Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudando a Bíblia: O Livro dos Números

Origem do nome
O quarto livro do Pentateuco deriva seu nome dos dois censos de Israel mencionados no livro. Narra eventos que ocorreram na região domonte Sinai, durante as peregrinações dos israelitas no ermo e Moabe. Este nome Números foi usado pela primeira vez na tradução grega da versão LXX, sendo bastante adequado, pois todo o livro esta repleto de números.
Mais de uma vez explica que Moisés se dedicou a registrar cada lugar onde os hebreus acampavam, todos os oásis e cada acampamento, e as palavras concludentes do livro também indicam ser ele o escritor do relato. — 36:13. Estas alusões explicam perfeitamente como estas antiqüíssimas descrições puderam chegar a nós, intactas.

Conteúdo

A narrativa abrange um período de 38 anos, entre 1512 a 1473 a.C. (Números 1:1; Deuteronômio 1:3, 4) Estas descrições incluem os acampamentos das tribos (1:52, 53), a ordem de marcha (2:9, 16, 17, 24, 31) e os sinais de trombeta para a assembléia e o acampamento (10:2-6). A lei sobre aquarentena. (5:2-4) Diversas outras ordens são dadas: o uso de trombetas (10:9), a separação das cidades para os levitas (35:2-8), a ação contra a idolatria e os cananeus (33:50-56), a escolha das cidades de refúgio, instruções sobre como lidar com homicidas acidentais (35:9-33), e leis sobre heranças e o casamento. (27:8-11; 36:5-9).
O agrupamento dos elementos do livro foi elaborado em torno dos principais textos, tarefa esta extremamente difícil. Por isso historicamente tem-se buscado estabelecer uma divisão mais simples, como por exemplo, segundo a região onde sucederam os acontecimentos.
Assim, podem-se dividir Números em três partes principais:
1.   No Sinai: 1:1-10:10
2.   No deserto de Cades-Barnéia: 10:11-22:1
3.   Nas planícies de Moabe: 22:2-36:13

Natureza e organização
Como é habitual aos livros do Antigo Testamento, que pertencem a série de Livros históricos do Antigo Testamento, o tema principal é descrever os tempos passados e os atos do Deus de Israel e seu povo. A Respeito de Cades, nada se conta em Números sobre os 38 anos que passaram naquele lugar. Em todo o livro, Moisés mantém a narração, apenas a interrompendo-a para inserir textos jurídicos.

Sentido religioso
O grande criador dos pesos e medidas é YHVH. Números conta como Deus organizou o seu povo em Doze tribos de Israel, descendentes dos doze filhos varões de Jacó, e como este a transformou numa assembléia santificada.
Com o tempo, seriam reconhecidos como "filhos de Abraão" pela religião e a espiritualidade. A sociedade israelita e o autor não faziam distinção entre os israelitas e imigrantes: todos os que viviam na Terra Prometida em obediência e observação das leis de Deus deviam ser irmãos entre si.
As doze tribos de Israel são registradas e organizadas. Os israelitas recebem ordens relacionadas a sua adoração e seus tratos com outros, mas há falta de respeito para com os representantes Deus e desobedecem às suas ordens. YHVH abençoa Israel, mas insiste na adoração exclusiva ao passo que a nação se prepara para entrar em Canaã.
Edição Pastoral da Bíblia destaca que o tempo em que o povo de Deus esteve no deserto foi um tempo de grande disciplina e pedagogia para aquele povo aprender que não basta estar livre: é preciso aprender a viver a liberdade e conquistá-la continuamente, para não voltar a ser escravo outra vez, e, que, no deserto o povo teve que superar muitas tentações: acomodação, desânimo, vontade de voltar para trás, desconfiança de Javé e dos líderes. Foi no confronto com essas situações que ele descobriu o que significa ser livre para construir uma sociedade justa e fraterna, alicerçada na liberdade e voltada para a vida, portanto, o Livro dos Números nos ensina que qualquer transformação profunda exige um longo período de educação e amadurecimento.

