Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Papa explica o que é correção fraterna e oração em comum


O Papa Bento XVI meditou sobre caridade e comunhão no discurso que antecede a oração mariana do Angelus, neste domingo, 4, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, na Itália.
O Santo Padre começou a colocação trazendo algumas orientações sobre a melhor forma de viver a correção fraterna, demonstrando que a caridade é o maior critério para a vivência desse princípio evangélico.
"Este modo de agir se chama correção fraterna: essa não é uma reação à ofensa imediata, mas é movida pelo amor ao irmão. Comenta Santo Agostinho: Aquele que te ofendeu, ofendendo-te, provocou em si mesmo uma grave ferida, e você não cuidará da ferida do seu irmão? Você deve esquecer a ofensa que recebeu, não a ferida do teu irmão", enfatizou Bento XVI.
O Pontífice explicou todo o percurso que deve ser realizado por cada cristão no que diz respeito aos relacionamentos. O Papa explica que a comunidade é um local privilegiado para a vivência concreta do amor.
"Tudo isto indica que existe uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos próprios limites e defeitos, é chamado a acolher a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular. Um outro fruto da caridade na comunidade é a oração em comum", explicou. 
O Papa reforçou a famosa passagem do "onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles" (Mt 18, 19-20), reafirmando que na comunhão que se dá através dos gestos e da oração, a Igreja se configura ao Deus que é uno e trino. 
"Devemos exercitar-nos, seja na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, seja na oração, a fim que suba a Deus uma comunidade verdadeiramente unida em Cristo", concluiu o Pontífice.

Formação: Fé e Política


A Igreja insiste na participação dos fiéis
Os últimos Papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos mais desamparados, doentes, pobres, desabrigados, sem escolas, entre outros. Na comemoração dos 150 anos de unidade da Itália o Papa Bento XVI fez um apelo para que os bispos incentivem os católicos a participar da vida pública. Disse: “A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”. 
O Santo Padre pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana. Infelizmente criou-se entre nós católicos uma cultura perigosa de se afastar da política por ela ser exercida, muitas vezes, por corruptos e imorais. Ora, sabemos que há a boa política e também a politicagem; o político e o politiqueiro. Não podemos queimar a política por causa da politicagem, temos que afastá-los do poder por meio do voto. A Igreja insiste na participação dos fiéis na política, senão vejamos. 
O Concílio Vaticano II declara na “Gaudium et Spes”: 
"Lembrem-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito e do dever de usar livremente seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública a serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo" (GS 75). 
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) insiste:
CIC §899 - "A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs. Esta iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja".
CIC §2442 - "Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos "animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça". 
Noto que, por exemplo, nos Sites da internet, no Facebook e no Orkut muitos cristãos assumem com orgulho a identidade católica, mas desprezam a política, como se fosse apenas atividade dos maus. O povo precisa aprender a fazer política honesta; e para isso é preciso criar uma cultura sadia. É preciso ensinar o povo a não vender o voto por uma cesta básica, um emprego prometido, o agrado de um candidato, entre outros. Muitos, infelizmente, votam com a barriga ou com o coração, mas não com a consciência. 
Esse é o problema do Brasil hoje. Os bons fogem da política e a deixam nas mãos dos maus, com exceções, é claro. Cada cristão está obrigado a esta tarefa.
Martin Luther King, aquele importante pastor negro americano que liderou a luta contra o racismo nos Estados Unidos da América, na década de 60, e que foi assassinado por isso, afirmava: “Não tenho medo dos maus, dos violentos, dos corruptos, só tenho medo do silêncio dos bons”.

