Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Notícias Católicas

Bento XVI receberá homenagem de artistas nos 60 anos de sacerdócio

O Papa Bento XVI receberá homenagem de 60 artistas de todo o mundo por ocasião do seu 60º aniversário de sacerdócio, comemorado dia 29 de junho. O título da mostra é "O esplendor da verdade, a beleza da caridade – Homenagem dos Artistas a Bento XVI pelo 60º de Sacerdócio".
A mostra é promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura  e acontecerá no Átrio da Sala Paulo VI entre os dias 5 de julho e 4 de setembro, de segunda a sábado, das 10 às 19h (horário local). O próprio Papa inaugurará a mostra, no dia 4 de julho, ocasião em que receberá pessoalmente a homenagem dos artistas e dirigirá aos mesmos o seu discurso.
O representante do Brasil no evento será o arquiteto Oscar Niemeyer, que, devido à idade avançada, não estará presente fisicamente, mas com a representação de uma de suas obras: a Catedral de Belo Horizonte.
Os 60 artistas convidados são de renome internacional e pertencem a diversas categorias artísticas (pintura, escultura, arquitetura, fotografia, literatura e poesia, música, cinema, ourivesaria).
O evento foi apresentado durante uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta sexta-feira, 17. Participaram da coletiva o presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, e o responsável pelo Departamento "Arte e Fé" do mesmo dicastério, monsenhor Pasquale Iacobone.
"A relevância desta ocasião é devida também ao significado que assume para o diálogo entre a Igreja e os artistas, bem como pela presença de artistas de clara fama e pertencentes às diversas áreas de expressão, que se envolvem com um tema de grande profundidade e valor espiritual, no qual se refletem os motivos caros ao Pontífice", lê-se na nota divulgada pela Sala de Imprensa.
O encontro acontece na esteira do encontro do Pontífice com os Artistas, acontecido em novembro de 2009, na Capela Sistina. Naquela ocasião, de fato, Bento XVI havia se despedido dos artistas com um "Arrivederci!", expressão italiana equivalente a um "Até breve!".

Santa Sé defende dignidade da mulher junto a ONU

A violência contra a mulher continua a ser um grave problema em muitos países e para mudar esta situação, um dos melhores instrumentos é a educação. Esta é a reflexão proposta pelo observador permanente da Santa Sé, Dom Silvano Tomasi, na 17ª Sessão do Conselho para os Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece em Genebra, Suíça.

Entre as várias agressões destacadas pelo observador da Santa Sé estão o estupro como arma de guerra, o tráfico de meninas, os abusos contra empregadas domésticas, os sequestros e conversões forçadas, casamentos e abortos obrigados.
Dom Silvano recordou as palavras do Papa Bento XVI que disse que "embora a violência seja mais frequente onde há pobreza e instabilidade social, há que reconhecer que ainda a toleram alguns sistemas legais e tradições: Em alguns lugares e culturas, elas são discriminadas ou subestimadas só por serem mulheres".
“Perante estes fenômenos graves e persistentes, os cristãos têm um compromisso cada vez mais urgente em promover uma cultura que reconheça a dignidade que pertence às mulheres, na lei e na realidade concreta”, afirmou o representante da Santa Sé.
Para prevenir esse tipo de violência, Dom Tomasi sugeriu a instauração de melhorias no nível de vida e o acesso à educação. Neste sentido, recordou o ensinamento da Igreja sobre a “igualdade de dignidade na unidade de homem e mulher, na arraigada e profunda diversidade entre masculino e feminino, na sua vocação à reciprocidade e à complementaridade, à colaboração e à comunhão”.
“A minha delegação considera que é possível melhorar a situação das mulheres e lutar contra o flagelo da violência, construir uma igualdade criativa e um respeito mútuo que previnam todo recurso à violência”, concluiu o observador.

