Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Evangelho e Santo do Dia

Evangelho de São João 6,44-51


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 

- Palavra da Salvação. 

- Glória a vós, Senhor.


Santos do Dia – Nereu, Aquiles e Pancrácio


Celebramos a santidade de vida de três mártires da fé, que causaram grande impacto no Cristianismo, já que deram sua vida por amor ao Cristo: Nereu, Aquiles e Pancrácio.
Nereu e Aquiles viveram no século III. Foram severamente torturados e morreram durante a perseguição militar, com a qual deu início a era de Diocleciano. Uma das marcantes representações de martírio, é a gravura de Santo Aquiles atingido pelo verdugo.
Sobre Pancrácio, sabemos que herdou dos pais a fé, coragem e admiração pelo imperador. Agora, ao tornar-se órfão, teve que morar com um santo tio chamado Dionísio, que morreu mártir antes do sobrinho. Diante da perseguição promovida pelo imperador, Pancrácio, que era muito jovem, começou a ver pessoas testemunhando Jesus até o sangue, como o seu tio e amigo.
Persuadido pelo próprio imperador, que recordava o amor aos pais, São Pancrácio manteve-se fiel a Jesus, mesmo diante das promessas e ameaças de morte.
Portanto, com apenas 15 anos, São Pancrácio soube dizer ‘não’ ao poder opressor e ‘sim’ à Vida Eterna, na qual entrou depois de ser decapitado, ou seja, martirizado com Nereu e Aquiles. 

Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio, rogai por nós!


Notícias Católicas

Sem fé não é possível interpretar a Sagrada Escritura, diz bispo


O Arcebispo de Mariana e ex-presidente da CNBB presidiu a Missa deste penúltimo dia de Assembleia Geral

 Na Celebração Eucarística desta quinta-feira, 12, os bispos reunidos em Aparecida para a 49º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), rezaram em particular pelo reconhecimento pontifício da Família Esperança, mantenedora das Fazendas da Esperança, como associação internacional de fiéis, lembrando também a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, quatro anos atrás.

O ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, recordou que há quatro anos, Bento XVI se reuniu com os bispos latino-americanos e caribenhos pedindo que, guiados na fé, eles pudessem dar um novo ardor missionário para a Igreja.

“A ligação intrínseca entre palavra e fé põe em evidência que a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial”, destacou Bento XVI, em sua exportação pós-sinodalVerbum Domini. 

Assim, Dom Lyrio recordou também as palavras de São Boaventura que dizia que sem a fé não há chave de acesso ao Texto Sagrado. 

A segurança para a correta interpretação da Palavra de Deus, ressaltou o bispo, vem da ação do Espírito Santo sobre a Igreja, corpo de Cristo. 

“Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, mas todas foram inspirados pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo, que anima a vida da Igreja, é o que a torna capaz de interpretar a Sagrada Escritura”, enfatiza Dom Lyrio.

Inspirados pelo exemplo do Apóstolo Filipe, Dom Lyrio deseja que a Igreja tenha um novo impulso missionário. “Acabamos de aprovar nessa Assembleia as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Que o mesmo Espírito arrebate a cada um de nós, pastores da Igreja, para que possamos evangelizar o povo que nos foi confiado”, disse.


Cristo: Pão da Vida

Destacando o Evangelho proclamado na Celebração, o bispo recorda que nele Jesus se apresenta como o Pão da Vida, este Pão da Vida é a Sua carne. Assim, a Eucaristia é apresentada como Sacramento visível da fé em Jesus Cristo.

“Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, mas dá a Si mesmo, entrega Seu corpo e entrega Seu sangue, desse modo, dá a totalidade da Sua vida. Ele é o Filho Eterno que o Pai entregou por nós”, salienta o ex-presidente da CNBB.

Por meio da força desse Pão, Dom Lyrio acredita que a Igreja no Brasil poderá levar a diante a obra que o Deus a confiou. “Que as diretrizes que aprovamos possam provocar na Igreja novo ardor e nosso discipulado”, concluiu. 

