Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Artigos sobre a Bíblia Sagrada



Como ler com proveito a Bíblia?
  • Dedique um tempo diário para estudar e meditar a Bíblia: pode ser pela manhã, logo após acordar; ou, depois do almoço ou da janta; ou antes de dormir; ou, ainda, qualquer outro horário que se adapte ao seu tempo livre. A quantidade de tempo também pode ser livremente estabelecida: 10, 30, 60 minutos ou mais. Quanto mais tempo você tiver, melhor! Porém, divida o tempo total para as duas atividades que devem ser feitas: leitura e estudo. O ideal é dividir na ordem de 1/3 e 2/3, respectivamente. Assim, se você resolver dedicar 15 minutos diários, use 5 minutos para leitura e 10 minutos para o estudo. 
  • Após estabelecer o horário que melhor o satisfaça, cumpra-o rigorosamente, não esquecendo nem adiando nenhum dia, mesmo que se sinta cansado. Lembre-se: devemos amar a Deus sobre todas as coisas! 
  • Se você não tiver uma Bíblia, adquira uma. Compre, entretanto, em livrarias católicas pois as versões comercializadas por livrarias evangélicas são incompletas quanto ao Antigo Testamento (faltam 7 livros e alguns trechos de Ester e Daniel). Existem Bíblias com uma linguagem mais simples (ex.: "Bíblia Ave Maria") e outras mais técnicas (ex: "Bíblia de Jerusalém"); leve aquela que esteja dentro da sua linguagem e das suas condições. Além disso, compre um caderno e também um comentário bíblico. As editoras católicas disponibilizam diversos comentários, dos mais simples aos mais completos. Folheie-os com calma e encontre um que atenda seus requisitos de linguagem e complexidade. 
  • Adquirido o material e chegada a hora do estudo, com a Bíblia nas mãos, inicie com uma oração ao Espírito Santo, pedindo para que o ilumine. Pode ser a seguinte ou uma outra semelhante e espontânea:
    "Espírito Santo: Tu inspiraste estas palavras. Ilumina a minha mente para que eu possa compreendê-las. Vem, Espírito Santo, ilumina o meu coração e o meu entendimento. Ajuda-me a reconhecer a Verdade eterna que preciso para agradar a Deus. Amém." 
  • Selecione a leitura. Há várias formas de se fazer isto... Você pode seguir a sugestão da Igreja e ler as leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver (algumas Bíblias trazem essa seleção de textos em apêndice no final do volume; caso sua Bíblia não possua essa indicação, imprima as páginas das Leituras Dominicas e Semanais que disponibilizamos neste Site) ou ler a Bíblia na forma sequencial, a partir do primeiro livro (neste caso, particularmente sugiro que se inicie pelo Novo Testamento - por ser mais dinâmico - para só depois se passar para o Antigo Testamento). 
  • Leia com atenção - sem pressa e meditativamente - cada versículo. Não se incomode de precisar voltar a ler alguma passagem não muito clara. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, pois sempre acabamos percebendo algo que deixamos escapar na leitura anterior... 
  • Identifique-se com os personagens em cada cena. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição... Considere tudo o que Jesus fala como diretamente dirigido a você. Ao ler as epístolas, além da voz do Apóstolo e do Espírito Santo, reconheça a voz da Igreja, exortando-o a aumentar e amadurecer a fé. 
  • Termine a leitura também com uma oração ao Espírito Santo, como, por exemplo: "Fala, Senhor: teu servo está te ouvindo. Aqui estou, Senhor!", ou"Senhor: aqui estamos, Tu e eu, juntos agora. Fala-me, pois eu te escuto!". Faça, então, um breve silêncio. 
  • Inicie o estudo lendo com calma e atenção o comentário sobre o texto lido. Leia também todas as notas de rodapé existentes na sua Bíblia: elas são importantes principalmente para os pontos mais obscuros. 
  • Prossiga o estudo tomando nota das passagens que mais o tocam. Neste ponto, sugiro que se utilize o método do pe. Jonas Abib, dividindo as citações em cinco pontos: 
    1. Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.
    2. Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28. 
    3. Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7. 
    4. Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras.
    5. Como Aplicar a Leitura na Vida: é a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus.
  • Para terminar o estudo, releia o comentário bíblico e as suas anotações. Observe, então, a incrível unidade que existe entre eles. Se você quiser - e é altamente recomendado!! - tente relembrar a leitura do dia anterior; se possível, memorize o versículo principal, o núcleo da mensagem. 
  • Termine o seu "dever de casa" com uma oração espontânea agradecendo a Deus pelas descobertas do dia e certo de ter aumentado a sua intimidade com Ele. Lembre-se sempre: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese
é protestante e anti-bíblica. Foi por causa disso que o sectarismo se instalou no mundo cristão, existindo hoje mais de 20.000 denominações - todas elas com mensagens "muito particulares" e distintas umas das outras.

