Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Estudando o Livro de Gêneses

O LIVRO DAS ORIGENS

É um registro da origem do nosso Universo, do gênero humano, do pecado, da redenção, da vida em família, da corrupção da sociedade, das nações, dos diferentes idiomas, da raça hebraica, etc.
Os primeiros capítulos do livro têm estado continuamente sob fogo da crítica moderna, mas os fatos que apresentam, quando corretamente interpretados e entendidos, jamais têm sido negados.
Não é propósito do autor de Gênesis dar um relato detalhado da criação. Ele dedica somente um capítulo a esse tema (só um esboço contendo alguns fatos fundamentais), enquanto dedica trinta e oito capítulos à história do povo escolhido.
TEMA PRINCIPAL. O pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja história primitiva ali se descreve.
PALAVRA CHAVE. Começo
PRIMEIRA PROMESSA MESSIÂNICA, 3.15
SINOPSE
I. A história da criação
(a) Do nosso Universo, 1:1-25
(b) Do homem, 1:26-31; 2:18-24
II. A história do homem primitivo
(a) A tentação e a queda, a personalidade e o caráter do tentador, o castigo do pecado, e a promessa do Redentor vindouro, cap. 3.
(b) A história de Caim e Abel, cap. 4
(c) A genealogia e morte dos patriarcas, cap. 5
(d) Os sucessos relacionados com o dilúvio, caps. 6-8
(e) A aliança do arco-íris e o pecado de Noé, cap. 9
(f) Os descendentes de Noé , cap. 10
(g) A confusão da língua em Babel, cap. 11
III. A história do povo escolhido
(1) A vida de Abraão
(a) Seu chamado divino, cap. 12
(b) A história de Abraão e Ló, caps. 13-14
(c) As revelações divinas e as promessas a Abraão, particularmente a promessa de um filho, da posse da Terra Santa, e de uma grande posteridade, caps. 15-17.
(d) Sua intercessão em favor das cidades da planície, e a destruição delas, caps. 18-19
(e) Sua vida em Gerar, e o cumprimento da promessa de um filho no nascimento de Isaque, caps. 20-21
(f) A prova da sua obediência por ocasião da ordem divina de sacrificar a Isaque, cap. 22
(2) A vida de Isaque
(a) Seu nascimento, 21.3
(b) Seu casamento, cap. 24
(c) O nascimento de seus filhos Jacó e Esaú, 25:20-26
(d) Seus últimos anos, caps. 26-27
(3) A vida de Jacó
(a) Sua astúcia para adquirir o direito de primogenitura 27:1-29
(b) Sua visão da escada celestial, 28:10-22
(c) Os incidentes relacionados com o seu matrimônio e sua vida em Padã-Arã, caps. 29-31
(4) A vida de Esaú
(5) A vida de José, os últimos dias de Jacó, e a descida ao Egito da família escolhida, caps. 37-50
NOME PREEMINENTES RELACIONADOS:
Adão e Eva, Caim e Abel
Abraão e Ló, Isaque e Ismael,
Esaú e Jacó, José e seus filhos.
CINCO GRANDES PERSONAGENS ESPIRITUAIS
(1) Enoque, o homem que "caminhou com Deus"
(2) Noé, o construtor da arca
(3) Abraão, o pai dos fiéis
(4) Jacó, o homem cuja vida foi transformada pela oração
(5) José, o filho de Jacó, que de escravo se tornou em governad.or do Egito.

A LIÇÃO DAS IDADES. A Bíblia começa com a humanidade arruinada:

- O paraíso Perdido, cap. 3.
- A instituição do plano de salvação, cap. 3.
- A Bíblia termina com a promessa cumprida: o paraíso. Recuperado.

