This is default featured post 1 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 2 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 3 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 4 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 5 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Estudando o Livro de Gêneses
"Eucaristia nos arranca do individualismo", destaca Bento XVI
Na homilia, o Pontífice afirmou que é preciso recuperar o primado de Deus no mundo e na vida, porque é isso que permite reencontrar a verdade sobre o homem e conhecer e seguir a vontade de Deus, único meio para encontrar o verdadeiro bem.
A Eucaristia é o ponto de partida para recuperar esse primado, indicou. "Mas o que comporta para a nossa vida cotidiana esse partir da Eucaristia para reafirmar o primado de Deus? A comunhão eucarística, queridos amigos, arranca-nos do nosso individualismo, comunica-nos o espírito do Cristo morto e ressuscitado, conforma-nos a Ele".
"Uma espiritualidade eucarística, portanto, é o verdadeiro antídoto ao individualismo e ao egoísmo que frequentemente caracterizam a vida cotidiana. [...] É alma de uma comunidade eclesial que supera divisões e contraposições e valoriza a diversidade de carismas e ministérios, colocando-os a serviço da unidade da Igreja, da sua vitalidade e da sua missão. [...] É caminho para restituir dignidade aos dias do homem. [...] Ajudará também a abordar as diferentes formas de fragilidade humana, conscientes de que não ofuscam o valor da pessoa, mas requerem proximidade, acolhida e auxílio", apontou Bento XVI.
O Santo Padre destacou que não há nada de autenticamente humano que não encontre na Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude. É a relação com Deus que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No entanto, acolher verdadeiramente esse dom significa perder-se, deixar-se envolver e transformar, até ao ponto de viver d'Ele.
"Muitas vezes confundimos a liberdade com a ausência de vínculos, com a convicção de podermos agir sozinhos, sem Deus, visto como um limite à liberdade. Na verdade, só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres, livres da escravidão do pecado, que desfigura o rosto do homem, e capazes de servir ao verdadeiro bem dos irmãos".
O Papa também ressaltou que o Sacramento da Eucaristia é via de acesso ao dom da entrega do Senhor por livre ato de amor. "Deus se dá a nós, para abrir a nossa existência a Ele, para envolvê-la no mistério de amor da Cruz, para torná-la participante do mistério eterno do qual provimos e para antecipar a nova condição da vida plena em Deus, na expectativa da qual vivemos. [...] A Eucaristia sustenta e transforma toda a vida cotidiana".
Por fim, Bento XVI ressaltou que nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer estranhos ou indiferentes às sortes dos irmãos, "mas entrar na mesma lógica do amor e de dom do sacrifício da Cruz". E pediu: "Como a Virgem Maria, tornemo-nos também nós 'ventre' disponível para oferecer Jesus ao homem do nosso tempo, revelando o desejo profundo daquela salvação que vem somente d'Ele.
O encontro
O Papa partiu de helicóptero da residência pontifícia de Castel Gandolfo às 8h30min. Na chegada ao Cais Wojtyła do Porto de Ancona, foi acolhido pelo Seu Enviado Especial ao Congresso, Cardeal Giovanni Battista Re; pelo Arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco; pelo Arcebispo Metropolitano de Ancona-Osimo, Dom Edoardo Menichelli; pelo Núncio Apostólico na Itália, Dom Giuseppe Bertello; e por autoridades civis da região e do país.
A Missa de encerramento do Congresso iniciou às 10h. Após a cerimônia, o Papa recitou com os fiéis a oração mariana do Angelus, na qual recordou os atentados de 11 de setembro de 2001.
Formação: Cultive a amizade
A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos!
A verdadeira amizade não pode ser alimentada pela discussão, somente pelo diálogo.
Se você quiser agir sobre seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente.
A amizade também exige que se corrija o amigo que erra; mas devemos censurar os amigos na intimidade; e elogiá-los em público. Nada é tão nocivo a uma amizade como a crítica ao amigo na frente de outras pessoas; isso humilha e destrói a confiança. Nunca desista de ajudar o amigo a vencer uma batalha; não há nem haverá alguém que tenha caído tão baixo que esteja fora do alcance do amor infinito de Deus e do nosso socorro.