Papa retoma audiências e recebe bispos indianos em visita ad limina


O Papa Bento XVI retomou nesta quinta-feira, 1º, as audiências a episcopados em visita “Ad Limina Apostulorum”, na residência de Castel Gandolgo, nas proximidades de Roma.
Nesta sexta-feira, 2, compareceram à cidade onde o Santo Padre passa seu período de repouso, durante o verão europeu, os seguintes integrantes do episcopado indiano:
Dom Lourdes Daniel, Bispo de Nashik, Dom Thomas Dabre, Bispo de Poona, com o emérito, Dom Valerian D'Souza, Dom Felix Anthony Machado, Arcebispo-Bispo de Vasai, Dom Edwin Colaço, Bispo de Aurangabad, Dom Anthony Alwyn Fernandes Barreto, Bispo de Sindhudurg, Dom Thomas Ignatius Macwan, Bispo de Ahmedabad e Dom Godfrey de Rozario, Bispo de Baroda.
Nesta quinta-feira, o Papa já havia recebido sete bispos da Conferência Episcopal da Índia: Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai, acompanhado pelo Bispo auxiliar Dom Agnelo Rufino Gracias, Dom Abraham Viruthakulangara, Arcebispo de Nagpur, Dom Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão e Patriarca das Índias Orientais, com o Arcebispo e patriarca emérito Dom Raul Nicolau Gonsalves, Dom Stanislaus Fernandes, S.I., Arcebispo de Gandhinagar, Dom Bernard Blasius Moras, Arcebispo de Bangalore.
O Papa Bento XVI também recebeu nesta quinta-feira o Núncio Apostólico no Chile, Dom Ivo Scapolo, e o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia, na Alemanha.

Formação: Que tal começar tudo pela Palavra de Deus?


A Palavra de Deus rege todas as coisas
Jesus é o motivo de todas as coisas existirem. “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1, 3). Cristo é o Senhor, e tudo Lhe está submetido, tanto o mundo material quanto o angélico, "para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10), também toda matéria e forma, viva ou inanimada, estão sob Seu olhar. 
“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11).
A Palavra de Deus rege todas as coisas. Se, então, a Palavra pode trazer essa eficácia, por que nos privamos de nos orientar por ela quando vamos empreender algo?
Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado.
Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for.
Comece tudo o que for fazer com a oração de um trecho bíblico, como um salmo por exemplo. Ao acordar, antes de pegar o trânsito, antes de iniciar um trabalho ou ministério, leia um versículo, busque uma passagem relacionada com a situação que você está vivendo. Com certeza, Deus lhe falará, pois Ele quer participar de sua vida. Destaque textos da Sagrada Escritura e os cole em lugares por onde for passar, na cabeceira da cama, no interior do carro, na porta da geladeira, nos cadernos e nos aparelhos de seu trabalho. Se, por vezes, enfeitamos nossos pertences com diversos dizeres, frases de efeito, figurinhas e personagens, por que não fixar também neles um versículo bíblico? Aproveite para lê-los e rezar todas as vezes em que visualizá-los.
Não se trata de separar textos que mais nos agradam e vivê-los isoladamente. Queira, com essa prática, aprender a amar a Palavra de Deus para ser Evangelho vivo, comungando-O na sua totalidade. Essa sugestão é uma maneira de memorizar trechos ou inspirar-se num lema para vida ou tempo presente.
Viver conforme a Palavra de Deus configura-nos segundo a Pessoa de Jesus, Verbo Eterno, de forma a permitirmos que Sua voz tenha poder sobre todo o nosso ser: "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4, 12). Assim, também será com nossas ações e sobre o que elas desencadeiam, suas consequências e resultados.
Estas passarão a ter eficiência, tal como o coração de Deus quer imprimir nas situações em que colocamos a Palavra de Deus em prática, segundo os desígnios divinos e não somente para o alcance que imaginamos num primeiro momento.
Todas as realidades contidas na Pessoa da Palavra serão favoráveis em nossa vida, mesmo quando não entendermos o porquê de um fato acontecer daquela maneira. No final, testemunharemos que tudo concorrerá para um bem maior, pois o Altíssimo quer sempre o melhor para nós, como afirma a Bíblia: "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28).