"Eucaristia nos arranca do individualismo", destaca Bento XVI

O Papa Bento XVI presidiu a Santa Missa de encerramento doXXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona, neste domingo, 11. A celebração aconteceu no Estaleiro do Porto da cidade, banhada pelo Mar Adriático. O encontro começou no último dia 3, sob o lema "Senhor a quem iremos? A Eucaristia na vida cotidiana".
Na homilia, o Pontífice afirmou que é preciso recuperar o primado de Deus no mundo e na vida, porque é isso que permite reencontrar a verdade sobre o homem e conhecer e seguir a vontade de Deus, único meio para encontrar o verdadeiro bem.
A Eucaristia é o ponto de partida para recuperar esse primado, indicou. "Mas o que comporta para a nossa vida cotidiana esse partir da Eucaristia para reafirmar o primado de Deus? A comunhão eucarística, queridos amigos, arranca-nos do nosso individualismo, comunica-nos o espírito do Cristo morto e ressuscitado, conforma-nos a Ele".
"Uma espiritualidade eucarística, portanto, é o verdadeiro antídoto ao individualismo e ao egoísmo que frequentemente caracterizam a vida cotidiana. [...] É alma de uma comunidade eclesial que supera divisões e contraposições e valoriza a diversidade de carismas e ministérios, colocando-os a serviço da unidade da Igreja, da sua vitalidade e da sua missão. [...] É caminho para restituir dignidade aos dias do homem. [...] Ajudará também a abordar as diferentes formas de fragilidade humana, conscientes de que não ofuscam o valor da pessoa, mas requerem proximidade, acolhida e auxílio", apontou Bento XVI.
O Santo Padre destacou que não há nada de autenticamente humano que não encontre na Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude. É a relação com Deus que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No entanto, acolher verdadeiramente esse dom significa perder-se, deixar-se envolver e transformar, até ao ponto de viver d'Ele. 
"Muitas vezes confundimos a liberdade com a ausência de vínculos, com a convicção de podermos agir sozinhos, sem Deus, visto como um limite à liberdade. Na verdade, só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres, livres da escravidão do pecado, que desfigura o rosto do homem, e capazes de servir ao verdadeiro bem dos irmãos".
O Papa também ressaltou que o Sacramento da Eucaristia é via de acesso ao dom da entrega do Senhor por livre ato de amor. "Deus se dá a nós, para abrir a nossa existência a Ele, para envolvê-la no mistério de amor da Cruz, para torná-la participante do mistério eterno do qual provimos e para antecipar a nova condição da vida plena em Deus, na expectativa da qual vivemos. [...] A Eucaristia sustenta e transforma toda a vida cotidiana". 
Por fim, Bento XVI ressaltou que nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer estranhos ou indiferentes às sortes dos irmãos, "mas entrar na mesma lógica do amor e de dom do sacrifício da Cruz". E pediu: "Como a Virgem Maria, tornemo-nos também nós 'ventre' disponível para oferecer Jesus ao homem do nosso tempo, revelando o desejo profundo daquela salvação que vem somente d'Ele.

O encontro

O Papa partiu de helicóptero da residência pontifícia de Castel Gandolfo às 8h30min. Na chegada ao Cais Wojtyła do Porto de Ancona, foi acolhido pelo Seu Enviado Especial ao Congresso, Cardeal Giovanni Battista Re; pelo Arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco; pelo Arcebispo Metropolitano de Ancona-Osimo, Dom Edoardo Menichelli; pelo Núncio Apostólico na Itália, Dom Giuseppe Bertello; e por autoridades civis da região e do país.
A Missa de encerramento do Congresso iniciou às 10h. Após a cerimônia, o Papa recitou com os fiéis a oração mariana do Angelus, na qual recordou os atentados de 11 de setembro de 2001.

Formação: Cultive a amizade

A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos!
Não preciso falar aqui da importânica de se cultivar as boas amizades para ser feliz. Milan Kundera diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos! Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esquecemos daqueles com quem choramos. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.
Na prosperidade os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato. É preciso saber fazer e cultivar amizades. Isso depende de cada um de nós; antes de tudo, do nosso desprendimento e fidelidade ao outro.
Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo.
Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvir. Alguns morrem sem nunca ter encontrado alguém que lhes tenha prestado a homenagem de calar-se totalmente para ouvi-los. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu ''eu'' faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.
Muitos se queixam da falta de amigos, mas poucos se preocupam em realizar em si as qualidades próprias para conquistar amigos e conservá-los.
Se você quiser ser agradável às pessoas, fale a elas daquilo que lhes interessa e não daquilo que interessa a você. A amizade é alimentada pelo diálogo; que é uma troca de ideias em busca da verdade. Muito diferente da discussão, que é uma luta entre dois, na qual cada um defende a sua opinião.

