílio Vaticano II deu um grande estímulo à oração e à renovação litúrgica. O primeiro documento elaborado, naquela ocasião, foi a Constituição Sacrosanctum Concilium, exatamente sobre a Liturgia. Não pensemos, porém, que o Concílio tenha mudado a doutrina da Liturgia, ou de qualquer outro conteúdo da nossa fé. Ele apenas especificou os modos de celebração e acentuou os conteúdos mais vitais, não só da Eucaristia e da Missa, mas também dos demais Sacramentos e orações litúrgicas. Ainda assim, tudo isso não abarca, nem chega a esgotar, a riqueza da oração das pessoas e dos grupos humanos. Por isso, a atualização da Liturgia sempre tem continuidade, pois faz parte da Tradição viva da Igreja.
Thomas Merton, grande escritor, e um dos maiores intelectuais dos EUA, no século passado, dizia que os mosteiros devem ser “academias de oração”. Aceito plenamente essa definição que, aliás, podemos constatar na prática de nossas comunidades orantes de consagrados e consagradas. Esta foi outra conseqüência do Concílio: o desenvolvimento da espiritualidade e da oração. Entre os leigos, surgiram movimentos, especificamente, dedicados à oração, como a Renovação Carismática Católica e, posteriormente, as Oficinas de Oração, sob a orientação do Fr. Inácio Larrañaga.
Poderíamos enumerar muitas orações que, embora não sendo de cunho litúrgico, continuam compondo o patrimônio católico, pela profunda receptividade que obtiveram junto ao povo fiel. Uma das mais importantes é o Rosário, enriquecido pelo Papa João Paulo II, através de sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. Recordamos, também, a Via-Sacra, que tem suscitado a oração contemplativa de gerações de fiéis, sobre as etapas da Paixão e Morte do Senhor.
O Ângelus é outra jóia da tradição eclesial, que mantém vivo o costume milenar da oração nas várias horas do dia, além de nos propiciar o louvor à nossa querida Mãe. Outra oração digna de destaque é o Glória, que introduz, com a adoração à Trindade, todos os contextos de nossa vida e nossas atividades.
A oração mental, pela qual nos dirigimos, particularmente, a Deus, é outra forma riquíssima de rezar. Santa Teresa d’Ávila, também Doutora da Igreja, nos ensina: “A oração mental, a meu ver, é apenas um comércio íntimo de amizade, em que conversamos muitas vezes a sós com esse Deus por quem nos sabemos amados”.
Conheço outro belo testemunho pessoal sobre o assunto, também muito rico na sua simplicidade. Estes dias, alguém me contava como começou seu hábito de oração. Ele fora abandonado pela mãe, sendo ainda pequeno, e o pai morreu muito cedo. Vendo-se desamparado, encontrou sua força em uma folha de orações, que tinha debaixo da cama, e que guarda consigo, até hoje. À noite, antes de deitar, sempre repetia aquelas orações. “E nunca me senti só”, foi a afirmação dele. Esta é uma inestimável lição para nós. Quem adquiriu o hábito de rezar na infância, nunca se tornará ateu ou perderá o gosto pela oração... Ainda que tenha começado com uma folha debaixo da cama.
A oração é diálogo com Deus, que nos fala, diretamente, como a amigos, conforme concedeu a Moisés (cf. Ex 33,11). Também dialoga conosco, através do mundo criado. Se, por exemplo, sorvo um copo d’água e agradeço a Deus por isso, tornei a água instrumento de oração. Os passarinhos cantam, e não sabem porquê. Mas se eu louvo o canto dos pássaros, se admiro a beleza divina, espelhada nas flores, estou dando linguagem, finalidade e coração ao mundo criado. Eis a beleza da oração de todas as coisas, quando, meditando sobre o mundo criado, falamos com Deus.
São Paulo, na Carta aos Romanos, diz: “A criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia” (Rm 8,20-22).
O mundo do trabalho manifesta essa realidade da criação, na qual o homem é chamado por Deus a intervir. E o faz mediante esforços e sacrifícios, heranças do pecado das origens: “Tirarás da terra, com trabalhos penosos, o teu sustento todos os dias de tua vida” (Gn 3,17). Mas a oração é capaz de invocar o auxílio divino em todas as circunstâncias, de modo que, afinal, cada trabalhador, cada profissional possa exclamar, com gratidão: “Coroastes o ano com vossos benefícios; onde passastes ficou a fartura” (Sl 64[65],12).