Começar pela Palavra também é colocar Jesus em primeiro lugar.
"Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira" (Eclo 37, 20).
Deus o abençoe!

Oração ao Anjo da guarda


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Deus, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. Louvores Vos sejam dados por todos os séculos dos séculos. Assim seja.
Senhor Deus, que por vossa imensa bondade e infinita misericórdia, confiaste cada alma humana a cada um dos anjos de vossa corte celeste, graças vos dou por essa imensurável graça. Assim confiante em vós e em meu santo anjo da guarda, a ele me dirijo, suplicando-lhe velar por mim, nesta passagem de minha alma, pelo exílio da Terra.
Meu santo anjo da guarda, modelo de pureza e de amor a Deus, sede atento ao pedido que vos faço. Deus, meu criador, o Soberano Senhor a quem servis com inflamado amor, confiou à vossa guarda e vigilância a minha alma e meu corpo; a minha alma, a fim de não cometer ofensas a Deus, o meu corpo, a fim de que seja sadio, capaz de desempenhar as tarefas que a sabedoria divina me destinou, para cumprir minha missão na terra.
Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos, e nos momentos de aflição, nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda, contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual.
Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis, dos espíritos tentadores.
Meu santo anjo da guarda, protegei-me.

(rezar 1 Creio em Deus Pai, 1 Pai nosso e 1 Ave Maria)

Anjo Guardião - Canal da Graça


Conferência na França discutirá a transição política na Líbia


Encontro em Paris reunirá nesta quinta-feira representantes de mais de 60 países, secretário-geral da ONU, da Otan e o chefe dos grupos rebeldes líbios

Organizada pela governo francês, a Conferência dos Amigos da Líbia debaterá nesta quinta os rumos da transição política na Líbia em um futuro pós-Kadafi. Liderado por Sarkozy e David Cameron, primeiro-ministro britânico, o encontro deverá reunir mais de 60 delegações em Paris, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe do Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT),  Mustafa Abdul Jalil, com quemSarkozy teve uma reunião quinta passada.
"Decidimos em pleno acordo com David Cameron convocar uma grande conferência internacional para ajudar a Líbia livre de amanhã, para mostrar que entregamos e preparamos o futuro", declarou Sarkozy.
Brasil, Rússia, Índia e China, integrantes do chamado grupo Brics, que se mostraram reticentes em relação a uma intervenção da Otan no país, confirmaram presença. A Rússia reconheceu nesta quinta-feira, depois de muita hesitação, a legitimidade do CNT como governo na Líbia, mas se mostrou preocupada com o cumprimento dos acordos existentes na era Kadafi.
Crédito - Também nesta quinta-feira, o governo francês anunciou a liberação de 1,5 bilhão de euros aos rebeldes líbios. O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, anunciou nesta quinta-feira que Paris obteve a autorização para desbloquear 1,5 bilhão de euros de bens líbios e entregá-los ao Conselho Nacional de Transição (CNT) para que possa iniciar a reconstrução da Líbia.
Para Juppé, o CNT deve divulgar o caminho político que seguirá e listar as demandas do país para estabelecer um Estado de direito, após 42 anos de ditadura de Kadafi. Para pagar os salários dos funcionários e reerguer o Exército e a Polícia, Mahmud Jibril pediu o desbloqueio dos bens da Líbia, congelados pela ONU entre fevereiro e março. Esse apelo foi reiterado no fim de semana pela Liga Árabe. Segundo fontes diplomáticas, a China se opõe ao pedido britânico e francês de liberar 5 bilhões de euros congelados.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deve discutir com o chefe do CNT uma proposta de ajuda para organizar uma força policial e recolher as armas de pequeno calibre espalhadas pelo país durante os seis meses de conflitos.

Legitimidade - A França espera uma grande participação na Conferência dos Amigos da Líbia, para além do Grupo de Contato (em torno de 30 países e organizações internacionais) criado em março para coordenar a resposta internacional à crise líbia.
A maior parte dos participantes deve ser representada por seus ministros das Relações Exteriores - os Estados Unidos enviarão a secretária de Estado Hillary Clinton. O Qatar e os Emirados Árabes Unidos, únicos países árabes que participaram das operações da coalizão, serão representados, assim como todos os países árabes que desejarem participar da reconstrução da Líbia, afirmou Juppé.
Dividida, a União Africana não reconheceu o CNT. "A União Africana decidiu não dar um passo a diante, é uma pena! Queremos acreditar que isso não vai demorar para acontecer", comentou um diplomata francês.

