09:22
ELETRÔNICA OLIVEIRA
Beatificação de João Paulo II completa 1 mês
Há um mês, toda a Igreja celebrou a beatificação de João Paulo II. Mais de 1 milhão de peregrinos se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, para participar da cerimônia que foi considerada uma das maiores da história da Igreja.
Nesta quarta-feira, 1º, o noticias.cancaonova.com quer recordar com você os melhores momentos dessa grande festividade.
Um dos momentos marcantes foi a Vigília que antecedeu a Missa de Beatificação, no Circo Máximo de Roma. Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes para rezar e relembrar fatos marcantes da vida do saudoso Pontífice. Já na abertura da Vigília, um vídeo de João Paulo II falando aos jovens no jubileu do ano 2000 emocionou os participantes. E a noite prosseguiu com testemunhos de diversas autoridades que conviveram de perto com o Papa, entre eles o ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro Vals, e o ex-secretário pessoal de João Paulo II e atual Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz.
Mas a grande festa mesmo aconteceu no domingo, 1º de maio, com a missa de beatificação. Após a leitura da fórmula que proclamou o novo beato, os fiéis reunidos na Praça São Pedro celebraram com uma salva de palmas, que se prolongou por vários minutos, e só foi contida a pedido, para que a Celebração pudesse continuar. A vibração e alegria eram nítidas entre os presentes, que aguardavam ansiosos por esse momento.
Na homilia, o Papa Bento XVI recordou que, embora a tristeza pela perda de João Paulo II fosse profunda no dia de sua morte, a sensação de que uma graça especial envolvia o mundo todo era ainda maior. "Já naquele dia sentíamos pairar o perfume da sua santidade, tendo o Povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua Causa de Beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade", explicou.
Bento XVI destacou também que as palavras pronunciadas por João Paulo II na sua primeira Missa solene: "Não tenhais medo! Escancarai as portas a Cristo!", foram primeiramente vividas por ele. "Aquilo que o Papa recém-eleito pedia a todos, começou, ele mesmo, a fazê-lo: abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo, com a força de um gigante – força que lhe vinha de Deus –, uma tendência que parecia irreversível. Com o seu testemunho de fé, de amor e de coragem apostólica, acompanhado por uma grande sensibilidade humana, este filho exemplar da Nação Polaca ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de se dizerem cristãos, de pertencerem à Igreja, de falarem do Evangelho. Numa palavra, ajudou-nos a não ter medo da verdade, porque a verdade é garantia de liberdade. Sintetizando ainda mais: deu-nos novamente a força de crer em Cristo, porque Cristo é o Redentor do homem", salientou.
Alguns fatos interessantes da beatificação foram que, durante a Missa, Bento XVI usou uma casula e uma mitra que pertenceram a JPII e, também, utilizou o Cálice que o Papa Wojtyla usou nos últimos anos de seu Pontificado. A data escolhida para a festa litúrgica de João Paulo II - 22 de outubro - faz referência ao dia da primeira Missa de seu Pontificado.
Confira as Intenções de Oração do Papa para o mês de junho
As intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de junho centram-se na intercessão pelos sacerdotes e no despertar de vocações.
Como intenção geral, o Santo Padre pede "para que os sacerdotes, unidos ao Coração de Cristo, sejam sempre verdadeiras testemunhas do amor atento e misericordioso de Deus". Na intenção missionária, Bento XVI reza "para que o Espírito Santo faça surgir em nossas comunidades numerosas vocações missionárias, dispostas a consagrar-se plenamente à difusão do Reino de Deus".
Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.
09:17
ELETRÔNICA OLIVEIRA
Deus tem uma resposta
Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)
Você diz: "Eu já estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mateus 11:28-30)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 & João 13:34)
Você diz: "Não tenho condições"
Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9)
Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)
Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13)
Você diz: "Estou angustiado"
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15)
Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28)
Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdôo" (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)
Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19)
Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7)
Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado"
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (I Pedro 5:7)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Corintos 1:30)
Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei" (Hebreus 13:5)
06:05
ELETRÔNICA OLIVEIRA
Aeroportos continuam parcialmente fechados devido ao mau tempo
O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, continua fechado para pousos desde às 4h20, por causa da forte neblina. Segundo a Infraero, 33 voos já foram transferidos para os aeroportos de Viracopos, em Campinas, para o Galeão, no Rio de Janeiro e para o aeroporto Tancredo Neves, em Minas Gerais devido a uma forte neblina.