A verdadeira amizade não pode ser alimentada pela discussão, somente pelo diálogo.
Em vez de demonstrar exaustivamente que o amigo está errado, ajude-o a descobrir a verdade por si mesmo; isso é muito mais nobre e pedagógico.
Se você quiser agir sobre seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente.
A amizade também exige que se corrija o amigo que erra; mas devemos censurar os amigos na intimidade; e elogiá-los em público. Nada é tão nocivo a uma amizade como a crítica ao amigo na frente de outras pessoas; isso humilha e destrói a confiança. Nunca desista de ajudar o amigo a vencer uma batalha; não há nem haverá alguém que tenha caído tão baixo que esteja fora do alcance do amor infinito de Deus e do nosso socorro.
Uma amizade só é verdadeira e duradoura se é baseada na fidelidade. Cuidado, pois, para magoar alguém são necessários um inimigo e um amigo: o inimigo para caluniar e um “amigo” para transmitir a calúnia.

Mensagem: O amor de Deus

A Embalagem de Deus 

Um jovem estava para se formar. 

J h muitos meses ele vinha admirando um lindo carro 
esporte. 

Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela 
despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que 
ele desejava. 

Como o dia da formatura estava prximo, o jovem 
esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro. 

Finalmente, na manh da formatura, o pai o chamou e 
disse quo orgulhoso se sentia por ter um filho to bom 
e disse a ele o quanto o amava. 

Ento entregou ao filho uma caixa de presente, 
lindamente embalada. 

Curioso e, de certa forma desapontado, o jovem abriu a 
caixa e encontrou uma Bblia de capa de couro com o 
nome dele gravado em ouro. 

Irado, ele levantou a sua voz para o pai e disse: "Com 
todo o dinheiro que voc tem, voc me d uma Bblia?" E 
violentamente saiu de casa. 

Muitos anos se passaram, e o jovem tornou-se um homem 
de sucesso nos negcios. 

Ele tinha uma linda casa e uma famlia bonita, mas 
certo dia percebeu que seu pai j estava idoso e 
resolveu visit-lo. 

Ele no via o pai desde o dia da formatura. 

Antes de terminar os preparativos para a viagem, 
recebeu um telegrama informando que seu pai havia 
falecido e deixado todas as suas posses em testamento 
para o filho. 

Ele precisava imediatamente ir casa do pai e cuidar 
de tudo. 

Quando l chegou, sentiu um misto de tristeza e 
arrependimento preencher o seu corao. 


Estava remexendo os documentos e papis do pai quando 
viu a Bblia, ainda nova, exatamente como ele havia 
deixado anos atrs. 


Com lgrimas, ele abriu a Bblia e comeou a virar as 
pginas. 

Seu pai havia sublinhado cuidadosamente o versculo de 
Mateus 7.11: 

"Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos 
vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos 
cus, dar bens aos que lhes pedirem?" 


Enquanto lia, uma chave de carro caiu da Bblia. 

Ela tinha uma etiqueta com o nome da revendedora, a 
mesma que tinha o carro esporte que ele tanto desejava. 

Na etiqueta constava ao data da formatura, e as 
palavras: 

"Totalmente pago." 

Quantas vezes ns perdemos as bnos de Deus porque 
elas no vm "embaladas" como ns esperamos!

Mensagens de esperança marcaram cerimónias do 11 de setembro

A América prestou ontem um tributo emocionado aos que perderam a vida nos ataques terroristas de 2011 e recordou os que morreram nas guerras que se seguiram. As cerimónias oficiais do décimo aniversário do 11 de setembro, em Nova Iorque e nos restantes locais dos atentados, tiveram um caráter solene e sombrio, mas também serviram para transmitir uma mensagem de força e de otimismo para o futuro.

Um longo dia de comemorações oficiais terminou no centro Kennedy em Washington com um “concerto para a esperança” e um discurso inspirador do Presidente dos EUA. Barack Obama disse aos americanos que devem honrar os que morreram nos ataques de 11 de setembro, mas devem também olhar para o futuro “com os corações cheios de esperança”.
Obama disse que a década que passou desde os atentados terroristas mostrou a determinação dos americanos em defender o seu modo de vida: O ideal de que “os homens e as mulheres se devem governar a si próprios foi fortalecido” afirmou. 
“Estes dez anos sublinham os laços que existem entre todos os americanos. Não sucumbimos à suspeita e à desconfiança”. Um dia “dirão de nós que mantivermos a fé, que recebemos um golpe doloroso e emergimos mais fortes”, prosseguiu Obama, os últimos dez anos mostram que a América não cede ao medo”. 

