Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Papa participa de exercícios espirituais a partir de domingo

O Papa Bento XVI participa de exercícios espirituais com a Cúria Romana entre os dias 13 e 19 deste mês. O tema será “A luz de Cristo no coração da Igreja – João Paulo II e a teologia dos Santos”.
As meditações serão conduzidas pelo Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel da Ordem dos Carmelitas Descalços. 

Em entrevista ao jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, padre François recorda que o Papa Wojtila foi inseparavelmente pastor, missionário, místico, pensador e poeta formado na escola dos Santos. Durante os exercícios, os santos serão a referência a quem olhar e cuja voz deve ser ouvida, de modo especial o que dizem as mulheres. Com efeito, ao lado de Luis Maria de Montfort, Santa Teresa de Lisieux será a voz dominante das pregações. A seu lado, estarão também outras figuras femininas: Catarina de Sena, Joana D’Arc e Concepción Cabrera de Armida, mística do século XX.

Para ressaltar o papel que os leigos ocupavam no coração de João Paulo II, padre Léthel proporá também a Beata Chiara Luce Badano, morta em 1990, aos 18 anos, oferecendo seus sofrimentos ao Papa e aos jovens de todo o mundo.

O programa cotidiano dos exercícios, sempre na capelaRedemptoris Mater, prevê a oração das laudes às 9h, seguida por uma meditação, pela oração da hora média e por uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e, em seguida, a oração das vésperas, a adoração e a benção eucarística. No último dia, que coincide com a solenidade de São José, o programa termina mais cedo: depois das laudes, às 9h, será feita apenas uma meditação conclusiva. 

Tremor mata 60 no Japão e provoca Tsunami

Pelo menos 60 pessoas morreram devido a um forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11). As informações são do Serviço Geológico dos EUA (USGS). O terremoto gerou ainda um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana.
Imagens de TVs locais mostram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai. Carros e barcos foram arrastados, em imagens impressionantes.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros.
A Polícia Nacional afirmou que pelo menos 60 pessoas morreram e 56 estavam desaparecidas, mas os danos eram tão grandes que iria demorar para se ter uma cifra definitiva. A imprensa local fala em mais mortes.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.
Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.
Tsunami
Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo americano Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto.
As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país, pelo risco de a onda gigante atingir a região.
Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a onda gigante chegaria ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).
Nova Zelândia, Taiwan, Indonésia e a ilha de Guam também emitiram alertas.
Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.

Usina nuclear está em estado de emergência após terremoto no Japão

Depois do terremoto de magnitude de 8,9 que atingiu o Japão nesta sexta-feira, o governo japonês decretou estado de emergência em uma usina nuclear de Fukushima por causa de uma falha no sistema de resfriamento. Não houve radiação, mas a segurança ficou ameaçada.

Yukio Edano, secretário-chefe de Gabinete, afirmou que a usina apresentou uma falha mecânica e por precaução, tomaram a medida.

Um incêndio teria atingido a usina nuclear Onagawa, da Tohoku Eletric Power Company, nordeste do Japão, segundo agências de notícias de Kyodo.

Além delas, as quatro usinas nucleares que ficam nas proximidades do epicentro do terremoto foram fechadas em segurança, conforme informou a Agência Internacional de Energia Atômica.

"As quatro usinas nucleares do Japão mais próximas ao local do tremor foram fechadas em segurança", disse a agência em comunicado.

"A agência ofereceu seus serviços ao Japão, caso o país peça assistência", acrescentou o comunicado.

Repórter está em processo de libertação na Líbia

Correspondente do jornal em Paris foi preso na região de Zawiya, cenário de duros confrontos das forças de Kadafi com rebeldes


O repórter do O Estado de S. Paulo Andrei Netto, um dos enviados do jornal à Líbia, está em processo de libertação no país do norte da África, segundo informou o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubedi. A informação foi dada aoiG pela editora-executiva do jornal Luciana Constantino, que também afirmou que o repórter foi localizado a oeste da capital Líbia, Trípoli. O diário ainda não conseguiu um contato direto com Netto.
Em seu site, o jornal afirmou que Ezubedi passou a informação sobre a situação de Netto por telefone aos senadores Paulo Paim (PT-RS), que preside a comissão, e Eduardo Suplicy (PT-SP). "Todas as autoridades da Líbia estão tomando as providências para que ele seja libertado", afirmou o senador Paim, repetindo as palavras que ouviu por telefone do embaixador. Segundo os senadores, o embaixador disse que ele foi preso por não ter preenchido corretamente os documentos para entrar no país.
Correspondente do Estado em Paris desde 2006, Netto participou de importantes coberturas, como o terremoto de L’Áquila, na Itália, o acidente do voo 447 Rio-Paris da Air France e cúpulas do G-20. Gaúcho de Porto Alegre, tem 34 anos e é casado.
Antes da informação sobre o processo de libertação de Netto, o jornal britânico The Guardian anunciou nesta quinta-feira que realiza grandes esforços para determinar o paradeiro do correspondente Ghait Abdul-Ahad, que durante duas semanas fazia a cobertura do conflito na Líbia na companhia do jornalista brasileiro. A editora-executiva do Estado afirmou não ter informações sobre o paradeiro do repórter do jornal britânico.
Os dois entraram no país pela fronteira com a Tunísia e viajavam juntos com um guia líbio. Segundo o Guardian, Abdul-Ahad fez o último contato com o diário no domingo, por meio de uma terceira pessoa, quando estava nos arredores de Zawiya, cidade no oeste do país localizada a 50 quilômetros de Trípoli que vem sendo cenário de duros confrontos nos últimos dias.
Na quarta-feira, O Estado anunciou que havia perdido havia uma semana todo contato direto com Netto. Até domingo, recebia informações indiretas de que o repórter estava bem e se encontrava na região de Zawiya. A comunicação – por meio de telefonemas e e-mails – havia sido propositadamente cortada por segurança, afirmavam fontes líbias.

