Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Papa explica princípios da relação entre Igreja e Estado

O Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, por ocasião do 150º aniversário de unificação política do país, que ocorre nesta quinta-feira, 17 de março. A mensagem foi entregue pelo Cardeal Tarcisio Bertone ao presidente Napolitano, na manhã desta quarta-feira, 16.

O Bispo de Roma recordou que o Pacto Lateranense, firmado em 1929, garantiu que a Igreja continuasse a oferecer sua contribuição ao bem comum. Em fevereiro de 1984, foi concluído o Acordo de revisão desse Pacto, que assinalou a passagem para uma nova fase das relações entre Igreja e Estado na Itália.

"O Acordo, que contribuiu largamente para a delineação daquela sã laicidade que denota o Estado italiano e o seu ordenamento jurídico, evidenciou os dois princípios supremos que são chamados a presidir as relações entre Igreja e comunidade política: aquele da distinção de âmbitos e aquele da colaboração. [...] A Igreja é consciente não somente da contribuição que oferece à sociedade civil para o bem comum, mas também do que recebe da sociedade civil".

"O Cristianismo contribuiu de maneira fundamental para a construção da identidade italiana através da obra da Igreja, das suas instituições educativas e assistenciais, fixando modelos de comportamento, configurações institucionais, relacionamentos sociais; mas também mediante uma riquíssima atividade artística: a literatura, a pintura, a escultura, a arquitetura, a música. [...] Também as experiências de santidade contribuíram fortemente para construir tal identidade", salienta o Pontífice.

O Santo Padre afirma que, apesar de o Ressurgimento – movimento na história italiana que buscou unificar o país entre 1815 e 1870 – ter sido contrário à Igreja, ao Catolicismo e também à religião, por complexas razões históricas, culturais e políticas, os católicos contribuíram diretamente para a formação do Estado unitário, como foi o caso de Vincenzo Gioberti, Antonio Rosmini e Alessandro Manzoni, por exemplo.

Referindo-se à "Questão Romana" – disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papado durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano, com o estabelecimento do Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini – e aos "efeitos dilacerantes na consciência individual e coletiva dos católicos italianos", Bento XVI escreve que "nenhum conflito foi registrado no corpo social, assinalado por uma profunda amizade entre a comunidade civil e a comunidade eclesial. A identidade nacional dos italianos, tão fortemente enraizada nas tradições católicas, constitui na verdade a base mais sólida da conquistada unidade política".

Por fim, Bento XVI disse que a nação italiana sempre teve a honra e o singular privilégio de acolher a sede do Sucessor de Pedro e, portanto, o centro da catolicidade. "A comunidade nacional sempre respondeu a essa consciência expressando proximidade afetiva, solidariedade, auxílio à Sé Apostólica para a sua liberdade e para prover as condições favoráveis para o exercício do ministério espiritual do Sucessor de Pedro, que é Bispo de Roma e Primaz da Itália".

Imperador do Japão mostra preocupação com colapso nuclear

O imperador  do  Japão, Akihito, fez sua primeira declaração depois do terremoto e tsunami que atingiram o país na última sexta-feira. Ele fez um discurso em tom dramático na televisão, onde mostrou preocupação com um colapso nuclear, pediu calma à população e disse que está  rezando pelas vítimas.

"Espero, do fundo do coração, que as pessoas dêem as mãos, se tratem com compaixão e consigam ultrapassar estes tempos difíceis", destacou Akihito, de 77 anos.  Ele explicou ainda que está preocupado com a "natureza imprevisível" da situação na central nuclear de Fukushima, danificada desde o grande terremoto seguido por tsunami.

As estações de televisão interromperam a programação normal para que o imperador, que raramente usa esse veículo de comunicação, falasse aos japoneses.

De acordo com o último  balanço oficial,  os desastres naturais já causaram 3.373 mortes, deixaram 1.897 feridos e 6.746 desaparecidos.

Banco do Japão injecta mais 31 mil ME no mercado

O Banco do Japão (BoJ) anunciou hoje ter injectado 3.500 mil milhões de ienes (31 mil milhões de euros) no mercado monetário para apoiar a economia, depois do sismo e do tsunami que na sexta-feira devastaram o país.

Este novo apoio soma-se aos 23 mil milhões de ienes (202 mil milhões de euros), o que eleva para os 26.500 mil milhões de ienes (234 mil milhões de euros) a quantia total avançada pelo BoJ ao mercado interbancário desde segunda-feira.
O BoJ pretende apoiar os bancos das zonas mais duramente afectadas pelo sismo e pelo tsunami, mas também pelas complicações nas centrais nucleares.
O sismo e o tsunami de sexta-feira fizeram milhares de mortos e deixaram um rasto de destruição. Também o abastecimento de electricidade é problemático, com a paragem de quatro não poderão ser reactivadas11 centrais nucleares, das quais pelo menos .