Vaticano vai debater uso de células-tronco adultas com estudiosos

O Vaticano realizará entre os dias 9 e 11 de novembro uma Convenção Internacional intitulada “Células-Tronco: a ciência e o futuro do homem e da cultura” (tradução livre). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 16, por membros do Departamento Ciência e Fé do Pontifício Conselho da Culturadurante uma coletiva de imprensa na Sala João Paulo II. 
“Seguramente, muitos se perguntam: por que o Pontifício Conselho da Cultura está envolvido na questão das células-tronco adultas? A resposta cai sobre a missão do nosso dicastério, chamado a dialogar com toda a expressão da cultura contemporânea, fortemente imbuída e moldada pela ciência”, explicou o Diretor do Departamento Ciência e Fé, padre Tomasz Trafny.
Segundo os membros do dicastério, presentes na coletiva, já há algum tempo este pontifício conselho está empenhado na promoção de um sério diálogo entre as ciências naturais e humanas, especialmente filosofia e teologia. A escolha de indagar sobre o uso das células-tronco adultas é, assim, uma natural consequência de um percurso iniciado alguns anos atrás. 
“O interesse, portanto, que temos nesta questão em particular é bastante limitado. Destina-se a explorar o impacto cultural da pesquisa sobre células-tronco adultas e a medicina regenerativa, a médio e longo prazo. Tudo tem sua origem em uma dupla convicção”, esclareceram.
Para o Vaticano, promover diálogos como esse é essencial, visto que a medicina hoje interage com todas as dimensões da cultura: social, legislativa, filosófica-teológica e econômica. 


Trabalho em conjunto

Neste sentido, a companhia internacional biofarmacêutica NeoStem está trabalhando em conjunto com o Vaticano para partilhar “valores éticos que veem em sua essência a proteção da vida humana em todas as fases do seu desenvolvimento”, destaca a cientista americana Robin L. Smith, presidente e diretora executiva da NeoStem.
A companhia, ressalta a cientista, tem interesse em indagar os impactos culturais que possam haver com as descobertas científicas resultantes da investigação em células-estaminais adultas.
“Hoje não é de se espantar que uma indústria biofarmacêutica tenha forte interesse sobre a tutela da vida em sua totalidade, havendo ao mesmo tempo interesse em indagar a cultura. Por este motivo, pensamos em formalizar uma colaboração. Já há mais de um ano estamos traçando possibilidades para desenvolver isso”, conta a presidente da NeoStem.
O primeiro fruto prático desta colaboração será a convenção em novembro, para a qual o Vaticano quer convidar todos os bispos, embaixadores credenciados junto a Santa Sé, ministros de saúde dos diversos países, líderes de opinião e meios de comunicação. 
“Esperamos que estejam presentes pessoas que partilhem da mesma sensibilidade para a realidade dos valores éticos e o desejo de promover o diálogo entre ciência e religião”, destaca o diretor do Departamento Ciência e Fé. 


Construção de diálogos

Também está nos planos do Vaticano desenvolver projetos com a ajuda de estudantes das universidades pontifícias e instituições católicas de ensino sobre temas ligados ao diálogo entre as ciências naturais e humanas. 
“Desejamos também alcançar um amplo público, especialmente os fiéis e operadores de pastorais nos vários níveis que algumas vezes encontram dificuldades para entender alguns problemas complexos relacionados com a ciência, filosofia e teologia.  Bem como, aqueles que não tem conhecimento científico, mas desejam ter não só uma correta informação sobre esses temas, como também a disponibilidade de ter uma formação clara”, salienta o sacerdote. 
No fim da coletiva, foi recordada uma famosa carta de João Paulo II escrita ao padre George Coyne que diz: “Com o crescimento do diálogo e da comunhão existirá um progresso em direção a mútua compreensão e uma gradual descoberta de interesses comuns que formam as bases para novas buscas e discussões”. 
“Nós acreditamos no diálogo e estamos abertos a explorar os possíveis percursos de colaboração com várias instituições e cientistas que queiram contribuir para a aproximação recíproca entre ciência e religião para uma cultura do futuro baseada em grandes valores”, concluiu o diretor do Departamento Ciência e Fé.

Refletindo...