Artigos sobre a Bíblia Sagrada


Por suficiência material entendemos que todas as informações necessárias para se formular uma doutrina estão presentes nas Escrituras. Entretanto, pelo fato de o significado das Escrituras não ser totalmente claro, e algumas vezes as doutrinas se encontram mais implícitas que explícitas, outros "meios", além da Bíblia somente, foram- nos deixados pelos apóstolos: A Sagrada Tradição (que é a ferramenta que extrai as informações e as dispõe da forma correta) e o Magistério da Igreja. Juntas, estas três formas - a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja - são formalmente suficientes para que se reconheça a verdade revelada por Deus.
Aqueles que defendem a suficiência formal das Escrituras advertem que reunir a Tradição ao contexto bíblico inevitavelmente tornará a última inferior à primeira. Temem, com isso, que meras tradições humanas subjulgue a palavra de Deus. 
A Trindade pode ser provada pelas Escrituras, de fato (suficiência material), mas o uso somente das Escrituras não foi formalmente suficiente para evitar o aparecimento da heresia ariana. Em outras palavras, a decisão final da disputa ficou por conta da Sagrada Tradição, que demonstrou que a Igreja sempre foi trinitariana. Os arianos não podiam recorrer a nenhuma Tradição porque sua cristologia era uma inovação herética do século 4.
Os arianos, com isso, recorreram somente à Escritura. O princípio formal dos arianos era deficiente, por isso eles puderam recorrer à Bíblia e formular suas doutrinas (assim como vários grupos protestantes hoje em dia).
Os católicos alegam, então, que o conhecimento da Tradição apostólica é necessário juntamente ao conhecimento bíblico. Este é o princípio patrístico, e a forma como ele refuta os heréticos. Os argumentos bíblicos contribuíram com o centro de suas doutrinas, mas no fim deveriam consultar a Tradição do que "sempre foi aceito por todos e em todo lugar" (São Vicente de Lérins, Commonitorium).
Com certeza os Padres ensinaram que podiam provar suas conclusões a partir da Bíblia. Também ensinaram que a comunhão dos bispos sucessores dos apóstolos, reunidos em Concílio (com Roma tendo algum papel, o qual não pretendo abordar aqui), seriam os responsáveis pela correta interpretação da Bíblia. Todo este debate sobre a Sola Scriptura somente se tornou realidade quando um número considerável de cristãos começaram a afirmar que os bispos reunidos em Concílio haviam errado na interpretação bíblica durante vários séculos. Ambos os lados podem recorrer aos Pais, porque os Pais nunca ensinaram sobre a suficiência bíblica e a autoridade da Igreja/Tradição em discordância.
Concordo plenamente com o texto acima. Note que a última frase é importantíssima. Esta é a visão dos apóstolos, padres, do catolicismo, orientais e do anglicanismo histórico. Muitos protestantes, infelizmente, sentem não medem esforços - desnecessários - em separar estas duas autoridades. Livros inteiros já foram escritos sobre uma suposta defesa da Sola Scriptura pelos Pais da Igreja, quando na realidade estes defendem a suficiência material, a sua inspiração e suficiência em refutar os heréticos e falsas doutrinas em geral. É fácil pensar que os Pais foram defensores daSola Scriptura se seus ensinamentos sobre a Tradição Apostólica e a Autoridade da Igreja forem suprimidos ou ignorados pelos protestantes. Uma "meia-verdade" às vezes pode ser pior que uma mentira completa, pois quem a ensina deveria conhecer melhor do assunto, ou pelo menos conhece "metade" dele...
Podemos dizer que a Trindade não é uma doutrina clara nas Escrituras. A verdade é que esta doutrina foi o resultado de uma discussão de cerca de 400 anos. Tal fato não pode ser ignorado. Se a Trindade fosse demonstrada nas Escrituras com a claridade que os protestantes alegam que possui, tal doutrina, definida em Calcedônia, já deveria ser seguida e transmitida muito antes.
As Escrituras, isoladas, são suficientes para refutar o arianismo? Creio que sim. Apesar disso, creio que também seja verdade que alguém, em uma situação hipotética, que não conheça nada sobre história da Igreja ou teologia, sem saber como se chegou à definição formal da doutrina da Trindade, começasse a ler uma Bíblia, a doutrina ariana parecia tão plausível para ele como também pareceria a doutrina da Trindade. Isso porque esta doutrina não é imediatamente acessível à razão humana. É uma revelação e um mistério que precisa ser aceito pelos olhos da fé (sem reduzir suas provas Bíblicas).
Eu conheço casos semelhantes devido a minha experiência em diálogos com Testemunhas de Jeová. Eles lêem a Bíblia de maneira liberal e racionalista, chegando a conclusões tais como "três não pode ser igual a um" (que é matematicamente verdadeiro, mas não em relação aos mistérios de Deus).
Um outro exemplo vem da minha vida pessoal. Fui criado como protestante metodista, e os metodistas são trinitarianos, mas eu não conhecia nada de teologia. Era tão ignorante nesse assunto que ao assistir a um filme sobre a vida de Jesus, aos 17 anos, com meu irmão mais velho, fiquei chocado quando ele disse que Jesus era Deus. Eu respondi "não, ele é o filho de Deus". Então meu irmão me ensinou um pouco do básico da cristologia cristã.
Em outras palavras, se alguém conhece muito pouco de teologia, ele pode facilmente abrir sua Bíblia, ler que Jesus é o filho de Deus, ou "meu Pai é maior que eu", e muitas outras passagens semelhantes, concluir que Jesus é menor que Deus. Arianismo. Ou como os TJs fazem, ao ler Ap 3,14 ("Eis o que diz o Amém...o Princípio da criação de Deus") e concluir que Jesus fora criado. Estes são exemplos de como nascem as heresias ao longo dos tempos.
Com relação aos Padres, tudo o que é preciso para demonstrar que eles não ensinavam a Sola Scriptura é verificar se as afirmações abaixo se aplicam a um Padre em particular.