Já as decolagens estão funcionando normalmente, com auxílio de instrumentos. Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, o Aeroporto ficou fechado por 35 minutos para pousos, também por causa do nevoeiro. Nenhum voo pousou entre 6h55 e 7h30 desta manhã. Eles não foram transferidos para outros aeroportos, houve somente atrasos. No momento, a aeroporto funciona normalmente com ajuda de instrumentos.
O aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital também segue fechado para pousos e decolagens desde a abertura, também por causa do mau tempo.
No Paraná, o aeroporto internacional Afonso Penna, também está fechado para pousos desde as 4h30 de hoje, por causa da neblina. Já são cinco voos atrasados e, por enquanto, nenhum cancelado. Segundo a Infraero, os voos em São Paulo não são alterados por causa deste fechamento.
Bactéria mortal faz vítimas na Alemanha e na Suécia
Uma bactéria mortal ligada a pepinos contaminados fez a 15a vítima na Alemanha nesta terça-feira e sua primeira fatalidade no exterior quando uma sueca que viajava pela Alemanha morreu, disseram as autoridades.
O atual surto de E.coli, um dos maiores deste tipo, também adoeceu mais de mil alemães, assim como cidadãos da Espanha, Suécia, Grã-Bretanha, Dinamarca, França e Holanda que estiveram recentemente em território alemão.
O surto ainda causou tensão diplomática entre a Alemanha e outros países como Espanha, França e Rússia. A fonte da cepa virulenta da bactéria é desconhecida, afirmaram as autoridades. A maioria das mortes ocorreram no norte da Alemanha.
O patógeno E. coli foi identificado em pepinos importados da Espanha, mas não está claro se foram contaminados lá, durante o transporte ou possivelmente em solo alemão.
"A situação é tensa, mas administrável", disse o ministro da Saúde, Daniel Bahr, em uma coletiva de imprensa no final de segunda-feira. Ele disse temer que o número de casos continue aumentando.
O governo alemão identificou a doença como síndrome hemolítico-urêmica (HUS na sigla em inglês), uma complicação séria de um tipo de E. coli conhecido como E. coli produtora de toxina Shiga (STEC na sigla em inglês).
A Rússia proibiu a importação de vegetais da Alemanha e da Espanha e disse que pode estender a proibição a membros da União Europeia, teria dito o chefe da Agência Federal de Proteção do Consumidor russa, Gennady Onishchenko, segundo a agência de notícias Interfax.
"Se a situação não mudar, vamos proibir todos os vegetais europeus", disse ele.
Os fazendeiros espanhóis estão perdendo cerca de 200 milhões de euros por semana como resultado da perda das vendas, informou uma associação de fazendeiros nesta terça-feira.
As autoridades alemãs alertaram os consumidores para que não consumam pepinos, alfaces e tomates.
A Espanha disse na segunda-feira que não há provas de que os pepinos de seus agricultores causaram o surto de E.coli na Alemanha e que exigirá saber por que seus fazendeiros foram culpados.
A mídia espanhola relatou que Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Luxemburgo, Hungria, Suécia, Bélgica e Rússia estão bloqueando a entrada de pepinos espanhóis.
Em mais um sinal de tensão crescente na Europa, o ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, exigiu em uma entrevista à TV nesta terça-feira que Espanha e Alemanha sejam mais transparente sobre o misterioso surto depois que três pessoas ficaram doentes na França.
"No início as autoridades alemãs foram categóricas", disse ele. "Hoje há mais e mais dúvidas surgindo. Quero saber a origem (da contaminação)", declarou Bertrand ao canal France 2.
"Precisamos de informação totalmente transparente das autoridades alemãs, e das espanholas também."