Espanha: Pelo menos quatro mortos em sismo na região de Múrcia (em atualização)
Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de dois sismos, o mais forte de magnitude 5,2 na escala de Richter, sentidos em Lorca, no sudeste de Espanha
Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de dois sismos, o mais forte de magnitude 5,2 na escala de Richter, sentidos em Lorca (Múrcia, sudeste de Espanha), segundo confirmou o Ministério do Interior espanhol.
O balanço das vítimas pode ainda vir a aumentar, já que vários edifícios danificados pelo sismo estão ainda a ser verificados.
Órgãos da imprensa local, incluindo o jornal La Verdad de Múrcia, elevam o número total de vítimas a cinco.
O primeiro sismo, de magnitude 4,4, ocorreu cerca das 17:05 locais (menos uma hora em Lisboa), e o segundo, mais forte, pelas 19:00 locais.
Os sismos, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a leste de Múrcia, abalaram vários edifícios, especialmente na zona central de Lorca, uma localidade com cerca de 100 mil habitantes.
Caiu parte de pelo menos dois prédios da zona antiga da cidade devido ao sismo, com danos noutros edifícios, incluindo a Torre da Igreja de Santiago.
Várias casas, incluindo um lar de idosos, tiveram que ser evacuadas na sequência do sismo.
Milhares de pessoas encontram-se nas ruas das cidades, procurando saber informação sobre a situação na zona.
As autoridades locais ativaram já o Plano de Emergências municipal, tendo o governo regional de Múrcia declarado o nível 1 do Plano de Emergências em caso de sismos.
Caixas-pretas do avião da Air France chegam a Paris
BEA diz que estado das gravações será conhecido na próxima semana
Do R7
Uma das caixas-pretas do voo Rio-Paris é apresentada a dezenas de jornalistas em um contêiner transparente com água
As duas caixas-pretas do A330 da Air France, que em 2009 caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, chegaram nesta quinta-feira (12) à França, onde na próxima segunda-feira (16) será possível saber se as informações dos aparelhos podem ser recuperadas. A afirmação é do diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA), Jean Paul Troadec, segundo a agência de notícias France Presse e o jornal Le Figaro.
- Na segunda-feira vamos anunciar em que situação estão as caixas pretas que registram os parâmetros de voo e as conversas na cabine dos pilotos.
Troadec disse ainda acreditar "bastante" que o BEA possa utilizar os dados das duas caixas-pretas, que devem permitir esclarecer as causas da tragédia aos investigadores do organismo francês, responsável por determinar os motivos dos acidentes aéreos.
As duas caixas, que na verdade têm a cor laranja, foram apresentadas a dezenas de jornalistas em pequenos contêineres transparentes com água.
Elas agora estão sob custódia da polícia, em consequência da investigação judicial aberta na França sobre o acidente, pelo qual a construtora aeronáutica europeia Airbus e a Air France foram acusadas de homicídio culposo.
O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do desastre que fez 228 vítimas, entre elas 72 franceses e 59 brasileiros.
Aparelhos serão abertos perante oficial da polícia judiciária
Segundo a rede britânica BBC, os aparelhos serão abertos na tarde de hoje na presença de um oficial da polícia judiciária na sede do BEA, em Le Bourget (arredores de Paris).
O primeiro passo será limpar e secar as caixas -pretas, o que deve levar dois dias, antes que se possa tentar extrair os dados contidos nos cartões de memória até o fim desta semana.
Todo o processo pode levar cerca de quatro dias se os microchips internos não tiverem sofrido corrosão ou outro tipo de dano.
A associação das vítimas brasileiras quer que a investigação ocorra num país neutro, e não na França, temendo interferência política no caso.
Resgate dos corpos será retomado no dia 20
O BEA também anunciou que vários corpos ainda estão no fundo do mar. Os técnicos franceses chegaram a resgatar o cadáver de duas vítimas na última semana, mas decidiram paralisar a operação até o próximo dia 20.
Na última segunda-feira (9), a Justiça francesa decidiu limitar o resgate dos corpos, por “compreender que os corpos das vítimas que repousam no fundo do mar estão inevitavelmente em estado de deterioração depois do choque violento, do tempo decorrido e do ambiente”.
A informação provocou a revolta de alguns familiares.
Busca foi retomada em abril
A delicada operação de resgate das caixas-pretas começou no último dia 26 de abril. No final de março, o BEA anunciou que havia localizado, a 3.900 m de profundidade, novos destroços do acidente, ao norte da posição conhecida de onde caiu o avião AF 447, que fazia a rota Rio-Paris.
O órgão anunciou que iria lançar uma nova e última fase de buscas em uma zona de 10 mil km2, ou seja, em um raio de 75 km em torno da última posição conhecida do acidente.
Até hoje as causas do acidente não foram esclarecidas, embora o BEA já tenha constatado que as sondas Pitot para medir a velocidade da aeronave falharam. A Air France substituiu esse tipo de sondas em todos os seus aviões após o desastre de 2009.
Desemprego aumentou as desigualdades em Portugal, diz FMI
A subida do desemprego aumentou as desigualdades em dois por cento nos 17 países da zona euro, segundo o relatório sobre as perspectivas económicas para a Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha o aumento das desigualdades foi muito superior, de dez pontos percentuais.
O FMI explica o aumento com a degradação do mercado de trabalho «de forma muito mais acentuada» e com o facto de a crise ter levado muitos a abandonar o seu emprego, nomeadamente os jovens, as pessoas com baixas qualificações e os trabalhadores temporários.
Perante esta realidade e as perspectivas de aumento do desemprego – em Portugal deve chegar aos 13 por cento em 2013 – o FMI aconselha que, além da austeridade, os países periféricos da zona euro levem a cabo reformas estruturais nas suas economias e mercados de trabalho.
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