Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estudando a Bíblia: O Segundo Livro de Reis


II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis. Menciona a destruição do Reino de Israel, com sede em Samaria, que caiu em poder da Assíria em 722 AC, e a milagrosa resistência do rei Ezequias ao cerco de Senaqueribe. Termina com a destruição da cidade de Jerusalém por Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 AC, o qual leva os judeus como escravos para a Mesopotâmia, conforme foi profetizado por Jeremias.
Mais do que uma relação pormenorizada de acontecimentos, estes livros fornecem uma reflexão crítica sobre a história do povo e dos reis que o governaram: a fidelidade a Deus leva à bênção; a infidelidade leva à maldição, à ruína e ao exílio (cf. 2Rs 17,7-23).
O Templo e os profetas têm um papel importante nessa história. O Templo é o lugar da reunião de todo o povo para o encontro com Deus. A reforma de Josias procura reunir novamente todo o povo a partir do culto no Templo (2Rs 22-23). Os profetas são aqueles que mantêm viva a consciência do povo, os vigias das relações sociais e os grandes críticos da ação política dos reis. Sua intenção de fazer respeitar a justiça e o direito está sempre em primeiro plano, e eles se ocupam tanto de religião como de moral e política, pois tudo deve estar submetido a Deus, o único rei sobre o povo (cf. Is 6,5; Is 44,6; Zc 14,16).
As decepções com a monarquia se multiplicaram e, com a queda dos reinos de Israel e de Judá, volta o antigo ideal igualitário das tribos, formulado agora por Jeremias como Nova Aliança: uma sociedade sem mediações, na qual o próprio povo governa a si mesmo, graças ao conhecimento de Deus (Jr 31,31-34).

Resumo dos reis de Judá e Israel 
§  Saul (no começo bom, depois mau)
§  Davi (bom)
§  Salomão (bom)
§  Reoboão (mau) – separação das tribos
§  Abias (bom) – Judá
§  Jeroboão (mau) – Israel - 931-910/9 AC - 21 anos
§  Asa (bom) – Judá
§  Nadab - Israel - 910-909 AC - 2 anos
§  Baasa – Israel - 909/8-886 AC - 22 anos
§  Jeosafá (bom) – Judá
§  Ela – Israel - 886/5-885 AC - 2 anos
§  Zimri – Israel - 885/4 AC - 7 dias
§  Omri – Israel - 885/4-874 - 11 anos
§  Acabe (mau) – Israel - 874/3-853 - 21 anos
§  Jeorão (mau) – Judá
§  Acazias (mau) – Israel - 853-852 - 2 anos
§  Jorão – Israel - 852-841 - 11 anos
§  Jeú – Israel - 841-813 - 28 anos
§  Joacaz – Israel - 813-797 - 16 anos
§  Joás – Israel - 797-782 - 15 anos
§  Jeroboão II – Israel - 782/1-753 - 29 anos
§  Zacarias – Israel - 753 - 6 meses
§  Salum – Israel - 753/2 - 1 mês
§  Menahem – Israel - 753/2-742 - 11 anos
§  Pecahia – Israel - 742/1-740 - 2 anos
§  Pecah – Israel - 740/39-731 - 9 anos
§  Oséias – Israel - 731-722 - 9 anos
§  Joás (no começo bom, depois mau) – Judá
§  Amazias (no começo bom, depois mau) – Judá
§  Uzias (no começo bom, depois mau) – Judá
§  Jotão (bom) – Judá
§  Acaz (mau) – Judá
§  Ezequias (bom) – Judá
§  Manassés (no começo mau, depois bom) - Judá
§  Amom (mau) – Judá
§  Josias (bom) – Judá
§  Jeoiaquim (mau) – Judá – cativeiro para a Babilônia
§  Zedequias (mau) – Judá

Formação: Para entrar no Reino dos céus

Jesus coloca a humildade como porta para o Reino de Deus
Quando Jesus começou a pregar Ele falou muito do Reino de Deus. "Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir" (Mt 6,25). "Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo" (Mt 6,33). 

Muitas vezes, pensamos: "Será que vale a pena trabalhar por esse Reino de Deus? Ser chamado de beato, carola?" Jesus diz: vale, eu vou lhe dar 100 vezes mais nesta vida e no futuro a vida eterna (cf. Mc 10). Quando você entrega o seu coração Deus faz. Viva conforme a vontade de Deus Pai. Buscar o Reino de Deus não é você deixar sua casa e sair pregando o Evangelho, viver o Reino de Deus é viver como Cristo ensinou.

