Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nova Evangelização é vital para missão da Igreja, destaca Sínodo

A 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos acontece entre 07 e 28 de outubro de 2012, mas desde já a Igreja Católica prepara-se para debater o tema da Nova evangelizatio ad christianam fidem tradendam (A nova evangelização para a transmissão da fé cristã).

Os Lineamenta da Assembleia foram apresentados em uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta sexta-feira, 4. Esse documento busca apresentar brevemente o estado da questão a ser debatida no Sínodo, indicar aspectos positivos na vida e na missão da Igreja e levantar aspectos problemáticos ou que precisam de aprofundamento.

O texto foi apresentado em português, latim, italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e polonês. Participaram da coletiva o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, e o subsecretário do Sínodo, Dom Fortunato Frezza.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Lineamenta - A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã

Uma das missões mais importantes para a vida e missão da Igreja é a evangelização. O motivo de convocação do Sínodo, segundo Dom Eterović, é porque a Igreja deseja, "com renovado entusiasmo, continuar tal missão também no tempo presente, [...] para retomar com novo ímpeto a obra urgente da evangelização no mundo contemporâneo".

A escolha do tema contou com ampla participação de diversos organismos eclesiais, cuja grande maioria apontou como tema proposto para a próxima assembleia a questão da transmissão da fé, uma vez que tal processo passa por muitas dificuldades devido às grandes transformações na ordem social, cultural e religiosa. A recente criação do
Pontifício Conselho para a Nova Evangelização também pesou para a escolha do tema.

"Qualquer projeto de 'nova evangelização', qualquer projeto de anúncio e de transmissão da fé, não pode ignorar esta necessidade de ter homens e mulheres que, com a sua conduta de vida, dão força ao empenho evangelizador que vivem" (22), indica o texto.


Estrutura *

Todos os capítulos dos Lineamenta são acompanhados de diversas perguntas, destinadas a facilitar a reflexão das Igrejas particulares e seus respectivos organismos. O Questionário é composto, ao todo, por 71 questões.

O texto está dividido em três capítulos: 1) Tempo de "nova evangelização"; 2) Proclamar O Evangelho de Jesus Cristo; 3) Iniciação à experiência cristãAlém disso, há uma Introdução, precedida de um Prefácio. O Documento encerra-se com uma breve Conclusão.


1 – "Tempo de Nova Evangelização"

Descreve como surgiu o conceito de nova evangelização e a sua difusão ao longo dos Pontificados de João Paulo II e de Bento XVI. O termo foi usado pela primeira vez por JPII durante a visita à Polônia, em 1979, e reafirmado durante a 19ª Assembleia do CELAM, em Porto Príncipe, em 1983, com pano de fundo na Exortação Apostólica Evangelii nuntiandi, do Servo de Deus Paulo VI, que já falava em "novos tempos de evangelização" (EN 2).

As reflexões sobre o conceito, propostas pelos Lineamenta, são indicadas a partir de seis cenários que, especialmente ao longo dos últimos anos, desafiam a Igreja a encontrar respostas adequadas, para que também eles tornem-se lugares de testemunho dos cristãos, chamados a transformá-los com o anúncio do Evangelho: secularização; fenômeno migratório; meios de comunicação; cenário econômico; pesquisa científica e tecnológica e o mundo político.

"Os cristãos são chamados a levar a questão sobre Deus para o interior desses cenários, iluminando-os com a luz do Evangelho e levando o seu testemunho. [...] É preciso dar sabor evangélico aos grandes valores da paz, da justiça, do desenvolvimento, da libertação dos povos. [...] Tal missão oferece grandes possibilidades ao diálogo ecumênico com os pertencentes às outras Igrejas e comunidade eclesiais, bem como ao diálogo inter-religioso com denominações não cristãs, sobretudo com as grandes religiões orientais", ressalta o secretário-geral do Sínodo.