 

"Eu fazia jejum para Irmã Dulce conseguir dinheiro", revela amiga


Iraci é voluntária nas obras sociais de Irmã Dulce desde 1947

 

Foi com o 'Anjo bom da Bahia' que Iraci Lordelo, de 76 anos, aprendeu o maior mandamento da Igreja na prática: 'amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo'. Voluntária nas obras de Irmã Dulce desde 1947, a pequena senhora de cabelos brancos e sorriso largo passou boa parte da vida seguindo os passos da religiosa, que será beatificada no próximo dia 22, em Salvador (BA).

“Ela sentava no chão com ladrões e doentes para comer com eles. Sua vida é linda e pouca gente sabe como ela sofreu. Mas foi um sofrimento lindo, para o bem dos outros”, ressaltou Iraci, que nasceu em São Félix, a 110 quilômetros da capital baiana. 

A voluntária foi para Salvador iniciar os estudos aos 14 anos e não voltou mais. “Eu resolvi ficar porque desde menina gosto de ajudar. A irmã roubou meu coração e eu fiquei presa a ela até hoje, me apaixonei pelo seu trabalho”.

E não foram poucas as aventuras que Iraci viveu ao lado de Irmã Dulce. As duas andavam pelas ruas com uma carroça e um carrinho de mão recolhendo doentes, distribuindo comida, cortando o cabelo e dando banho nos mais carentes. “Os enfermos ficavam no papelão, não tinha esteira. Tinha mulheres sem seio, com caroços no rosto, crianças e idosos deformados. Mas desde o começo a Providência Divina foi muito grande na vida da irmã, nunca faltou nada”, revelou.

Iraci chegou a profetizar o crescimento das obras sociais de sua amiga, depois que uma das caminhonetes que a religiosa comprou, com tanto esforço, pegou fogo. “Já estávamos com bastante dificuldade, ela chorou e veio me perguntar o que a gente faria. Eu disse a ela: 'Não chore porque suas obras vão crescer igual areia no mar'”. Para que o consolo se cumprisse, entretanto, a voluntária começou a fazer penitência e jejum. “Eu fazia muito jejum para Irmã Dulce conseguir dinheiro. Eu tanto disse que hoje ela tem essa obra tão grande e linda”, partilhou.

Quem pensa que atualmente Iraci se aposentou está muito enganado. Todos os dias, ela chega por volta das 5 horas no Hospital Santo Antônio, conhecido como o coração das Obras Sociais Irmã Dulce, para arrumar o café dos enfermos e seus acompanhantes. Além disso, ela visita todas as enfermarias, cumprimenta todos os internados e faz um afago, não importa o estado de saúde. “Tem gente que eu aperto a mão e chora na hora. Tem outros que, quando eu pego na mão, já estão morrendo. O amor é a coisa mais sublime do mundo, sem ele não somos nada. Temos que ser instrumentos de Deus para os outros, por isso estou aqui até hoje”, concluiu.

Obras Sociais Irmã Dulce

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), fundadas em 1959, prestam assistência médica, social e educacional gratuitamente. A iniciativa também promove pesquisas e oferece ensino médico em 13 especialidades. Ao todo, são 17 unidades administradas pela instituição. De 180 mil atendimentos em 1992, ano em que Irmã Dulce morreu, a Osid passou para mais de 5 milhões em 2009. 

O carro-chefe das obras é a saúde. O perfil predominante dos beneficiários se concentra nas classes C, D e E, que não têm acesso aos planos de saúde e a consultas médicas particulares. Dados levantados pelo Serviço Social do Hospital Santo Antônio apontam que 60% dos pacientes são analfabetos ou têm apenas o 1º grau incompleto. Cerca de 70% dos pacientes têm renda familiar mensal de, no máximo, dois salários mínimos, sendo que 15% têm renda menor que um salário.

São aproximadamente 1.000 leitos cadastrados para atender a população carente, cobrindo um amplo espectro de patologias clínicas e cirúrgicas e 33 especialidades ambulatoriais. O trabalho em saúde inclui atendimento a idosos, crianças, pacientes cirúrgicos, clínicos, alcoolistas, portadores de necessidades especiais e portadores de anomalias craniofaciais. Desde 2005, a instituição passou a atuar também na gestão de centros de saúde do município de Salvador e hospitais construídos pelo governo do estado. 

