II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis. Menciona a destruição do Reino de Israel, com sede em Samaria, que caiu em poder da Assíria em 722 AC, e a milagrosa resistência do rei Ezequias ao cerco de Senaqueribe. Termina com a destruição da cidade de Jerusalém por Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 AC, o qual leva os judeus como escravos para a Mesopotâmia, conforme foi profetizado por Jeremias.
Mais do que uma relação pormenorizada de acontecimentos, estes livros fornecem uma reflexão crítica sobre a história do povo e dos reis que o governaram: a fidelidade a Deus leva à bênção; a infidelidade leva à maldição, à ruína e ao exílio (cf. 2Rs 17,7-23).
O Templo e os profetas têm um papel importante nessa história. O Templo é o lugar da reunião de todo o povo para o encontro com Deus. A reforma de Josias procura reunir novamente todo o povo a partir do culto no Templo (2Rs 22-23). Os profetas são aqueles que mantêm viva a consciência do povo, os vigias das relações sociais e os grandes críticos da ação política dos reis. Sua intenção de fazer respeitar a justiça e o direito está sempre em primeiro plano, e eles se ocupam tanto de religião como de moral e política, pois tudo deve estar submetido a Deus, o único rei sobre o povo (cf. Is 6,5; Is 44,6; Zc 14,16).
As decepções com a monarquia se multiplicaram e, com a queda dos reinos de Israel e de Judá, volta o antigo ideal igualitário das tribos, formulado agora por Jeremias como Nova Aliança: uma sociedade sem mediações, na qual o próprio povo governa a si mesmo, graças ao conhecimento de Deus (Jr 31,31-34).
Resumo dos reis de Judá e Israel
§ Saul (no começo bom, depois mau)
§ Davi (bom)
§ Salomão (bom)
§ Reoboão (mau) – separação das tribos
§ Abias (bom) – Judá
§ Jeroboão (mau) – Israel - 931-910/9 AC - 21 anos
§ Asa (bom) – Judá
§ Nadab - Israel - 910-909 AC - 2 anos
§ Baasa – Israel - 909/8-886 AC - 22 anos
§ Jeosafá (bom) – Judá
§ Ela – Israel - 886/5-885 AC - 2 anos
§ Zimri – Israel - 885/4 AC - 7 dias
§ Omri – Israel - 885/4-874 - 11 anos
§ Acabe (mau) – Israel - 874/3-853 - 21 anos
§ Jeorão (mau) – Judá
§ Acazias (mau) – Israel - 853-852 - 2 anos
§ Jorão – Israel - 852-841 - 11 anos
§ Jeú – Israel - 841-813 - 28 anos
§ Joacaz – Israel - 813-797 - 16 anos
§ Joás – Israel - 797-782 - 15 anos
§ Jeroboão II – Israel - 782/1-753 - 29 anos
§ Zacarias – Israel - 753 - 6 meses
§ Salum – Israel - 753/2 - 1 mês
§ Menahem – Israel - 753/2-742 - 11 anos
§ Pecahia – Israel - 742/1-740 - 2 anos
§ Pecah – Israel - 740/39-731 - 9 anos
§ Oséias – Israel - 731-722 - 9 anos
§ Joás (no começo bom, depois mau) – Judá
§ Amazias (no começo bom, depois mau) – Judá
§ Uzias (no começo bom, depois mau) – Judá
§ Jotão (bom) – Judá
§ Acaz (mau) – Judá
§ Ezequias (bom) – Judá
§ Manassés (no começo mau, depois bom) - Judá
§ Amom (mau) – Judá
§ Josias (bom) – Judá
§ Jeoiaquim (mau) – Judá – cativeiro para a Babilônia
§ Zedequias (mau) – Judá
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