Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vida consagrada: Seguir Cristo casto, pobre e obediente


Durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil convida os católicos a refletir sobre a riqueza das mais diversas vocações na Igreja e no domingo, 21, todos foram convidados a lançar um olhar especial sobre a vida consagrada.
O Vaticano possui a Congregação para os Institutos de vida consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, órgão instituído em 29 de junho de 1908, que cuida justamente das mais diversas congregações religiosas e institutos de vida consagrada espalhados pelo mundo. A cada ano, o Papa também dirige uma mensagem especial a todos os religiosos e religiosas em 2 de fevereiro, dia mundial da vida consagrada.
“Deste modo, a vida consagrada, na sua vivencia cotidiana sobre as estradas da humanidade, manifesta o Evangelho e o Reino já presente e operante”, disse o Papa Bento XVI, em 2 de fevereiro de 2011.
Ao pensar em vida consagrada, para a maioria vem à mente as grandes mulheres como Madre Tereza de Calcutá, Edith Stein (Santa Tereza Benedita da Cruz) e tantas outras religiosas que ao entenderem o sentido mais profundo da vocação, pessoas que traduziram o chamado em doação. Mulheres e homens de várias épocas que encarnaram na vida os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e da castidade configurando-se a Cristo, pobre, casto e obediente.
“A vida religiosa, de fato, conduz a pessoa a assumir de forma consciente e concreta o mistério da paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. A partir deste fundamento, se forma o homem novo, o religioso e o apóstolo”, afirmou Irmã Maria Ângela, psicóloga e doutora em Vida Consagrada, da Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret.

A formação na vida religiosa

A religiosa, que realiza um estudo aprofundado sobre a formação na vida consagrada, destaca a responsabilidade da Igreja perante esta vocação tão nobre que expressa sua beleza no rosto dos mais diversos carismas, suscitados pelo Espírito Santo, ao longo dos séculos.
A Igreja, enfatiza Irmã Maria, entende a importância deste chamado para cumprir com eficácia sua missão universal e por isto, investe nestas vocações sobretudo no tocante à formação.
“Em uma chave de leitura educativa e mística da maturidade à luz do mistério pascal, o documento de Diretrizes sobre a formação nos Institutos religiosos, de 1990, revela o processo de maturidade como um programa formativo que dura toda a vida”, salienta.
A exortação pós sinodal Vita Consecrata, escrita pelo Papa João Paulo II , em 1996, expressa bem o apreço da Igreja por esta vocação, destacando que estes religiosos realizam junto a Igreja, sua grande missão: evangelizar.
“A presença universal da vida consagrada e o carácter evangélico do seu testemunho provam, com toda a evidência — caso isso fosse ainda necessário —, que ela não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja”, afirma a Exortação de João Paulo II.