Economia brasileira cresce 0,8% no 2º trimestre de 2011, mostra IBGE


A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre (abril a junho) de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). 
No segundo trimestre, o destaque ficou com o setor de serviços, que mostrou crescimento de 0,8%, seguido pela indústria, 0,2%. Já a agropecuária recuou 0,1%.
No primeiro trimestre, a expansão da economia fora de 1,2% sobre os três meses anteriores, segundo revisão do IBGE. Na divulgação de junho, o número anunciado fora 1,3%.
Na comparação com o segundo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 3,1%, com destaque partindo também do setor de serviços, com alta de 3,4% e, na sequência, aparece a indústria, com crescimento de 1,7%. Agropecuária não mostrou variação.
No primeiro semestre, a economia brasileira teve expansão de 3,6%. O PIB em valores correntes alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre.

Tremor de 7,1 graus sacode o Alasca, com alerta de tsunami


O grande terremoto atingiu as Ilhas Aleutas


Washington - Um grande terremoto de magnitude 7,1 graus atingiu nesta sexta-feira as Ilhas Aleutas, no Alasca, onde foi lançado um alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto aconteceu a uma profundidade de 35km e a 130 km de Dutch Harbor, uma das muitas ilhas dessa cadeia no Pacífico, onde grandes empresas de pesca têm sua sede.
O epicentro do tremor foi localizado 1.600 km a oeste de Anchorage, a maior cidade do Alasca.
O tremor levou a um alerta de tsunami para a costa oeste dos Estados Unidos e o Alasca, de acordo com o Centro de Advertência de Tsunamis, que, no entanto, acrescentou que "não existe uma ameaça de tsunami destrutivo".
As Ilhas Aleutas se localizam no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma formação geológica que se estende por 40.000 km e onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo.

Congresso Nacional do PT com Lula e Dilma começa nesta sexta


O Partido dos Trabalhadores (PT) abre nesta sexta-feira (2) o 4º Congresso Nacional do partido, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, que termina no domingo, discute, entre outros temas, mudanças no estatuto do PT, como regras mais rígidas para novas filiações, aprova uma resolução sobre a conjuntura política e analisará diretrizes para alianças nas eleições de 2012.
Segundo o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), a prioridade para as eleições municipais serão as alianças com os partidos da base de sustentação do governo federal. O senador, porém, fez ressalvas quanto a eventuais coligações com a oposição.
"O PT propõe a política de aliança como é no campo nacional, mas não tem como ignorar as peculariedades de cada região. Às vezes, o que é oposição no campo nacional não é no município. Precisa ser avaliado", disse o senador.
Em entrevista em Brasília nesta quinta, o presidente do PT, Rui Falcão, falou sobre as aspirações do partido e a tática em 2012.
"Nós propomos claramente que o PT encabece as chapas nos lugares em que governa, em cidades estratégicas com mais de 150 mil habitantes, e que incorpore o conjunto da base aliada. Nas cidades em que nossos aliados estejam governando e tenham candidaturas competitivas que respaldem o governo Dilma, o PT vai estar junto, apoiando, e o PMDB é um dos principais partidos”, disse.
Mas ao contrário de Costa, ele afirma que “os adversários a serem batidos são o PSDB, o DEM e o PPS”.
Costa afirmou que outro assunto em pauta serão as novas regras para prévias nas cidades que terão mais de um pré-candidato do PT no ano que vem. Em São Paulo, por exemplo, existem cinco petistas à disposição da corrida eleitoral: Marta Suplicy, Carlos Zarattini, Jilmar Tatto, Eduardo Suplicy e o ministro da Educação, Fernando Haddad.
"Se não houver acordo em São Paulo, o jeito serão as prévias, apesar de todo esforço que o ex-presidente Lula tem feito", disse o senador. O ex-presidente trabalha pela candidatura de Haddad.

Apoio a Dirceu

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), disse que uma eventual moção de apoio ao ex-ministro José Dirceu é um "assunto do partido".
"Eu, como membro do partido, acho que vão aprovar, mas este não é o tema do congresso. Ao término do congresso, serão aprovadas diversas moções. Esta é uma moção feita por filiados e militantes", afirmou.
Na terça, Falcão criticou a revista "Veja", que, em sua última edição, publicou reportagem acusando José Dirceu de ter conspirado pela queda do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci e de promover encontros em um hotel em Brasília com ministros da presidente Dilma Rousseff.
Segundo Falcão, a revista não será citada diretamente na resolução apresentada pelo PT, mas o partido fará uma crítica à publicação”.