Tomo Posse da Graça de Deus...




Estudando a Bíblia: O Segundo Livro de Samuel

TEMA PRINCIPAL: O reinado de Davi.

PRIMEIRO PERÍODO: Os primeiros anos do reinado. Durante este período, o rei, embora tomasse parte em campanhas militares, comuns na época, manifestou uma disposição espiritual.

·         (1) EVENTOS PRELIMINARES.
o    (a) Execução do amalequita que matou ao rei Saul, 1:2-16.
o    (b) O lamento de Davi por Saul e Jônatas , 1:17-27.
·         (2) DAVI É UNGIDO REI de Judá, 2:4.
·         (3) A BATALHA entre os seguidores de Davi e os servos de Is-Bosete, 2:8-32.
·         (4) FATOS QUE INDICAM A DEVOÇÃO DO REI.
o    (a) Sua busca da direção divina, 2:1.
o    (b) O castigo aos que buscaram ganhar seu favor assassinando a seu rival, 4:5-12.
o    (c) Seu discernimento, depois de haver sido exaltado como rei de Israel, ao reconhecer que sua elevação havia vindo de Deus. 5:1-12.
o    (d) Sua humildade ao atribuir se êxito militar ao poder divino 5:20.
o    (e) Seu entusiasmo pela volta da arca da aliança a Jerusalém
o    (f) Seu desejo de erigir um templo ao Senhor e a dedicação de grande riqueza para sua construção caps. 7-8.
o    (g) Sua amabilidade para com o filho de Jônatas , cap. 9.

PERÍODO MÉDIO:

·         (1) O grande êxito militar do rei, cap. 10.
·         (2) Sua queda e castigo.
o    (a) Sua tentação, 11:1-2.
o    (b) Destruiu um lar e assassinou a Urias, cap. 11.
o    (c) Os juízas divinos o alcançam. A denúncia do profeta Natã, 12:1-14. A morte da criança, 12:15-19. O crime de seu filho Amnom,13:1-20. A rebelião de seu filho Absalão, caps. 15-18.

PERÍODO FINAL:

Os últimos anos de Davi, caps. 20-24.

PORÇÕES SELETAS:

Generosidade de Davi para com Mefibosete, cap. 9.
A parábola de Natã, 12:1-6.
O salmo de ação de graças de Davi, cap. 22.


O AUTOR

Concernente à autoria deste livro, I Crônicas 29:29 tem algo a dizer: - "crônicas de Gade, o vidente". O segundo livro de Samuel foi, sem dúvida, escrito por Natã e Gade, dois contemporâneos de Davi.

O DESÍGNIO

O livro se ocupa, quase que inteiramente com a história de Davi como Rei. Começa com a sua ascensão ao trono e narra os acontecimentos durante seu reinado de 40 anos. Portanto, este livro é a história do reinado davídico.