Formação: A vontade de Deus e a humana


Muitos cristãos, decepcionados, se revoltam contra Deus
Jesus afirmou: “Não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 5,30). Aliás, na Agonia no Horto das Oliveiras, Ele assim orou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; contudo, não se faça como que quero, mas como tu queres” (Mt 16, 39). Deixou magnífico exemplo para Seus seguidores. Santo Agostinho, sabiamente, ensinou que “a vontade é a potência pela qual se erra e se vive com retidão”. Daí a necessidade da atenção para com essa faculdade da alma que pode ser prejudicada pela indecisão ou falta de resolução firme para aderir às inspirações divinas. 
Todo progresso espiritual consiste em desejar firmemente seguir os ditames celestes. A egolatria pode sutilmente levar o cristão a não querer se sujeitar à voz de sua consciência. Daí a necessidade da maleabilidade nas mãos do Divino Espírito Santo, para que todas as intenções sejam verdadeiramente retas e não meros caprichos humanos. Eis porque advertia São Paulo aos Filipenses sobre aqueles que buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo (cf. Fl 2,21). Donde ser preciso solicitar sempre a graça da constância para que se fuja da precipitação, da volubilidade, não sendo nunca o discípulo de Cristo irresoluto e instável, conforme advertiu de São Tiago (cf. Tg 1,8).
Para isso mister se faz equilibrar o coração com a inteligência. Estando esta iluminada, cabe à vontade executar com sumo amor e total disposição o que deve ser realizado em cada momento. Aliás, a finalidade última de toda oração deve a total conformidade com os desígnios do Ser Supremo. 
Esta imolação da vontade própria é sumamente agradável a Deus. Tudo depende do domínio de si mesmo, o qual torna o cristão imune aos desvios que impedem sua adesão ao bem a ser praticado. Nunca se pode esquecer que a fidelidade, mesmo nas pequenas atitudes, cerra a porta a quase todos os males das potências superiores da alma, pois treina a vontade para o total autodomínio, levando a uma tranquilidade absoluta no falar e no agir, graças ao valor das virtudes internas do espírito. Chega-se então àquela moderação de que fala São Paulo a Timóteo, levando cada um “uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e decoro” (1Tm 2,2). É que aceitar a vontade de Deus em todas as circunstâncias, durante todo o dia, é uma grande prova de amor. 
Convém, porém, notar que, sendo Deus luz e amor, Ele se comunica com a pessoa humana de vários modos. São João da Cruz, sem querer, evidentemente, fazer um jogo de palavras diz que “às vezes percebe-se mais conhecimento do que amor; outras, mais amor do que inteligência ..., ou só conhecimento e nada de amor ..., ou só amor sem nenhuma informação do Espírito Santo”. O que vale, contudo, na prática, é a reta intenção de fazer o que Ele quer e não o que cada um desejaria fazer. É que um ato de vontade constante, feito com total dileção para com Deus, vale muito mais do que os grandes heroísmos passageiros, esporádicos. É desse modo que a vontade humana vai se tornando livre e generosa, como era a de Cristo, o qual pode dizer ser Seu alimento fazer a vontade do Pai (cf. Jo 4,34). É lógico que esta conformidade absoluta com os desígnios de Deus leva o cristão a suportar com paciência todas as incongruências de uma passagem por este "vale de lágrimas" como é o presente exílio nesta terra. Estas provações então purificam o coração como o ouro no crisol. 
Quantos cristãos, infelizmente, quando Deus permite qualquer desgosto, por pequenino que este seja, chegam até a se revoltar contra Ele. Ainda bem que o Onipotente é paciente, pois poderia punir imediatamente estes insurgentes. Por tudo isso, o acatamento de tudo que Deus permite se torna fonte maravilhosa de merecimentos. A dependência filial em todas as circunstâncias da vida, este abandono amoroso nas mãos da Divina Providência, este oferecimento habitual nas dificuldades que surgem, esta paciência inalterável atraem o beneplácito do Todo-Poderoso Senhor. É quando o cristão deve se lembrar das palavras de São Paulo aos Coríntios: “Realmente, o leve peso de nossa tribulação no momento presente, prepara-nos, além de toda e qualquer medida, um peso eterno de glória; não que nós olhemos as coisas visíveis, mas para as invisíveis; é que as coisas visíveis são transitórias, ao passo que as invisíveis são eternas” (I Cor 5,417-18). Além do mais, a imperturbabilidade é o venturoso resultado da aceitação de tudo como vindo da mão de Deus. Tudo é, deste modo, contemplado pelo prisma da Divina Sabedoria.
É dessa maneira que o querer humano vai se transformando no querer divino. Pensar, desejar, aspirar, sentir em tudo conforme a adorável Vontade Divina deve ser sempre o grande intuito do verdadeiro imitador de Jesus Cristo.

Mensagem: Pensando Bem, É Preciso Reciclar


Viver bem, às vezes, é só uma questão de recomeçar, reaprender, reciclar.Para que tudo tenha um novo impulso, ganhe uma nova luz.
Reciclar para imprimir novas palavras, novas experiências, novos sentimentos. Avaliando erros para gerar acertos, mudando trajetos para entender os caminhos, olhando a vida, todo dia, com o coração novinho em folha.
Pensando bem, é esse o nosso papel, o que nos dá sentido. Pois se fazendo como sempre foi feito a gente acaba chegando ao mesmo lugar, melhor então é rever, com clareza, o que verdadeiramente queremos, buscar sabedoria no que já fizemos e aí, então, realizar de outra maneira, fazer diferente, reinventar.
Crer para ver que há um poder impaciente por se revelar a quem não desiste, recria, vai em frente, buscando sempre, dentro de si, o melhor.

Região da fortaleza de Kadhafi é palco de combates na capital da Líbia


Rebeldes apertam cerco ao complexo residencial do ditador nesta terça.
Combatentes seguem à procura do coronel, cujo paradeiro é desconhecido.