Na área de educação, o destaque é o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que oferece formação da 1ª à 8ª série do ensino fundamental em regime integral. O projeto também abrange educação tecnológica, arte-educação, iniciação e formação profissional. 

 

Bispos promovem ecumenismo durante Assembleia

 O encontro contou com a particiapção das igrejas integrantes do Conic

 Na noite desta terça-feira, 11, os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, participaram de uma celebração ecumênica no Centro de Eventos Padre Vitor Coellho, no Santuário Nacional de Aparecida.

A cerimônia foi presidida pelo atual assessor da Comissão Episcopal para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso, padreElias Wolff, e contou ainda com a participação da igrejas integrantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Na abertura do encontro, padre Elias saudou os presentes ressaltando algo em comum entre todos os cristãos: "Quem segue Jesus quer promover a paz e a justiça".

Conic

Fundado em 1982, em Porto Alegre (RS), o Conic é uma associação que reúne cinco Igrejas cristãs: Católica Apostólica Romana; Episcopal Anglicana do Brasil; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Sirian Ortodoxa de Antioquia; Presbiteriana Unida. Com sede em Brasília, tem entre seus objetivos promover as relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho das Igrejas membros na defesa dos direitos humanos.

O atual presidente é o Bispo de Chapecó (SC), Dom Manoel João Francisco. Ele foi eleito durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que aconteceu em março deste ano.

 

Mensagem de Reflexão - Grito de Deus



Embora seja cruel e quase insuportável, a dor não é má. Ela tem sido um sinal de que algo no corpo está mal. Ou seja, ela é um grito da matéria física pedindo ajuda.

O mesmo se dá em relação à matéria espiritual. Ao chegar o abatimento do desgosto profundo e a tristeza invadir o íntimo, ao ponto de a pessoa render-se à ruína, é o grito desesperador da alma pedindo socorro.

Considere esse grito o alerta de Deus.

Ele não é responsável pelas mazelas do mundo. A vida é regida pela lei do “daí, e dar-se-vos-á...” Quer queira ou não, colhe-se, hoje, frutos das sementes plantadas ontem.

Entretanto, Deus aproveita as amarguras da alma para despertar a consciência humana.

Sempre, por trás de um desespero, há Uma Voz meiga e forte, gritando: Ei! Estou aqui. Posso e quero lhe ajudar. Vinde a Mim...

"Assim diz o Alto, o Sublime, o Eterno: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57.15


  

Notícias do Estado do Ceará

Esporte: Depois de parar o Bonde do Mengão, Ceará tem mais uma festa em casa

 

PV tem capacidade para 15.166 torcedores, provisoriamente, até a conclusão das obras


A torcida do Ceará Sporting Club pode se preparar para fazer mais uma festa em casa. Será mesmo no estádio Presidente Vargas a partida contra o Coritiba, na semifinal da Copa do Brasil. O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite o uso da praça esportiva nesta fase da competição.
O Vozão pode, mais uma vez, chegar à final da Copa do Brasil. Depois de eliminar o Flamengo, o time alvinegro encara o Coritiba, provavelmente, nos dias 18 e 25 deste mês. Em caso de classificação o time alvinegro repete o feito de 1994 - ano em que eliminou times como Internacional e Palmeiras antes de chegar à final e perder para o Grêmio. Já em 2005 a equipe chegou à semifinal e foi desclassificado contra o Fluminense.
De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, a semifinal e a final são as únicas dafase da competição cujos estádios utilizados devem ter capacidade mínima de torcedores. Nas fases anteriores não há número determinado. E o PV está apto.
"Para as partidas das fases semifinal e final os estádios deverão ter capacidade mínima de 15.000 espectadores sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas", aponta o regulamento.
Confira o laudo
O laudo da Polícia Militar sobre o estádio Presidente Vargas estabelece capacidade, provisoriamente, de 15.166 torcedores. O Diário do Nordeste Online teve acesso ao laudo e disponibilizou o material para a visualização do torcedor.
A capacidade do PV, oficialmente, é de 20.400 pessoas, mas por conta das obras ainda em andamento há setores isolados e foi reduzido o número máximo de torcedores.