Acidente no Japão não altera planos de usinas nucleares no NE

O acidente nuclear no Japão não deve alterar os planos do governo brasileiro de ampliar a geração de energia atômica no Brasil, incluindo o projeto que prevê a instalação de três centrais nucleares na região Nordeste. Alagoas disputa as centrais nucleares com Pernambuco, Bahia e Sergipe. De acordo com o chefe do escritório da Eletronuclear em Recife, Carlos Henrique da Costa Marins, a Plano Decenal, que prevê a construção das três centrais, está a todo vapor, e o Estado que irá sediar o projeto deve ser anunciado ainda em 2011. Países da Europa, como a França, começam a repensar suas ambições no campo da energia nuclear.
Marins falou por telefone a O JORNAL, direto do Recife, onde participava, ontem, de um seminário internacional sobre energia nuclear, ontem pela manhã. “Não altera em nada, primeiro porque o que temos no Japão é conseqüência de uma catástrofe. Uma tsunami e um maremoto. Não se trata de um acidente nuclear, tudo veio da catástrofe. Outro ponto é que a própria tecnologia empregada no Japão é diferente da utilizada nas centrais nucleares brasileiras”, explica.
“A energia nuclear é mais do que necessária para o desenvolvimento do país. As usinas hidroelétricas são insuficientes, a energia eólica é apenas complementar. A aposta do país é na energia nuclear. O Brasil, graças a Deus não está na área divisória das placas tectônicas, que o que provoca os terremotos. Esse problema nós não temos”, ressaltou.
Segundo Marins, já foram identificados os sítios que tem condições técnicas de abrigar as centrais nucleares, agora cabendo ao Ministério de Minas e Energia escolher o mais adequado. Em Alagoas a região fica no Baixo São Francisco.
“O Plano Decenal que prevê a instalação das usinas no nordeste está de vento em polpa. Já foi feita a localização dos sítios, que ficam aí em Alagoas, em Pernambuco, na Bahia e em Sergipe. Recentemente o ministro de Minas e Energia [Edison Lobão] afirmou que essa escolha será feita ainda este ano. Acho cedo para falar em mudanças nessa questão da energia nuclear por cauda do que está acontecendo no Japão”, afirma Carlos Henrique Marins.
R$ 18 MILHÕES – Mas além da escolha do Ministério de Minas e Energia, a decisão ainda passará pelo Congresso Nacional. Apesar da polêmica em torno da geração desse tipo de energia, o projeto é defendido entusiasticamente pelo próprio governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que em 2009 chegou a trazer para o Estado evento nacional sobre o tema.
Segundo a Eletronuclear, a primeira das três centrais nucleares que deverão ser construídas no nordeste deve entrar em operação em 2019; a segunda em 2021. O investimento do governo federal para a construção de central nuclear é estimado em R$ 6 bilhões.

Neve no nordeste do Japão atrapalha buscas por sobreviventes

Um forte nevão atingiu esta quarta-feira o nordeste do Japão, já devastado pelo terremoto e tsunami da semana passada. A neve atrapalha os trabalhos das equipas de socorro e aumenta as dificuldades das pessoas, a maioria delas idosas, que ainda permanecem na região.

«O forte cheiro de cadáveres e a sujidade deixada pelas águas torna o trabalho de busca muito difícil», disse Yin Guanhhui, membro de uma equipa de resgate.

Ainda só há cerca de 3 mil mortos confirmados, mas estima-se que possam ter desaparecido 10 mil pessoas.

Inflação pelo IGP-10 desacelera para 0,84% em março

Em março, a inflação medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) registrou 0,84%, indicando uma desaceleração em relação a taxa de 1,03% que foi marcada em fevereiro. O resultado está dentro do esperado pelos analistas do mercado financeiro, que previam uma taxa entre 0,72% e 0,96%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Dentre os três indicadores que compõem ao IGP-10, o que apresentou maior alta  foi o Índice de Preços por Atacado - 10 (IPA - 10), com 0,99% em março ante 1,16% em fevereiro. Já o Índice de Preços ao Consumidor - 10 (IPC-10) avançou 0,59% em março, contra 0,92% em fevereiro. O Índice Nacional do Custo da Construção - 10 (INCC-10) marcou 0,33% em março, depois de marcar 0,42% em fevereiro. O indicador tem acumulado altas de 2,38% no ano, e nos últimos 12 meses registrou 11,14%. Os preços para o IGP-10 para março foram coletados entre o dia 11 de fevereiro e 10 de março.