Violentos combates com artilharia pesada e foguetes aconteciam nesta terça-feira (23) em torno do complexo residencial do ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, no bairro de Bab al-Aziziya, em Trípoli, segundo testemunhas.
O local foi bombardeado por aviões da Otan durante a madrugada, segundo fontes dos rebeldes antigoverno que tomaram Trípoli no fim de semana e agora caçam o ditador, cujo paradeiro segue desconhecido.
Na véspera, Saif al Islam, filho do ditador, reapareceu, negando relatos sobre sua prisão, e disse que seu pai está bem e organizando a resistência militar aos rebeldes.
"Estou aqui para desmentir as mentiras", declarou Seif al-Islam aos jornalistas estrangeiros no perímetro de Bab al-Aziziya, o complexo residencial do pai, em referência ao anúncio de sua detenção.
"Trípoli esta sob nosso controle. Todo mundo pode ficar tranquilo. Tudo está bem em Trípoli", disse Seif, apresentado como sucessor e porta-voz oficioso do regime, cercado por dezenas de simpatizantes.
Seif al-Islam afirmou ainda que as forças leais ao regime infligiram "elevadas perdas hoje (segunda-feira) aos rebeldes que assaltavam" a residência-quartel de Bab al-Aziziya.
A rede de TV Al Jazeera relatou que combatentes rebeldes estão próximos aos portões da fortaleza, e mostrou imagens de disparos e fumaça na região.
O quartel-general do ditador fica perto do hotel Rixos, onde estão hospedados muitos jornalistas estrangeiros.
O edifício estremeceu às 11h locais (6h de Brasília) após uma forte explosão nas proximidades, o que criou uma onda de pânico entre os repórteres, que se refugiaram no subsolo.
Aviões, aparentemente da Otan, sobrevoavam a capital. Soldados do regime protegiam o hotel, que abriga 30 correspondentes internacionais.
O Rixos permanecia sem água ou energia elétrica, que são restabelecidas apenas por uma hora durante a noite.
O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o argentino Luis Moreno Ocampo, havia confirmado horas antes que recebera informações confidenciais segundo as quais Seif al Islam, objeto de uma ordem de prisão da corte por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, havia sido detido pelos rebeldes.
Mas, nesta terça-feira, o porta-voz do TPI afirmou que o tribunal nunca recebeu uma confirmação sobre a detenção.

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafah Abdel Jalil, também afirmara na segunda-feira ter recebido informações seguras sobre a prisão.
Mohamed Kadhafi, outro filho do ditador que também teve a prisão anunciada no domingo pelos rebeldes, conseguiu escapar, de acordo com fontes rebeldes em Benghazi. Ele teria tido ajuda de homens leais a Kadhafi.
Nesta terça-feira, as forças do regime de Kadhafi dispararam três mísseis Scud dos arredores de Sirte, reduto do regime, contra Misrata, cidade controlada pelos rebeldes, informou a Otan, que classificou o ato como "irresponsável".
O enviado especial da ONU para a Líbia, Abdel Ilah Jatib, revelou que o regime líbio havia solicitado sua intervenção para negociar antes da ofensiva rebelde de sábado.
Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado e já controlam a Praça Verde - lugar simbólico no qual os partidários do regime costumavam se reunir - e a sede da televisão estatal, que desde a segunda não transmite sua programação diária, mas as forças leais a Kadhafi ainda resistem em alguns bairros, incluindo Tajura, Suq-Joma e Fashlom.
Segundo o Centro de Imprensa dos rebeldes, reforços estão chegando a Trípoli por mar a partir da cidade de Misrata, a 200 km ao leste, para garantir a tomada da capital.
O presidente americano, Barack Obama, e membros da União Europeia já dão como certa a queda de Kadhafi e prometeram, na segunda-feira, ajudar o futuro governo líbio.
"O regime de Kadhafi está chegando ao fim. O futuro da Líbia está nas mãos de seu povo", declarou Obama na ilha de Martha's Vineyard (Massachusetts, nordeste dos EUA), onde passa férias por alguns dias com a família.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que o regime líbio está em "plena retirada" e que Kadhafi deve abandonar qualquer esperança de permanecer no poder.
A China anunciou que respeita a decisão do povo líbio e espera que a estabilidade retorne rapidamente à Líbia.
O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, se declarou "totalmente solidário" com o governo rebelde na Líbia; e o Egito reconheceu o órgão político dos rebeldes como o governo legítimo líbio.
A queda de Trípoli ocorre mais de seis meses depois do início dos protestos populares contra Kadhafi na chamada "Primavera Árabe", que já derrubou os presidentes do Egito, Hosni Mubarak, e da Tunísia, Ben Ali.