1. A Bíblia possui autoridade
2. A Tradição Apostólica possui autoridade
3. A Igreja possui autoridade

Aceitando estes três itens, é impossível que alguém também aceite a Sola Scriptura, porque nesta doutrina, a Bíblia (e a consciência individual) possui a autoridade sobre a Tradição e a Igreja (Lutero, em Worms, foi o defensor deste mesmo princípio), com a garantia de que a Bíblia é sempre - supostamente - "clara" em seus ensinamentos.
Os protestantes, claro, não aceitam os itens 2 e 3, simplesmente. Os Padres afirmam que compõem um tripé, atuando juntas, não contradizendo uma à outra, porque Deus não permitiria tal confusão. É aqui que entra a fé.
A Igreja Católica afirma a suficiência material das Escrituras (assim como os Padres). Porém rejeita a sua suficiência formal, que na realidade é o núcleo do dogma protestante Sola Scriptura.
A autoridade da Igreja é uma necessidade prática, dada a tendência do homem de subverter a Tradição Apostólica como está nas Escrituras, seja ela clara ou não. O fato é que quando uma controvérsia aparece, uma autoridade fora da Bíblia deve encerrar todas as dúvidas e confirmar a ortodoxia. Isto não quer dizer que a Bíblia, apropriadamente entendida, não seja suficiente para refutar erros. Ela apenas não éformalmente suficiente por si só.
Já escrevi livros e vários artigos onde cito extensivamente a Bíblia. Isto não significa que não respeito a autoridade da Igreja ou que eu seja um defensor da Sola Scriptura. Santo Atanásio escreveu extensos argumentos bíblicos. Ótimo, com isso, estudando a Bíblia, fazendo exegese, discutindo suas páginas, pregando, etc., etc., são atos maravilhosos e bons (e os católicos concordam plenamente), mas nenhum destes gestos nos reduz a uma necessidade lógica de adotar a Sola Scriptura como princípio formal.
Em relação à Igreja pré-augustiniana, há recentemente uma tendência convergente entre os estudiosos da Bíblia de que a Escritura e a Tradição na Igreja Primitiva não eram excludentes: kerygma, Escritura e Tradição coincidiam perfeitamente.
A tradição não deve ser entendida como uma adição ao kerygma, mas como a sua pregação de forma viva: em outras palavras, tudo que é encontrado na Sagrada Escritura está presente na Tradição.
Ela está presente no corpo visível de Cristo, inspirado e vivificado pela obra do Espírito Santo...A Escritura e a Tradição derivam de uma única fonte: a Palavra de Deus. Somente na Igreja este kerygma pode ser transmitido sem falhas... 
Claramente há um anacronismo em supor que as discussões dos séculos 2 e 3 derivam das controvérsias do século 16 em relação à Escritura e Tradição, pois 'na Igreja ante-nicena não havia a noção de Sola Scriptura, como também não havia a Sola Traditio.'[1] 