Brasil espera corte em subsídios agrícolas com visita de Obama

De Washington, o Conselho de Negócios Brasil-EUA enviou um aviso do setor privado ao presidente Barack Obama, que visita Brasília e Rio de Janeiro no final de semana: vai ser preciso dar algo especial ao Brasil, de preferência corte nos subsídios agrícolas americanos, se a Casa Branca espera aumentar as exportações ao país.
"Não sei se haverá algum tipo de acordo sobre isso na visita, mas Obama tem que exercer sua liderança junto ao Congresso dos EUA para tentar eliminar os subsídios", disse Gabriel Rico, presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil. "Sem oferta, não tem negócio; a balança comercial [bilateral] já é negativa para o Brasil."
Em termos de acordos, o conselho afirma esperar avanços nas discussões sobre um tratado bilateral sobre impostos que resolva a questão da dupla taxação e primeiros passos para um diálogo sobre eventual tratado de livre comércio entre os dois países.
Rico disse crer que um TLC é possível no longo prazo apesar das exigências do Mercosul, por onde a princípio tais acordos deveriam ser negociados em conjunto pelos países-membros.
"Os setores privados de Brasil e EUA são muito a favor de um tratado de livre comércio", afirmou. "Sabemos que não é possível agora, mas acredito que podemos criar o ambiente político necessário para essa negociação."
Rico disse ainda que "Brasil e EUA têm que lavar a roupa suja" em muitas áreas antes de discutir um tratado, desde a rodada Doha até os subsídios agrícolas americanos.
Sobre a dupla taxação, não há perspectiva de acordo final, mas os empresários vem pressionando pela aceleração das discussões. "O Brasil é um único dos Brics com o qual os EUA não têm um tratado bilateral sobre impostos", disse Steven Bipes, diretor-executivo do Conselho. "A situação atual é contrária 'a competitividade que ambos os países querem estimular."
A esperança do conselho é que a viagem resulte ao menos em um acordo de cooperação econômica e de comércio, uma medida preliminar que define termos de negociações para outros tratados. Os EUA têm esse tipo de acordo com o Uruguai.
Outra conversa que os empresários gostariam de ver entre a presidente Dilma Rousseff e Barack Obama é a respeito da "guerra cambial". "O real está muito valorizado, isso nos prejudica", afirmou Rico.
"E a competição com a China [cuja moeda é considerada artificialmente subvalorizada] é uma preocupação comum aos dois países."
De mais concreto, a viagem oferecerá oportunidades de investimentos a representantes de 60 empresas dos EUA. O grupo irá a Brasília, Rio de Janeiro e depois São Paulo, acompanhado inicialmente tanto pelo secretário do Comércio dos EUA, Gary Locke, quanto pelo representante americano para o Comércio (do USTR), Ron Kirk, além do secretário americano de Energia, Steven Chu.
Energia e infraestrturura são duas áreas consideradas pelo conselho chave para investimentos.
Na primeira, despertam interesse de fontes nucleares a energia limpa e o petróleo do pré-sal, passando pela distribuição de eletricidade. O potencial de extração do pré-sal para exportação foi um dos pontos mais discutidos da conversa que Bipes e Rico mantiveram com jornalistas brasileiros e estrangeiros ontem em Washington.
Na segunda, há destaque para as necessidades provocadas por mega-eventos como as Olimpíadas de 2016, a Copa de 2014, jogos militares etc, e também para demandas gerais como na aviação civil. "Adoraríamos ver mais voos diretos entre Brasil e EUA", disse Bipes.
Ele afirmou esperar também a confirmação de um programa que elimine a necessidade de alguns vistos para viagens de brasileiros aos EUA.

NASA coloca primeira nave na órbita de Mercúrio

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou, na passada semana, que está tudo a postos para a colocação da primeira nave não tripulada na órbita de Mercúrio, já na próxima quinta feira. Os dados recolhidos sobre o planeta mais pequeno do Sistema Solar chegam à Terra em abril.

A sonda Messenger, equipada com sete instrumentos científicos, foi projetada para resistir a temperaturas muito elevadas, uma vez que Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. 

Em comunicado, a NASA revela que a manobra de inserção posicionará a sonda numa órbita de 12 horas em Mercúrio, com uma altitude mínima de 200 quilómetros. No momento de inserção, a sonda estará a 46,1 milhões de quilómetros do Sol e a 155 milhões de quilómetros da Terra.

O aparelho será o primeiro a enviar dados sobre Mercúrio desde a missão Mariner 10, que passou pelo planeta em 1974 e 1975, quando mapeou cerca de 45% da sua superfície. A Messenger mapeou outros 30% durante o sobrevoo do planeta em 2008 e deverá terminar o mapeamento após entrar em órbita. 

Determinar a composição da superfície do planeta, caracterizar a sua história geológica e investigar a presença de líquidos são os principais objetivos desta operação da NASA. 

A 04 de abril, espera-se que a Messenger comece a enviar os dados que recolheu para a Terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More