Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Artigos sobre a Bíblia Sagrada


A tarefa do exegeta católico
A tarefa dos exegetas católicos comporta vários aspectos. É uma tarefa de Igreja, pois ela consiste em estudar e explicar a Sagrada Escritura, de maneira a colocar todas as riquezas à disposição dos pastores e dos fiéis. Mas é ao mesmo tempo uma tarefa científica que coloca o exegeta católico em relação com seus colegas não-católicos e com vários setores da pesquisa científica. De outro lado, esta tarefa compreende ao mesmo tempo o trabalho de pesquisa e o de ensino. Tanto um como outro concluem-se normalmente em publicações.

1. ORIENTAÇÕES PRINCIPAIS

Aplicando-se às suas tarefas, os exegetas católicos devem levar em séria consideração o caráter histórico da revelação bíblica. Pois os dois Testamentos exprimem em palavras humanas, que levam a marca do tempo delas, a revelação histórica que Deus fez, por diversos meios, dele mesmo e de seu plano de salvação. Conseqüentemente, os exegetas devem se servir do método histórico-crítico. Eles não podem, no entanto, atribuir-lhe a exclusividade. Todos os métodos pertinentes de interpretação dos textos são habilitados a dar sua contribuição à exegese da Bíblia.

No trabalho de interpretação que fazem, os exegetas católicos não devem nunca esquecer que o que eles interpretam é a Palavra de Deus. A tarefa comum que têm não está terminada após terem distinguido as fontes, definido as formas ou explicado os procedimentos literários. A finalidade do trabalho deles só é atingida quando tiverem esclarecido o sentido do texto bíblico como palavra atual de Deus. A esse efeito devem levar em consideração as diversas perspectivas hermenêuticas que ajudam a perceber a atualidade da mensagem bíblica e lhes permitem responder às necessidades dos leitores modernos das Escrituras.

Os exegetas têm também de explicar o alcance cristológico, canônico e eclesial dos escritos bíblicos.

O alcance cristológico dos textos bíblicos não é sempre evidente; deve ser posto em evidência cada vez que seja possível. Se bem que o Cristo tenha estabelecido a Nova Aliança em seu sangue, os livros da Primeira Aliança não perderam seu valor. Assumidos na proclamação do Evangelho, adquirem e manifestam seu pleno significado no "mistério do Cristo" Ef 3,4), do qual eles iluminam os múltiplos aspectos ao mesmo tempo que são iluminados por ele. Esses livros, efetivamente, preparavam o povo de Deus para sua vinda (cf. Dei Verbum, 14-16).

Se bem que cada livro da Bíblia tenha sido escrito com uma finalidade distinta e que tenha o seu significado específico, ele se manifesta portador de um sentido ulterior quando se torna uma parte do conjunto canônico. A tarefa dos exegetas inclui, então, a explicação da afirmação agostiniana: "Novum Testamentum in Vetere latet, et in Novo Vestus patet" (cf. S. Agostinho, Quaest in Hept., 2, 73: CSEL 28, III, 3, p. 141).

Os exegetas devem explicar também a relação que existe entre a Bíblia e a Igreja. A Bíblia veio à luz em comunidades de fiéis. Ela exprime a fé de Israel e a das comunidades cristãs primitivas. Unida à Tradição viva que a precedeu, a acompanha e da qual se alimenta (cf. Dei Verbum, 21), ela é o meio privilegiado do qual Deus se serve para guiar, ainda hoje, a construção e o crescimento da Igreja enquanto Povo de Deus. Inseparável da dimensão eclesial está a abertura ecumênica.

Pelo fato de que a Bíblia exprime uma oferta de salvação apresentada por Deus a todos os homens, a tarefa dos exegetas comporta uma dimensão universal, que requer uma atenção às outras religiões e aos anseios do mundo atual.

2. PESQUISA

A tarefa exegética é vasta demais para poder ser bem conduzida por um único indivíduo. Impõe-se uma divisão de trabalho, especialmente para a pesquisa, que requer especialistas em diferentes domínios. Os inconvenientes possíveis da especialização serão evitados graças a esforços interdisciplinares.