" A nova evangelização é o contrário da auto suficiência e de fechamento em si mesmo, da mentalidade do status quo e de uma visão pastoral que considera suficiente continuar a fazer como sempre se fez" (Lineamenta, 10), ressalta o texto hoje apresentado.


2 – Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo

A principal razão da nova evangelização é o anúncio do Evangelho e a transmissão da fé, recorda os Lineamenta: "O objetivo da transmissão da fé é, portanto, a realização deste encontro com Jesus Cristo, no Espírito, para chegar a fazer a experiência do Seu e do nosso Pai" (11).

Os cristãos são convidados a estabelecer um relacionamento pessoal com Jesus na comunidade da Igreja, que transmite a fé que ela mesma vive e que configura o seu anúncio, testemunho e caridade. Essa transmissão acontece através da oração, que é fé em ato, de modo ainda mais preciso na liturgia, enquanto lugar privilegiado e que tem papel pedagógico insubstituível.

"O clima cultural e a situação de cansaço em que se encontram várias comunidades cristãs corre o risco de enfraquecer a capacidade de anúncio, de transmissão e de educação para a fé das nossas Igrejas locais" (15), recorda o texto. Essa situação exige um novo ímpeto, zelo renovado, para repropor com alegria e fervor o anúncio da Boa Nova.

Os Lineamenta também indica que o testemunho cristão deve ser privado e público, abraçando pensamento e ação, vida interna da comunidade e o seu aspecto missionário, a atividade educativa e caritativa, comunicando a esperança cristã para a sociedade contemporânea: "A finalidade de todo o processo de transmissão da fé é a edificação da Igreja como comunidade de testemunhas do Evangelho" (17).
3 – Iniciação à Experiência Cristã

Propõe uma reflexão sobre os instrumentos da Igreja para introduzir a fé, particularmente os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. As práticas das comunidades eclesiais suscitam uma série de questões, algumas das quais mencionadas nos Lineamenta.

Buscar uma colocação compartilhada da etapa do Sacramento da Crisma entre as diferentes tradições e ritos existentes na Igreja é um desafio que se apresenta, já que há diferenças no que diz respeito à administração do sacramento aos jovens.

A importância da Catequese também é ressaltada, uma vez que auxilia os fiéis a amadurecerem a própria conversão e educa a fé. Nessa perspectiva, a nova evangelização também requer que os fiéis depositem mais confiança no Espírito Santo, para que possam perceber com mais lucidez os lugares e modos apropriados de colocar a questão de Deus ao centro da vida dos homens de hoje, de acordo com suas expectativas e ansiedades.

Na sociedade contemporânea, qualquer ação educativa enfrenta dificuldades para se concretizar, de tal forma que é cada vez mais desafiador transmitir ás novas gerações os valores de fundo de um comportamento reto. O relativismo, que exclui a luz da verdade, é um dos motivadores desse contexto.

A missão da Igreja de educar assume ainda mais o papel de contribuição preciosa para fazer com que a sociedade saia da crise educativa, já que a comunidade eclesial possui uma grande tradição de escolas, institutos, recursos pedagógicos e pessoal especializado. Dessa forma, a atual emergência educativa requer educadores que saibam ser testemunhas credíveis dos valores em que se pode fundar a existência pessoal e do projeto de sociedade humana pelo qual vale a pena comprometer-se.

Mensagem de Reflexão: Escolhendo por ti mesmo

Quando desanimas frente a tua própria vida,
estás privando-te da doce herança
que a ti foi dada.
Procura em teu íntimo a clareza para tal desânimo e verás que o desânimo nada mais é que a falta de fé em ti mesmo.
O que não é amor é sempre medo, e nada mais.
Tens o livre arbítrio para escolher o que desejas viver e cabe a ti saber que, a cada vez que escolhes, tua escolha representa uma avaliação de ti mesmo.
A luz te rodeia toda vez que optas por ti.
Aprende com tuas escolhas e estas levar-te-ão ao conhecimento de ti mesmo.