Jesus coloca como porta para o Reino de Deus a humildade. Ele explica isso nos dizendo que temos de ser como crianças, pois é delas o Reino dos Céus, pois elas são humildes, não se acham melhores que os outros. A criança chega a um ambiente em que não conhece ninguém, não importa se é pobre ou rico, preto ou branco, ela começa a brincar com todo o mundo. A criança não se preocupa se amanhã vai haver almoço, ela se preocupa com o hoje. Não é como nós que nos preocupamos com o amanhã. As crianças nos ensinam muito, a sua pureza, elas não têm o fogo sexual, elas são puras, castas. A criança tem seus defeitos pelo pecado original, ela morde a outra quando esta pega seu brinquedo por exemplo, mas sempre tem muito a nos ensinar.

Nós somos orgulhosos e precisamos pedir muito a Jesus, com a intercessão da Virgem Maria e de São José, a graça da humildade. Lúcifer se perdeu por causa do seu orgulho, ele viu como era belo e quis ser como Deus. Então ele voltou ao seu nada, pois ele rompeu com a fonte que lhe dava toda a beleza. O demônio não tentou Eva pela sexualidade, ele a tentou pela soberba, dizendo-lhe que, quando comesse da fruta, ela se tornaria como Deus, e Eva comeu e contou a Adão e este também a comeu. E o pecado entrou na humanidade por meio da soberba, por isso Jesus e Maria venceram o pecado pela humildade.

A Santíssima Virgem Maria disse em seu Magnificat: “Ele olhou para a humildade de sua serva”, Deus a escolheu, pois ela era a mais humilde das mulheres. Por que Jesus chegou à cruz? Ele, sendo Deus, não se orgulhou de ser Deus, mas se rebaixou ao se fazer homem. Deus se fazer homem é uma coisa humilhante, pois Ele se limita; assim como não aceitaríamos se nos propusessem que nos tornássemos uma formiga. Jesus aceitou a se sujeitar ao tempo, à fome. Aceitou ser escravo e a morte, morte de cruz por obediência. Cristo sofreu tudo isso porque Ele precisava quebrar a soberba de Adão.

Não podemos ser soberbos, pois a nossa vitória não está nela; está na nossa fraqueza, pois é a na nossa fraqueza que podemos sentir o poder de Deus. Jesus nasceu numa gruta fria, pois não teve berço para nascer, Ele não tinha onde reclinar a cabeça, não teve nada d'Ele, tudo o que usou foi emprestado, quando entrou em Jerusalém pediu até mesmo um jumento emprestado. A única coisa que não foi emprestada e que, de fato, era d'Ele, era a cruz, pois Ele sabia que com ela Ele nos libertaria do pecado e nos tiraria de toda soberba.

E no versículo 24, no capítulo 7, de Mateus está escrito: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha”. Aquele que ouviu ao sermão da montanha é semelhante ao homem que construiu a sua casa na rocha. E Jesus termina com uma frase muito triste: “Vai ser grande sua ruína”, pois existe muita gente com a vida arruinada, pois não acreditou em Deus, não construiu sua casa na rocha e pôs sua confiança em falsas doutrinas.

"Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça" (Mateus, 6, 33). Viva de acordo com o Evangelho, não tenha medo de pautar sua vida em cima do ensinamento do sermão da montanha (cf. Mateus 5,6 e 7).

Mensagem: Alinhar meu desejo ao de Deus

É muito normal e saudável querer que os outros aprovem
nossos esforços, aparência, metas e comportamento.
Não há nada de errado nisso. Errado é precisar da
aprovação dos outros para viver nossas vidas.
“Hoje vou ser livre. Não permitirei que ninguém
controle meus atos. Deixarei que Deus conceda
a única aprovação que conta. Alinhar meu desejo
ao de Deus vai garantir isso.”

Veja agenda das celebrações de Bento XVI em outubro e novembro

Confira a agenda das celebrações, audiências gerais e orações do Angelus presididas pelo Papa Bento XVI para os meses de outubro e novembro.

Outubro

Domingo, 2 
Angelus, na Praça São Pedro, às 12h (horário local) 

Quarta-feira, 5 
Audiência Geral - Catequese, na Praça de São Pedro, às 10h30 (horário local) 

Domingo, 9

XXVIII Domimgo "per annum"
Visita Pastoral às cidades italianas de Lamezia Terme e Serra San Bruno

Quarta-feira, 12
Audiência Geral - Catequese, na Praça de São Pedro, às 10h30 (horário local) 

Domingo, 16 
XXIX Domingo"per annum"
Santa Missa pela Nova Evangelização, na Basílica Vaticana, às 9h30 (horário local) 

Quarta-feira, 19
Audiência Geral - Catequese, na Praça de São Pedro, às 10h30 (horário local)