Formação: Um olhar simples sobre todas as coisas

Traumatizantes são as reações que temos diante dos acontecimentos
Nós falamos várias vezes sobre o olhar de Deus, Ele tem o olhar que nos cura. Muitas vezes, olhamos para a Hóstia Consagrada, mas é importante nos darmos conta de que o que nos cura é o olhar que o Senhor tem para nós.
Mas, neste texto, quero falar sobre o nosso olhar, existe o olhar de Deus sobre nós, mas se nós somos curados pelo olhar do Senhor, essa cura proporciona a nós um olhar curado, uma forma nova de olhar o mundo.
Ninguém traz uma lâmpada para colocá-la num lugar escondido ou debaixo de uma vasilha; coloca-a no suporte, a fim de que os que entram vejam a claridade. A lâmpada que ilumina o corpo é o olho (cf. Lc 11,33-34a). São Lucas era médico, mas também era pintor, fez diversos ícones da Virgem Maria, como nos ensina a Sagrada Tradição. Jesus diz que a lâmpada que ilumina o corpo é o olho, todos sabemos que o olho não tem luz própria, mas aqui Ele não fala sobre a biologia do nosso corpo, Ele revela o segredo da alma, existe uma forma de enxergar o mundo que nos ilumina e uma forma que nos leva às trevas, Ele fala da visão espiritual.
"Se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz; mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas!35. Examina, pois, se a luz em ti não são trevas!36.Se então teu corpo estiver todo cheio de luz, sem traço algum de escuridão, ficarás totalmente iluminado, como acontece quando a lâmpada te ilumina com seu clarão" (Lc 11,34b-36). Ele fala de uma iluminação interior. O olho seria a janela da alma, essa abertura pela qual a luz entra no nosso interior, na nossa alma. Nós precisamos ter um olhar diferente sobre o mundo, isso faz a diferença.
Nenhum acontecimento na sua vida o traumatiza, o que traumatiza é a reação que você teve diante do acontecimento. 
Nós somos livres para reagir diante da vida. O que muda é nossa reação, não é o que você viveu, mas como você reagiu no que viveu. A diferença está no olhar de como você olha diante das realidades, diante do mundo. Sofrimento todo o mundo tem, mas como você reage diante da cruz da vida?
A maturidade humana se mede diante da capacidade que a pessoa tem de experimentar o sofrimento e transformá-lo numa coisa positiva. Existem dois tipos de adulto, aquele que sofre e se torna algo destruidor, transformando em coisas que fazem mal a ele (depressão), e aquele que sofre e é capaz de transformar aquilo em cruz que o leva à ressurreição.Ou você abraça sua cruz e corre para ressurreição ou você foge dela e morre esmagado por ela.
O olho é a lâmpada do corpo. “Se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz”. Simples é ser sem dobras. Uma coisa complicada é uma coisa que foi dobrada, que não consegue se ver facilmente. Simples é uma coisa aberta, as coisas de Deus são simples, nós que somos complicados; o Altíssimo quer que tenhamos um olhar simples sobre as coisas. Eu quero ajudá-lo a ter um olhar simples sobre as coisas.
O que nos faz ter um olhar complicado diante das coisas é ficarmos olhando para nós mesmos; atitude do egoísmo. Vamos olhar o mundo com a simplicidade de Deus. Ele nos colocou neste mundo para preparar o céu, mas nos esquecemos disso e complicamos tudo. Esquecemo-nos dessa realidade e ficamos perdidos em nossa vida. Esta vida é muito simples. Jesus disse para Marta: “Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas, uma só coisa é necessária”, ou seja, prepararmos a nossa vida para Deus.
Eu sou padre para preparar o meu céu e ajudá-los a chegarem ao céu. Olhe para sua vida de uma maneira muito simples, de quem está preparando o seu céu. Minha vida seria muito complicada se eu, como sacerdote, estivesse preocupado com minha carreira, em ser bispo, ser famoso. Não adiantaria nada conseguir tudo isso e perder o meu céu. A simplicidade é preparar o meu céu.
