Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Forças sírias retomam ataques a Hama após dia de violência

Forças de segurança da Síria retomaram nesta segunda-feira ataques na cidade de Hama, no segundo dia consecutivo de repressão a protestos contra o governo de Bashar al-Assad.
Quatro pessoas teriam morrido em um bairro na região noroeste da cidade, segundo ativistas de direitos humanos.
Os ataques se seguem a um dos dias mais violentos desde o início dos protestos contra o governo em março. Segundo testemunhas e ativistas, ao menos 130 pessoas foram mortas no domingo por forças sírias, dezenas delas em Hama.
O correspondente da BBC em Beirute Jim Muir, disse que, apesar dos ataques, Hama ainda parece estar sob controle de seus próprios moradores, e não do governo.
Tanques e tropas que tentaram assumir o controle da cidade no domingo se retiraram para a periferia da cidade durante a noite, mas começaram a avançar novamente na manhã desta segunda-feira, de acordo com Muir.
A campanha do governo de Assad para tentar sufocar os protestos na Síria deixam o governo sob fortíssima pressão internacional, com condenações vindas de todos os lados.
Obama protesta
No domingo, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que as informações vindas da Síria eram "horríveis".
"Mais uma vez, o presidente (Bashar al-Assad) mostrou que é completamente incapaz e não quer atender às queixas do povo sírio", afirmou.
Obama disse ter ficado consternado e horrorizado com o uso de "violência e brutalidade contra seu próprio povo" por parte do governo sírio, e acrescentou que os EUA continuarão a trabalhar para isolar o governo de Assad.
A União Europeia (UE), por sua vez, afirmou que os ataques aos manifestantes não têm justificativa, e o governo da Itália pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para adotar uma posição firme contra a Síria.
Grã-Bretanha, França e Alemanha também condenaram a reação violenta do governo sírio.
O governo da Turquia, por sua vez, afirmou que o mundo muçulmano está profundamente decepcionado pela violência crescente no país.
Barricadas nas ruas
Segundo ativistas pelo menos 130 pessoas morreram ao redor do país no domingo, em meio à ofensiva do governo. Os confrontos foram mais violentos e deixaram mais mortos na cidade de Hama, que foi atacada por tanques logo ao amanhecer.
Segundo testemunhas, tanques dispararam contra civis em Hama - centro de alguns dos maiores protestos contra Assad. A cidade esteve cercada pelo Exército durante o último mês.
O governo informou que os soldados foram enviados no domingo à cidade para retirar barricadas colocadas nas ruas pelos manifestantes.
No começo da noite, ativistas em Hama disseram à BBC que a cidade estava calma e que os tanques tinham saído.
A maioria dos jornalistas estrangeiros teve a entrada e permanência no país proibidas, dificultando a verificação das informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More