Funceme prevê tempestades devido à atmosfera instável

Em diferentes regiões do Estado estão sendo registradas fortes chuvas a exemplo do que ocorreu no Município de Ipu

Ipu As chuvas do inverno deste ano voltaram a causar estragos e trazer prejuízos para os moradores deste Município, localizado na região da Serra da Ibiapaba. Em vários pontos da cidade eram visíveis os estragos provocados pelos riachos que cortam a cidade, que transbordaram por conta de uma chuva de 140 milímetros, que banhou este Município na tarde e noite desta terça-feira. De acordo com a Funceme, por conta da atmosfera instável, trombas-d´água são previsíveis em algumas regiões do Estado, como já se verifica em alguns Municípios.
No Bairro do Corte, onde passa o Riacho Grota do Begredoff, famílias relatavam os momentos de desesperos vividos durante a chuva. "Eu estou um pouco doente. Mas não suportei ver a minha irmã sofrendo com a água dentro de casa e não poder ajudar", contou a dona de casa Cristiane Silva Martins, que mora ao lado da via férrea. De acordo com ela, a água começou a invadir as casas por volta das 18 horas.

Repetição

Conforme a dona de casa Maria Lúcia Ferreira, toda vez que chove forte a situação se repete. Ela disse que já se inscreveu num programa que prometia nova moradia para as pessoas que moram em área de risco, no entanto, nunca foi beneficiada. "A minha vontade é de deixar esse lugar. Sempre que passa o inverno, eu tenho que contar com a solidariedade do povo para consertar minha casa", disse Maria Lúcia.
Na avaliação do prefeito Sávio Pontes, as chuvas que banharam o Município não trouxeram prejuízos apenas para a sede. Na estrada que liga a zona rural também houve registro de deslizamento de terra.

Concentração de umidade

"Estou convocando todo secretariado para uma reunião de avaliação e solicitar do governador do Estado, Cid Gomes, ajuda no sentido evitar grandes prejuízos", disse Sávio Pontes, acrescentando que a preocupação era com os estudantes que moram na área rural e precisam vir à cidade para estudar.
A atmosfera instável, além da grande concentração de umidade e calor, tem causado chuvas intensas acima da média em alguns Municípios. São verdadeiras trombas d´água que podem ocorrer em qualquer local do interior, ainda que umas áreas sejam mais propícias que outras. "Devido à atmosfera ser muito instável, pode estourar convecção e chuva em qualquer Município", explica a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Priscila Lima. No mapa da distribuição de chuvas entre terça e quarta-feira, o maior registro foi para a divisa entre a região Norte e sertão dos Inhamuns. O Município de Croatá, na região norte, registrou 170,4 milímetros. Em Ibiapina, choveu 150mm.
Mas não é só lá que a população está alerta. Em Milhã, nos Inhamuns, choveu131 milímetros. A Defesa Civil orienta para as famílias não estarem nas áreas de risco, como beiras de rios e lagoas. A travessia em pontes arriscadas, a exemplo das passagens molhadas, também não é recomendado durante o período de chuvas.
E a previsão para hoje (quinta) e amanhã é de céu nublado com chuvas principalmente no litoral norte e na região da Ibiapaba. Mas ainda que em menor intensidade tem chovido em outras regiões do Estado.
No Vale do Jaguaribe, devido à quadra chuvosa, há uma preocupação com a manutenção das estradas que dão acesso ao Canal da Integração, chamado "Eixão das Águas".
De acordo com o coordenador Almeida Chaves, a gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realiza serviços de manutenção e, também, conservação do trecho I, como parte do serviço de monitoramento.