Notícias do Brasil e do Mundo

Ban Ki Moon evita apoiar Brasil no Conselho de Segurança
Secretário-geral das Nações Unidas defende mudança no colegiado, mas é evasivo quando perguntado sobre apoio à reivindicação do governo brasileiro

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki Moon, afirmou nesta quinta-feira que a reforma do Conselho de Segurança precisa ser feita, mas evitou explicitar apoio ao pleito brasileiro de obter uma cadeira no colegiado.
Após um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em Brasília, o diplomata disse estar consciente de que o governo brasileiro quer uma cadeira permanente no Conselho e defendeu uma solução rápida para o tema. “Isto já passou do tempo. O Conselho de Segurança precisa ser reformado em uma forma mais representativa e democrática”, disse. 
“Eu estou totalmente informado das aspirações do governo brasileiro”, afirmou, em entrevista coletiva, sem declarar apoio ao brasileiro.
Sigilo - O secretário-geral da ONU também evitou comentar a possibilidade de que documentos públicos brasileiros sejam mantidos em sigilo por tempo indeterminado. O sul-coreano, que é candidato à reeleição no cargo, disse que cada país tem seu próprio sistema para lidar com esse tema e que ele não iria comentar a postura do governo brasileiro.
Durante o encontro com Patriota, Ban Ki Moon discutiu a atuação diplomática brasileira em países como o Haiti e Guiné Bissau. O representante da ONU defendeu a intensificação das relações entre países emergentes, o chamado eixo sul-sul.
É a terceira vez que Ban Ki Moon visita o Brasil no exercício do cargo. Sua viagem à América do Sul incluiu passagens por outros três países. Ainda nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU se encontra com a presidente Dilma Rousseff.

Chances de Edmundo voltar à prisão são mínimas

Ex-jogador ficou apenas 18 horas atrás das grades

Rio - Terça-feira, desembargadores da 6ª Câmara Criminal podem julgar o mérito da decisão de Rosita. Em tese, eles poderiam derrubar a liminar e levar Edmundo de volta à cadeia, mas especialistas não acreditam nessa possibilidade porque a Justiça já garantiu a ele o direito de ficar em liberdade até o fim da ação. 

A chance de uma nova prisão é mínima. “O Supremo Tribunal Federal não vai julgar o recurso pendente até outubro”, avalia Antônio Gonçalves, especialista em Direito Penal.
Ontem, a assessoria de imprensa da Corte informou que o ministro Joaquim Barbosa não tem prazo para se pronunciar. “Se a Justiça do Rio entendeu que ele deve ficar livre, não há mais que se falar em prisão. O que vai ficar é a lástima para a família das vítimas”, disse o criminalista.
Edmundo ficou apenas 18 horas preso
O ex-jogador de futebol e comentarista Edmundo ficou atrás das grades apenas 18 horas em delegacia de São Paulo. Ele foi preso pela polícia paulista à 1h, mas ganhou a liberdade por decisão liminar da desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal do Rio, e deixou a unidade às 19h.
Se o Supremo Tribunal Federal (STF) não acelerar o julgamento de recurso do ex-atleta parado há mais de um ano na Corte, ele pode se livrar de vez do risco de ser preso.

Edmundo foi condenado a 4 anos e 6 meses por acidente em que três pessoas morreram e três ficaram feridas, em 1995.
Pelas contas da Justiça do Rio, a pena prescreve em outubro. Mas foi exatamente porque há recurso de Edmundo nas mãos do ministro Joaquim Barbosa desde 26 de abril do ano passado que a desembargadora decidiu soltar o ex-jogador. A pendência no STF é para decidir se ele teria direito a discutir a redução da pena, o que já havia sido rejeitado pelo Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Como Edmundo ganhara na Justiça o direito de ficar em liberdade até que o processo fosse completamente encerrado, a desembargadora concedeu o habeas corpus.
 

O pedido do advogado Arthur Lavigne foi protocolado ao meio-dia. A prisão do ex-atleta foi decretada pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, terça-feira.
Sobrevivente e família de vítima reviveram tragédia

A notícia da prisão de Edmundo abalou as vítimas do acidente e seus familiares. Déborah Ferreira da Silva, que estava no carro do ex-jogador, superou as graves lesões que teve e não quer mais falar sobre o assunto. De acordo com seu advogado, João Tancredo, ela teve muita dificuldade para dormir na noite da prisão do comentarista.
“Ela falou que já tinha colocado uma pá de cal no assunto. Não tem intenção de se vingar de ninguém.Ela não trata mais disso e ficou muito chateada. A história causa uma angústia ainda maior”, explica Tancredo.

