Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Por que a «blasfêmia» contra o Espírito Santo é imperdoável?

24 de Janeiro de 2011- Os escribas vindos de Jerusalém são os enviados dos chefes religiosos que tinham em mãos o culto sacrifical do Templo e o dinheiro do tesouro, anexo ao Templo. Eles percebem que Jesus, com Seu anúncio da verdade e do amor, é uma ameaça para o poder e os privilégios deles. Cristo já havia expulsado o espírito impuro que dominava um homem em uma sinagoga. Por essa razão, eles se empenham em difamar o Senhor, para afastá-Lo do povo.
O Espírito Santo é o amor. Considerar as obras de amor do Espírito como sendo obras do demônio significa o distanciamento e até a ruptura com o próprio amor de Deus. Rejeitar e matar os que, com amor, buscam resgatar a dignidade humana dos empobrecidos, explorados e excluídos significa a rejeição da vida e do amor de Deus.
Por que a «blasfêmia» contra o Espírito Santo é imperdoável? Em que sentido se deve entender esta «blasfêmia»? São Tomás de Aquino responde que se trata da um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos, graças aos quais é concedida a remissão dos pecados».
Segundo tal exegese, a «blasfêmia» não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da Cruz.
Se o homem rejeita o deixar-se «convencer quanto ao pecado», que provém do Espírito Santo e tem caráter salvífico, ele rejeita contemporaneamente a «vinda» do Consolador: aquela «vinda» que se efetuou no mistério da Páscoa, em união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas». Sabemos que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados.
Por conseguinte, quem rejeita o Espírito e o Sangue permanece nas «obras mortas», no pecado. E a «blasfêmia contra o Espírito Santo» consiste exatamente na recusa radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência. Se Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem na futura, é porque esta «não remissão» está ligada, como à sua causa, à «não penitência», isto é, à recusa radical a converter-se.
Isso equivale a uma recusa radical de ir até às fontes da Redenção; estas, porém, permanecem «sempre» abertas na economia da salvação, na qual se realiza a missão do Espírito Santo. Este tem o poder infinito de haurir destas fontes: «receberá do que é meu», disse Jesus.
Deste modo, Ele completa nas almas humanas a obra da Redenção, operada por Cristo, distribuindo os Seus frutos.
Ora a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — em qualquer pecado — e recusa por isso mesmo a Redenção.
O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida.
É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou e abrir-se às fontes divinas da purificação das consciências e da remissão dos pecados.

Fonte: Retirado do Blog do padre Bantu

Voluntariado: Acção social une jovens de convicções religiosas distintas

Lisboa, 24 Jan (Ecclesia) – O lema do Grupo de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (Gasnova), ‘Dar pouco já é muito’, tem unido estudantes e recém-licenciados de diferentes convicções religiosas, com o apoio da Companhia de Jesus (Jesuítas).
“Temos como base os valores católicos mas não exigimos que os voluntários o sejam”, explica à ECCLESIA a presidente, Luísa Campos.
O grupo, constituído desde 2001, organiza e participa durante Agosto e Setembro em missões junto de núcleos sociais carenciados de Portugal, Cabo Verde e Moçambique, cooperando na educação, saúde e apoio social.
“O Gasnova quer que todos possam participar nas suas actividades, independentemente da sua decisão em matéria de fé, o que permite a abordagem ao assunto durante as reuniões do grupo”, salienta a responsável.
Pedro Freire sublinha que o grupo tem sabido conviver com as diferentes convicções espirituais dos seus membros: “Quando há respeito, a religião não separa as pessoas. E eu tenho assistido muito a isso no Gasnova”.
Luísa Campos também insiste na tónica do “respeito”: “Não podemos desacreditar que as crenças dos outros possam estar certas”, assinala.
A matriz católica mantém-se na identidade da associação, embora Pedro Freire note uma “transformação muito grande” na composição do grupo: “Havia um grande número de católicos quando entrei, e agora há um número muito reduzido”.
No final das reuniões, que se realizam semanalmente no Cupav (Centro Universitário Padre António Vieira), em Lisboa, há sempre um momento de oração, onde “mesmo quem não é religioso dá as mãos aos outros, ficando em silêncio a reflectir no que lhe convier”, diz Pedro Freire.
A entrevista a Luísa Campos e Pedro Freire pode ser escutada no programa da Igreja Católica na Antena 1 que é transmitido esta Segunda-feira, 24 de Janeiro, às 22h45, ficando depois disponível em

Número de mortos na região serrana do RJ sobe para 809

24 de Janeiro de 2011- Subiu para 809 o número de mortos pelas fortes chuvas que caíram sobre a região serrana do Rio de Janeiro no dia 11, informou a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado na noite deste domingo, 23. Esse número deve aumentar, pois as equipes de resgate ainda buscam por mais de 400 pessoas desaparecidas.
A chuva que caiu na região serrana do Estado deixou mais de 18 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas e os imensos deslizamentos de terra mudaram a geografia da região, o que atrapalha ainda mais os esforços de resgate feitos por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública.
Nova Friburgo era a cidade mais atingida pela tragédia com 391 mortes, seguida por Teresópolis, com 327, e Petrópolis com 66. Também haviam 22 mortes confirmadas em Sumidouro, duas em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

Papa defende presença cristã nas redes sociais


Em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada nesta segunda-feira, 24, o Papa Bento XVI salientou que existe um estilo cristão presente também no mundo digital: “traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro”, afirmou.

Acesse
.: Mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais 


O Santo Padre disse que comunicar o Evangelho através das novas mídias significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, enfatizou Bento XVI. 

Diante das novas redes sociais que já fazem parte da cotidiano, o Papa convidou os cristãos a unirem-se com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que este não seja um meio de simples satisfação do desejo de estar presente.

web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.  

Bento XVI ressaltou também que os cristãos, testemunhando suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. “Os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida”, elucidou.

Sobretudo aos jovens, que estão envolvidos diretamente nesta mudança da comunicação, o Papa alertou que a presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, e que é preciso estar atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público”, advertiu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More