Cerimónias marcaram o dia nos vários locais dos atentadosO concerto, que incluiu atuações de Patti La Belle, da mezzo-soprano Denyce Graves e de Alan Jackson, foi o culminar de várias cerimónias que tiveram lugar ao longo do dia. Estas decorreram em Nova Iorque, no local onde se erguiam as torres gémeas, em Washington junto ao Pentágono, e em Shanksville, Pennsylvania onde se despenhou o terceiro dos aviões de passageiros desviados em 2011 pela al-Qaeda. 
Milhares de pessoas concentraram-se em Nova Iorque junto ao “Ground Zero” para assistir às comemorações dirigidas por Obama e pelo presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg. A ocasião contou também com a presença do anterior Presidente dos EUA George W. Bush. 
Às 8.46 da manhã, a hora a que o primeiro avião embateu na torre norte, um momento de silencio desceu sobre Nova Iorque , apenas interrompido pelo dobrar de sinos das igrejas.
Depois da leitura de um salmo por Obama, 167 pares de familiares das vítimas do 11 de setembro começaram a ler os nomes dos que pereceram. 
A leitura foi apenas interrompida por outro momento de silêncio às 09.30 da manhã, o momento em que o segundo avião atingiu a torre sul. Ao todo, e sem contar com os dez terroristas a bordo dos aviões, calcula-se que tenham morrido 2753 pessoas nos dois aviões e no solo, quando as torres se despenharam. 

Fortes medidas de segurançaA cerimónia decorreu por entre fortes medidas de segurança, aumentadas devidos a rumores de que a al-Qaeda preparava um novo ataque terrorista para o aniversário dos atentados. 
Barack Obama e a sua mulher Michelle Obama, assistiriam às cerimónias protegidos por uma parede de vidro à prova de bala. 
George W. Bush, presidente à data dos atentados, leu uma carta que foi enviada pelo presidente Abraham Lincoln a uma mulher que tinha perdido cinco filhos na guerra civil.
“Sinto quão fraca e inútil deve ser qualquer palavra minha para tentar desviar a sua atenção da dor de uma perda tão grande” disse Bush, citando Lincoln, “mas não posso deixar de lhe oferecer a consolação que se pode encontrar nos agradecimentos da república que eles morreram para salvar”. 
Barack Obama prestou também homenagem às vítimas dos ataques e à coragem dos sobreviventes e recordou o muito que mudou para os americanos desde os atentados de 2001.
“Conhecemos a guerra e a recessão. Debates apaixonados e divisões políticas. Nunca poderemos recuperar as vidas que se perderam naquele dia, ou os últimos americanos que fizeram o derradeiro sacrifício nas guerras que se seguiram”.

O que não mudou“No entanto”, disse Obama, “vale a pena lembrar aquilo que não mudou.
“O nosso caráter nacional não mudou… A nossa crença na América, nascida de um ideal sem limites de que os homens e as mulheres devem poder governar-se a si próprios, de que todas as pessoas são criadas iguais e merecem a mesma liberdade para determinarem o seu destino , essa crença, através dos testes e provações, só foi fortalecida”, afirmou Obama. 
O Presidente dos EUA mencionou ainda “os dois milhões de americanos que foram para a guerra desde o 11 de setembro. Demonstraram que aqueles que nos querem fazer mal não se podem esconder do alcance da justiça em nenhum lugar do mundo”.
Nos meses que se seguiram ao 11 de setembro de 2001, as forças americanas invadiram o Afeganistão para derrubar os talibã que davam santuário à al-Qaeda e em 2003, lideraram uma invasão do Iraque para derrubar Saddam Hussein. 
Em ambas as guerras morreram, até agora, mais de 6200 militares americanos.