Da mesma forma, para você que vai se casar: a felicidade existe, mas não será seu (a) esposo (a) que lhe dará a felicidade. Sua felicidade está em preparar o céu
. Seu (a) companheiro (a) é alguém que o ajuda a ir para o céu. Jesus nunca prometeu felicidade a ninguém nesta terra. Mas no céu você terá a felicidade. Quem promete felicidade aqui é o diabo e ele sempre dá o inferno.
Esta vida é bonita, é boa, tem alegria, sim, para nos dar, mas a felicidade é sempre marcada por uma tristeza, o prazer é sempre empanado por uma dor, a vida é assim. Não há nada errado com sua vida, aqui existem coisas boas e bonitas, mas aqui é só um "tira-gosto", o "banquete" será no céu. Aqui nunca haverá felicidade completa; eu sou profundamente feliz por saber que isso aqui não é tudo. A vida é bonita, mas se ela for tudo ela se torna uma má notícia. O "tira-gosto" é bom, mas ele pesa no estômago. A vida é bela, mas queremos muito mais.
Jesus olhava para esta vida, dando a vida, nós precisamos dar a vida, amar. O que complica nesta vida é não enxergarmos o amor de Deus. Se você ama os outros, Deus o amou primeiro. O olhar complicado é da pessoa que não abre o olho para ver o amor de Deus em primeiro lugar. Muitos acham que amam primeiro e, então, se cansam de amar e querem somente ser amados. Isso é um olhar complicado. Abra o olho e enxergue que Deus o amou primeiro! Você responde ao amor de Deus amando as outras pessoas. Você já é amado. Se seu olhar for simples, você enxergará que já foi amado. Uma pessoa que não se sente amada é como um homem que possui trilhões em dinheiro no banco e fica na rua mendigado.
Se seu olhar é complicado a sua vida se tornará trevas e, dessa forma, viverá sem a luz que vem de Deus. Nós como cristãos podemos pedir a Deus um novo olhar, um olhar simples, para enxergarmos as coisas sem que elas nos destruam, sem que elas afetem o amor do Senhor em nossa vida. Jesus também sofreu, chorou, viveu a cruz. Não estou aqui propondo a "mágica da Poliana", que é uma menina da literatura que descobriu que sofreria menos se visse o lado positivo de todas as coisas; não é isso que estou propondo. O pecado continua sendo terrível, satanás continuará nos tentando para perdemos a vida eterna, mas faz parte do nosso arsenal de guerra ter um olhar simples.
Estou aqui para preparar o meu céu e a única forma de conseguir isso é amando os outros. Dizer que crer no céu atrapalha o amor é não entender nada de céu. Nós queremos a Páscoa do céu, mas não existe ressurreição se nós não abraçarmos a cruz. Examine como você está olhando a vida, se está olhando o "tira-gosto" como se fosse um "banquete", querendo da vida aquilo que ela não pode lhe dar. Se você mantém o foco no amor de Deus tudo muda.
Eu não sei o que será de mim amanhã, a vida muda tanto. Quando fui ordenado sacerdote nunca pensei que faria programa na TV, que teria um site na internet, eu pensava no meu sacerdócio de uma forma totalmente diferente. Pense se eu ficasse apegado aos sonhos de 19 anos atrás. Deus lhe dá circunstâncias diferentes.
As pombas são simples, pois elas voam reto, e sabem aonde vão chegar. Precisamos ter a simplicidade da pomba, mas a prudência da serpente, ela caminha de forma sinuosa e dribla os obstáculos. Tenha jogo de cintura, saiba refazer os seus planos em cima das cinzas de seus planos antigos. Deus preparou um lugar para mim no céu e lá há felicidade. Enquanto isso a felicidade daqui é sempre manchada por um pouco de tristeza, por isso precisamos viver a simplicidade da pomba e a prudência da serpente.