PRIMEIRA MENSAGEM

·         A primeira vez que, em Israel, um rei é comparado a um pastor, 5:2 - "apascentarás o meu povo de Israel" é, literalmente, "pastoreia meu povo de Israel".
·         Foi Davi quem primeiro descreveu um rei como "o ungido do Senhor", título que dá uma concepção elevada e digna da soberania. - Compare:I Samuel 24:6 com II Samuel 1:14, 16 e 212:4,73:395:3,1719:1022:51.
·         Contém, também, op episódio de 7:1-17, onde se aprende que todos os nossos planos devem ser apresentados a Deus para receber, ou não, Sua aprovação. É uma lição que se não ensina, tão claramente, em nenhuma outra parte da Bíblia. Quantas vezes, em situação análoga, cometemos o mesmo erro de Natã, 7:3.
·         O livro registra duas parábolas notáveis: a do egoísta, capítulo 12, e a desterrado, capítulo 14:1-20.
·         É, neste livro, 23:1-2, que Davi revela a inspiração divina dos seus salmos e afirma que até as suas palavras procederam de Deus.

SEGUNDA MENSAGEM

·         A primeira mensagem mostra a necessidade de paciência e dependência de Deus para que se cumpram as suas promessas 2:1 - 5:1-3. A paciência é uma virtude para a qual nos é dada graça especial.
·         A segunda - primeira no seu valor - é a que aponta o pecado. "Estai certos que o vosso pecado vos descobrirá", se exemplifica em diversas pessoas referidas aqui, (1:14-162:8,9. Abner procedeu assim apesar de conhecer os propósitos de Deus, 3:9,13 - 3:27 - 4:11,12), e com mais evidência no caso de Davi e seu filho Absalão. Temos os detalhes horrendos dum pecado vil, 11:4 e 13:1-15. Como veio rápido o castigo de Deus! Mas, graças a Deus, este livro mostra, também, como Deus está sempre pronto a perdoar, 12:13. Não deixemos de notar que, as vezes, o pecado perdoado é punido, 12:14. Toda a história subseqüente de Davi é um relato de castigo pelo seu pecado e por causa do seu pecado. Isto, Davi o reconhece, capítulo 16:10. Não era grande sua alegria depois de ter pecado. Toda a queda deixa vestígios para tristeza do crente.

ANÁLISE

Embora, originalmente, os dois livros de Samuel eram um, ambos apresentam características próprias. Temos notado que o espírito de oração prevalece no primeiro livro de Samuel, embora esse espírito perdure neste livro. ("consultou o Senhor"2:1 - 5:19 e 23 - 21:1). Entretanto, a frese chave é "Perante o Senhor", o que, às vezes, significa: "perante a Arca do Senhor". Verso 5:3, ainda que a Arca estivesse em Gibeá, 6:3. Em 12:16 vemos que se prostrava perante o Senhor mesmo em sua casa. Era o reconhecimento da presença constante de Deus. Notai as atitudes diferentes da alma, reveladas no estudo desta frase, na análise que segue.

Formação: Enfoque desfocado

Tudo na vida deve ter limites que não podem ser ultrapassados
Na mente de muitas pessoas ainda existe aquela convicção de que remédio bom tem de ser amargo. Este, sim, teria efeito garantido. O mesmo se diga sobre o uso legítimo do prazer do corpo. Muitos acham que a busca do prazer físico tem embutido em si um ressaibo pecaminoso. Esta maneira de pensar cria muitos culpados imaginários. Leva àquela falsa ideia do “eu não presto”.  

Jesus, ao contrário, além de ter uma vida disciplinada, também aceitava participar de momentos de boas refeições e tomar bons vinhos. Isso não dava, no entanto, o direito aos Seus inimigos de acusá-Lo: 

“O Filho do Homem é um comilão e beberrão, amigo dos pecadores” (Lc 7, 34). Trata-se dos prazeres legítimos que Deus colocou à nossa disposição. O mundo civil, nos dias atuais, está muito bem equipado com ofertas de prazer. Oferece abundância de comidas sofisticadas, até em linha popular; roupas de grande beleza; joias variadíssimas; remédios em abundância; drogas para esquecer as agruras da vida; festas para todos os gostos; exacerbação sexual. Parece que se está fixando o princípio de vida, comentado por São Paulo: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (I Cor 15, 32). 