Balança comercial tem superávit de US$ 1 bi na semana

As exportações somaram US$ 4,718 bilhões, com média diária de US$ 1,179 bilhão, e as importações atingiram US$ 3,715 bilhões, com média diária de US$ 928,8 milhões


balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,003 bilhão na segunda semana de setembro, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As exportações somaram US$ 4,718 bilhões, com média diária de US$ 1,179 bilhão, e as importações atingiram US$ 3,715 bilhões, com média diária de US$ 928,8 milhões.
No mês, o superávit acumulado soma US$ 1,319 bilhão, com exportações de US$ 6,832 bilhões e importações de US$ 5,513 bilhões. No ano, o superávit comercial acumulado é de US$ 21,279 bilhões, resultado de exportações de US$ 173,546 bilhões e importações de US$ 152,267 bilhões. 

China reconhece conselho rebelde como governo legítimo da Líbia

País foi o último integrante do Conselho de Segurança da ONU a considerar que CNT representa o povo líbio

A China reconheceu oficialmente o Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político dos rebeldes líbios) como “autoridade governante que representa o povo da Líbia”, informou nesta segunda-feira a agência estatal chinesa de notícias Xinhua.
O país era o único membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que não tinha reconhecido o CNT como governo legítimo da Líbia. Poucos países em todo o mundo não o fizeram, como o Brasil.
A China tem bilhões investidos em transporte ferroviário, petróleo e telecomunicações na Líbia. O país se opôs aos ataques aéreos da Otan durante a revolta contra o líder deposto Muamar Kadafi e afirmou que as Nações Unidas devem liderar a reconstrução pós-guerra no local.
ambém nesta segunda-feira, o primeiro-ministro do Níger, Brigi Rafini, afirmou que 32 pessoas ligadas a Kadafi chegaram ao país desde 2 de setembro – incluindo um dos filhos do líder deposto, Saadi.
“Entre as 32 pessoas que estão no Níger, nenhuma é alvo de mandado de prisão ou de busca pelas instâncias judiciais internacionais”, afirmou Rafini, acrescentando que três generais líbios também estão no grupo.
Eles seriam Al-Rifi Ali al-Sharif, chefe da Aeronáutica líbia antes da queda do regime, Ali Khana, chefe da guarda de Kadhafi e das forças líbias de Obari, e Mahammed Abydalkarem, comandante da região militar de Murzuk.
Na sexta-feira, o governo do Níger disse que a nação africana respeitaria seus compromissos para com o Tribunal Penal Internacional (TPI) se Kadafi ou seus filhos entrassem no país. Em junho, o TPI emitiu ordens de prisão contra Kadafi, seu filho Saif al-Islam e contra Abdullah al Senusi, chefe da inteligência militar do regime.
A mulher de Kadafi, Saifa, e seus filhos Hannibal e Muhammad buscaram refúgio na Argélia. A filha Aisha também está no país vizinho, onde deu à luz um dia após sua fuga.
Duas semanas após a tomada de Trípoli, a maior parte da Líbia está sob controle do CNT, que comanda as forças rebeldes. Há, no entanto, focos de resistência. Forças leais a Kadafi ainda tomam conta das cidades de Bani Walid, Sabha e Sirte, agora sitiadas pelos rebeldes.
Nesta segunda-feira, forças leais a Kadafi atacaram o portão principal de uma refinaria de petróleo próximo à cidade costeira de Ras Lanuf, na Líbia, matando 15 guardas e deixando outros dois feridos, disseram testemunhas.
"Cerca de 14 a 15 caminhões vieram da direção de Sirte para Ras Lanuf", disse um trabalhador da refinaria, Ramadan Abdel Qader, que levou um tiro no pé durante o ataque. A refinaria é controlada pelo CNT.