Domingo, 23
XXX Domingo "per annum"
Canonização dos beatos: Guido Maria Conforti, Luigi Guanella
e Bonifacia Rodríguez de Castro, na Praça São Pedro, às 10h (horário local)

Quarta-feira, 26
Oração em preparação ao Encontro de Assis
Audiência Geral - Catequese, na Praça São Pedro, às 10h30 (horário local)
Domingo, 30 
Angelus, na Praça São Pedro, às 12h (horário local)



Novembro

Terça-feira, 1º
Solenidade de todos os santos
Angelus, na Praça São Padro, às 12h (horário local)

Quarta-feira, 2 

Audiência Geral - Catequese, na Praça São Pedro, às 10h30 (horário local)
Dia de Finados
Momento de oração pelos Sumos Pontífices falecidos, nas Grutas Vaticanas, às 18h (horário local) 

Quinta-feira, 3 

Santa Missa em memória aos Cardeais e Bispos falecidos no ano passado, na Basílica Vaticana, Altar da Catedral, às 11h30 (horário local)

Sexta-feira, 4

Vésperas para o início do Ano Acadêmico das Universidades Pontifícias, na Basílica Vaticana, às 17h30 (horário local)

Domingo, 6

Angelus, na Praça São Pedro, às 12h (horário local)

Quarta-feira, 9 
Audiência Geral - Catequese, na Praça São Pedro, às 10h30 (horário local)

Domingo, 13
Angelus, na Praça São Pedro, às 12h (horário local)

Quarta-feira, 16 
Audiência Geral - Catequese, na Praça São Pedro, às 10h30 (horário local)

De sexta-feira, 18 ao domingo, 20 

Viagem Apostólica a Benin (África)

Ex-comandante, suspeito de mandar matar juíza, é exonerado e preso

O tenente-coronel Claudio Oliveira, que comandava o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Maré, zona norte do Rio, foi exonerado do cargo. Segundo nota divulgada hoje pela assessoria de imprensa da corporação, o oficial está detido desde a madrugada na carceragem do Batalhão de Choque.
Ele é suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli, que foi baleada na porta de casa, em Piratininga, Niterói, no mês passado. Na época do assassinato, Claudio Oliveira era comandante do 7º BPM, em São Gonçalo.
Mais três militares, suspeitos de envolvimento no crime, estão presos. A pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Sérgio Costa Júnior e Jefferson de Araújo Miranda foram transferidos, na semana passada, da Unidade Prisional da PM, em Benfica, na zona norte, para unidades diferentes.

Bolívia suspende construção de estrada que tem recursos brasileiros

Após distúrbios, trabalhos serão interrompidos até referendo sobre rodovia que, segundo índios, passa por reserva floresta

O presidente da Bolívia, Evo Morales, suspendeu a construção de uma rodovia que está sendo construída com recursos brasileiros e que poderia passar por uma reserva florestal.
Morales já havia anunciado que um referendo sobre a estrada será realizado em duas províncias bolivianas afetadas. Agora, o presidente decidiu também interromper os trabalhos até lá.
O governo boliviano considera a estrada como estratégica para seu desenvolvimento. Ativistas combatem a obra, que seria uma ameaça ao meio-ambiente. Na segunda-feira, após um fim de semana de tensão entre setores indígenas e o governo, a ministra da Defesa boliviana, Cecília Chacón, renunciou ao cargo.
Neste domingo, cerca de 500 policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar o protesto, que terminou com "vários presos", que, segundo a imprensa local, foram colocados em ônibus para serem levados de volta para suas comunidades.
Chacón justificou sua saída dizendo, por meio de um comunicado, que não concordava com "a intervenção feita pelo governo" na manifestação realizada pelos indígenas no domingo.
Reserva indígena

A marcha dos manifestantes contra a obra começou em 15 de agosto, em Trinidad (Departamento de Beni), com destino a La Paz, capital política do país. O protesto é contra a construção do segundo trecho da estrada, entre Villa Tunari, no Departamento de Cochabamba (centro) e San Ignácio de Moxos, no Departamento de Beni, próximo à fronteira com o Brasil.
A estrada passaria pela reserva de TIPNIS (Território Indígena Parque Nacional Isidoro Sécure), ao lado do território brasileiro. Estima-se que 13 mil pessoas, de diferentes comunidades indígenas, morem neste território. O percurso teria cerca de 300 quilômetros e um custo aproximado de US$ 420 milhões, financiados com recursos brasileiros, segundo o governo Morales.
A administração de Morales argumenta que "ainda não está definido" o percurso da estrada, mas os indígenas afirmam que ela poderá afetar o ecossistema e suas formas de vida - das plantações à pesca, entre outras atividades - e "favorecer" a exportação da folha de coca da região do Chapare, em Cochabamba. O Chapare é definido como um dos redutos políticos de Evo Morales.
Diplomacia