É muito importante para o bem da Igreja inteira e para sua irradiação no mundo moderno que um número suficiente de pessoas bem formadas consagrem-se à pesquisa em diferentes setores da ciência exegética. Preocupados com as necessidades mais imediatas do ministério, os bispos e os superiores religiosos são muitas vezes tentados a não levar suficientemente a sério a responsabilidade que lhes incumbe de prover a esta necessidade fundamental. Mas uma carência neste ponto expõe a Igreja a graves inconvenientes, pois pastores e fiéis arriscam-se a ficar à mercê de uma ciência exegética estranha à Igreja e privada de relações com a vida da fé. Declarando que "o estudo da Sagrada Escritura" deve ser "como a alma da teologia" (Dei Verbum 24), o II Concílio do Vaticano mostrou toda a importância da pesquisa exegética. Ao mesmo tempo também lembrou implicitamente aos exegetas católicos que suas pesquisas têm uma relação essencial com a teologia, da qual eles devem se mostrar conscientes.

3. ENSINAMENTO

A declaração do Concílio faz igualmente compreender o papel fundamental que é dado ao ensinamento da exegese nas Faculdades de Teologia, Seminários e Escolasticados. É evidente que o nível dos estudos não será uniforme nestes diferentes casos. É desejável que o ensinamento da exegese seja dado por homens e por mulheres. Mais técnico nas Faculdades, esse ensinamento terá uma orientação mais diretamente pastoral nos Seminários. Mas ele não poderá nunca esquecer uma dimensão intelectual séria. Proceder de outra maneira seria falta de respeito com a Palavra de Deus.

Os professores de exegese devem comunicar aos estudantes uma profunda estima pela Sagrada Escritura, mostrando o quanto ela merece um estudo atento e objetivo que permita apreciar melhor seu valor literário, histórico, social e teológico. Eles não podem se contentar em transmitir uma série de conhecimentos a ser registrados passivamente, mas devem dar iniciação aos métodos exegéticos, explicando suas principais operações para tornar os estudantes capazes de julgamento pessoal. Visto o tempo limitado de que se dispõe, convém utilizar alternativamente duas maneiras de ensinar: de um lado, por meio de exposições sintéticas, que introduzem o estudo de livros bíblicos inteiros e não deixam de lado nenhum setor importante do Antigo Testamento nem do Novo; de outro lado, por meio de análises aprofundadas de alguns textos bem escolhidos, que sejam ao mesmo tempo uma iniciação à prática da exegese. Tanto em um como em outro caso é preciso cuidar para não ser unilateral, isto é, não se limitar nem a um comentário espiritual desprovido de base histórico-crítica nem a um comentário histórico-crítico desprovido de conteúdo doutrinal e espiritual (cf. Divino Afflante Spiritu; E.B., 551-552; PC, De Sacra Scriptura recte docenda, E.B., 598). O ensinamento deve mostrar ao mesmo tempo as raízes históricas dos escritos bíblicos, o aspecto deles enquanto palavra pessoal do Pai celeste que se dirige com amor a seus filhos (cf. Dei Verbum, 21) e o papel indispensável que tem no ministério pastoral (cf. 2Tm 3,16).

4. PUBLICAÇÕES

Como fruto da pesquisa e complemento do ensino, as publicações tem uma função de grande importância para o progresso e a difusão da exegese. Em nossos dias, a publicação não se realiza mais somente pelos textos impressos, mas também por outros meios, mais rápidos e mais potentes (rádio, televisão, técnicas eletrônicas), dos quais convém aprender a se servir.

As publicaçôes de alto nível científico são o instrumento principal de diálogo, de discussão e de cooperação entre os pesquisadores. Graças a elas a exegese católica pode se manter em relação recíproca com outros ambientes da pesquisa exegética e também com o mundo dos estudiosos em geral.