Mãe de Joana Martins, que morreu no acidente, Iliane Martins conta que a prisão de Edmundo fez a tragédia vir à tona novamente. “O tempo passa, a gente acalma o coração e toca a vida. Quando essas coisas acontecem, tudo volta. Não estou feliz”, afirma.
Ex-jogador preso em cela vazia, sem cama nem janela

Uma cela desocupada de seis metros quadrados, sem cama nem janela. Foi neste ambiente, em São Paulo, que Edmundo aguardou a chegada dos agentes que iriam fazer sua transferência para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio.
O ex-jogador entrou na carceragem por volta das 9h. Ele recebeu a visita de amigos, que levaram café da manhã. Abatido, só aceitou um achocolatado. Segundo o delegado Eduardo Castanheira, Edmundo não chegou a ter contato com outros detentos: “Aqui, os presos ficam apenas em caráter transitório”.
Polícia do Rio chega a São Paulo junto com a liberdade

Os agentes da Polinter que saíram às 9h do Rio, em dois carros, para buscar Edmundo, chegaram a São Paulo por volta das 16h, quase ao mesmo tempo em que era expedida a liminar judicial que libertava o comentarista da Band.
Considerado foragido desde quarta-feira, Edmundo foi localizado pela polícia paulista através de denúncia anônima. Por volta da 1h, o ex-jogador estava sozinho em seu apartamento no bairro Itaim Bibi, na Zona Oeste de São Paulo, e não resistiu à prisão. Ele foi levado para a 3ª Delegacia Seccional Oeste da Capital, em Pinheiros, onde prestou depoimento e passou a noite. “Edmundo estava dormindo quando chegamos ao prédio. Ele tomou banho, fez algumas ligações e foi para a delegacia para formalizar a prisão”, conta o delegado Eduardo Castanheira, responsável por efetuar a prisão do ex-atleta.
Após ser ouvido na delegacia e passar por exame de corpo de delito, o ex-jogador aguardou a transferência para o Rio em uma cela. De acordo com amigos de Edmundo, ele vai permanecer em São Paulo nos próximos dias.
Picape em alta velocidade

Em 2 de dezembro de 1995, quando saía de boate na Lagoa, o então jogador do Flamengo chocou seu Jeep Grand Cherokee com um Fiat Uno. Morreram Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota, que estavam no outro carro, e Joana Maria Martins Couto, que estava no automóvel de Edmundo.

Outros 3 passageiros do carro do ex-atleta ficaram feridos — Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer. A perícia apontou que ele estava em alta velocidade. Em 99, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão, em regime semiaberto.