Mensagem: Viver o agora

Resistir aos fatos, às situações, às muitas pessoas que passam
pelas nossas vidas impede o crescimento que nos é oferecido
diariamente. Cada momento nos traz alguma dádiva: a da
consciência do outro, da natureza ao nosso redor ou da nossa
contribuição pessoal ao mundo. E da consciência surge o crescimento.
Viver o agora, atento a cada momento, garante a proteção de Deus.
Por outro lado, quando nos deixamos levar e ficamos
ansiosamente imaginando o futuro, nos privamos da segurança
que Deus nos dá aqui e agora.
Estar ciente neste minuto do que está acontecendo, apenas isso,
diminui todas as ansiedades e apaga todos os medos.
Só há conflito quando desviamos a atenção do momento presente.
No agora está toda a paz.

Bispos devem estar atentos para acolher novos carismas, diz Papa

O Papa Bento XVI se encontrou nesta quinta-feira, 15, com os bispos de recente nomeação e enfatizou que eles devem estar atentos para acolher os carismas que o Espírito suscita para a edificação da Igreja. 
“Os bispos têm a tarefa de estarem atentos e trabalhar a fim que os batizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espirito Santo suscita nos seus corações e nas suas comunidades”, afirmou. 
O Santo Padre salientou que o Concílio Vaticano II recordou que o Espírito Santo, enquanto unifica na comunhão e no ministério da Igreja, provê e dirige com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e a embeleza com seus frutos.
 “A recente Jornada Mundial da Juventude demonstrou mais uma vez, a fecundidade e a riqueza dos carismas na Igreja e a unidade eclesial de todos os fiéis reunidos ao redor do Papa e dos bispos. Uma vitalidade que reforça a obra de evangelização e a presença da Igreja no mundo. E vejamos, podemos quase tocar o Espírito Santo que também hoje é presente na Igreja, o qual cria carismas e cria unidade”, destacou.

Todos filhos de Deus

Segundo Bento XVI, o dom fundamental ao qual sois os bispos são chamados a alimentar os fiéis é antes de tudo, aquele da filiação divina, que é a participação de cada um na comunhão trinitária. Para o Papa, o essencial é que tornar realmente todos filhos e filhas de Deus. 
“O batismo, que constitui os homens "filhos no Filho" e membros da Igreja, é a raiz e a fonte de todos os outros dons carismáticos. Com o vosso ministério de santificação vós educais os fiéis a participar sempre mais intensamente do ofício sacerdotal, profético e real de Cristo, ajudando-os a edificar a Igreja, segundo os dons recebidos de Deus, em modo ativo e corresponsável”, destacou.
É preciso ter sempre a consciência que os dons do Espírito, extraordinários ou simples e humildes que sejam, são sempre dados gratuitamente para a edificação de todos, disse o Papa salientando que o bispo, enquanto sinal visível da unidade da sua Igreja particular, tem a missão de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade da Igreja.

Santificação da Igreja 

“Acolhais, portanto, os carismas com gratidão para a santificação da Igreja e a vitalidade do apostolado! E este acolhimento e gratidão em relação ao Espirito Santo, que opera também hoje entre nós, são inseparáveis do discernimento, que é exatamente a missão do bispo, como orientou o Concílio Vaticano II, que confiou ao ministério pastoral, o juízo sobre a genuinidade dos carismas e sobre seus serviços ordinários, sem extinguir o Espirito Santo, mas examinando e julgando aquilo que é bom”, enfatizou.
Para o Santo Padre, algo de extrema importância é de uma parte não extinguir, mas por outro lado, distinguir, ordenar e julgar examinando cada caso. Por isto, deve estar sempre claro que nenhum carisma dispensa a referência e a submissão aos Pastores da Igreja. 
“Acolhendo, julgando e ordenando os diversos dons e carismas, o bispo presta um grande e precioso serviço ao sacerdócio dos fiéis e à vitalidade da Igreja, que resplenderá como esposa do Senhor, revestida da santidade dos seus filhos”, afirmou.
Para fazer tal acolhimento dos carismas suscitados pelo Espírito Santo, o bispos deve nutrir sua própria vida espiritual. Na intimidade com Deus, salientou o Papa, os bispos encontrarão conforto e sustento para o ministério a eles confiado. 
“Com a santidade da vossa vida e a caridade pastoral sereis exemplo e ajuda aos sacerdotes, vossos primeiros indispensáveis colaboradores. Será vossa principal atenção crescer na corresponsabilidade como sábios guias dos fiéis, que convosco são chamados a edificar a comunidade, com os seus dons, os seus carismas, com o testemunho da vida deles, para que na comunhão da Igreja dê testemunho em Jesus Cristo, a fim que o mundo creia. E esta proximidade aos sacerdotes, hoje, com tantos problemas, é de gramadíssima importância”, reforçou o Pontífice.