A curto prazo, são as outras publicações que prestam grandes serviço pois se adaptam a diversas categorias de leitores, desde o público cultivado até as crianças dos catecismos, passando pelos grupos bíblicos, os movimentos apostólicos e as congregações religiosas. Os exegetas dotados para a divulgação fazem uma obra extremamente útil e fecunda, indispensável para assegurar aos estudos exegéticos a irradiação que devem ter. Neste setor, a necessidade de atualização da mensagem bíblica faz-se sentir de maneira mais premente. Isso significa que os exegetas levem em consideração as legítimas exigências das pessoas instruídas e cultas de nosso tempo e distingam claramente, para o bem delas, o que deve ser olhado como detalhe secundário condicionado pela época, o que é preciso interpretar como linguagem mítica e o que é preciso apreciar como sentido próprio, histórico e inspirado. Os escritos bíblicos não foram compostos em linguagem moderna nem em estilo do século XX. As formas de expressão e os gêneros literários que eles utilizam no texto hebraico, aramaico ou grego devem ser tornados inteligíveis aos homens e mulheres de hoje que, de outra maneira, seriam tentados ou a perder o interesse pela Bíblia ou a interpretá-la de maneira simplista: literalista ou fantasiosa.

Em toda a diversidade de suas tarefas, o exegeta católico não tem outra finalidade senão o serviço da Palavra de Deus. Sua ambição não é substituir aos textos bíblicos os resultados de seu trabalho, quer se trate de reconstituição de documentos antigos utilizados pelos autores inspirados ou de uma apresentação moderna das últimas conclusões da ciência exegética. Sua ambição é, ao contrário, pôr em maior evidência os próprios textos bíblicos, ajudando a apreciá-los melhor e a compreende-los com sempre mais exatidão histórica e profundidade espiritual. 

Formação: Obediência

Está ligada ao sentido da procura incessante da vontade de Deus
“Pela profissão da obediência, os religiosos oferecem a Deus, como sacrifício de si mesmos, a plena entrega de sua vontade e por isso se unem mais constante e plenamente à vontade salvífica de Deus” (Perfectae Caritatis n. 14).
A prática das virtudes e o desejo da santidade são, nesta vida, preparação e desenvolvimento da vida eterna. Para o monge, constitui isso o conteúdo de sua vocação, pois este é convidado a viver já aqui na terra as realidades celestes. Para a realização desta tão sublime vocação, São Bento estabelece o recinto do mosteiro, como lugar propício ao seu desenvolvimento, é a chamada “escola do serviço do Senhor”. 
Nessa escola, porém, a perfeição não é buscada como algo particular do monge, mas, comum a todos os membros desta comunidade que poderá chamar-se santa, já que somará mais que santos individualmente.
A comunidade é formada pelo Abade e pelos irmãos, a quem Bento dedica os capítulos 2 e 3 da Regra. É na obediência que encontramos o ponto fundamental de união entre essas duas partes, é ela o elemento vital que une todos os membros desse corpo único, que é o mosteiro. É pela obediência também que se viabiliza a prática da tão importante virtude da estabilidade, destacada por São Bento no capítulo IV de sua Regra, quando indica os instrumentos das boas obras, pois é por meio da autoridade que se evita tudo que perturbe a comunidade, ao passo que se realiza tudo que possa favorecê-la;
 se não há uma relação harmônica de obediência entre a cabeça e os membros do corpo é impossível haver comunidade e comunhão.
Podemos dizer que a obediência é o que caracteriza a vida do monge cenobita. É ela a alma do seu compromisso cristão.
 
