Acesse
.: Podcast: Jovens do Rio realizam atividades para ir ao JMJ 2011
.: Mensagem do Papa para a JMJ 2011.: Papa aos jovens: "Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!"
Michele Lima, do Rio de Janeiro, conta que faz parte de um grupo com mais de 30 jovens de diversas paróquias que se uniram para promover atividades para financiar a viagem da JMJ 2011. “A cada mês nosso grupo tem aumentado. Esperamos arrecadar o máximo possível para minimizar o peso do pagamento das parcelas [da viagem]”, explica Michele.
Encontrar jovens do mundo inteiro com o mesmo ardor, unidos por uma só razão, um só centro: Jesus Cristo. Essa é a expectativa da jovem carioca.
Preparativos em Madri
E neste mês, os responsáveis pela JMJ em Madri apresentaram novas propostas para facilitar a participação dos jovens no evento, entre elas, as campanhas "Os avós da JMJ" e "Costurar e cantar".
Para pertencer ao "clube dos Avós da JMJ pedimos que seus membros se comprometam a rezar pelos frutos da Jornada, que animem os seus netos a participarem e também outros avós", além de ajudar à organização em suas paróquias, assinalou o diretor de Marketing da Jornada, Gabriel González Andrío.
Já a iniciativa "Costurar e cantar" envolverá aqueles que têm habilidades para a costura, na confecção dos milhares de tecidos necessários para a celebração das Missas durante a semana da Jornada.
Outra atividade é um ciclo de concertos que se realizam nesta quarta-feira, 9, no qual o dinheiro arrecadado será destinado ao Fundo de Solidariedade da Jornada, que ajuda jovens de países com dificuldades econômicas a participar da JMJ.
Os organizadores da Jornada também recordaram que segue vigente o concurso das canções da JMJ "Madri eu adoro", que está aberto à participação de todos os idiomas.
Colaboração do Governo Espanhol
O ministro espanhol, Ramón Jáuregui, garantiu, à comissão da JMJ, a colaboração do Governo na organização deste encontro internacional.
Atualmente, já se inscreveram mais de 240 mil jovens de todo os continentes, dos quais 23 mil provenientes da América Latina e África. Segundo o procedimento habitual seguido por outros países neste tipo de jornadas, decidiu-se expedir os vistos para os peregrinos gratuitamente. Esta concessão segue os requisitos habituais para este tipo de processos.
Durante os dias da Jornada, cerca de seis mil homens das forças e corpos de segurança do Estado garantirão a segurança dos participantes. São sete os ministérios espanhóis que colaboram na organização da JMJ: Exterior, Trabalho, Cultura, Interior, Defesa, Fomento e Presidência.
O Ministério da Defesa cedeu o uso do aeródromo de Cuatro Vientos para a vigília e a Missa com o Santo Padre, nos dias 20 e 21 de agosto. Por sua vez, o Ministério da Cultura está trabalhando diversas propostas para dar a máxima difusão à cultura madrilena e espanhola entre os participantes na Jornada.