Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Forças pró-Kadafi e rebeldes entram em choque em Trípoli

Governistas tentam manter controle da capital da Líbia enquanto opositores exigem renúncia do líder
Forças leais ao líder da Líbia, Muamar Kadafi, usam bombas de gás para tentar dispersar manifestantes que saíram às ruas da capital, Trípoli, nesta sexta-feira. Também há relatos de que as forças pró-Kadafi atiraram durante os protestos, que começaram após as orações do meio-dia (horário local).
Segundo o jornal americano "The New York Times", a marcha contra Kadafi começou com milhares de manifestantes, mas o número diminuiu com os ataques das forças de segurança. Ainda assim, centenas de líbios continuam protestando, principalmente no distrito de Tajoura.
Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Liberdade para a Líbia" e "Tajura vai te enterrar", em referência a Kadafi. Eles também balançaram a antiga bandeira do país, da época da monarquia, e queimaram a atual, símbolo da era Kadafi.
Manter o controle da capital é crucial para Kadafi, que perdeu para os opositores toda a região leste do país e também de algumas cidades do oeste. Em preparação para enfrentar os protestos, no início da manhã as forças pró-Kadafi reforçaram a segurança em Trípoli, criando postos de controle e fazendo revistas. Segundo a agência AP, o acesso à internet foi totalmente interrompido.
Manifestações também acontecem em Benghazi, cidade onde os protestos contra Kadafi começaram e a primeira a ser controlada pelos opositores.
Jornalistas estrangeiros  foram impedidos de deixar um hotel em Trípoli por algumas horas. Um porta-voz do governo disse que a decisão buscava proteger os jornalistas de "elementos da Al-Qaeda". Cerca de 130 jornalistas estavam no hotel, integrando uma visita oficial organizada pelo governo.
Também nesta sexta-feira, uma brigada liderada por um dos filhos de Kadafi liderou um novo ataque em Zawiya, a cidade mais próxima de Trípoli que está nas mãos da oposição. As tropas da brigada Khamis - nome do filho do líder - fizeram uma ofensiva no lado oeste de Zawiya, atirando com metralhadoras e armas automáticas contra opositores e militares que desertaram e passaram a apoiar o movimento pró-Kadafi.
Há relatos de novos bombardeios na cidade de Ajdabiya, no leste do país, alvo de ataques pelo terceiro dia consecutivo. Nesta semana, várias investidas das forças pró-Kadafi em Ajdabiya e em outra cidade próxima, Brega, foram repelidas pelos opositores.
A crise na Líbia parece ter chegado a um impasse. As forças de Kadafi não conseguem fazer avanços significativos para retomar o território controlado pelos opositores. Ao mesmo tempo, os rebeldes não conseguiram avançar nas áreas que ainda estão nas mãos do regime.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More