Carnaval cristão é na Remidos no Senhor Enchei-vos:retiro de Carnaval


Se você não sabe para onde ir nesse Carnaval, venha para o Enchei-vos! Assim poderá se abastecer da Palavra que traz libertação e nos capacita a viver o amor.
Neste ano, a Comunidade Remidos no Senhor convida você a participar do retiro de Carnaval que acontecerá na sede da Comunidade, em Campina Grande (PB), de 5 a 8 de março.
Com o tema: "A PALAVRA QUE LIBERTA E CAPACITA”, a abertura do evento será no sábado (05/03), com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, às 17h30.
Nos dias seguintes a programação será iniciada às 8h30 com a animação através do louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, haverá pregações e no final do dia a celebração eucarística.
O encontro é gratuito e há espaço para todas as faixas etárias. Venha participar!
Presenças:
Maria Francisca Loghi - Fundadora da Comunidade Oásis (RS)
Ronaldo José de Sousa - Formador Geral da Comunidade Remidos no Senhor
Confira a programação do Enchei-vos 2011
Sábado (05/03)
17 h – Missa presidida por Dom Jaime Viera Rocha
19h – Apresentações artísticas
Domingo (06/03)
08h30 – Oração da manhã
09h15 – Pregação 1: A tua Palavra é a verdade (Jo 17, 14-17) (Ronaldo)
10h30 – Intervalo
11h – Missa
12h – Intervalo  para almoço
14h30 – Oração da tarde
15h – Pregação 2: Quem não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus (Jo 3, 1-7) (Maria Francisca)
16h30 – Intervalo
17h – Momento de Adoração ao Santíssimo (Maria Francisca)
19h – Apresentações artísticas
Segunda (07/03)
08h30 – Oração da manhã
09:15h – Pregação 3: Que fostes ver no deserto? (Mt 11, 7-10) (Ronaldo)
10h30 – Intervalo
11h – Momento de Adoração ao Santíssimo (Maria Francisca)
12h – Intervalo para o almoço
14h30 – Oração da tarde
15h – Pregação 4: Hão de surgir falsos cristos e falsos profetas (Mt 24, 23-27) (Maria Francisca)
16h30 – Intervalo
17h – Missa
19h – Apresentações artísticas
Terça (08/03)
08h30 – Oração da manhã
09h15 – Pregação 5: Toda Escritura é útil para ensinar (2 Tm 3, 14-17) (Ronaldo)
10h30 – Intervalo
11h – Momento de adoração ao Santíssimo (Maria Francisca)
12h – Intervalo para o almoço
14h30 – Oração da tarde
15h – Pregação 6: A Palavra que liberta (At 16, 23-28; Jo 8, 31-32) (Maria Francisca)
16h30 – Intervalo
17h – Missa de encerramento

Maiores informações:
Comunidade Remidos no Senhor
Rua: Vila Nova da Rainha, 169, Centro
Fone:                         83 3322 5403       

Retiro de Carnaval da missão de Pombal

Se você estiver no sertão da Paraíba durante o Carnaval, venha para o retiro de Carnaval da Comunidade Remidos no Senhor em Pombal, que acontecerá no CAIC de 5 a 8 de março.Com o tema: "POR CAUSA DE TUA PALAVRA", a abertura do evento será no sábado (05/03), com o show da Banda Remidos, às 19h30.Nos dias seguintes a programação será iniciada às 8h30 com a animação através do louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, haverá pregações e no final do dia a celebração eucarística.O encontro é gratuito e há espaço para todas as faixas etárias. Venha participar!Presenças:Frei Josué - Ministeriado em Cura e Libertação, da Ordem dos Frades menores conventuais da Província de Brasília (DF)Alessandra Freitas - Fundadora da Comunidade Remidos no SenhorBanda Shalom do PaiProgramação:

Sábado (05/03)

19h30 - Show de abertura com a Banda Remidos

Domingo (06/03) 8h30- Oração inicial
9h10- Pregação
10h20- Intervalo
11h - Adoração
15h- Oração inicial
15h30- Pregação
16h30- Intervalo
17h- Missa         