Mas não nos iludamos. Tudo na vida deve ter limites, que não podem ser ultrapassados: comida, festas, vida sexual, esportes. Estamos na civilização da abundância, na qual as pessoas buscam sempre mais prazer. Mas as coisas boas precisam estar acompanhadas de disciplina e até de sacrifício. Basta vermos o concurso que foi realizado de Miss Universo. Procurou-se a “mulher mais linda do mundo”. Mas que enorme sacrifício que tiveram de enfrentar: pouca comida, muito exercício, concentração de várias semanas, obediência – sem discussão - aos organizadores... Tudo por um título efêmero. 

Podemos viver tranquilamente os prazeres legítimos da vida, sem traumas. Mas atenção! O salmista ensina: “Deus é o meu bem”  (Sl  16, 2).

Jesus não recusa pedidos que Maria lhe apresenta, diz Bento XVI

O Papa Bento XVI presidiu a celebração das Vésperas Marianas na esplanada em frente ao Santuário de Etzelsbach, conhecido como Wallfahrtkapelle (Capela da peregrinação), na tarde desta sexta-feira, 23. Antes de presidir a cerimônia, andou de papamóvel em meio aos fiéis reunidos.
"Em todos os tempos e lugares, quando os cristãos se dirigem a Maria, deixam-se espontaneamente guiar pela certeza de que Jesus não pode recusar os pedidos que Lhe apresenta sua Mãe; e apoiam-se na confiança inabalável de que Maria é ao mesmo tempo também nossa Mãe", ressaltou.
O Pontífice explicou que a devoção mariana concentra-se na contemplação da relação entre a Mãe e o seu Filho divino. "Não é a auto-realização que opera o verdadeiro desenvolvimento da pessoa – um dado que hoje é proposto como modelo da vida moderna, mas que pode facilmente mudar-se numa forma de refinado egoísmo –, mas sim a atitude do dom de si, que se orienta para o coração de Maria e, deste modo, também para o coração do Redentor".
A particularidade da representação da Pietà presente no Santuário - geralmente, o observador pode ver a ferida no lado do Crucificado; em Etzelsbach, ao contrário, a ferida está escondida, justamente porque o cadáver está virado para o outro lado - esconde um profundo significado, conforme revela o Papa.
"Na imagem miraculosa de Etzelsbach, os corações de Jesus e da sua Mãe estão voltados um para o outro; estão junto um do outro. Trocam entre si o seu amor. Sabemos que o coração é também o órgão de uma sensibilidade mais delicada pelo outro, bem como o órgão da compaixão íntima. No coração de Maria, há o espaço para o amor que o seu divino Filho quer dar ao mundo", ressaltou.


Maria

"Em Maria, Deus fez concorrer tudo para o bem, e não cessa de fazer com que, por meio de Maria, o bem se espalhe ainda mais no mundo. Da Cruz, do trono da graça e da redenção, Jesus deu aos homens como Mãe a sua própria Mãe, Maria. No momento do seu sacrifício pela humanidade, Ele, de certo modo, torna Maria medianeira do fluxo de graça que provém da Cruz. Junto da Cruz, Maria torna-se companheira e protetora dos homens ao longo do caminho da sua vida. É verdade! Na vida, atravessamos vicissitudes várias, mas Maria intercede por nós junto de seu Filho e comunica-nos a força do amor divino", esclareceu Bento XVI.
O Santo Padre explicou o que Maria quer dizer ao homem quando atua para salvar do perigo. 
"Quer ajudar-nos a compreender a grandeza e a profundidade da nossa vocação cristã. Com delicadeza materna, quer-nos fazer compreender que toda a nossa vida deve ser uma resposta ao amor rico de misericórdia do nosso Deus. Como se nos dissesse: Compreende que Deus, o Qual é a fonte de todo o bem e nada mais quer senão a tua felicidade, tem o direito de exigir de ti uma vida que se abandone, sem reservas e com alegria, à sua vontade e se esforce por que os outros façam o mesmo também".
Sobre o tema da viagem apostólica - "Onde há Deus, há futuro" -, apontou que, onde se deixa que o amor de Deus atue plenamente, aí se abre o céu. "Aí é possível plasmar o presente de forma tal que corresponda sempre mais à Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aí as pequenas coisas da vida diária têm o seu sentido, e os grandes problemas encontram aí a sua solução".