Novo acidente de trem deixa 90 feridos na Argentina

Dois dias depois do choque de trens que deixou 11 mortos na Argentina, um novo acidente envolvendo trem ocorreu nesta quinta-feira no bairro de Flores, em Buenos Aires.
Hoje, pelo menos 90 pessoas ficaram feridas, no choque entre um caminhão, um ônibus e um pequeno trem.
As autoridades informaram que não houve mortos. Segundo elas, o acidente ocorreu quando uma caminhão-betoneira foi atingido por um ônibus. O trem não conseguiu frear e se chocou com o ônibus.
Na terça-feira, dois trens e um ônibus se chocaram em uma passagem de nível do bairro de Flores, ao sudoeste da capital argentina. A colisão foi considerada uma das mais graves dos últimos anos, segundo afirmaram fontes policiais e de saúde.
Onze pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas. A maioria das vítimas fatais viajava no ônibus, entre elas o motorista do veículo. 
O acidente ocorreu na linha Sarmiento de trens, que une a estação Once, no centro de Buenos Aires, com a povoada periferia oeste, e transporta cerca de 130 milhões de passageiros por ano, segundo a empresa que os administra.
O incidente aconteceu pouco antes das 07H00 local (e de Brasília), justamente quando milhares de pessoas utilizam o transporte público para iniciar o dia de trabalho.

Governo deve anunciar na sexta novo regime automotivo

Empresas que obterão redução de IPI até julho de 2016 recusavam-se a repassar a queda aos preços; governo ameaçou retaliação e elas recuaram

Após pelo menos quatro meses de duras negociações com o setor privado, o governo deve anunciar na sexta-feira o novo regime automotivo. As montadoras instaladas no Brasil não queriam assumir as contrapartidas exigidas pelo Palácio do Planalto para terem novos benefícios tributários, mas fecharam um acordo depois que o governo ameaçou voltar atrás.
Pela política industrial anunciada em agosto, as empresas teriam de investir em inovação e eficiência energética, além de aumentarem a utilização de componentes nacionais. Com isso, teriam direito à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até julho de 2016. As montadoras, no entanto, resistiam e recusavam-se a repassar uma eventual redução de IPI ao consumidor.
Sem avanço nas negociações, o governo ameaçou o setor, dizendo que faria um movimento contrário, de elevação do imposto para as montadoras que não se enquadrarem no novo regime automotivo. "Chegamos a um meio termo", garantiu uma fonte.
A questão da eficiência energética, segundo outra fonte, deve ficar para outro momento. A ideia era incluir no novo regime a previsão de investimentos no desenvolvimento de veículos menos poluentes e econômicos.
Embora o anúncio já esteja programado, os termos do acordo só serão apresentados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, amanhã à tarde. A data pegou Pimentel de surpresa, já que ele estará em Belo Horizonte, acompanhando a presidente Dilma Rousseff.
Quando foi lançada a política industrial batizada de Brasil Maior, no início de agosto, as negociações em torno de medidas para estimular a produção de carros e componentes no país e coibir as importações de veículos intensificaram-se. As linhas gerais preveem reduzir o IPI, entre zero e 30 pontos porcentuais, para as montadoras que obedecessem as contrapartidas que serão definidas pelo governo. A alíquota de IPI varia conforme a potência dos carros: 7% para modelos populares, 13% a 15% para potência 1.0 a 2.0, e 25% para veículos acima de 2.0. Há, porém, alíquotas mais elevadas para veículos especiais.

Sarkozy e Cameron visitam capital Trípoli e pedem prisão de Khadafi

Líderes europeus foram recebidos com aplausos do público durante visita a um hospital


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse em visita à capital líbia, Trípoli, nesta quinta-feira (15), que Muammar Khadafi e seus altos comandantes deveriam ser presos e responsabilizados por suas ações durante a guerra de seis meses no país.
Sarkozy e o premiê britânico, David Cameron, fazem uma visita a Trípoli sob forte segurança nesta quinta-feira, e foram recebidos pelos novos líderes do país que as forças aéreas da França e da Grã-Bretanha ajudaram a instaurar.
A visita ocorre três semanas depois que as forças rebeldes derrubaram Muammar Khadafi.
"O sr. Khadafi deve ser preso e todos aqueles que são acusados (de crimes) sob jurisdição internacional devem ser responsabilizados pelo que fizeram", disse Sarkozy, em discurso na capital líbia.
Ele pediu a todos os países para que trabalhem com as autoridades jurídicas internacionais na busca por autoridades do governo de Khadafi, acrescentando que não haveria reconciliação na Líbia se a justiça não for feita.
Cameron, por sua vez, prometeu que a Grã-Bretanha ajudaria a perseguir e capturar Khadafi. "Isso ainda não acabou", disse ele em coletiva de imprensa na capital líbia. "Ajudaremos vocês a encontrar Khadafi e trazê-lo à justiça."
Sarkozy e Cameron visitarão Benghazi, berço da revolução que derrubou Khadafi, ainda nesta quinta-feira.
"Estamos prontos para ajudar, mas queremos saber o que é que vocês mais querem fazer", disse Cameron. "Esse é o momento em que a primavera árabe poderia se tornar um verão árabe e veremos a democracia avançar em outros países também".
Sarkozy e Cameron, que assumiram a responsabilidade por liderar a campanha da Otan, no qual os Estados Unidos assumiram um papel secundário, foram recebidos no avião com sorrisos e cumprimentados pelos dois líderes da fragmentada coalizão anti-Khadafi.
Os líderes europeus, acompanhados de seus ministros de Relações Exteriores, foram recebidos com aplausos do público durante visita a um hospital em Trípoli -- indicando a popularidade de sua intervenção após 42 anos do governo de Khadafi na Líbia.
O ex-líder líbio continua foragido e prometeu lutar de volta.

