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quinta-feira, 12 de maio de 2011

Notícias do Estado do Ceará

Esporte: Depois de parar o Bonde do Mengão, Ceará tem mais uma festa em casa

 

PV tem capacidade para 15.166 torcedores, provisoriamente, até a conclusão das obras


A torcida do Ceará Sporting Club pode se preparar para fazer mais uma festa em casa. Será mesmo no estádio Presidente Vargas a partida contra o Coritiba, na semifinal da Copa do Brasil. O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite o uso da praça esportiva nesta fase da competição.
O Vozão pode, mais uma vez, chegar à final da Copa do Brasil. Depois de eliminar o Flamengo, o time alvinegro encara o Coritiba, provavelmente, nos dias 18 e 25 deste mês. Em caso de classificação o time alvinegro repete o feito de 1994 - ano em que eliminou times como Internacional e Palmeiras antes de chegar à final e perder para o Grêmio. Já em 2005 a equipe chegou à semifinal e foi desclassificado contra o Fluminense.
De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, a semifinal e a final são as únicas dafase da competição cujos estádios utilizados devem ter capacidade mínima de torcedores. Nas fases anteriores não há número determinado. E o PV está apto.
"Para as partidas das fases semifinal e final os estádios deverão ter capacidade mínima de 15.000 espectadores sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas", aponta o regulamento.
Confira o laudo
O laudo da Polícia Militar sobre o estádio Presidente Vargas estabelece capacidade, provisoriamente, de 15.166 torcedores. O Diário do Nordeste Online teve acesso ao laudo e disponibilizou o material para a visualização do torcedor.
A capacidade do PV, oficialmente, é de 20.400 pessoas, mas por conta das obras ainda em andamento há setores isolados e foi reduzido o número máximo de torcedores.

Funceme prevê tempestades devido à atmosfera instável

Em diferentes regiões do Estado estão sendo registradas fortes chuvas a exemplo do que ocorreu no Município de Ipu

Ipu As chuvas do inverno deste ano voltaram a causar estragos e trazer prejuízos para os moradores deste Município, localizado na região da Serra da Ibiapaba. Em vários pontos da cidade eram visíveis os estragos provocados pelos riachos que cortam a cidade, que transbordaram por conta de uma chuva de 140 milímetros, que banhou este Município na tarde e noite desta terça-feira. De acordo com a Funceme, por conta da atmosfera instável, trombas-d´água são previsíveis em algumas regiões do Estado, como já se verifica em alguns Municípios.
No Bairro do Corte, onde passa o Riacho Grota do Begredoff, famílias relatavam os momentos de desesperos vividos durante a chuva. "Eu estou um pouco doente. Mas não suportei ver a minha irmã sofrendo com a água dentro de casa e não poder ajudar", contou a dona de casa Cristiane Silva Martins, que mora ao lado da via férrea. De acordo com ela, a água começou a invadir as casas por volta das 18 horas.

Repetição

Conforme a dona de casa Maria Lúcia Ferreira, toda vez que chove forte a situação se repete. Ela disse que já se inscreveu num programa que prometia nova moradia para as pessoas que moram em área de risco, no entanto, nunca foi beneficiada. "A minha vontade é de deixar esse lugar. Sempre que passa o inverno, eu tenho que contar com a solidariedade do povo para consertar minha casa", disse Maria Lúcia.
Na avaliação do prefeito Sávio Pontes, as chuvas que banharam o Município não trouxeram prejuízos apenas para a sede. Na estrada que liga a zona rural também houve registro de deslizamento de terra.

Concentração de umidade

"Estou convocando todo secretariado para uma reunião de avaliação e solicitar do governador do Estado, Cid Gomes, ajuda no sentido evitar grandes prejuízos", disse Sávio Pontes, acrescentando que a preocupação era com os estudantes que moram na área rural e precisam vir à cidade para estudar.
A atmosfera instável, além da grande concentração de umidade e calor, tem causado chuvas intensas acima da média em alguns Municípios. São verdadeiras trombas d´água que podem ocorrer em qualquer local do interior, ainda que umas áreas sejam mais propícias que outras. "Devido à atmosfera ser muito instável, pode estourar convecção e chuva em qualquer Município", explica a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Priscila Lima. No mapa da distribuição de chuvas entre terça e quarta-feira, o maior registro foi para a divisa entre a região Norte e sertão dos Inhamuns. O Município de Croatá, na região norte, registrou 170,4 milímetros. Em Ibiapina, choveu 150mm.
Mas não é só lá que a população está alerta. Em Milhã, nos Inhamuns, choveu131 milímetros. A Defesa Civil orienta para as famílias não estarem nas áreas de risco, como beiras de rios e lagoas. A travessia em pontes arriscadas, a exemplo das passagens molhadas, também não é recomendado durante o período de chuvas.
E a previsão para hoje (quinta) e amanhã é de céu nublado com chuvas principalmente no litoral norte e na região da Ibiapaba. Mas ainda que em menor intensidade tem chovido em outras regiões do Estado.
No Vale do Jaguaribe, devido à quadra chuvosa, há uma preocupação com a manutenção das estradas que dão acesso ao Canal da Integração, chamado "Eixão das Águas".
De acordo com o coordenador Almeida Chaves, a gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realiza serviços de manutenção e, também, conservação do trecho I, como parte do serviço de monitoramento.