Descrevendo os quatro gêneros de monges – anacoretas, sarabaítas, giróvagos e cenobitas – no capítulo I de sua Regra, São Bento caracteriza o “poderosíssimo gênero dos cenobitas” como “aquele que milita sob uma regra e um abade” (RB1,2), ou seja, que vive sob a obediência.
Para São Bento, a obediência não é apenas a aceitação e o cumprimento das prescrições das constituições e dos superiores pela obrigação, nem confere a ela o mero valor funcional, sendo necessário para o bom funcionamento da comunidade apenas.
Obediência em São Bento tem um sentido mais dinâmico e amplo; traz uma noção teológica e cristológica, uma noção que inclui tudo o que a Sagrada Escritura expressa com o complexo conceito de obediência. 
Como tudo na vida do monge, a obediência, que é simultaneamente amor e serviço aos irmãos, é um sinal escatológico, isto é, tem uma referência à dimensão de eternidade da vida humana. Pelo voto de obediência, o monge coloca-se de maneira mais eficaz no mistério da vontade do Pai, aceito e vivido por Jesus. Por intermédio de seu voto, o monge entra diretamente no caminho escolhido por Cristo e participa com Ele da missão de levar o mundo a seu verdadeiro destino, o Pai.
Para compreender-se o sentido real da obediência que o monge professa, segundo Dom André Louf, é preciso fazer-se a distinção entre a obediência política e a obediência evangélica na comunidade monástica.
 
Segundo ele, ainda hoje, na espiritualidade corrente há uma confusão entre essas duas formas de obediência. A obediência política consiste em que os membros de uma sociedade prestem obediência a um chefe, em vista do bem comum e este, por sua vez, é obrigado a dar ordens a serviço do bem comum também.
 
A obediência evangélica está ligada ao sentido da procura incessante da vontade de Deus, à escuta dessa vontade e estar disponível a ela, entregando-se ao seguimento de Cristo até o Pai, passando pela morte. É claro que as duas são importantes e necessárias no mosteiro, porém, a primeira está dentro da dimensão da segunda. Bento não se esquece da organização material da Casa de Deus, no entanto, realça também nelas a realidade sobrenatural. “Veja todos os objetos do mosteiro e demais utensílios como vasos sagrados do altar” (RB.31,10).

RCC promove Congressos Estaduais em São Paulo, Bahia e Ceará

O movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) promove Congressos Estaduais em três estados brasileiros durante o mês de setembro. Confira a programação e saiba como participar dos encontros.


Ceará

O Congresso Estadual da RCC do Ceará deve reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas entre os dias 9 e 11. As atividades serão realizadas na Faculdade Católica do Ceará, em Fortaleza. A programação terá início na sexta-feira, com formação dedicada aos líderes e coordenadores de Grupos de Oração do estado. Na noite do mesmo dia, uma missa marcará a abertura do Congresso para todo público. Durante o sábado e domingo acontecerão pregações, momentos de oração, animação e partilha sobre os projetos e rumos da RCC do Brasil.
Para se inscrever, basta procurar os coordenadores das caravanas, que estão com as fichas de inscrição. Também será possível se inscrever no local do Congresso.


São Paulo

o XXII Congresso Estadual da RCC de São Paulo acontece na segunda quinzena de setembro, entre os dias 15 e 18, em Sorocaba. Para participar, basta acessar o site e fazer a inscrição. Também é possível se inscrever por fax - (15) 3232-1820 - ou pelo e-mail inscricao@rccsorocaba.org.br.
As atividades terão início na noite de quinta-feira, com recepção e missa. A sexta-feira será destinada a programação voltada a coordenadores e líderes da RCC local. A partir da noite de sexta, o evento será aberto. Até o domingo, haverá momentos de pregação, oração, animação e ensinamentos.


Bahia

O Congresso Estadual da RCC da Bahia será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Teixeira de Freitas. Lideranças, servos e participantes do Movimento estarão reunidos para dias de ensinamentos, partilhas e orações.
Em um formato inovador, o Congresso Estadual deste ano segue uma moção nacional e tem por objetivo unir todo o povo em torno da mesma Palavra, Eucaristia e do mesmo Cristo`, que continua a derramar seu Espírito.
Toda a estrutura do Congresso Nacional estará presente no evento, que contará com RCC SHOP, Congressinho para as crianças e Mutirão para cadastro de Grupos de Oração. As inscrições já podem ser feitas pelo blog do congresso.