Na segunda-feira, (07/03), e terça-feira,  (08/03), os horários são os mesmos.Maiores informações:Informação: (83)3431-3558/ 9991-3081

missaopombal@remidosnosenhor.com.b

Quadrilha ataca Cariús e explode cofre do BB

Ladrões usaram um ônibus para bloquear o acesso à cidade, deram tiros contra a PM e, na fuga, incendiaram carros

Cariús Moradores desta cidade, na região Centro-Sul do Estado (a 418Km de Fortaleza), viveram momentos de pânico e apreensão na madrugada de ontem, por volta das 2 horas. Uma quadrilha formada por 15 homens fortemente armados invadiu a agência local do Banco do Brasil, quebrou portas de vidro e explodiu o cofre. Foi mais uma ação ousada e violenta no Interior do Ceará. A Polícia e nem o banco divulgaram o valor que foi levado pelos ladrões.

De acordo com relato de moradores, a ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos. Antes de chegar ao banco, os bandidos atacaram um ônibus da Empresa Guanabara, que fazia a linha Fortaleza-Campos Sales, que estava lotado, e foi tomado de assalto. Colocaram o veículo atravessado na ponte sobre o Rio Jaguaribe, na vizinha cidade de Jucás, impedindo a passagem de outros veículos e de policiais até a cidade de Cariús, distante dali apenas três quilômetros. Os assaltantes levaram a chave do veículo e furaram os pneus do coletivo a bala.

Invasão

Os passageiros permaneceram no local e alguns, com seus celulares, comunicaram o fato à Polícia. "Foi horrível, mas eles (os ladrões) acalmaram a gente, dizendo que não iriam roubar nada", contou uma passageira do veículo.

Em seguida, os bandidos invadiram a agência, quebraram as portas de vidro e arrombaram o cofre. É provável que o grupo tenha usado dinamite. Houve mais de um ´estouro´ e o cofre ou caixa forte ficou totalmente destruído. "Acordei com muitos tiros e o estrondo de uma bomba", contou um aposentado que mora próximo à agência. Um grupo de rapazes que bebia no bar ´Cantinho do Céu´, a 30 metros do BB, foi rendido pelos bandidos e tiveram que sair do local após a ação criminosa.

Três guardas municipais que estavam a trabalho também foram rendidos e obrigados a ficar em frente à agência, servindo como escudo humano ao bando. Moradores contaram que os bandidos ficaram divididos em duplas e posicionados nas esquinas em frente à agência, enquanto outros invadiram o banco e arrombaram o cofre.

A fuga

A Polícia encontrou um veículo Gol, preto, incendiado, na estrada que dá acesso ao distrito de São Sebastião, zona rural de Cariús, e uma caminhoneta Blazer, branca, também queimada, na localidade de Umarizeiras, na CE-060, conhecida Estrada do Algodão, que dá acesso às vizinhas cidades de Iguatu e Várzea Alegre e Cedro.

Segundo o cabo da PM, Marcos Antonio Andrade, que estava de plantão na madrugada de ontem com mais dois policiais, os bandidos cercaram o destacamento e atiraram contra eles.

"Recebemos um telefonema sobre o assalto ao ônibus e, quando íamos saindo para averiguar, fomos recebidos a bala, e tivemos que voltar para dentro da unidade", contou. "Efetuamos alguns disparos contra eles e pedimos apoio à Companhia de Iguatu".

Buscas

O reforço da Companhia de Iguatu ao chegar à ponte interditada pelo ônibus atravessado teve que seguir a pé até a cidade de Cariús. Por todo o dia de ontem, foram realizadas blitze, sob o comando do coronel Jarbas Freire, mas não há pistas sobre os bandidos.

O comandante do Policiamento do Interior, coronel Sérgio Costa, foi enviado à região pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Matias
.