Itinerário da sexta-feira

O primeiro compromisso do Papa é com cerca de 15 Representantes das Comunidades Muçulmanas presentes na Alemanha, aos quais o Santo Padre dirige um discurso. O encontro acontece na Nunciatura Apostólica de Berlim, às 9h (hora local - 4h no horário de Brasília), após o Pontífice celebrar a Missa privada e saudar os colaboradores da Nunciatura. Ao final, o Papa dirige-se ao Aeroporto de Berlin-Tegel, de onde parte em direção a Erfurt.
Bento XVI chega no Aeroporto de Erfurt às 10h45 (hora local - 5h45 no horário de Brasília), onde é acolhido pelo Bispo, Dom Joachim Wanke, e outras autoridades civis e religiosas. Logo depois, dirige-se à Catedral da cidade,dedicada à Santa Maria. Após a adoração ao Santíssimo Sacramento e veneração do Relicário de São Bonifacio, em uma sala contígua, saúda 15 professores de Teologia na Universidade de Erfurt e assina o Livro de Ouro da Turíngia e da cidade de Erfurt na presença do Presidente e do Prefeito. Então, presta homenagem diante do túmulo do Bispo Hugo Aufderbeck. Depois, entra novamente na Igreja e venera a antiga estátua de Nossa Senhora Sedes Sapientiae. Ao deixar a Catedral, dirige-se para o antigo Convento dos Agostinianos, onde Lutero iniciou seu caminho teológico.
Na Sala do Capítulo do Convento dos Agostinianos (Augustinerkloster) de Erfurt, às 11h45 (hora local - 6h45 no horário de Brasília), encontra-se com os representantes do Conselho Igreja Evangélica Alemã (Evangelische Kirche in Deutschland, EKD). É acolhido pelo Presidente da Igreja Evangélica Alemã, pastor Nikolaus Schneider, e pelo Presidente da Igreja Evangélica da Turíngia, Katrin Göring-Eckardt, juntamente com 15 representantes do Conselho da EKD. Após a saudação dos representantes evangélicos, Bento XVI pronuncia um discurso aos presentes.
Às 12h20 (hora local - 7h20 no horário de Brasília), no ex-Convento dos Agostinianos, o Santo Padre participa da Celebração Ecumênica com a Igreja Evangélica na Alemanha. A celebração inicia com um canto, a oração inicial e a recitação de um Salmo lido pelo Bispo evangélico, professor Friedrich Weber, na tradução alemã de Martinho Lutero. Após a saudação da presidente do Sínodo da EKD, Katrin Göring-Eckhardt, o Papa recita a Oração pela Unidade dos Cristãos e o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, lê a oração sacerdotal de Jesus: "Que todos sejam um" (Jo 17, 1.20-23). O Papa pronuncia um discurso aos presentes.
Após a oração dos fiéis e a oração do Pai Nosso, o presidente do Conselho da EKD invoca a bênção aronítica e, logo depois, o Papa concede a bênção na forma trinitária. Concluída a Celebração Ecumênica, Bento XVI encaminha-se para o Seminário de Erfurt, onde, às 13h20 (hora local - 8h20 no horário de Brasília), almoça com os membros do Séquito papal.
Às 16h30 (hora local - 11h30 no horário de Brasília), Bento XVI deixa o Seminário de Erfurt e encaminha-se para o aeroporto da cidade, de onde dirige-se via helicóptero para a cidade de Etzelsbach. Na chegada, vai em direção ao Santuário de Etzelsbach, conhecido como Wallfahrtkapelle (Capela da peregrinação). Antes de presidir a celebração das Vésperas Marianas na esplanada em frente ao pequeno Santuário, o Papa andará de papamóvel em meio aos fiéis reunidos no campo da Wallfahrtkapelle. A celebração mariana inicia às 17h45 (hora local - 12h45 no horário de Brasília) e, após a saudação introdutória do Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, e da recitação das Vésperas, Bento XVI pronuncia um discurso.
Ao final da celebração das Vésperas marianas, após a Adoração Eucarística e a Bênção conclusiva, o Santo Padre venera a imagem milagrosa de Etzelsbach. Do heliporto da cidade, o Papa retorna para Erfurt, às 19h (hora local - 14h no horário de Brasília). Ao chegar, dirige-se para o Seminário, para o jantar em privado.