ENQUETE 
Dificuldades

"Chuva parecida com a que caiu ontem, eu vi 1974, que até os trilhos da via férrea ficaram cobertos, pela enchente" JOSÉ ARIMATÉIA DE SOUSA, Pedreiro
"Prometeram novas moradias para nós. Me inscrevi no programa de habitação em 2009 e ainda não fui beneficiada" Maria Lúcia Ferreira, Dona de casa
"Quando vi que minha irmã precisava de ajuda corri para ajudá-la. É muito sofrimento para quem mora próximo aos riachos" CRISTIANE SILVA MARTINS, Dona de casa

Tábua de chuvas

Croatá 170,4mm
Ibiapina 150mm
Ipueiras141mm
Ipu 137mm
Milhã 131mm
Senador pompeu 130mm
Pedra Branca 114mm
Varjota 109mm
Dep. Irap. Pinehiro 89mm
Mombaça 86mm

Metrofor inicia fase de testes

Veículo, com três vagões, percorreu, na manhã de ontem, trecho energizado de 2,8 quilômetros


 

Logo após os testes dinâmicos, terá início a Operação Assistida, em outubro, fase em que o trem transportará passageiros em viagens com tempo reduzido e sem cobrança de tarifa 

 Depois de 12 anos de paralisações, problemas no repasse dos recursos, modificações no projeto original e brigas na Justiça, finalmente, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)iniciou os primeiros testes dinâmicos dos trens. Mesmo num trecho curto, em apenas 2,8 quilômetros - entre as estações Virgílio Távora (Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) - a operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Ferroviária (PRF), animou a equipe de técnicos e mobilizou a manhã de moradores, seguranças e operários da obra. Esta é a segunda fase dos trabalhos após os testes estáticos pelos quais passaram os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar no sistema.

O trecho é o primeiro cuja catenária - nome do sistema de alimentação elétrica aérea ao qual se ligam as locomotivas dos trens e os carros de tração dos metrôs - ficou pronta. A subestação de energia da Estação Rachel de Queiroz, já totalmente concluída, é responsável por energizar o trecho em que se realizam os testes dinâmicos do Metrô de Fortaleza. A subestação recebe energia da Coelce e transforma 60 mil volts em corrente alternada para três mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede aérea na qual os trens do Metrô estarão conectados.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, nessa primeira etapa são testados os dois TUEs que fazem parte de um conjunto de 20 equipamentos comprados da Itália para o Metrô de Fortaleza. As composições formarão dez grupos, de 80 metros, cada.

Sem passageiros

Nos testes dinâmicos ainda não haverá o transporte de passageiros. Durante esta fase, estão sendo avaliadas a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia de tração e outros itens. Logo após os testes dinâmicos, terá início a Operação Assistida, período em que o trem passa a transportar passageiros, mas faz viagens em um período de tempo reduzido e sem cobrança de passagem. A Operação Assistida deve começar em outubro. Durante esta etapa, serão feitas as aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao serviço. A previsão é que em 2012, o Metrô comece a funcionar.
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza ao longo de 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Atualmente, 89,37% das obras civis foram executadas.

Operação

Cercado de muita expectativa, o primeiro trem rebocado por uma máquina a diesel partiu do Pátio de Manutenção do Metrofor, logo após a Estação Vila das Flores, em Pacatuba. A operação começou às 9h20min de ontem e, em sua preparação, para evitar acidentes, foram colocadas placas ao longo da via férrea avisando do perigo devido à energização dos trilhos desde a tarde da terça-feira. "O alerta é para que as pessoas não atravessem de jeito nenhum esse trecho de 2,8 onde a catenária está pronta", frisou o engenheiro eletricista da empresa terceirizada responsável pela instalação do sistema elétrico, Jonas Agapito. Segundo ele, a meta é concluir o trecho da Vila das Flores até o Virgílio Távora até o meio de junho, possibilitando a ampliação dos testes dinâmicos.