Turquia expulsa embaixador de Israel


O Governo turco decidiu expulsar o embaixador israelita em Ancara e suspender todos os acordos com Israel. Em causa está o facto de Israel não ter respondido à Turquia sobre o ataque contra uma frota que se dirigia para Gaza em 2010.
O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoglu:
«Neste momento, as medidas que tomamos são: as relações entre a Turquia e Israel ficam reduzidas ao nível de segundo secretário. Todos os funcionários com grau superior a segundo secretário, e, e primeiro lugar o embaixador, devem regressar a seu país no mais tardar na quarta-feira.

10 cidades decretam emergência por chuvas em SC, diz Defesa Civil


Granizo e temporal provocou estragos em 58 municípios e afetou 234,9 mil. Duas cidades decretaram situação de calamidade pública no estado.

A última cidade a publicar o decreto foi Bom Jesus, onde há 240 desabrigados pela tempestade. As outras cidades que decretaram situação de emergência são Brunópolis, Campos Novos, Erval Velho, Irati, Jaguaruna, Ponte Serrada, São Domingos, Tigrinhos (devido à grande quantidade de granizo) e Urubici.
Outras duas cidades decretaram situação de calamidade pública: Anchieta, onde o granizo prejudicou mais de 600 pessoas e deixou 400 desabrigados; e Formosa do Sul, onde 560 casas foram afetadas pelo granizo, prejudicando mais de 2 mil pessoas, segundo a Defesa Civil.
Ao todo, 58 cidades do estado informaram estragos devido aos temporais. Balanço divulgado nesta manhã pela secretaria aponta que mais de 234,9 mil pessoas no estado foram afetadas pelo vendaval. Há 3.108 desalojados, 634 desabrigados e uma pessoa ficou ferida.
A previsão é de que o tempo melhore no estado e não deve chover até a segunda-feira (5), segundo a Defesa Civil, permitindo reformas em casas. A pasta está distribuindo lonas para a população cobrir imóveis que foram danificados pelo granizo.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, 12 cidades foram afetadas pela chuva, vento e granizo nos últimos dias. Em Vacaria foi decretada situação de emergência.
As cidades de São Jorge, Coqueiros do Sul, Tupanci do Sul, Sananduva, Floriano Peixoto, Vila Lângaro, Santo Expedito do Sul, Sarandi, Coxilha, Água Santa e Passo Fundo estão com decreto preliminar de situação de emergência, que ainda não foi analisado pela Defesa Civil.
No estado, 10.707 pessoas foram afetadas pelas chuvas, 142 foram desalojadas e 57 desabrigados. Outras 30 foram deslocadas e 1.697 casas sofreram danos estruturais.

Síria: diálogo nacional promovido por Assad começará na próxima 2ª


Para partido do presidente, as reuniões tem como objetivo "manter a aceleração das reformas" anunciadas para obter "ampla participação do público na construção da Síria"

Cairo - O diálogo nacional anunciado pelo presidente da Síria, Bashar al Assad, começará na próxima segunda-feira em todas as províncias do país, informou o partido governamental Baath, enquanto prossegue a campanha de repressão dos protestos contra o regime.
O Baath assegurou em seu site que as sessões do diálogo nacional nas províncias começarão na segunda-feira com o objetivo de "manter a aceleração das reformas" anunciadas por Assad e obter uma "ampla participação do público na construção da Síria".
Esta iniciativa foi anunciada pelo presidente sírio, em reação aos protestos, em discurso no final de julho perante os estudantes da universidade de Damasco, no qual ressaltou que o diálogo se abriria nas províncias e terminaria em um congresso nacional central.
Em sua nota, o Baath precisou que nessas sessões, que acontecerão até 20 de setembro em todas as províncias e universidades do país, se debaterá a reforma política e socioeconômica, os assuntos do Governo local e as necessidades de cada província.
Segundo a mesma fonte, o diálogo será dirigido por comitês preparatórios locais e acolherá todas as sensibilidades políticas: representantes dos partidos, opositores e personalidades independentes.
As atas das reuniões, acompanhadas com uma lista de representantes de cada província, serão enviadas ao Conselho de Ministros para a preparação de um congresso central do diálogo nacional, cuja data ainda não está decidida.
Na noite desta quarta-feira, porém, enquanto se anunciava este diálogo nacional a campanha de repressão continuava, segundo a oposição, que denunciou a morte de uma menina em Deir ez Zor por disparos da Polícia e dos "shabiha" (pistoleiros do regime), assim como batidas policiais e detenções em diferentes regiões do país.
O governo sírio acusa grupos armados e terroristas de estarem por trás dos protestos contra o regime. Até o momento, morreram 1.975 civis e 459 efetivos das forças de segurança, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More