ENQUETE 
Dificuldades

"Chuva parecida com a que caiu ontem, eu vi 1974, que até os trilhos da via férrea ficaram cobertos, pela enchente" JOSÉ ARIMATÉIA DE SOUSA, Pedreiro
"Prometeram novas moradias para nós. Me inscrevi no programa de habitação em 2009 e ainda não fui beneficiada" Maria Lúcia Ferreira, Dona de casa
"Quando vi que minha irmã precisava de ajuda corri para ajudá-la. É muito sofrimento para quem mora próximo aos riachos" CRISTIANE SILVA MARTINS, Dona de casa

Tábua de chuvas

Croatá 170,4mm
Ibiapina 150mm
Ipueiras141mm
Ipu 137mm
Milhã 131mm
Senador pompeu 130mm
Pedra Branca 114mm
Varjota 109mm
Dep. Irap. Pinehiro 89mm
Mombaça 86mm

Metrofor inicia fase de testes

Veículo, com três vagões, percorreu, na manhã de ontem, trecho energizado de 2,8 quilômetros


 

Logo após os testes dinâmicos, terá início a Operação Assistida, em outubro, fase em que o trem transportará passageiros em viagens com tempo reduzido e sem cobrança de tarifa 

 Depois de 12 anos de paralisações, problemas no repasse dos recursos, modificações no projeto original e brigas na Justiça, finalmente, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)iniciou os primeiros testes dinâmicos dos trens. Mesmo num trecho curto, em apenas 2,8 quilômetros - entre as estações Virgílio Távora (Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) - a operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Ferroviária (PRF), animou a equipe de técnicos e mobilizou a manhã de moradores, seguranças e operários da obra. Esta é a segunda fase dos trabalhos após os testes estáticos pelos quais passaram os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar no sistema.

O trecho é o primeiro cuja catenária - nome do sistema de alimentação elétrica aérea ao qual se ligam as locomotivas dos trens e os carros de tração dos metrôs - ficou pronta. A subestação de energia da Estação Rachel de Queiroz, já totalmente concluída, é responsável por energizar o trecho em que se realizam os testes dinâmicos do Metrô de Fortaleza. A subestação recebe energia da Coelce e transforma 60 mil volts em corrente alternada para três mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede aérea na qual os trens do Metrô estarão conectados.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, nessa primeira etapa são testados os dois TUEs que fazem parte de um conjunto de 20 equipamentos comprados da Itália para o Metrô de Fortaleza. As composições formarão dez grupos, de 80 metros, cada.

Sem passageiros

Nos testes dinâmicos ainda não haverá o transporte de passageiros. Durante esta fase, estão sendo avaliadas a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia de tração e outros itens. Logo após os testes dinâmicos, terá início a Operação Assistida, período em que o trem passa a transportar passageiros, mas faz viagens em um período de tempo reduzido e sem cobrança de passagem. A Operação Assistida deve começar em outubro. Durante esta etapa, serão feitas as aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao serviço. A previsão é que em 2012, o Metrô comece a funcionar.
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza ao longo de 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Atualmente, 89,37% das obras civis foram executadas.

Operação

Cercado de muita expectativa, o primeiro trem rebocado por uma máquina a diesel partiu do Pátio de Manutenção do Metrofor, logo após a Estação Vila das Flores, em Pacatuba. A operação começou às 9h20min de ontem e, em sua preparação, para evitar acidentes, foram colocadas placas ao longo da via férrea avisando do perigo devido à energização dos trilhos desde a tarde da terça-feira. "O alerta é para que as pessoas não atravessem de jeito nenhum esse trecho de 2,8 onde a catenária está pronta", frisou o engenheiro eletricista da empresa terceirizada responsável pela instalação do sistema elétrico, Jonas Agapito. Segundo ele, a meta é concluir o trecho da Vila das Flores até o Virgílio Távora até o meio de junho, possibilitando a ampliação dos testes dinâmicos.

População emocionada

A operação chamou a atenção de quem passou pelo trecho e, principalmente, dos operários do Metrofor que ainda trabalham na Estação Virgílio Távora. Três deles, Márcio dos Santos, Marcos Antônio de Almeida e Francisco das Chagas, ficaram emocionados com o que estavam testemunhando. "Nossa, assim eu vejo que o trem vai mesmo funcionar", soltou o primeiro. "Eu fico alegre de saber que eu ajudei a construir. Vai beneficiar tanta gente até mais importante", afirma Marcos Antônio.
As amigas Emanuelle Paula Ferreira e Arlene Leite pararam a bicicleta para ficar observando as manobras do trem. "Nem acredito que o Metrô vai começar de fato a andar. Vou para casa contar a novidade para a minha mãe", diz Emanuelle. Já para Arlene, o início dos testes comprova o que já nem confiava mais. "Também, depois de tantos anos é normal a gente nem pensar mais sobre isso".
Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas, por dia, numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

FIQUE POR DENTRO
Novela sob trilhos

Em Janeiro de 1999, os moradores de Fortaleza começaram a ver na cidade o início das obras do Metrofor. Na época, a previsão era de que a primeira etapa do projeto fosse concluída em 11 meses e que o metrô fosse entregue em 2002. Entre 2001 e 2002, o Ministério Público Federal (MPF) já tinha encaminhado uma série de recomendações à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) em relação ao contrato estabelecido com as construtoras.
Em 2007, as obras do metrô foram incluídas entre as beneficiárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou R$ 523,5 mi. Em 2009, após 43 dias de paralisação, as obras foram reiniciadas em agosto. A decisão foi tomada antes mesmo do julgamento do TCU sobre supostas irregularidades nos repasses ao projeto.


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