A Tradição apostólica era pública...tão palpável que mesmo se os apóstolos não estivessem com a Escritura em mãos para demonstrar uma norma de suas doutrinas, a igreja ainda assim seguiriam 'a estrutura da tradição que eles traziam a quem confiaram as igrejas'[2]. Isto foi, de fato, o que a igreja fez nos territórios bárbaros onde o material escrito não era disponível aos ouvintes, conservando o conteúdo da fé transmitida pelos apóstolos e sumarizada no credo... 
O termo "regra de fé" ou "regra de verdade"...parece algumas vezes ter pertencido à Tradição, outras à Escritura, outras à mensagem do Evangelho... 
Na Reforma...os advogados da autoridade final das Escrituras ignoraram a função da Tradição em conservar o que se conhecia como correta exegese das Escrituras contras as alternativas heréticas.

Mensagem: Espere em Deus


A espera ajuda a fortalecer a nossa confiança em Deus 

“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Sl 62.5).

Por que é tão difícil esperar?

Somos muito imediatistas e não gostamos de esperar. Deixamos muitas vezes o medo e a ansiedade tornarem-se empecilhos à concretização das promessas de Deus em nossa vida. Mas se soubermos lidar com estes sentimentos, conquistaremos as promessas do Senhor no tempo certo!

Como esperar em Deus?

Tenho aprendido por meio do louvor e da adoração uma maneira maravilhosa de aguardar  as promessas de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis, quando tudo parece contrário, quando os sonhos e planos de Deus parecem que não irão se concretizar, começo a adorá-lo e a crer que não está demorando, mas que ele está trabalhando para entregar o melhor para minha vida.

Como saber o tempo certo de Deus?

Para entendermos o tempo certo de Deus, precisamos sentir a sua paz nas decisões que iremos tomar – aquela paz retratada em Filipenses 4.7, que excede todo nosso entendimento. Esperar no tempo certo de Deus também significa renúncia e santificação. Quando nos entregamos totalmente ao Senhor, ele passa a ser o dono exclusivo do nosso tempo. No “silêncio” Deus trabalha, no “silêncio” Deus molda nosso caráter, no “silêncio” aprendemos a depender dele e deixamos nossa auto-suficiência em suas mãos. O “silêncio” de Deus é necessário em nossa vida.

Conseqüências de não esperar em Deus 

Existem graves conseqüências para aqueles que não esperam o tempo certo de Deus, tais como: ansiedade, medo, sonhos desfeitos, decepções, amarguras e frustrações.
Há alguns meses, encontrei com uma amiga da faculdade e ela começou a me questionar sobre algumas áreas da minha vida. Percebi que ela estava curiosa para saber sobre a área emocional, pois havia constatado o quanto Deus estava me abençoado na área ministerial e profissional. Foi quando ela indagou: “Você já se casou? Está noiva?”. Então respondi: “Não, mas estou esperando no Senhor”. Então ela me disse: “Suely, você não pode querer tudo na vida”. Então eu lhe respondi: “Sim! Com certeza Deus me concederá todas as promessas e isto também inclui a área emocional”. Com os olhos assustados ao ouvir uma resposta cheia de esperança e fé, ela disse: "Realmente percebemos o quanto você demonstra segurança nesta área e o quanto tens sido abençoada”.
Então, amado(a) irmão(a) o que você tem esperado? Cura? Ministério ungido? Casamento? Filhos? Emprego promissor?
Esperar em Deus não é para os fracos, mas para os fortes em Cristo Jesus. A Palavra de Deus nos diz: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Sl 118.24).
Creia que o “dia do Senhor” está chegando em sua vida. 
Creia que o “dia do Senhor” é cheio da presença dele.
Creia que o “dia do Senhor” é repleto de vitórias e alegrias. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64.4).
Faça hoje um compromisso perante o Senhor e se comprometa a esperar nele. Tome a decisão de esperar pacientemente pelo melhor de Deus.