Oração da Paz

Senhor,

Ó Deus, sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém

Fazei-me um instrumento de vossa paz

Senhor, fazei-nos instrumento de vossa paz na medida em que procurarmos viver em paz com nós mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual e no meio dos priores conflitos. Que possamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas e tornando visível a vossa paz. Amém

Onde houver ódio, que eu leve o amor

Senhor, onde houver ódio, que eu leve o amor. Fazei que desentranhemos de nós o amor escondido sob as cinzas de ódios secretos. Que nosso amor aos outros suscite o amor escondido neles, capaz de transformar o ódio. Fazei que o amor incendeie nossos corações, irradie em nossas atitudes e se realize em nossas ações, para que o ódio não tenha mais lugar dentro de nós. Amém.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Senhor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. No dia em que fizerdes o balanço de nossa história, perdoai os que ofenderam e humilharam nossos irmãos e irmãs, pois eles também são vossos filhos e filhas. Mas dai-nos força para nunca fazermos o que eles fizeram. Antes tornai-nos seres de solidariedade, de compaixão e de amor ilimitado. Amém

Onde houver discórdia, que eu leve união

Onde há discórdia, que eu leve a união. Dai-nos sede de justiça, de compreensão e de tolerância para convivermos jovialmente uns com os outros. Dai-nos um coração que sinta o pulsar do coração do universo e de cada criatura, sintonizando com o vosso coração divino que tudo une, tudo diversifica e tudo faz convergir. Amém

Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Senhor, onde houver dúvida, que eu leve a fé. Não deixeis que a dúvida apague as estrelas-guias que iluminam nossa caminhada. Dai-nos a fé-confiança que nos coloca em vossas mãos. Concedei-nos a fé-crença em vosso desígnio que nos quer reunidos em vosso reino junto com toda a criação. Amém

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Senhor, onde houver erro, que eu leve a verdade. Fazei-nos corajosos na descoberta de nossos erros, especialmente daqueles que encobrem vossa presença em todas as coisas. Que a verdade brilhe por nossas palavras sinceras, por nossos gestos humanizadores, por nossas intenções puras e por nossa busca permanente de fidelidade à verdade. Nunca permitais que oprimamos os outros em nome da verdade religiosa. Amém

Onde houver desespero, que eu leve esperança

Senhor, onde houver desespero, que eu leve a esperança. Que eu seja solidário na luta dos que buscam a justiça. Que saiba criar uma atmosfera de confiança ilimitada no vosso misterioso projeto de amor. Que tenha palavras inspiradas para suscitar a esperança inarredável de vivermos para sempre em vossa casa com todos os que precederam na história. Amém

Onde houver tristeza, que eu leve alegria

Senhor, onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Fazei que a minha alegria nasça da compaixão sincera pelos que sofrem, da solidariedade verdadeira com os injustiçados e de minha própria conversão à fraternidade universal. Amém

Onde houver trevas, que eu leve a luz

Senhor, onde houver trevas, que eu leve a luz. Vós sois a luz verdadeira que ilumina cada pessoa que vem a este mundo. Fazei que eu possa, por palavras inspiradas, por gestos consoladores e por um coração caloroso, dissipar as trevas humanas para que vossa luz nos mostre o caminho e trazer alegria à vida. Amém

Ó Mestre,

Ó Mestre, fazei que em nosso interior ressoe vossa sabedoria e o exemplo de vossa coerência até a morte. Que sejamos vossos discípulos fiéis na medida em que realizarmos o que nos ensinais para sermos verdadeiramente instrumentos de amor e de paz. Amém

Fazei que eu procure mais consolar, do que ser consolado

Ó Mestre, que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenha palavras que consolem e gestos que criem serenidade, entrega confiante e paz profunda. Amém

Fazei que eu procure mais compreender, do que ser compreendido

Fazei que consiga acolher o outro assim como é. Só assim o compreenderei como quero ser compreendido. Concedei-me ver o menor sinal de verdade, de bondade e de amor no outro para reforçá-lo e permitir que venha à plena luz. Amém

Fazei que eu procure mais amar, que ser amado

Ó Mestre, que eu acolha com generosidade e alegria o amor que me é dado, mas que me empenhe sobretudo em fazer com que os que me cercam se sintam amados. Fazei que nos sintamos amados por Vós para experimentarmos a suprema felicidade concedida nesta vida. Amém