BENTO XVI DEFENDE SOLIDARIEDADE ENTRE PAÍSES DA EUROPA


ERFURT, 23 SET (ANSA) - O papa Bento XVI lançou hoje um apelo à "solidariedade" recíproca tanto entre os cidadãos como entre os países da Europa, em discurso durante a celebração ecumênica no Convento dos Agostinianos de Erfurt, na Alemanha.
  
O Pontífice afirmou que "a disponibilidade de ajudar, na necessidade deste tempo, além do próprio ambiente de vida, é uma competência essencial do cristão".
  
"Isso vale, antes de tudo, no âmbito da vida pessoal de todos. Vale, portanto, na comunidade de um povo e de um Estado, que devem se encarregar uns dos outros. Vale para o nosso continente, no qual somos chamados à solidariedade na Europa", defendeu.
  
A solidariedade, acrescentou Joseph Ratzinger, "vale para além de todas as fronteiras", pois "a caridade cristã exige hoje o nosso compromisso com a Justiça em todo o mundo".
  
Ele sublinhou, porém, que, "por parte dos alemães e da Alemanha, faz-se muito para tornar possível a todos os homens uma existência digna do homem, e por isso, quero dizer uma palavra de viva gratidão".
  
Bento XVI realiza hoje seu segundo dia de visita à Alemanha, onde permanece até o domingo.
  
Ele já visitou por Berlim e Erfurt, onde hoje visitou o Convento dos Agostinianos, de Martinho Lutero, e participou de uma celebração ecumênica com a Igreja Evangélica alemã, na qual participaram a chanceler Angela Merkel, e o presidente da república alemã, Christian Wulff. (ANSA)

Professora baleada não tinha atrito com aluno, diz diretora

A diretora da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul (SP), afirmou nesta sexta-feira que o estudante de 10 anos, que atirou contra a professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, e depois se matou, era um aluno regular e tirava boas notas. Conforme Marcia Gallo, não há registro de nenhum atrito entre Rosileide e o jovem.
"Foi um fato inusitado, teremos que trabalhar o lado emocional dos profissionais da escola. Ele era um aluno relugar, tirava notas de 6 a 10 e não há histórico de reclamações de pais. Além disso, dava-se bem com os colegas e não há nenhum registro de atrito com a professora", afirmou Marcia. Ela desmentiu que o jovem tivesse acompanhamento psicológico ou tomasse remédios.
A previsão, de acordo com a diretora, é que as aulas sejam retomadas na próxima quarta-feira. Na segunda e na terça, a escola fará ativdades de planejamento para a retomada das atividades letivas. Ela disse que uma das 16 câmeras da escola registrou o momento em que o menino saiu da sala de aula e voltou com a arma.
Marcia Gallo ressaltou que não pode revistar os alunos porque são 2.230, sendo 900 por período, com idades variando desde o ensino fundamental até o ensino técnico noturno. Ela disse que "não há medidas complementares de segurança" que possam ser tomadas. A professora baleada deve ter alta neste sábado.