Com 135 deslizamentos, população de Blumenau não pode sair de casa

Após o nível do Rio Itajaí-Açú atingir a marca de 12,5 m acima do normal na manhã desta sexta-feira, a população de Blumenau vive o drama de não poder sair de casa devido aos riscos gerados pelos temporais. Por volta das 10h, a Defesa Civil do município contabilizava pelo menos 135 pontos de deslizamentos, o que gera a recomendação para que todos fiquem em casa, enquanto ocorre atuação de técnicos e máquinas. Pelo menos 390 ruas e avenidas estão bloqueadas, 50 delas com quedas de barreira.
Todo o sistema de transporte público foi suspenso e a estimativa é de que o serviço só seja restabelecido no domingo. "Nossa orientação para que as pessoas não saiam de casa também se deve à questão do trânsito, que ficou inviabilizado. É preciso também que as pessoas devem acompanhem os trabalhos pelos meios de comunicação, para não prejudicar as equipes que estão nas ruas", explicou ao Terra o secretário de Comunicação de Blumenau, André Silveira.
Toda a rede pública de ensino tem aulas suspensas até a próxima segunda. Instituições privadas e universidades também decidiram interromper as atividades, o que amplia o clima de paralisação total nos serviços de Blumenau, enquanto os estragos prosseguem.
Sem luz, água e postos de saúde
A projeção atual é de que 18 mil pontos estejam sem energia elétrica, e praticamente 70% de Blumenau esteja som suspensão total ou parcial no abastecimento de água. "É preciso economizar água. Precisamos que o rio volte a 10 ou 11 metros, para começar a limpar as estações de tratamento, o que é mais determinante para o problema neste momento", ressaltou Silveira.
Postos de saúde também tiveram o atendimento suspenso em Blumenau. Segundo a Prefeitura, todas as equipes estão em hospitais, onde o movimento era tranquilo até as 11h. Não há registro de mortos ou feridos, apesar dos estragos.
Até o momento, 15 mil pessoas estão desalojadas e 625 desabrigados. No total, 27 abrigos estão sendo disponibilizados. De acordo com a Defesa Civil, não há necessidade imediata de ajuda, já que mantimentos foram estocados na última enchente, de 2008.
A previsão é de que o rio Itajaí-Açú siga subindo até o início da tarde, quando deve começar a cair. A chuva, que iniciou na última terça, cessou durante a madrugada, mas durante a manhã o clima seguia nublado.

Premiê do Japão nomeia novo ministro de Comércio, após gafes

Yukio Edano, que era porta-voz da gestão de Naoto Kan, assume novo cargo no ministério do primeiro-ministro Yoshihiko Noda


Tóquio - O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, indicou nesta segunda-feira o ex-porta-voz governamental Yukio Edano para o cargo de ministro do Comércio, buscando assim limitar os danos causados pelo ministro anterior, que renunciou após cometer gafes.
O Ministério do Comércio também supervisiona a política energética, questão crucial num momento em que o Japão se empenha para controlar o pior desastre nuclear no mundo em 25 anos, causado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que danificou a usina nuclear de Fukushima.
Edano foi secretário do chefe de gabinete no governo do premiê anterior, Naoto Kan, e é tido como grande conhecedor das questões nucleares. Ele se tornou a cara do governo quando a crise nuclear despontou, ao aparecer frequentemente dando informações sobre a situação na usina.
O ministro de Comércio anterior, Yoshio Hachiro, renunciou no sábado, somente oito dias depois de assumir o cargo, por causa de relatos na mídia de que ele fez piada com repórteres sobre a radiação liberada pela usina nuclear de Fukushima, durante uma visita à área afetada.
Noda foi nomeado primeiro-ministro no começo deste mês e é o sexto a ocupar o cargo no Japão em apenas cinco anos. Ele precisava agir rapidamente porque as gafes do ministro deram à oposição que controla a Câmara Alta do Parlamento munição para atacar o novo governo.

Escolas públicas são maioria entre as que tiveram desempenho abaixo da média no Enem 2010

Brasília - Responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.
No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é "intolerável" e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.
"Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização", pondera o ministro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) divulga hoje (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem em 2010. O órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.
Considerando apenas as escolas com alto índice de participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.
Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
"Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid , causado por uma educação que não é oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram que essa desigualdade começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar. O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual", avalia.
Os resultados de cada escola estarão disponíveis para consulta na manhã de hoje (12) no site do Inep.

Explosão de oleoduto faz 100 mortos no Quénia

Mais de 100 pessoas morreram, esta segunda-feira, numa explosão de um oleoduto, em Nairóbi, capital do Quénia. As causas da explosão ainda são desconhecidas. 
As autoridades locais calculam em mais de 100, o número de mortos, causados pela explosão.
Os bombeiros lutam contra as chamas que estão a ameaçar uma favela da cidade.
Segundo a BBC, o oleoduto fica situado numa área de elevada densidade populacional, entre o centro de Nairóbi e o aeroporto.
Há, ainda, a registar cerca de 80 feridos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More