Pois é dando que se recebe,

Ó Mestre, fazei-nos entender que dando generosa e gratuitamente receberemos também com superabundância tudo o que precisamos. Que possamos orientar nossa vida pela generosidade que nos devolverá sempre mais compreensão, mais acolhida e mais amor. Amém

É perdoando que se é perdoado

Ó mestre, muitas vezes e de muitos modos nos perdoastes ilimitadamente, como uma Mãe amorosa perdoa um filho. Fazei que perdoemos também nós a quem nos tem ofendido. E que nunca deixemos de crer na generosidade do coração, capaz de perdoar mesmo quando injustamente ferido por muitas ofensas. Amém

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Ó mestre, ensinai-nos a viver de tal forma que acolhamos a morte como amiga e irmã. Ela não nos tira a vida, mas nos conduz à fonte de toda vida. Que possamos perceber na vida terrena o começo da vida celestial e eterna. Amém...

Onde Deus me quer...





Chuva atinge mais de 600 mil em SC

Comunidades em quatro cidades estão isoladas pelas enchentes e deslizamentos. Uma pessoa morreu

As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias deixaram bairros isolados em ao menos quatro cidades: Ilhota, Blumenau, Itajaí e Agronômica. De acordo com a Defesa Civil, o número de pessoas atingidas pelas chuvas subiu para 615.041, em 65 municípios. 
Foram contabilizados 24.775 desalojados e 2.449 desabrigados. Rio do Sul decretou situação de calamidade pública, enquanto outras 14 cidades estão em estado de emergência. Uma pessoa morreu em Guabiruba, cidade localizada no médio Vale do Itajaí, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes e deslizamentos.
O nível das águas continua subindo assustadoramente com as chuvas. Nas últimas 92 horas, o nível pluviométrico já passa de 200mm, superior ao esperado para todo o mês de setembro. 

Socorro 

A Secretaria de Educação Estadual suspendeu as aulas em Blumenau, Gaspar, Itajaí e Rio do Sul. Se necessário serão suspensas em outros municípios do Estado. As escolas estaduais também serem de abrigos para receberem as famílias desabrigadas, em Blumenau são cinco escolas, e duas em Itajaí. 
O Exército atua desde a noite de ontem na região. Em Blumenau, o 23º Batalhão de Infantaria atua no município com viaturas e profissionais de apoio na retirada das famílias das áreas alagadas. No município de Itajaí, o 63º Batalhão também atua na remoção das famílias. 
O Samu também está com toda estrutura mobilizada na região, com medicamentos e recursos necessários para o atendimento das comunidades atingidas. Das 19h de ontem até às 7h desta sexta-feira, foram 46 atendimentos, apenas casos clínicos. 
O Corpo de Bombeiros atua na região com uma equipe de 600 profissionais. Até o momento, ainda não há números de quantos atendimentos foram prestados na região.  

Apoio 

O Batalhão de Aviação Militar está mobilizado com quatro aeronaves, sendo duas da Polícia Militar, uma da Polícia Civil e uma do Corpo de Bombeiros, na base instalada em Navegantes. 
Porém, devido às condições do tempo, todas estão em solo, aguardando a melhora do tempo na região. Se necessário serão solicitadas as aeronaves da Policia Rodoviária Federal (PRF) e de outros estados. 
Na noite de ontem, representantes do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria Nacional de Defesa Civil foram a Santa Catarina acompanhar a situação. 
Gelson Luiz de Albuquerque, chefe de gabinete do Ministério, e Rafael Schadeck, diretor do departamento de minimização de desastres da Secretaria Nacional, acompanham a situação dos municípios catarinenses. O secretário de Defesa Civil Nacional, Humberto Viana, também estará em Santa Catarina, nesta sexta-feira.

