Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Com 135 deslizamentos, população de Blumenau não pode sair de casa

Após o nível do Rio Itajaí-Açú atingir a marca de 12,5 m acima do normal na manhã desta sexta-feira, a população de Blumenau vive o drama de não poder sair de casa devido aos riscos gerados pelos temporais. Por volta das 10h, a Defesa Civil do município contabilizava pelo menos 135 pontos de deslizamentos, o que gera a recomendação para que todos fiquem em casa, enquanto ocorre atuação de técnicos e máquinas. Pelo menos 390 ruas e avenidas estão bloqueadas, 50 delas com quedas de barreira.
Todo o sistema de transporte público foi suspenso e a estimativa é de que o serviço só seja restabelecido no domingo. "Nossa orientação para que as pessoas não saiam de casa também se deve à questão do trânsito, que ficou inviabilizado. É preciso também que as pessoas devem acompanhem os trabalhos pelos meios de comunicação, para não prejudicar as equipes que estão nas ruas", explicou ao Terra o secretário de Comunicação de Blumenau, André Silveira.
Toda a rede pública de ensino tem aulas suspensas até a próxima segunda. Instituições privadas e universidades também decidiram interromper as atividades, o que amplia o clima de paralisação total nos serviços de Blumenau, enquanto os estragos prosseguem.
Sem luz, água e postos de saúde
A projeção atual é de que 18 mil pontos estejam sem energia elétrica, e praticamente 70% de Blumenau esteja som suspensão total ou parcial no abastecimento de água. "É preciso economizar água. Precisamos que o rio volte a 10 ou 11 metros, para começar a limpar as estações de tratamento, o que é mais determinante para o problema neste momento", ressaltou Silveira.
Postos de saúde também tiveram o atendimento suspenso em Blumenau. Segundo a Prefeitura, todas as equipes estão em hospitais, onde o movimento era tranquilo até as 11h. Não há registro de mortos ou feridos, apesar dos estragos.
Até o momento, 15 mil pessoas estão desalojadas e 625 desabrigados. No total, 27 abrigos estão sendo disponibilizados. De acordo com a Defesa Civil, não há necessidade imediata de ajuda, já que mantimentos foram estocados na última enchente, de 2008.
A previsão é de que o rio Itajaí-Açú siga subindo até o início da tarde, quando deve começar a cair. A chuva, que iniciou na última terça, cessou durante a madrugada, mas durante a manhã o clima seguia nublado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More