População emocionada

A operação chamou a atenção de quem passou pelo trecho e, principalmente, dos operários do Metrofor que ainda trabalham na Estação Virgílio Távora. Três deles, Márcio dos Santos, Marcos Antônio de Almeida e Francisco das Chagas, ficaram emocionados com o que estavam testemunhando. "Nossa, assim eu vejo que o trem vai mesmo funcionar", soltou o primeiro. "Eu fico alegre de saber que eu ajudei a construir. Vai beneficiar tanta gente até mais importante", afirma Marcos Antônio.
As amigas Emanuelle Paula Ferreira e Arlene Leite pararam a bicicleta para ficar observando as manobras do trem. "Nem acredito que o Metrô vai começar de fato a andar. Vou para casa contar a novidade para a minha mãe", diz Emanuelle. Já para Arlene, o início dos testes comprova o que já nem confiava mais. "Também, depois de tantos anos é normal a gente nem pensar mais sobre isso".
Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas, por dia, numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

FIQUE POR DENTRO
Novela sob trilhos

Em Janeiro de 1999, os moradores de Fortaleza começaram a ver na cidade o início das obras do Metrofor. Na época, a previsão era de que a primeira etapa do projeto fosse concluída em 11 meses e que o metrô fosse entregue em 2002. Entre 2001 e 2002, o Ministério Público Federal (MPF) já tinha encaminhado uma série de recomendações à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) em relação ao contrato estabelecido com as construtoras.
Em 2007, as obras do metrô foram incluídas entre as beneficiárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou R$ 523,5 mi. Em 2009, após 43 dias de paralisação, as obras foram reiniciadas em agosto. A decisão foi tomada antes mesmo do julgamento do TCU sobre supostas irregularidades nos repasses ao projeto.


Notícias Nacionais

Obstrução da base aliada adia votação do Código Florestal

Depois de confirmarem acordo sobre o texto do relator negociado durante o dia, líderes do governo, do PT e do PMDB argumentaram que houve mudanças no parecer e defenderam o adiamento da votação.

Relator da proposta, Aldo Rebelo afirmou que não mudou o parecer elaborado em acordo com o governo
A votação do projeto de Código Florestal (PL 1876/99) ficou para a próxima terça-feira (17), depois de os partidos da base aliada entrarem emobstrução e forçarem o encerramento da sessão a pedido do líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Apesar de elogiar o trabalho do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Vaccarezza disse que a matéria “não poderia ser votada no escuro” e apoiou um requerimento de retirada da proposta, apresentado pelo Psol. “Sabemos da vontade individual de cada um nesse plenário, mas não quero fazer uma votação para derrotar ruralistas ou o governo. Chegamos a um impasse, mas essa votação o governo não quer fazer no escuro”, afirmou.
Emenda
Para o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o governo temeu que o Plenário aprovasse uma emenda apresentada por seu partido e apoiada pela bancada ruralista.

Para Antonio Carlos Magalhães Neto, o governo temeu aprovação de emenda do seu partido.

A emenda assegura a manutenção das atividades agrícolas e pastoris desenvolvidas nas áreas de preservação permanente (APPs) desmatadas até 22 de julho de 2008.
A diferença em relação ao texto de Rebelo, fruto do acordo com o governo, é que um regulamento definirá quais atividades poderão permanecer nas APPs às margens dos rios, desde que sejam enquadradas como de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto.
Última hora
Ao justificar a orientação do PT pela obstrução, o líder do partido, deputado Paulo Teixeira (SP), argumentou que o texto distribuído no plenário trouxe mudanças que não eram de seu conhecimento, embora tivessem sido informadas a outros líderes.
Ele citou como exemplo de alteração significativa aquela que permite a redução da reserva legal para fins de regularização, em vez da recomposição da floresta, como constava da primeira versão do texto negociado nesta quarta-feira.
Leonardo Prado


Paulo Teixeira disse ser contra redução da reserva legal para fins de regularização.