EUA investigam ameaça terrorista para o 11 de Setembro

O departamento de defesa norte-americano considera que existem indícios de uma ameaça terrorista para o próximo domingo.
As autoridades americanas revelaram esta quinta-feira que estão a investigar uma ameaça "real" contra os Estados Unidos antes da celebração do 10.º aniversário dos atentados de 11 de Setembro.
A notícia foi avançada esta quinta-feira pela cadeia de televisão FOX News. A estação televisiva diz que a informação foi confirmada por várias fontes e que o presidente Barack Obama já foi avisado sobre esta ameaça que poderia acontecer em Nova Iorque ou Washington. Mas não foram descartadas outras cidades.
"Nesta altura pode dizer-se que há informação específica, porém não confirmada [da ameaça]. Temos dado, e continuaremos a dar todos os passos necessários para anular qualquer ameaça que se apresente. Continuamos a pedir ao povo dos EUA que permaneça vigilante à medida que nos aproximamos do final da semana", diz ainda o texto do departamento de Segurança Interna dos EUA.
A emissora NBC adiantou entretanto que o eventual aumento do nível de alerta terrorista nos Estados Unidos está ser discutido.

Clima volta a ficar tenso no Complexo do Alemão

A informação é que um princípio de tumulto no alto do morro mobilizou os homens do Exército e da Polícia Militar


Rio de Janeiro - O clima voltou a ficar tenso no Complexo do Alemão, no início da noite de hoje (6). Vários tiros foram disparados na Favela da Grota. A informação é que um princípio de tumulto no alto do morro mobilizou os homens do Exército e da Polícia Militar (PM). Armados de fuzil, cerca de 50 militares da chamada Força de Pacificação começaram a ocupar os acessos ao local.
No quartel da Força de Pacificação, na parte baixa do morro, carros de combate do Exército, do tipo Urutu, foram preparados para entrar nas comunidades. Todos os acessos às favelas do Complexo do Alemão estão fechados.
O comércio fechou as portas mais cedo. Os moradores procuram se refugiar em casas também na parte baixa do Complexo do Alemão.
No domingo (4), houve um incidente entre militares e moradores do Alemão. Ao reprimir um grupo de moradores que assistia a um jogo de futebol e que se recusou diminuir o barulho, soldados do Exército foram atingidos com pedras, pedaços de pau e garrafa. Eles reagiram atirando com balas de borracha e spray de pimenta. Várias pessoas ficaram feridas. Desde então, o clima no local é tenso.
Ontem (5), moradores fizeram uma manifestação pedindo a saída da Força de Pacificação. Promotores de Justiça estiveram no local e começaram uma investigação para apontar os responsáveis pelo incidente.

Muammar Gadafi deve ser preso junto com filho e cunhado na Líbia

A polícia internacional (Interpol) emitiu mandado de prisão para o ditador Muammar Gadafi, seu filho Saif al-Islam e seu cunhado Abdallah al-Senusi. O pedido partiu do Tribunal Penal Internacional (TPI), que investiga denúncias de crimes contra a humanidade. 
A Interpol emitiu comunicado afirmando que "o pedido do promotor [do TPI] Luis Moreno Ocampo à Interpol de emitir um alerta vermelho restringirá significativamente as possibilidades destes três homens de cruzar as fronteiras e será uma ferramenta importante para ajudar a localizá-los e capturá-los".
A corte já havia pedido, em 27 de junho, que os três líbios fossem presos. Eles são acusados de terem comandado a repressão contra os manifestantes anti-regime no começo deste ano.
Para o promotor do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, eles formavam um triângulo de comando da Líbia que poderia ser dividido da seguinte forma: Gaddafi como "autoridade absoluta", Saif como "primeiro-ministro de facto" e Senusi como "mão direita" e executor dos crimes. 
A opinião do secretário-geral do Congresso Popular da Líbia, Mohamed Quasim Zwai, é que Gadafi vai fugir da Líbia e algum momento durante o conflito.