Restos mortais de 104 vítimas chegam a Paris para serem identificados

Mais de dois anos depois do acidente com o voo 447, os restos mortais de 104 vítimas chegaram, na manhã desta sexta-feira, ao Instituto Médico Legal de Paris, onde será realizado um longo processo de identificação. Três legistas, dois radiologistas e dois dentistas serão responsáveis pelo trabalho, em tempo integral, e vão contar com informações como a arcada dentária e material genético dos passageiros que morreram na queda do avião, que fazia o trajeto Rio-Paris, em maio de 2009. Familiares de vítimas brasileiras já enviaram DNA.
O processo de identificação dos restos mortais de 104 das vítimas resgatadas deverá começar nesta sexta-feira ou sábado e poderá levar meses, segundo o coronel François Daoust, diretor do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar (IRCGN, na sigla em francês), órgão especializado na identificação de vítimas de catástrofes e que comandará esses trabalhos.
Os restos mortais e os destroços do avião chegaram à França na manhã de quinta-feira, em contêineres, trazidos pelo navio Ile de Sein, que participou da quinta e última fase de buscas, encerrada no dia 3 de junho. A embarcação atracou em um píer afastado para evitar a presença de curiosos durante a descarga. A descarga dos quatro contêineres, que demoraria oito horas, atrasou pelo menos quatro horas, devido a um problema com um guindaste e à queda de energia no porto de Bayonne.
INFOGRÁFICO
Enquanto os restos mortais estão no IML de Paris, as peças da aeronave serão analisadas em Toulouse. A análise das peças do avião recentemente encontradas faz parte do processo que busca as causas da queda do Airbus.
Nesta quarta-feira, familiares das vítimas se encontraram com o secretário de Estado francês de Transportes, Thierry Mariani, e com representantes do organismo francês responsável pela investigação, o BEA.
Em maio, a direção-geral da polícia militar francesa, confirmou que os corpos poderão ser identificados pelo DNA. Ao todo, 154 corpos dos 228 que estavam a bordo do avião que fazia a rota Rio-Paris foram resgatados. Os primeiros 50, sendo 20 deles de brasileiros, foram retirados do mar logo após a catástrofe, em 31 de maio de 2009. Mas os 104 restos mortais podem não significar necessariamente 104 passageiros, uma vez que mais de um resto pode ser oriundo de um mesmo corpo.
Em maio, o BEA divulgou um relatório preliminar sobre as circunstâncias do acidente com o voo 447 . O documento divulgou apenas a sequência de ações dos pilotos até a queda, que durou 3 minutos e 30 segundos. As causas do acidente e as responsabilidades só serão divulgadas pelas autoridades francesas no fim de junho. O documento confirma ainda a informação do semanário alemão "Der Spiegel", de que o comandante da aeronave não estava na cabine no momento que o piloto automático é desativado.

Cientistas registram uma das maiores explosões espaciais

Segundo pesquisadores, fenômeno pode ter sido causado pela colisão entre uma estrela do tamanho do Sol e um buraco negro um milhão de vezes maior

 A colisão entre uma estrela e um enorme buraco negro provocou uma das maiores explosões espaciais jamais registradas, cujo brilho viajou por 3,8 milhões de anos-luz até chegar à Terra, segundo estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Science.
No momento da descoberta, os cientistas estudavam a origem de um feixe de raios gama observado a partir de um satélite da Nasa. Inicialmente, pensaram que podia se tratar de uma explosão de raios gama, mas a persistência da luminosidade e o fato de ter sido reativado três vezes em apenas 48 horas levaram os pesquisadores a buscar outra hipótese.
"Era algo totalmente diferente de qualquer explosão que já vimos", disse em comunicado Joshua Bloom, astrônomo da Universidade de Berkeley e um dos coordenadores do estudo. Bloom sugeriu que a causa poderia ser a queda de uma estrela do tamanho do Sol em um buraco negro um milhão de vezes maior, o que gerou uma quantidade tremenda de energia ao longo de muito tempo. Dois meses e meio depois, o fenômeno ainda persiste, segundo o pesquisador. "Isso acontece porque o buraco negro 'rasga' a estrela, e este processo libera muitíssima energia", explicou. Cerca de 10% da massa dessa estrela se transformou em energia irradiada, como raios X e gama.
Ao repassar o histórico de explosões na Constelação de Draco, onde foi observado o fenômeno, os cientistas determinaram que o acontecimento foi "excepcional", já que não encontraram indícios de outras emissões de raios X ou gama. O mais fascinante, segundo Bloom, é que o fenômeno começou em um buraco negro em repouso, ou seja, que não estava atraindo matéria. "Isto poderia acontecer em nossa própria galáxia, a Via Láctea, onde há um buraco negro que vive em quietude e que apenas ocasionalmente absorve um pouco de gás", disse.
Segundo Bloom, a explosão é algo "nunca visto" até agora no comprimento de onda dos raios gama, e o mais provável é que só aconteça uma vez a cada 100 milhões de anos. O estudo estima que as emissões de raios gama, que começaram entre os dias 24 e 25 de março em uma galáxia a cerca de 3,8 milhões de anos-luz, vão se dissipar ao longo do ano. "Acreditamos que o fenômeno foi detectado em seu momento de maior brilho, e se realmente for uma estrela destruída por um buraco negro, podemos dizer que nunca voltará a ocorrer nessa galáxia", concluiu Bloom.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More