Rebeldes preparam ataque a foco de resistência pró-Kadafi


Cidade onde vive tribo leal ao ditador está cercada - e processo de rendição dos defensores do regime falhou. O CNT já teria localizado paradeiro do coronel

Fracassaram, neste domingo, as negociações entre as forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia e as tropas leais ao ditador deposto Muamar Kadafi, na cidade de Bani Walid. Agora, os rebeldes se preparam para atacar o reduto pró-regime. A informação foi confirmada pelo chefe dos negociadores do novo governo líbio. "Deixo para nosso comandante militar a solução do problema", disse Abdallah Kenchil aos jornalistas, sobre um eventual ataque à região, que fica a 140 quilômetros ao sudeste da capital, Trípoli.

Os combatentes cercaram, na noite de sábado, o importante reduto de aliados do ditador e esperavam a rendição das forças pró-Kadafi. Embora pretendam evitar um conflito com os apoiadores do regime do coronel, os rebeldes já se preparam para invadir Bani Walid, que é ocupada por membros da tribo Warfala, leal ao ditador. Mais cedo, os rebeldes chegaram a afirmar que a tribo esteva dividida entre entregar suas armas aos rebeldes ou combatê-los em defesa do ditador - e que o novo governo do país acreditava na rendição. Os rebeldes deram um ultimato aos defensores de Kadafi também em Sirte, onde acredita-se que o ditador possa estar escondido. Caso contrário, enfrentarão forças militares.
Cronologia - Relembre os fatos marcantes da revolta líbia

Segundo Kenchil, as forças ligadas a Kadafi queriam se apresentar à mesa de negociação com suas armas, o que não foi aceito pelos rebeldes. "Também pediram que entrássemos desarmados em Bani Walid para poder nos matar", completou. Ainda segundo ele, dois filhos do ditador, Saadi e Muatasim, estão na cidade. "Kadafi, seus filhos e muitas pessoas ligadas a ele vieram a Bani Walid".
Kenchil afirma que alguns partidários de Kadhafi já escaparam, mas não seus dois filhos. Combatentes locais confirmaram que várias pessoas próximas a Kadafi, incluindo Saadi, permanecem na cidade, mas o ditador já partiu. Civis que saíram no sábado disseram que muitos combatentes leais a Kadafi fugiram para as montanhas levando armas pesadas, e que Bani Walid parece uma cidade fantasma, com as lojas fechadas, sem gasolina e gás.
Segundo Mahmud Abdelaziz, porta-voz local do Conselho Nacional de Transição (CNT), "durante a noite (de sábado) as forças de Kadhafi tentaram sair" de Bani Walid, "mas nossos combatentes responderam e ocorreram pequenos confrontos que duraram alguns minutos".
Paradeiro do ditador - Na tarde deste domingo, as forças do CNT afirmaram ter identificado o paradeiro do ditador, segundo a rede de televisão árabe Al Jazeera. Um repórter do canal divulgou a informação, atribuindo-a ao chefe do conselho militar em Trípoli, Abdul Hakim Belhadj. A rede, porém, não informou onde o coronel estaria escondido. Mais cedo o porta-voz militar dos rebeldes, Ahmed Omar Bani, confirmou a morte de Khamis Kadafi, um dos filhos do ditador deposto, em combates a 90 quilômetros ao sudoeste de Trípoli.
Em entrevista coletiva em um hotel de Benghazi, capital dos revolucionários, Beni explicou que Hamis e Mohammed al Senussi, um dos filhos do chefe dos serviços de Inteligência Militar do anterior regime, Abdullah al Senussi, morreram.
Com a confirmação da morte de Khamis e após a fuga à Argélia de três dos filhos de Kadafi, continuam em paradeiro desconhecido, além do próprio ditador, Seif al Islam, o rosto midiática do regime e o mais provável sucessor de seu pai no poder; Saadi, ex-jogador, e Mutasim, chefe do Conselho de Segurança Nacional. Bani declarou que não possui nenhuma informação sobre o paradeiro de Kadafi e lembrou que a Líbia é um país extenso com seis milhões de habitantes. "Esteve 42 anos no poder, e este homem é capaz de se disfarçar", considerou Bani, que, no entanto, acredita que o líder foragido já está fora do país.