Uma amizade só é verdadeira e duradoura se é baseada na fidelidade. Cuidado, pois, para magoar alguém são necessários um inimigo e um amigo: o inimigo para caluniar e um “amigo” para transmitir a calúnia.
Mensagem: O amor de Deus
Um jovem estava para se formar.
J h muitos meses ele vinha admirando um lindo carro
esporte.
Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela
despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que
ele desejava.
Como o dia da formatura estava prximo, o jovem
esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro.
Finalmente, na manh da formatura, o pai o chamou e
disse quo orgulhoso se sentia por ter um filho to bom
e disse a ele o quanto o amava.
Ento entregou ao filho uma caixa de presente,
lindamente embalada.
Curioso e, de certa forma desapontado, o jovem abriu a
caixa e encontrou uma Bblia de capa de couro com o
nome dele gravado em ouro.
Irado, ele levantou a sua voz para o pai e disse: "Com
todo o dinheiro que voc tem, voc me d uma Bblia?" E
violentamente saiu de casa.
Muitos anos se passaram, e o jovem tornou-se um homem
de sucesso nos negcios.
Ele tinha uma linda casa e uma famlia bonita, mas
certo dia percebeu que seu pai j estava idoso e
resolveu visit-lo.
Ele no via o pai desde o dia da formatura.
Antes de terminar os preparativos para a viagem,
recebeu um telegrama informando que seu pai havia
falecido e deixado todas as suas posses em testamento
para o filho.
Ele precisava imediatamente ir casa do pai e cuidar
de tudo.
Quando l chegou, sentiu um misto de tristeza e
arrependimento preencher o seu corao.
Estava remexendo os documentos e papis do pai quando
viu a Bblia, ainda nova, exatamente como ele havia
deixado anos atrs.
Com lgrimas, ele abriu a Bblia e comeou a virar as
pginas.
Seu pai havia sublinhado cuidadosamente o versculo de
Mateus 7.11:
"Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos
vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos
cus, dar bens aos que lhes pedirem?"
Enquanto lia, uma chave de carro caiu da Bblia.
Ela tinha uma etiqueta com o nome da revendedora, a
mesma que tinha o carro esporte que ele tanto desejava.
Na etiqueta constava ao data da formatura, e as
palavras:
"Totalmente pago."
Quantas vezes ns perdemos as bnos de Deus porque
elas no vm "embaladas" como ns esperamos!
Mensagens de esperança marcaram cerimónias do 11 de setembro
A América prestou ontem um tributo emocionado aos que perderam a vida nos ataques terroristas de 2011 e recordou os que morreram nas guerras que se seguiram. As cerimónias oficiais do décimo aniversário do 11 de setembro, em Nova Iorque e nos restantes locais dos atentados, tiveram um caráter solene e sombrio, mas também serviram para transmitir uma mensagem de força e de otimismo para o futuro.
Um longo dia de comemorações oficiais terminou no centro Kennedy em Washington com um “concerto para a esperança” e um discurso inspirador do Presidente dos EUA. Barack Obama disse aos americanos que devem honrar os que morreram nos ataques de 11 de setembro, mas devem também olhar para o futuro “com os corações cheios de esperança”.
Obama disse que a década que passou desde os atentados terroristas mostrou a determinação dos americanos em defender o seu modo de vida: O ideal de que “os homens e as mulheres se devem governar a si próprios foi fortalecido” afirmou.
“Estes dez anos sublinham os laços que existem entre todos os americanos. Não sucumbimos à suspeita e à desconfiança”. Um dia “dirão de nós que mantivermos a fé, que recebemos um golpe doloroso e emergimos mais fortes”, prosseguiu Obama, os últimos dez anos mostram que a América não cede ao medo”.
Cerimónias marcaram o dia nos vários locais dos atentadosO concerto, que incluiu atuações de Patti La Belle, da mezzo-soprano Denyce Graves e de Alan Jackson, foi o culminar de várias cerimónias que tiveram lugar ao longo do dia. Estas decorreram em Nova Iorque, no local onde se erguiam as torres gémeas, em Washington junto ao Pentágono, e em Shanksville, Pennsylvania onde se despenhou o terceiro dos aviões de passageiros desviados em 2011 pela al-Qaeda.