Novo ministro do Turismo é ligado à família Sarney

O deputado maranhense Gastão Vieira (PMDB-MA) foi anunciado na noite desta quarta-feira como o novo ministro do Turismo, em substituição a Pedro Novais. Ligado à família Sarney - Vieira foi secretário de Planejamento e Orçamento do Maranhão no governo de Roseana Sarney - o novo ministro está em seu quinto mandato como deputado federal.
Depois de chegar a apontar os deputados Marcelo Castro (PMDB-PI) e Manoel Junior (PMDB-PB) como alguns dos mais cotados para suceder Novais, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que a escolha foi uma "disputa acirrada" entre os quadros do PMDB.
Da lista de 79 nomes apresentados pelo PMDB para a vaga - toda a bancada com exceção de Alves - os ministros mais próximos da presidente Dilma Rousseff, em uma tentativa de selecionar os candidatos, chegaram a analisar quais votaram com o governo em projetos importantes no Congresso. Os dois ministeriáveis mais cotados naquele momento - Castro e Junior - esbarraram, no entanto, em denúncias.
Cumprindo seu quinto mandato consecutivo como parlamentar, o médico Marcelo Castro (PMDB-PI), por exemplo, teve o nome citado em um dos grampos da Operação Voucher, que prendeu 36 pessoas suspeitas de fraudar convênios do próprio Ministério do Turismo. Na conversa interceptada pela Polícia Federal, o então secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento para o Turismo, Colbert Martins, e o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva Costa, ambos presos pela PF, comentam a liberação de recursos de uma emenda do parlamentar.
Castro nega qualquer vinculação com o esquema denunciado pela Operação Voucher e diz que sua emenda trata da liberação de R$ 97,5 mil para obras de calçamento no município de Lagoa do Barro. Também contra ele pesava o fato de ele ter de se explicar sobre a liberação de verba do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a construtora Jurema, ligada à sua família
No caso de Manoel Junior, a acusação é a de que teria contratado pistoleiros ao preço de R$ 40 mil para que fosse executado um vereador do município de Pedras de Fogo, na Paraíba, município do qual foi prefeito. Junior nega as acusações.
A crise no Turismo

Pedro Novais (PMDB) entregou o cargo de ministro do Turismo nesta quarta-feira, depois de sua situação política ter se deteriorado por suspeitas de que ele teria usado recursos públicos para o pagamento de uma governanta e de um motorista para a família. A denúncia não foi a primeira e tornou a permanência de Novais insustentável, apesar do apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele foi o quinto ministro a deixar o posto no governo Dilma Rousseff.
A crise no Turismo começou com a deflagração da Operação Voucher, da Polícia Federal (PF), que prendeu, no início de agosto, 36 suspeitos de envolvimento no desvio de recursos de um convênio firmado entre a pasta e uma ONG sediada no Amapá. Entre os presos estavam o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, e um ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Dias depois, o jornal Correio Braziliense publicou reportagem que afirmava que Novais teria sido alertado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as irregularidades do ministério 47 dias antes da operação da PF, sem tomar qualquer medida. Novais negou que tivesse recebido o aviso.
No dia 20 de agosto, a Folha de S.Paulo afirmou que uma emenda ao Orçamento da União feita por Novais em 2010, quando ainda era deputado federal, liberou R$ 1 milhão do Ministério do Turismo a uma empreiteira fantasma. O jornal voltou à carga em setembro, denunciando que o ministro teria usado dinheiro público para pagar a governanta de seu apartamento em Brasília de 2003 a 2010, quando ele era deputado federal pelo Maranhão. Em outro caso, o ministro utilizaria irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular de sua mulher, Maria Helena de Melo.