Forças pró-Kadafi e rebeldes entram em choque em Trípoli

Governistas tentam manter controle da capital da Líbia enquanto opositores exigem renúncia do líder
Forças leais ao líder da Líbia, Muamar Kadafi, usam bombas de gás para tentar dispersar manifestantes que saíram às ruas da capital, Trípoli, nesta sexta-feira. Também há relatos de que as forças pró-Kadafi atiraram durante os protestos, que começaram após as orações do meio-dia (horário local).
Segundo o jornal americano "The New York Times", a marcha contra Kadafi começou com milhares de manifestantes, mas o número diminuiu com os ataques das forças de segurança. Ainda assim, centenas de líbios continuam protestando, principalmente no distrito de Tajoura.
Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Liberdade para a Líbia" e "Tajura vai te enterrar", em referência a Kadafi. Eles também balançaram a antiga bandeira do país, da época da monarquia, e queimaram a atual, símbolo da era Kadafi.
Manter o controle da capital é crucial para Kadafi, que perdeu para os opositores toda a região leste do país e também de algumas cidades do oeste. Em preparação para enfrentar os protestos, no início da manhã as forças pró-Kadafi reforçaram a segurança em Trípoli, criando postos de controle e fazendo revistas. Segundo a agência AP, o acesso à internet foi totalmente interrompido.
Manifestações também acontecem em Benghazi, cidade onde os protestos contra Kadafi começaram e a primeira a ser controlada pelos opositores.
Jornalistas estrangeiros  foram impedidos de deixar um hotel em Trípoli por algumas horas. Um porta-voz do governo disse que a decisão buscava proteger os jornalistas de "elementos da Al-Qaeda". Cerca de 130 jornalistas estavam no hotel, integrando uma visita oficial organizada pelo governo.
Também nesta sexta-feira, uma brigada liderada por um dos filhos de Kadafi liderou um novo ataque em Zawiya, a cidade mais próxima de Trípoli que está nas mãos da oposição. As tropas da brigada Khamis - nome do filho do líder - fizeram uma ofensiva no lado oeste de Zawiya, atirando com metralhadoras e armas automáticas contra opositores e militares que desertaram e passaram a apoiar o movimento pró-Kadafi.
Há relatos de novos bombardeios na cidade de Ajdabiya, no leste do país, alvo de ataques pelo terceiro dia consecutivo. Nesta semana, várias investidas das forças pró-Kadafi em Ajdabiya e em outra cidade próxima, Brega, foram repelidas pelos opositores.
A crise na Líbia parece ter chegado a um impasse. As forças de Kadafi não conseguem fazer avanços significativos para retomar o território controlado pelos opositores. Ao mesmo tempo, os rebeldes não conseguiram avançar nas áreas que ainda estão nas mãos do regime.

Esporte: Tom azul na turma do Mano

Henrique é uma das novidades entre os convocados pelo técnico da Seleção Brasileira para o amistoso com a Escócia dia 27, em Londres. Fábio, apesar da grande fase, mais uma vez fica de fora
“É um sonho de criança, fantástico. Queria muito viver este momento.” Assim reagiu Henrique à primeira convocação para a Seleção Brasileira. O volante acabara de desembarcar ontem com a delegação do Cruzeiro no aeroporto de Confins, procedente da Colômbia, onde o time empatara sem gols na véspera com o Tolima, em Ibagué, mantendo a liderança do Grupo 7 da Copa Libertadores. Ele foi um dos 24 nomes chamados pelo técnico Mano Menezes para o amistoso com a Escócia, dia 27, no Emirates Stadium, em Londres. Mais uma vez, apesar das ótimas atuações, o goleiro cruzeirense Fábio foi esquecido.

Emocionado, o paranaense de Londrina Henrique Pacheco Lima recebe uma espécie de prêmio máximo pelas boas atuações no meio-campo celeste desde 2008, quando chegou a Belo Horizonte, convidado por Adílson Batista, seu treinador tanto no Figueirense quanto no Jubilo Iwata – meses antes, do clube japonês, já haviam saído rumo à Toca da Raposa os também volantes Fabrício e Marquinhos Paraná.