Enterro será nesta sexta-feira

O corpo do menino será sepultado nesta sexta-feira, às 16h, no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul. Parentes e amigos velaram o corpo durante toda a madrugada no velório do próprio cemitério em clima de consternação e perplexidade.
Quem se dispõe a falar descreve o menino como um aluno bom, tímido mas querido. Ninguém arrisca explicações para o ato que tirou sua vida ou tem relatos com indícios que tornariam provável que acontecesse a tentativa de homicídio seguida de suicídio que traumatizou a cidade e o País.
Os relatos de timidez são endossados por adolescentes que estiveram nesta manhã no cemitério. Colegas do irmão mais velho, elas disseram que o menino era bem quisto na escola e desmentiram a ocorrência de bullying. As meninas relatam ainda que a professora baleada ontem não tinha qualquer problema de relacionamento com o menino.
O crime ocorreu na Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, por volta das 15h50. O aluno disparou contra a professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, dentro da sala de aula, que era ocupada por 25 alunos. Após os disparos, ele se retirou da sala e disparou contra a própria cabeça. O garoto chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A professora foi transferida para o Hospital das Clínicas de São Paulo e não corre risco de vida.

Satélite da NASA vai cair hoje na Terra em parte incerta

A NASA prevê que o satélite desactivado UARS reentre hoje à tarde na atmosfera, mas não consegue prever a hora ou o local exacto onde o aparelho vai cair na Terra.
No entanto, especialistas de um centro de controlo do espaço aéreo das Forças Espaciais da Rússia avançaram que o aparelho deverá cair a 90 quilómetros a noroeste de Port Moresby (Papua Nova Guiné), no Mar do Coral, perto do oceano Índico, às 21.05 (hora de Lisboa).
O velho satélite pesa quase seis toneladas de peso, 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro e a sua trajectória pouco linear não permite à NASA calcular com exactidão o local da queda. No entanto, disse que a probabilidade de atingir uma pessoa é muito reduzida - 1 em 3200.

Satélite da NASA vai cair hoje na Terra em parte incerta

A NASA prevê que o satélite desactivado UARS reentre hoje à tarde na atmosfera, mas não consegue prever a hora ou o local exacto onde o aparelho vai cair na Terra.
No entanto, especialistas de um centro de controlo do espaço aéreo das Forças Espaciais da Rússia avançaram que o aparelho deverá cair a 90 quilómetros a noroeste de Port Moresby (Papua Nova Guiné), no Mar do Coral, perto do oceano Índico, às 21.05 (hora de Lisboa).
O velho satélite pesa quase seis toneladas de peso, 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro e a sua trajectória pouco linear não permite à NASA calcular com exactidão o local da queda. No entanto, disse que a probabilidade de atingir uma pessoa é muito reduzida - 1 em 3200.

Banco Central aumenta projeção de investimento estrangeiro no setor produtivo do Brasil

De janeiro a agosto, foram US$ 44 bilhões, 2,5 vezes mais que no mesmo período de 2010


A projeção do Banco Central (BC) para o investimento estrangeiro direto, que vai para o setor produtivo da economia, passou de US$ 55 bilhões para US$ 60 bilhões, este ano. O setor envolve atividades de produção, por empresas estrangeiras, de bens e serviços no Brasil. 
De janeiro a agosto, o investimento estrangeiro direto chegou a US$ 44,085 bilhões, 2,5 vezes mais que os US$ 17,153 bilhões em igual período de 2010. Em todo o ano passado, esses investimentos chegaram a US$ 48,438 bilhões. 
Quando comparado ao Produto Interno Bruto (PIB), o investimento estrangeiro direto deve atingir 2,43% das riquezas e dos bens produzidos no país, contra 2,28% previstos anteriormente. 
O BC também divulgou a previsão para investimento estrangeiro em ações negociadas em bolsas de valores do Brasil e do exterior, que é US$ 5 bilhões. De janeiro a agosto, houve ingresso desses investimentos que somou US$ 4,571 bilhões. A previsão anterior do BC, que incluía tanto as ações quanto os títulos negociados no país, era US$ 7 bilhões. 
De janeiro a agosto, houve saída líquida de US$ 108 milhões, nos títulos de renda fixa. O BC não informou a estimativa específica para o investimento estrangeiro em títulos.