Israel e palestinos se armam para conter reações à fala de Abbas na ONU

Analistas locais dizem que não se pode prever o que vai acontecer nos territórios palestinos após a fala de Abbas na Assembleia Geral da ONU

Uma semana antes do discurso do presidente palestino Mahmoud Abbas na ONU, no qual deverá pedir o reconhecimento internacional do Estado palestino, o Exército israelense e as forças de segurança da Autoridade Palestina intensificam os preparativos para diversos possíveis cenários de violência e aumentam seus arsenais de armas não letais.
Analistas locais dizem que não se pode prever o que vai acontecer nos territórios palestinos após a fala de Abbas na Assembleia Geral da ONU, mas não descartam a possibilidade de grandes manifestações de civis palestinos, que podem entrar em choque com as tropas e os colonos israelenses.
O Exército israelense vem se preparando, há meses, para a eclosão de protestos logo depois do discurso de Abbas.
Para isso, as tropas israelenses na Cisjordânia se armaram com grandes quantidades de armas não letais, especiais para a dispersão de manifestações.
Israel também desenvolveu novos tipos de armas de dispersão de manifestantes, duas delas chamadas de "gambá" e "o grito".
A primeira consiste em uma substância química com um forte cheiro de cadáveres em avançado estado de putrefação. A substância é misturada com água e lançada de canhões de água contra manifestantes.
O cheiro fica impregnado na pele e nas roupas das pessoas atingidas e demora dias para passar.
A arma denominada "o grito" consiste de aparelhos sonoros que emitem um ruído considerado insuportável para os ouvidos humanos, que faz com que as pessoas queiram se afastar o mais rápido possível da fonte do barulho.
Tanto o "grito" como o "gambá" já foram utilizados contra manifestantes na Cisjordânia, que protestam semanalmente contra a construção da barreira israelense nas aldeias de Bilin e Nahalin.

Choques

De acordo com o jornal israelense Haaretz, as forças de segurança da Autoridade Palestina recorreram a empresas israelenses e também encomendaram armas não letais, que serão utilizadas para conter possíveis choques entre manifestantes palestinos e as tropas ou os colonos israelenses na Cisjordânia. 
O governo de Israel autorizou a entrega, à Autoridade Palestina, de balas de metal revestidas com borracha, granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo. O objetivo é que a polícia palestina tente impedir que manifestantes se aproximem dos principais pontos de atrito com Israel, como os assentamentos, os pontos de controle militares e o muro israelense na Cisjordânia.
As forças de segurança dos dois lados também manifestaram preocupação com eventuais atos de provocação por parte de colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia, o que poderia "atear fogo à região inteira".
Alguns desses grupos, formados por terceiras e quartas gerações de colonos, têm praticado atos dirigidos contra civis palestinos, ativistas de esquerda israelenses ou mesmo contra as tropas israelenses na Cisjordânia.
Nas últimas semanas, grupos cometeram atos de vandalismo em duas mesquitas palestinas na Cisjordânia e na entrada do apartamento de uma das líderes do movimento pacifista israelense Paz Agora, em Jerusalém.