Ele espera que seja a primeira de muitas convocações e agradece a chance a Cuca, atual técnico celeste, e aos companheiros nas boas campanhas da Raposa. “Não tem como seu time estar na ponta e você não ser observado”, destaca.

Ao saber dos elogios de Mano Menezes ao seu futebol, quase foi às lágrimas. “Agora, é bola para a frente, saber aproveitar este momento e acreditar, fazendo com que as pessoas possam confiar cada dia mais em meu futebol. Estou muito feliz. Vocês nem podem imaginar o que estou sentindo. É como ganhar um título.”

A notícia foi dada ao volante pela mulher, Cristiane, grávida do primeiro filho do casal, quando ele ainda estava no avião. “No primeiro momento, não acreditei. Achei que era brincadeira. Depois, até chorei de alegria”, confessou. Henrique fez questão de agradecer o carinho dos companheiros, que o cumprimentaram efusivamente em Confins. “É bom saber que eles vibraram como se estivessem também na lista.”

Mano justificou que acompanhava atentamente o atleta. “Tenho visto as atuações do Henrique no Cruzeiro. É um volante que sai com facilidade para o jogo, do jeito que eu gosto. Às vezes, pela circunstância do jogo e para não descaracterizar demais o time, não podemos usar alguns jogadores, mas o convívio com o grupo, as conversas diretas já nos dão uma ideia sobre eles.”

O atleta começou no Londrina aos 19 anos e pouco depois chegava ao Figueirense. Jamais foi convocado para uma Seleção de base e já recebe a primeira oportunidade na equipe principal. “É só alegria por estar lá.” Ele garante não se importar com as vaias que recebeu nos jogos iniciais pelo Cruzeiro, quando era desconhecido da torcida. “Aquilo foi um incentivo a mais para que eu crescesse.”

Com a camisa celeste, ele disputou 162 jogos e marcou 11 gols, o mais importante deles na decisão da competição continental de 2009, no Mineirão, ao abrir o marcador contra o Estudiantes, que viraria para 2 a 1 e seria campeão. O último foi na derrota por 4 a 3 para o Atlético, há 20 dias, na Arena do Jacaré. Dos nove jogos da equipe mineira em 2011, Henrique só não atuou na vitória por 2 a 0 sobre o Ipatinga – Cuca optou por time misto.

Sua carreira na Toca tem prazo para terminar. O grupo de investidores dono de 75% dos seus direitos já o negociou à Fiorentina, para onde vai depois da participação do Cruzeiro na Libertadores.

OUTRAS NOVIDADES O armador do São Paulo Lucas e o atacante do Valencia Jonas, artilheiro do Brasileiro de 2010 pelo Grêmio, foram os outros novatos chamados por Mano. Mas houve mais novidades, como a volta de três jogadores que atuaram bem na Copa do Mundo da África do Sul: o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio, da Internazionale, e o armador Elano, do Santos. Outro santista que retorna é o atacante Neymar. Pela primeira vez com o treinador, Robinho ficou de fora.

Na coletiva, em um hotel do Rio, Mano deixou claro: “É uma convocação que vem seguindo o critério que adotamos desde o início. Temos um planejamento para 2014 e, em determinados momentos, ele é dividido em prioridades. Agora, é a Copa América. Precisamos preparar um grupo para o torneio na Argentina (em julho).”

Ele deixou a porta aberta para mais dois astros experientes: “Ronaldinho vem evoluindo gradativamente. Acho que, se as coisas continuarem assim no futuro, ele fará parte da Seleção. (...) Tenho expectativa de contar com Kaká. O que precisa ficar claro é que o mais importante é encontrar opções confiáveis para o caso de essa expectativa não se confirmar no futuro. Estou abrindo o leque um pouco mais, mas sem perder referências confiáveis”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More