Incêndio de grandes proporções no DF atinge área perto de aeroporto

Dez carros do Corpo de Bombeiros e um helicóptero estão no local. Segundo a Infraero, aeroporto está operando normalmente

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área próxima à Base Aérea  de Brasília, próximo ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Segundo o Corpo de Bombeiros, dez viaturas fora deslocadas para combater o fogo. Um helicóptero auxilia os trabalhos dos bombeiros.
O incêndio é considerado de risco já que pode paralisar as atividades no aeroporto. Segundo a Infraero, o aeroporto está operando normalmente para decolagens e pousos.

Obama vê EUA em crise e propõe plano de US$447 bi para empregos

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, apresentou na quinta-feira um plano de 447 bilhões de dólares para a geração de empregos, numa iniciativa de inclui investimentos públicos e reduções de impostos, e que será crucial para as suas chances de ser reeleito em 2012.
Refletindo a irritação do eleitorado com o índice de desemprego de 9,1 por cento, as pesquisas mostram que a aprovação a Obama está no nível mais baixo do seu mandato. Nesse cenário, ele foi ao Congresso para um discurso formal, no qual disse que os EUA enfrentam uma "crise nacional" e defendeu a aprovação urgente de propostas abrangentes destinadas a reavivar a economia e evitar uma nova recessão.
"Nós que estamos aqui esta noite não podemos resolver todos os infortúnios da nossa nação", disse Obama, em tom solene, no discurso transmitido pela TV. "Mas podemos ajudar. Podemos fazer a diferença. Há passos que podemos dar imediatamente para melhorar as vidas das pessoas."
Num ataque à oposição republicana, Obama disse que é hora de "parar com o circo político e na verdade fazer algo para ajudar a economia".
Obama, que logo depois da sua posse, em 2009, implementou um pacote de estímulo econômico de 800 bilhões de dólares, disse que seu novo plano para a geração de empregos irá reduzir a carga tributária de trabalhadores e empresas, promover projetos de infraestrutura que resultarão em empregos na construção civil, e abrir novas vagas para professores.
"Ele irá oferecer um alívio tributário para que as empresas contratem novos trabalhadores, e irá desonerar pela metade a folha de pagamento de cada trabalhador americano e de cada pequena empresa", afirmou.

FOCO ELEITORAL

Obama quer que o Congresso aprove a sua "Lei dos Empregos Americanos" - a um custo de 447 bilhões de dólares, segundo o governo - até o final deste ano. Esse estímulo fiscal compensaria outros cortes necessários para a redução do déficit público no país.
Mas o acordo para a aprovação das medidas pode ser complicado, já que os políticos já estão focados na eleição de 2012, que deve ter a economia como principal tema.
Se Obama conseguir aprovar seu plano, ele pode apresentar resultados suficientemente rápidos para lhe garantir benefícios em termos de votos. Mas, caso o projeto empaque no Congresso - onde os republicanos são maioria na Câmara -, sua estratégia será culpar a oposição por obstruir a recuperação econômica.
O presidente disse que seu plano "oferece um empurrão a uma economia que parou, e dá às empresas a confiança de que, se elas investirem e contratarem, haverá clientes para os seus produtos e serviços".
"Vocês (parlamentares) devem aprovar esse plano de (geração de) empregos imediatamente", disse ele, num discurso interrompido por aplausos de seus correligionários democratas, e visto basicamente em silêncio pelos republicanos.
Além do alívio tributário para empresas e trabalhadores, o plano de Obama prevê também mais benefícios para desempregados e novos investimentos na reconstrução de estradas, pontes e outras obras, além de ajuda aos Estados para evitar mais demissões.
Resta saber quanto desse pacote é viável. Quase tudo depende de obter apoio da bancada republicana na Câmara, o que pode ser extremamente árduo - como mostrou o acalorado debate, meses atrás, sobre a elevação do teto do endividamento público, que deixou o país à beira de uma moratória e levou a um inédito rebaixamento na nota de crédito dos EUA.
Obama insistiu que "tudo aqui é o tipo de proposta que tem sido apoiada tanto por democratas quanto por republicanos - inclusive muitos dos que estão sentados aqui esta noite -, e tudo nesta lei será custeado. Tudo."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More