Brasil e Argentina ficam no 0 x 0 no Superclássico das Américas

O duelo desta quarta-feira (14/09) entre o Brasil e a Argentina no estádio Mario Kempes em Córdoba (ARG) foi o quinto entre os rivais tradicionais desde que Mano Menezes assumiu a seleção, há pouco mais de um ano. Esta foi a primeira partida dos times na reedição da Copa Roca.
Assim como nos outros quatro confrontos, a seleção deixou o campo devendo. São três derrotas, para Alemanha, França e a própria Argentina, e dois empates, o desta noite e um contra a Holanda.
A chance do sonhado primeiro triunfo em clássicos acontecerá no dia 28 deste mês, em Belém. Será quando Brasil e Argentina farão o duelo de volta do “Superclássico das Américas”, como foi intitulada a reedição da Copa Roca. Quem vencer fica com a taça, enquanto nova igualdade, por qualquer placar, força a disputa por pênaltis.
Com uma linda jogada de Neymar aos 15min, driblando dois marcadores na área e tocando para Leandro Damião, que acertou a trave, o Brasil foi de uma passividade irritante no primeiro tempo.
O desinteresse da seleção brasileira foi tão grande que animou a Argentina. Mesmo limitada tecnicamente, a equipe mandante foi mais agressiva e chegou a contagiar seu torcedor na arquibancada, principalmente por conta de sua dupla de ataque.
Martínez e Boselli, com o eficiente apoio do lateral-esquerdo Papa, envolveram os marcadores brasileiros. Aos 6min e aos 11min, Boselli pegou de primeira duas bolas na área, mas mandou para fora.
Aos 15min, perdeu sua maior oportunidade, ao concluir, na pequena área, rente à trave de Jefferson, depois de bonita jogada de Martínez. Para sorte brasileira, Boselli sentiu a coxa aos 24min e deu lugar ao grandalhão Gigliotti, que não representou perigo.
Mesmo sem ter com quem tabelar, Martínez continuou atormentando o sistema defensivo do Brasil. Aos 33min, aproveitou saída erra de Rever e, da intermediária, deu lindo chute, que passou perto do ângulo esquerdo de Jefferson.
Leandro Damião é aplaudido por argentinos
Para sorte do Brasil, que voltou ainda mais sonolento no segundo tempo, Martínez também saiu machucado, aos 13min, dando lugar a Mouche. O substituto perdeu gol feito aos 16min, cabeceando fraco, nas mãos de Jefferson.
Somente dois minutos depois Mano Menezes resolveu mexer. Tirou o veterano Renato, que mal foi notado em campo em sua estreia pela seleção, e colocou o jovem Oscar. Aos 22min, Ronaldinho cobrou falta de muito longe no meio do gol, na segunda finalização do Brasil no jogo.
O astro, por sinal, pouco fez de produtivo, assim como Neymar. A dupla se mostrou mais preocupada com firulas e dribles sem objetividade.
Jogadas que não chegaram aos pés da linda lambreta de Leandro Damião, aos 32min, dando lençol em Papa e tocando por cobertura, na trave, sendo aplaudido pelos torcedores argentinos. Único lance que fez jus à fama do futebol brasileiro nos 90 minutos de partida.

Paquistão: alerta dos EUA sobre militantes afeta relações

Na terça-feira, a embaixada americana em Cabul, no Afeganistão, foi atacada
O alerta dos Estados Unidos sobre os militantes que atuam no Paquistão contraria a cooperação dos dois países contra o terrorismo, declarou nesta quinta-feira o Ministério de Relações Exteriores paquistanês. O governo americano responsabilizou os militantes peloataque desta semana contra sua embaixada em Cabul, no Afeganistão, e prometeu retaliar insurgentes baseados no país.
No início da semana, o secretário da Defesa americano, Leon Panetta, afirmou que os EUA fariam o que fosse preciso para defender as forças baseadas no Afeganistão contra os militantes baseados no Paquistão. "Nós acreditamos que esses comentários não estão de acordo com a cooperação que existe entre os dois países", disse à imprensa a porta-voz da chancelaria, Tehmina Janjua.
Autoridades dos EUA suspeitam que militantes da rede Haqqani estejam por trás do ataque de terça-feira com foguetes contra o complexo da embaixada americana na capital afegã, bem como a explosão de um caminhão-bomba no sábado passado, na qual ficaram feridos 77 integrantes das forças do país.
Novo ataque - Pelo menos 18 pessoas morreram e 47 ficaram feridas nesta quinta-feira em um atentado durante o funeral de um líder tribal que lutou contra os talibãs no noroeste do Paquistão, informou a polícia. O ataque aconteceu perto das zonas tribais ocupadas pelos talibãs paquistaneses, principais responsáveis por uma onda violenta de atentados, em sua maioria suicidas, que provocou 4.600 mortes em todo o país nos últimos quatro anos.
O ataque foi cometido na cidade de Jandol, no distrito de Lower Dir, de onde o Exército expulsou em 2009 os talibãs aliados da Al Qaeda durante uma vasta operação militar em todo o vale do rio Swat. "O atentado tinha como alvos integrantes da milícia local antitalibã", afirmou Salim Khan Marwat, comandante da polícia local.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More