Mercado reduz projeções de PIB e eleva de inflação


Para 2012, a projeção para o crescimento da economia foi reduzida de 3,90% para 3,84%


São Paulo - O mercado financeiro reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 de 3,79% para 3,67%, segundo o boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central (BC). Para o ano que vem, a projeção para o crescimento da economia foi r A estimativa para o crescimento da produção industrial em 2011 caiu de 2,96% para 2,63%. Para 2012, a projeção para a expansão da indústria foi mantida em 4,30%.
Segundo o boletim Focus, o mercado financeiro elevou a projeção para a inflação em 2011 e em 2012. De acordo com a pesquisa, a expectativa para a inflação oficial neste ano subiu de 6,31% para 6,38%, em um patamar distante do centro da meta de inflação, que é de 4,50%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
A projeção para a inflação em 2012 foi elevada de 5,20% para 5,32%. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2011 subiu de 0,32% para 0,33%. A estimativa para o IPCA de setembro foi elevada de 0,38% para 0,40%.
Juros e dólar
De acordo com a pesquisa Focus, os analistas reduziram a previsão para a Selic (a taxa básica de juros da economia) para o fim de 2011 de 12,50% ao ano para 12,38% ao ano. Atualmente, a taxa está em 12% ao ano. Já a projeção para a Selic no fim de 2012 caiu de 12,38% ao ano para 11,88% ao ano.
Para o mercado de câmbio, os analistas preveem que o dólar encerre 2011 em R$ 1,60, mesmo patamar estimado na semana anterior. A projeção do câmbio médio no decorrer de 2011 foi mantida em R$ 1,60. Para o fim de 2012, a previsão para o câmbio foi mantida em R$ 1,65.
Contas externas
A previsão do mercado financeiro para o déficit em conta corrente neste ano subiu de US$ 57,93 bilhões para US$ 58,25 bilhões. Para 2012, o déficit em conta corrente do balanço de pagamentos estimado caiu de US$ 68,63 bilhões para US$ 68,51 bilhões.
A previsão de superávit comercial em 2011 subiu de US$ 22,90 bilhões para US$ 23 bilhões. Para 2012, a estimativa para o saldo da balança comercial caiu de US$ 12,10 bilhões para US$ 11,60 bilhões.
Analistas mantiveram a estimativa de ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) em 2011 em US$ 55 bilhões. Para 2012, a previsão seguiu em US$ 50 bilhões.
eduzida de 3,90% para 3,84%.

Somália: 750 mil em risco «fome iminente»


Quatro milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária

Quatro milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária na Somália e 750 mil estão em risco de «fome iminente», segundo o Centro de Análise para a Segurança  Alimentar(FSNAU) da ONU.
fome espalhou-se para mais uma região do sul deste país africano, Bay.
«Se as condições se mantiverem, a fome deve espalhar-se para mais quatro regiões nos próximos quatro meses», avisa a FSNAU, em comunicado citado pela CNN.
Dezenas de milhares de pessoas já morreram na sequência da pior seca dos últimos 60 anos na Somália, a maioria crianças.