Palestinos e soldados israelenses se enfrentam na Cisjordânia

Manifestantes palestinos enfrentaram soldados israelenses nesta sexta-feira em diferentes pontos da Cisjordânia, horas antes do discurso que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, fará na ONU antes de apresentar o pedido de admissão do Estado palestino na organização.
Cerca de 120 manifestantes, segundo a edição eletrônica do jornal Yedioth Ahronoth, se concentraram próximo em uma área a oeste de Ramala e atiraram pedras contra as forças militares israelenses.
p> Os soldados reprimiram os manifestantes com gás lacrimogêneo e outros equipamentos adquiridos recentemente por Israel para conter uma possível onda de protestos pela apresentação da candidatura da Palestina à ONU. Três pessoas, entre elas um jornalista francês, sofreram ferimentos pela inalação do gás.
Em Bilin, onde durante anos os palestinos se manifestaram para protestar contra a construção da barreira de separação da Cisjordânia, também foi registrada uma pequena concentração. Em Qalandia, um dos focos de maior tensão entre Jerusalém e Ramala, testemunhas informaram que homens encapuzados arremessavam pedras contra as forças israelenses.
Pouco antes, a polícia de fronteiras israelense deteve três palestinos em uma estrada de Jerusalém Oriental por atirarem pedras contra veículos israelenses, e outros dois na Cidade Antiga por desordens na entrada da Esplanada das Mesquitas.
As autoridades de Israel estão em estado de alerta máximo nesta sexta-feira por temer uma onda de distúrbios pelo discurso de Abbas na ONU, e prepararam um dispositivo de segurança de mais de 9 mil agentes.

Com a ajuda de Couto, CCJ da Câmara dos Deputados aprova118 projetos ‘a toque de caixa’

EM TRÊS MINUTOS: com a ajuda de deputado paraibano, Comissão da Câmara dos Deputados consegue aprovar 118 projetos ‘a toque de caixa’

Apesar de fazer de tudo para aparecer na mídia paraibana como defensor da moral, da ética e dos bons costumes, o deputado federal Luiz Couto (PT) foi destaque nesta sexta-feira (23), na mídia nacional, por ser convivente com a aprovação de vários projetos na Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados feitos ‘a toque de caixa’.
Sem ao menos ter conhecimento do teor de todas as matérias da pauta, Luiz Couto, acompanhado do deputado Cesar Colnago (PSDB-ES), terceiro vice-presidente da CCJ da Câmara, aprovaram nada mais nada menos do que 118 projetos em apenas três minutos, ou seja, quase quarenta projetos a cada minuto. Em sessão ocorrida nesta quinta-feira (22)
O assunto foi um dos destaques da edição de hoje do Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
Para abrir uma sessão na CCJ, a mais numerosa e mais importante da Câmara, são necessárias assinaturas de 36 deputados. Esse quórum existia, mas todos assinaram e foram embora, como ocorre em todas quintas-feiras.
Os projetos foram votados em quatro blocos: de 38 (concessão de radiodifusão), de 09 (projetos de lei), de 65 (renovação de concessão de radiodifusão) e de 06 (acordos internacionais). A cada rodada de votação, Colnago consultava o plenário, como se estivesse lotado.
- Os deputados que forem pela aprovação, a favor da votação, permaneçam como se encontram.
Sentado na primeira fileira, Luiz Couto nem se mexia.
Em outro momento, Colnago fez outra consulta ao plenário:
- Em discussão. Não havendo quem queira discutir, em votação. Aprovado!
Declarada encerrada a sessão, Colnago dirigiu-se a Couto:
- Um coroinha com um padre, podia dar o quê?!
Couto é padre e Colnago revelou ter sido coroinha na infância.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More