Enquanto os indígenas afirmam que "Evo não quer ouvi-los", autoridades do governo dizem que são os indígenas "que se recusam ao diálogo" para que "juntos possam definir o trajeto".
O governo afirma que a estrada será importante para o desenvolvimento do país e uma forma de integrar a região ao restante da Bolívia. Nos últimos dias, a manifestação gerou diferentes focos de tensão entre o governo e outros setores - indígenas e diplomáticos.
Diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em La Paz foram acusados pelo presidente de terem apoiado a manifestação, gerando especulações na imprensa local de que os telefones da embaixada teriam sido grampeados. Em um comunicado, a embaixada negou "qualquer forma de apoio ao protesto indígena".
O cardeal da Igreja Católica Julio Terrazas fez um apelo para que houvesse "diálogo" entre indígenas e o governo.
Em um artigo publicado no jornal El Deber, de Santa Cruz de la Sierra, o sociólogo José Martínez, escreveu que "o grande beneficiado desta estrada será o Brasil". Segundo ele, a estrada permitirá o transporte de produtos brasileiros de Mato Grosso e de Rondônia para o território boliviano e dali para o caminho ao Pacífico. "Será uma forma de encurtar esta viagem", disse.
Em nota, o Itamaraty afirmou ter recebido com preocupação a notícia sobre os distúrbios e disse ter confiança no governo e em diferentes setores do país para buscarem diálogo e favorecer a negociação sobre o traçado da rodovia.
O governo também se disse disposto a "cooperar com a Bolívia no contexto da obra", afirmando que "se trata de projeto de grande importância para a integração nacional da Bolívia e que atende aos parâmetros relativos a impacto social e ambiental previstos na legislação boliviana".

Para Dilma, 10% para saúde é "inaceitável"

A estimativa é que essa vinculação represente mais R$ 30 bilhões por ano de recursos na Saúde


Brasília - O governo vai se mobilizar para impedir que o Senado ressuscite no projeto de lei complementar que regulamenta a destinação de recursos para a Saúde - a chamada Emenda 29 - o mecanismo que obriga a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União no setor. A estimativa é que essa vinculação represente mais R$ 30 bilhões por ano de recursos na Saúde.
A presidente Dilma Rousseff classificou hoje como "inaceitável" a aprovação pelos senadores dessa proposta. "Temos de trabalhar para impedir que isso passe no Senado", afirmou Dilma, durante reunião hoje pela manhã com a coordenação política do Palácio do Planalto. O governo alega não dispor de recursos para fazer essa vinculação. "É inviável destinar 10% da receita da União para a Saúde. O governo deixou isso bem claro", disse hoje o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Em 2010, o governo destinou cerca de R$ 60 bilhões para a área de Saúde.
Apesar da posição contrária do Planalto, a Frente Parlamentar da Saúde começa amanhã uma mobilização para tentar convencer os senadores a aprovar o texto do projeto da emenda 29 que obriga o investimento de 10% da receita da União no setor. Integrada por deputados e senadores de todos os partidos, a Frente é contra a criação de um imposto ou uma contribuição para financiar gastos com a Saúde, conforme quer o Palácio do Planalto. "Vamos fazer uma guerrilha no Senado em prol dos 10%. Não há clima para criar imposto", resumiu o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde. Dizendo ter o apoio de movimentos sociais, ele espera conseguir reunir amanhã cerca de duas mil pessoas em frente ao Congresso para pressionar o Senado a aprovar o texto original do projeto que regulamenta a emenda 29 e estabelece a vinculação.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), prometeu comandar a resistência à aprovação do texto original da Emenda 29, que obriga a União a destinar 10% dos recursos para a saúde. "Não dá para restabelecer o texto original", disse o senador. "É um projeto que o governo não aceita", disse.

Acidente em metrô deixa 240 feridos na China

Um choque entre dois trens do metrô de Xangai, na China, deixou pelo menos 240 pessoas feridas nesta terça-feira (27). O acidente teria sido causado por um problema no sistema automático de sinalização de uma das linhas. As autoridades chinesas afirmaram que o quadro de saúde das vítimas é estável e não há casos com maior gravidade. Mais de 500 pessoas precisaram ser resgatadas do subterrâneo da estação. Há dois meses, 40 passageiros morreram em uma colisão entre dois trens de alta velocidade no leste do país. Após o acidente, especialistas criticaram o ritmo acelerado de desenvolvimento do setor ferroviário, que em poucos anos se tornou o maior do mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More