Aldo Rebelo garantiu que o texto apresentado ao Plenário é exatamente o mesmo apresentado aos líderes partidários durante a tarde. “O texto que apresentei é do conhecimento dos líderes e foi redigido e corrigido pelo assessor da liderança do governo, na presença do líder do PMDB”, assegurou.
Após a afirmação do relator, Paulo Teixeira reiterou que o texto havia sofrido modificações que ele ainda não conhecia. “Depois que recebemos esse texto, o próprio deputado Aldo Rebelo disse que foi modificado, e dessas mudanças eu não tive conhecimento.”
Governo e Câmara
O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), orientou sua bancada pela obstrução, mas alertou que o governo deverá “aprender com a Casa” para valorizar o trabalho do relator. “Em respeito ao relator e ao presidente Marco Maia, eu mudo a orientação da minha bancada, mas, se o governo não mudar, eu não mudo mais. O PMDB não vota nada mais nesta Casa enquanto o código não for votado”, disse.
O líder da Minoria, deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG), classificou de “falta de razoabilidade” o pedido da liderança do governo para adiar a votação do novo Código Florestal. “Depois de uma discussão que dura mais de dois meses nesta legislatura, num ato de absoluta covardia, vem o governo querendo levar com ele todos os parlamentares que não têm nada a ver com os desencontros de uma base que não consegue se entender”, sustentou.

Cristo Redentor fica amarelo para alertar violência no trânsito



A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado de amarelo na noite desta quarta-feira por uma campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a violência no trânsito e reduzir o número de mortes. De acordo com a ONU, a luz amarelo significa um sinal de alerta para os motoristas. 
A campanha tem como slogan 'Juntos Poderemos Salvar Milhares de Vidas', e acontece em 190 países. Outros monumentos do Rio de Janeiro foram coloridos de amarelo para reforçar a campanha.

Dupla sertaneja de irmãos roubava joalherias de São Paulo



Na última terça-feira, dois irmãos foram presos em flagrante quando tentavam furtar uma das maiores joalheria da cidade de Ibitinga, a 343 km de São Paulo. Os acusados eram naturais de Goiás, e formavam uma dupla sertaneja denominada Dudu di Valença e Rodrigo. 

De acordo com a polícia, eles escolhiam as vítimas pela internet. "Eles tiravam anéis, pulseiras, o que conseguissem", explicou o delegado Carlos Alberto Oliveira. Altenir Cândido Barreiros, de 38 anos, foi reconhecido em imagens das câmeras de segurança. Ele é autor de pelo menos 25 furtos em joalherias das regiões de Bauru, Presidente Prudente e Rio Preto. O irmão dele, identificado como Altair Lemes Barreios, foi detido enquanto aguardava o irmão dentro do carro.

Outras jóias foram encontradas no veículo de Altair, e polícia investiga a procedência delas. O valor das jóias encontradas com a dupla foi avaliado em R$ 20 mil. Os presos passaram pela triagem na cadeia de São Carlos, e depois, ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara.

Notícias Internacioais

Espanha: Pelo menos quatro mortos em sismo na região de Múrcia (em atualização)

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de dois sismos, o mais forte de magnitude 5,2 na escala de Richter, sentidos em Lorca, no sudeste de Espanha



Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de dois sismos, o mais forte de magnitude 5,2 na escala de Richter, sentidos em Lorca (Múrcia, sudeste de Espanha), segundo confirmou o Ministério do Interior espanhol.
O balanço das vítimas pode ainda vir a aumentar, já que vários edifícios danificados pelo sismo estão ainda a ser verificados.
Órgãos da imprensa local, incluindo o jornal La Verdad de Múrcia, elevam o número total de vítimas a cinco.
O primeiro sismo, de magnitude 4,4, ocorreu cerca das 17:05 locais (menos uma hora em Lisboa), e o segundo, mais forte, pelas 19:00 locais. 
Os sismos, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a leste de Múrcia, abalaram vários edifícios, especialmente na zona central de Lorca, uma localidade com cerca de 100 mil habitantes. 
Caiu parte de pelo menos dois prédios da zona antiga da cidade devido ao sismo, com danos noutros edifícios, incluindo a Torre da Igreja de Santiago.
Várias casas, incluindo um lar de idosos, tiveram que ser evacuadas na sequência do sismo. 
Milhares de pessoas encontram-se nas ruas das cidades, procurando saber informação sobre a situação na zona. 
As autoridades locais ativaram já o Plano de Emergências municipal,  tendo o governo regional de Múrcia declarado o nível 1 do Plano de Emergências  em caso de sismos. 