Milhares de pessoas concentraram-se em Nova Iorque junto ao “Ground Zero” para assistir às comemorações dirigidas por Obama e pelo presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg. A ocasião contou também com a presença do anterior Presidente dos EUA George W. Bush.
Às 8.46 da manhã, a hora a que o primeiro avião embateu na torre norte, um momento de silencio desceu sobre Nova Iorque , apenas interrompido pelo dobrar de sinos das igrejas.
Depois da leitura de um salmo por Obama, 167 pares de familiares das vítimas do 11 de setembro começaram a ler os nomes dos que pereceram.
A leitura foi apenas interrompida por outro momento de silêncio às 09.30 da manhã, o momento em que o segundo avião atingiu a torre sul. Ao todo, e sem contar com os dez terroristas a bordo dos aviões, calcula-se que tenham morrido 2753 pessoas nos dois aviões e no solo, quando as torres se despenharam.
Fortes medidas de segurançaA cerimónia decorreu por entre fortes medidas de segurança, aumentadas devidos a rumores de que a al-Qaeda preparava um novo ataque terrorista para o aniversário dos atentados.
Barack Obama e a sua mulher Michelle Obama, assistiriam às cerimónias protegidos por uma parede de vidro à prova de bala.
George W. Bush, presidente à data dos atentados, leu uma carta que foi enviada pelo presidente Abraham Lincoln a uma mulher que tinha perdido cinco filhos na guerra civil.
“Sinto quão fraca e inútil deve ser qualquer palavra minha para tentar desviar a sua atenção da dor de uma perda tão grande” disse Bush, citando Lincoln, “mas não posso deixar de lhe oferecer a consolação que se pode encontrar nos agradecimentos da república que eles morreram para salvar”.
Barack Obama prestou também homenagem às vítimas dos ataques e à coragem dos sobreviventes e recordou o muito que mudou para os americanos desde os atentados de 2001.
“Conhecemos a guerra e a recessão. Debates apaixonados e divisões políticas. Nunca poderemos recuperar as vidas que se perderam naquele dia, ou os últimos americanos que fizeram o derradeiro sacrifício nas guerras que se seguiram”.
O que não mudou“No entanto”, disse Obama, “vale a pena lembrar aquilo que não mudou.
“O nosso caráter nacional não mudou… A nossa crença na América, nascida de um ideal sem limites de que os homens e as mulheres devem poder governar-se a si próprios, de que todas as pessoas são criadas iguais e merecem a mesma liberdade para determinarem o seu destino , essa crença, através dos testes e provações, só foi fortalecida”, afirmou Obama.
O Presidente dos EUA mencionou ainda “os dois milhões de americanos que foram para a guerra desde o 11 de setembro. Demonstraram que aqueles que nos querem fazer mal não se podem esconder do alcance da justiça em nenhum lugar do mundo”.
Nos meses que se seguiram ao 11 de setembro de 2001, as forças americanas invadiram o Afeganistão para derrubar os talibã que davam santuário à al-Qaeda e em 2003, lideraram uma invasão do Iraque para derrubar Saddam Hussein.
Em ambas as guerras morreram, até agora, mais de 6200 militares americanos.
Balança comercial tem superávit de US$ 1 bi na semana
As exportações somaram US$ 4,718 bilhões, com média diária de US$ 1,179 bilhão, e as importações atingiram US$ 3,715 bilhões, com média diária de US$ 928,8 milhões
China reconhece conselho rebelde como governo legítimo da Líbia
País foi o último integrante do Conselho de Segurança da ONU a considerar que CNT representa o povo líbio
Com 135 deslizamentos, população de Blumenau não pode sair de casa
Premiê do Japão nomeia novo ministro de Comércio, após gafes
Yukio Edano, que era porta-voz da gestão de Naoto Kan, assume novo cargo no ministério do primeiro-ministro Yoshihiko Noda
Escolas públicas são maioria entre as que tiveram desempenho abaixo da média no Enem 2010
No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é "intolerável" e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.
"Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização", pondera o ministro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) divulga hoje (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem em 2010. O órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.
Considerando apenas as escolas com alto índice de participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.
Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
"Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid
Os resultados de cada escola estarão disponíveis para consulta na manhã de hoje (12) no site do Inep.
Explosão de oleoduto faz 100 mortos no Quénia