Dono de ilha confiscada por fraudes de R$ 1 bi é preso na BA


Um dos donos da ilha de 20 mil m², na Baía de Todos os Santos, confiscada por fraudes fiscais investigadas na Operação Alquimia, foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira em Salvador. O empresário Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, presidente da Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos, foi detido no aeroporto, em retorno da Espanha, onde estava quando teve sua prisão preventiva decretada, na semana passada. Segundo a PF, 300 empresas instaladas no Brasil e no exterior que atuam na venda e na distribuição de produtos químicos teriam sonegado R$ 1 bilhão em impostos. As informações são do Jornal Nacional.
A Sasil era um dos principais alvos da operação. Na última quarta-feira, 23 pessoas foram presas. A PF apreendeu 2,5 kg de ouro em barra, embarcações, jet-skis, lanchas, quase 100 carros, ônibus, carretas, imóveis e a ilha na costa de Salvador. Conforme a PF, as empresas investigadas foram criadas para burlar a fiscalização e transferir seus ativos para empresas maiores, servindo de laranja no esquema criminoso. Após constituir crédito tributário, as laranjas fechavam as portas e transferiam seu patrimônio para as empresas que comandavam o esquema, que operavam "de maneira completamente regular", segundo o delegado Marcelo Freitas. A investigação começou no final da década de 1990 e o inquérito foi aberto em 2002. "O valor dos bens apreendidos já dá para cobrir boa parte do rombo", afirmou Hermano Machado, superintendente da Receita Federal em Belo Horizonte. A PF pretende recuperar a quantia desviada.

Ivete Sangalo fará novo show para acidentados em camarote, diz jornal


Empresa que organizou o envento informou que apresentação será exclusiva para os cerca de 35 feridos.

Ivete Sangalo vai fazer um show exclusivo para as cerca de 35 pessoas que ficaram feridas com a queda de um camarotedurante seu show no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, no sábado, 20. A data da nova apresentação ainda não foi divulgada pela empresa Atrás do Trio Eventos, que organizará o show. A informação é do jornal "O Dia" desta terça-feira, 23.

Confiança do investidor alemão é a menor desde 2008


Índice caiu para menos 37,6 neste mês, comparado a menos 15,1 em julho, segundo o instituto ZEW


Manheim - A confiança dos investidores e dos analistas da Alemanha diminuiu mais que o esperado em agosto, informou o instituto ZEW nesta terça-feira.
O índice caiu para menos 37,6 neste mês, comparado a menos 15,1 em julho, ficando abaixo da previsão de analistas ouvidos pela Reuters, de menos 25. Foi a menor leitura desde dezembro de 2008.
O ZEW disse que os entrevistados mostraram-se mais céticos sobre os desenvolvimentos na zona do euro e depois de fracos dados da economia alemã divulgados na semana passada.
A pesquisa foi feita com 286 analistas entre 8 e 22 de agosto.

Carlos Moedas ouvido na Assembleia da República


O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, está a ser ouvido na comissão eventual para o acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira a Portugal, de acordo com a informação divulgada na página da Assembleia da República.
A primeira audição do Governo na comissão eventual marca o arranque dos trabalhos [da comissão parlamentar] que vai acompanhar as medidas do programa acordado com a 'troika'.
A presença de Carlos Moedas destina-se a informar a comissão sobre a metodologia de assistência financeira levada a cabo pelo actual Executivo no âmbito do acordado com a equipa composta pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia (CE).
A 26 de Julho, o antigo ministro da Economia do PS Vieira da Silva anunciou aos deputados que integram a comissão que a primeira audição deveria contar com a presença do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, mas apenas este último será ouvido hoje.
O ex-ministro da Economia e agora deputado socialista Vieira da Silva foi confirmado a 6 de Julho para presidir à comissão parlamentar que vai acompanhar as medidas do programa acordado com a 'troika'.
Ao seu lado, Vieira da Silva tem o deputado social-democrata Miguel Frasquilho, como vice-presidente, e o deputado do PCP Miguel Tiago, como segundo vice-presidente da comissão eventual.