Presidente Dilma nomeia dois novos ministros do STJ


A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta segunda-feira (15/8) os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça. Marco Aurélio Bellizze de Oliveira (à direita na foto), do Rio de Janeiro, e Marco Aurélio Gastaldi Buzzi (à esquerda), de Santa Catarina, foram escolhidos para ocupar as vagas dos ministros Luiz Fux, que foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal, e Paulo Medina, aposentado compulsoriamente. A nomeação foipublicada no Diário Oficial da União desta segunda. A cerimônia de posse no Superior Tribunal de Justiça está marcada para o dia 5 de setembro.
Os novos ministros aguardavam nomeação desde o dia 9 de agosto, quando foram ouvidos em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e posteriormente aprovados em votação no Plenário.
Marco Aurelio Bellizze, de 47 anos, ocupará a vaga deixada pelo atual ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. Em sua apresentação aos senadores da CCJ, defendeu a harmonia entre os Poderes da República, numa menção indireta ao que se costuma chamar de "judicialização da política". Também citou o Pacto Republicano e elogiou o Parlamento por sua intenção de tornar mais ágil a prestação jurisdicional à população, com a atualização dos códigos de Processo Penal e de Processo Civil.
Já Marco Aurelio Buzzi Oliveira, de 53 anos, assumirá a vaga de Paulo Medina, aposentado. É um ativista dos serviços de conciliação, até como forma de desafogar o Judiciário. Só o STJ analisou, em 2010, 330 mil processos. No mesmo ano, 230 mil chegaram ao tribunal, observou Buzzi. Ele também foi defensor "radical e seco" de mais magistrados de carreira nos tribunais superiores. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tufão Talas já provocou 31 mortos no Japão


Sobe para 31 o número de mortos resultantes da passagem do tufão Talas pelo sul do Japão. Contam-se ainda 54 desaparecidos.
No entanto, o número de vítimas mortais é provisório, temendo-se um aumento nas províncias mais afectadas, de acordo com a agência Kyodo.
O deslizamento de terras e a queda de pontes na sequência da catástrofe natural já conduziram ao isolamento cerca de 3.600 pessoas na província de Wakayama.
O tufão atravessou a ilha de Shikoku e o sul da ilha de Honshu, e avança agora pelo Mar do Japão na direcção noroeste.

Rio: polícia faz nova perícia em bonde


Cinco morreram e 57 ficaram feridos em acidente na semana passada

Técnicos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli fizeram, na manhã deste domingo, uma perícia complementar no bonde de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. Cinco pessoas morreram no acidente com o veículo no último sábado. 
O trabalho começou às 6 h e durou poucos minutos. De acordo com a polícia civil, os peritos pretendiam sanar dúvidas com relação ao funcionamento dos bondes para concluir o laudo que apura as responsabilidades do acidente que também deixou 57 feridos.
O resultado da perícia complementar será enviado ao titular da delegacia de Santa Teresa. 

O caso

Cinco pessoas morreram e 57 ficaram feridas (cinco passam por cirurgia) em um acidente com o bondinho que corta o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, no último sábado. Após uma curva, o bondinho que descia uma ladeira saiu dos trilhos e o maquinista acabou perdendo o controle da composição, bateu em um poste e tombou.
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros quatro mortos eram passageiros, um homem e três mulheres. Todos morreram no local.
De acordo com o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, o bondinho não passava por reformas há 30 anos. Lopes disse ainda que pode suspender o funcionamento do bondinho até que as causas do acidente desta tarde sejam esclarecidas.

Mubarak chega a tribunal para 3ª sessão de seu julgamento


Dois de seus filhos e outros altos funcionários de seu regime também participam da sessão

Cairo - O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak chegou à Academia da Polícia no Cairo, onde está previsto que comece a terceira sessão do julgamento contra ele, dois de seus filhos e outros altos funcionários de seu regime.
Segundo a agência oficial egípcia Mena, o helicóptero que transportava o ex-governante aterrissou na Academia da Polícia, na capital do país, procedente do Centro Médico Internacional, onde Mubarak está internado, na estrada entre Cairo e Ismailia.
Os serviços de segurança egípcios instalaram nesta segunda-feira desde muito cedo barreiras e cordões de segurança do lado de fora do complexo para impedir que dezenas de manifestantes, divididos entre partidários do ex-presidente e familiares das vítimas, entrem em confronto.
No entanto, segundo a Agência Efe constatou, partidários de ambos os lados jogaram pedras e trocaram insultos, o que provocou a intervenção dos agentes antidistúrbios das forças de segurança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More