Caixas-pretas do avião da Air France chegam a Paris

BEA diz que estado das gravações será conhecido na próxima semana
Do R7


Uma das caixas-pretas do voo Rio-Paris é apresentada a dezenas de jornalistas em um contêiner transparente com água
As duas caixas-pretas do A330 da Air France, que em 2009 caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, chegaram nesta quinta-feira (12) à França, onde na próxima segunda-feira (16) será possível saber se as informações dos aparelhos podem ser recuperadas. A afirmação é do diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA), Jean Paul Troadec, segundo a agência de notícias France Presse e o jornal Le Figaro.

- Na segunda-feira vamos anunciar em que situação estão as caixas pretas que registram os parâmetros de voo e as conversas na cabine dos pilotos.
Troadec disse ainda acreditar "bastante" que o BEA possa utilizar os dados das duas caixas-pretas, que devem permitir esclarecer as causas da tragédia aos investigadores do organismo francês, responsável por determinar os motivos dos acidentes aéreos.
As duas caixas, que na verdade têm a cor laranja, foram apresentadas a dezenas de jornalistas em pequenos contêineres transparentes com água.
Elas agora estão sob custódia da polícia, em consequência da investigação judicial aberta na França sobre o acidente, pelo qual a construtora aeronáutica europeia Airbus e a Air France foram acusadas de homicídio culposo.
O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do desastre que fez 228 vítimas, entre elas 72 franceses e 59 brasileiros.
Aparelhos serão abertos perante oficial da polícia judiciária
Segundo a rede britânica BBC, os aparelhos serão abertos na tarde de hoje na presença de um oficial da polícia judiciária na sede do BEA, em Le Bourget (arredores de Paris).
O primeiro passo será limpar e secar as caixas -pretas, o que deve levar dois dias, antes que se possa tentar extrair os dados contidos nos cartões de memória até o fim desta semana.
Todo o processo pode levar cerca de quatro dias se os microchips internos não tiverem sofrido corrosão ou outro tipo de dano.
A associação das vítimas brasileiras quer que a investigação ocorra num país neutro, e não na França, temendo interferência política no caso.
Resgate dos corpos será retomado no dia 20
O BEA também anunciou que vários corpos ainda estão no fundo do mar. Os técnicos franceses chegaram a resgatar o cadáver de duas vítimas na última semana, mas decidiram paralisar a operação até o próximo dia 20.
Na última segunda-feira (9), a Justiça francesa decidiu limitar o resgate dos corpos, por “compreender que os corpos das vítimas que repousam no fundo do mar estão inevitavelmente em estado de deterioração depois do choque violento, do tempo decorrido e do ambiente”.
A informação provocou a revolta de alguns familiares.
Busca foi retomada em abril
A delicada operação de resgate das caixas-pretas começou no último dia 26 de abril. No final de março, o BEA anunciou que havia localizado, a 3.900 m de profundidade, novos destroços do acidente, ao norte da posição conhecida de onde caiu o avião AF 447, que fazia a rota Rio-Paris.
O órgão anunciou que iria lançar uma nova e última fase de buscas em uma zona de 10 mil km2, ou seja, em um raio de 75 km em torno da última posição conhecida do acidente.
Até hoje as causas do acidente não foram esclarecidas, embora o BEA já tenha constatado que as sondas Pitot para medir a velocidade da aeronave falharam. A Air France substituiu esse tipo de sondas em todos os seus aviões após o desastre de 2009. 

Desemprego aumentou as desigualdades em Portugal, diz FMI


A subida do desemprego aumentou as desigualdades em dois por cento nos 17 países da zona euro, segundo o relatório sobre as perspectivas económicas para a Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha o aumento das desigualdades foi muito superior, de dez pontos percentuais.

O FMI explica o aumento com a degradação do mercado de trabalho «de forma muito mais acentuada» e com o facto de a crise ter levado muitos a abandonar o seu emprego, nomeadamente os jovens, as pessoas com baixas qualificações e os trabalhadores temporários.

Perante esta realidade e as perspectivas de aumento do desemprego – em Portugal deve chegar aos 13 por cento em 2013 – o FMI aconselha que, além da austeridade, os países periféricos da zona euro levem a cabo reformas estruturais nas suas economias e mercados de trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More