Acusações contra Strauss-Kahn retiradas


A procuradoria de Nova Iorque pediu esta segunda-feira ao juíz que fossem retiradas as acusações contra o ex-director do FMI, Dominque Strauss-Kahn, era acusado de violação pela empregada de hotel Nafissatou Diallo.
Os procuradores informaram Nafissatou Diallo desta decisão numa reunião que durou cerca de dez minutos, esta segunda-feira, um dia antes de Strauss-Kahn se voltar deslocar a tribunal.
Antevendo este desfecho, Nafissatou Diallo já entrou com uma acção civil, acusando o ex-director do FMI de um «ataque violento e sádico» e pediu o afastamento do procurador, por considerar que «foi insensível» à sua acusação e «sabotou» a sua credibilidade «deliberadamente».

Trabalhadores rurais acampam em Brasília e tentam reunião com Dilma para tratar de reforma agrária


Os trabalhadores defendem mais recursos para a reforma agrária e que o dinheiro liberado para obtenção de terras destinadas a assentamentos já foi todo usado
Lideranças de trabalhadores rurais vão acampar em Brasília, onde querem reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de questões como o assentamento de famílias, reforma agrária e política de crédito. Os trabalhadores fazem parte do Acampamento Nacional, organizado pela Via Campesina e por movimentos rurais que integram a organização como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Cerca de 4 mil famílias de trabalhadores rurais chegam nesta segunda-feira (22) à capital e ficarão acampadas no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson por tempo indeterminado.
O coordenador do MST, Valdir Misnerovicz, disse que os movimentos estão esperando a confirmação da audiência. “Temos tido boas reuniões com o governo. A questão é que o diálogo não tem sido traduzido em ação. Essa é nossa insatisfação, essa é nossa indignação. O governo precisa transformar o diálogo em ação concreta para resolver”, disse.
Segundo Misnerovicz, os trabalhadores defendem mais recursos para a reforma agrária e que o dinheiro liberado para obtenção de terras destinadas a assentamentos já foi todo usado. “Este ano foram destinados mais de R$ 500 milhões para obtenção de terras e já foram empenhados. Reconhecemos que isso é importante, mas esses recursos representam 10% da nossa demanda. Esse valor resolve o problema de 10% das famílias acampadas”.
Misnerovicz informou que seriam necessários R$ 1,5 bilhão para assentar as famílias acampadas. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 180 mil famílias estão acampadas pelo país e precisam ser atendidas emergencialmente.
Já o líder do MST alega que, em oito meses de governo, não houve nenhuma desapropriação de terra e havia, até recentemente, mais de 100 processos de assentamento na Casa Civil da Presidência da República que foram devolvidos para o Incra
Outro problema apontado por Misnerovicz foi a questão das dívidas de agricultores familiares. Ele informou que há R$ 12 bilhões em dívidas que precisam ser negociados emergencialmente para que os agricultores não fiquem impedidos de fazer novos financiamentos. “O governo disponibilizou R$ 16 milhões para a agricultura familiar, mas há uma parte desses agricultores que tem dívidas e, se isso não for resolvido, eles ficarão sem acesso a esse dinheiro. Tem o recurso, mas ele não pode ser acessado.”
A coordenadora da Via Campesina, Rosângela Piovezani, disse que os movimentos rurais também vão pedir a presidenta que seja mantido o atual Código Florestal. "Flexibilizar [áreas de proteção permanente] APP e área de reserva legal é um atentado à natureza e a nosso planeta. Para produzir comida, os camponeses não precisam de redução de APP e nem de reserva legal”, disse.
De acordo com ela, os movimentos de trabalhadores rurais vão pedir o cancelamento das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e de outros projetos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que, na opinião deles, não vão trazer benefícios à população. “Belo Monte vai atingir uma grande região e vai tirar não só os animais, mas povos ribeirinhos, povos indígenas e quilombolas. É uma área muito grande que vai ser atingida e não vai trazer benefícios para a população”.
Amanhã (23), os trabalhadores farão uma vigília em frente ao Congresso Nacional, a partir das 19h, para pressionar os parlamentares e o governo quanto às suas reivindicações. Também está programado para o mesmo dia o lançamento do filme O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, que será exibido no acampamento dos trabalhadores em Brasília.
Os trabalhadores rurais programaram para quarta-feira (24) uma manifestação na Esplanada dos Ministérios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More