Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Voluntariado: Acção social une jovens de convicções religiosas distintas

Lisboa, 24 Jan (Ecclesia) – O lema do Grupo de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (Gasnova), ‘Dar pouco já é muito’, tem unido estudantes e recém-licenciados de diferentes convicções religiosas, com o apoio da Companhia de Jesus (Jesuítas).
“Temos como base os valores católicos mas não exigimos que os voluntários o sejam”, explica à ECCLESIA a presidente, Luísa Campos.
O grupo, constituído desde 2001, organiza e participa durante Agosto e Setembro em missões junto de núcleos sociais carenciados de Portugal, Cabo Verde e Moçambique, cooperando na educação, saúde e apoio social.
“O Gasnova quer que todos possam participar nas suas actividades, independentemente da sua decisão em matéria de fé, o que permite a abordagem ao assunto durante as reuniões do grupo”, salienta a responsável.
Pedro Freire sublinha que o grupo tem sabido conviver com as diferentes convicções espirituais dos seus membros: “Quando há respeito, a religião não separa as pessoas. E eu tenho assistido muito a isso no Gasnova”.
Luísa Campos também insiste na tónica do “respeito”: “Não podemos desacreditar que as crenças dos outros possam estar certas”, assinala.
A matriz católica mantém-se na identidade da associação, embora Pedro Freire note uma “transformação muito grande” na composição do grupo: “Havia um grande número de católicos quando entrei, e agora há um número muito reduzido”.
No final das reuniões, que se realizam semanalmente no Cupav (Centro Universitário Padre António Vieira), em Lisboa, há sempre um momento de oração, onde “mesmo quem não é religioso dá as mãos aos outros, ficando em silêncio a reflectir no que lhe convier”, diz Pedro Freire.
A entrevista a Luísa Campos e Pedro Freire pode ser escutada no programa da Igreja Católica na Antena 1 que é transmitido esta Segunda-feira, 24 de Janeiro, às 22h45, ficando depois disponível em

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More