Cuidar dos rins evita osteoporose e infarto

Coração, ossos e rins têm suas funções relacionadas.


Não basta saber onde encontrar a dose certa de cálcio para estar livre da osteoporose. Além da alimentação adequada, é preciso estar atento ao funcionamento dos rins, pois ele está ligado ao metabolismo ósseo e ao coração.

Se os rins perderem uma porcentagem significativa de suas funções, algo esperado com o avanço da idade, a perda de massa óssea será mais rápida que o esperado na vida adulta. “Os rins são necessário para ativar a vitamina D e, sem ela, o organismo perde cálcio”, explica o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).



Para piorar, o coração também está ligado ao equilíbrio entre rins e ossos. A contração da musculatura cardíaca, assim como de qualquer músculo, requer cálcio no sangue. Se a substância faltar por insuficiência renal, o metabolismo do corpo acelera a queima do estoque natural do organismo, o esqueleto, para manter o coração batendo.

Tudo acontece sem avisos aparentes no corpo. Osteoporose e osteopenia (estágio inicial da doença) são quase totalmente assintomáticas e atingem sete vezes mais mulheres. Os primeiros sinais surgem apenas quando o problema já está avançado, próximo a consequências graves, como fraturas no fêmur ou na bacia. Assim, as quedas que afetam 30% dos idosos, passam a ser ainda mais perigosas.

A perda de função renal também é silenciosa. Ela pode se transformar em doença renal crônica e requerer diálise ou transplante renal. Ou ainda, o primeiro sinal do desequilíbrio no organismo pode surgir com lesões no coração e causar infarto.

Este é o alerta que a SBN faz em sua campanha “Proteja seus Rins, Salve seu Coração”, lançada hoje (10), no Dia Mundial do Rim.

Envelhecimento

A preocupação com o trio rins, ossos e coração aumenta conforme a população brasileira vive mais. É natural e inevitável esperar uma queda nas funções renais e perda de massa óssea com o avanço da idade.

No caso das mulheres, a perda de massa óssea é acentuada pela menopausa, momento em que há redução na produção de estrógeno. Tal hormônio exerce papel importante no esqueleto feminino e sua produção em menor escala após a menopausa pode acelerar em até três vezes a perda óssea.

A perda de cálcio pelos ossos pode ser agravada ainda mais pela falência renal. Em levantamento recente, a SBN revela que o problema está se tornando mais comum em mulheres, elas já representam 43% dos pacientes com doença renal crônica.

Coração ameaçado

Conforme a mulher perde sua função renal, isso gera um processo inflamatório que interfere no metabolismo de cálcio e provoca acúmulo de fósforo no organismo. “Ambos os fatores contribuem para a calcificação dos vasos sanguíneos e aumentam o risco de infarto”, explica o nefrologista

Além disso, o médico lista outros problemas que a insuficiência renal desencadeia, atingindo o coração. “Anemia, edema (inchaço), piora do controle da pressão arterial e elevação dos níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicerídeos)”, diz ele.

Diabéticos e hipertensos

No topo do grupo de risco estão os diabéticos e hipertensos, problemas que podem prejudicar o funcionamento renal e acelerar a perda de suas funções.

A entidade médica recomenda em sua campanha dois exames simples e baratos, ambos cobertos pelo SUS, para detecção precoce de alterações renais. “É a dose de creatina no sangue (exame de sangue) e a proteína na urina (exame de urina)”, fala o nefrologista.

Os exames devem ser incluídos na rotina anual de acompanhamento da saúde, junto aos exames necessário para homens, mulheres e na terceira idade.

Existem medicações e dietas capazes de desacelerar a perda de função renal, mas não há como recuperar o que foi perdido. A melhor forma de prevenção está no controle dos principais fatores de risco, a hipertensão e o diabetes. Tais problemas requerem dieta com menos sal e mais exercícios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More