Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Igreja que se põe a serviço cultiva vocações, afirma Dom Pedro

Neste domingo, 15, a Igreja celebra o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. 

O tema deste ano é "Propor as vocações na Igreja local". E para refletir sobre a temática, o Papa Bento XVI divulgou, no dia 10 de fevereiro deste ano, uma mensagem em que convida as igrejas particulares a se empenharem na “arte de promover e cuidar das vocações”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa para o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

.: PODCAST: Ouça entrevista com Dom Pedro 
  
O Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães,eleito presidente da Comissão Episcopal da CNBB para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos, afirmou que é preciso apresentar uma Igreja a serviço do povo, o que contribui para o trabalho de cultivar as vocações.    

"Não deixe de rezar, na sua comunidade, pelas vocações sacerdotais e religiosas. Leia a mensagem do Papa, para sabermos o que ele está pedindo a nós e para as vocações", convidou Dom Pedro, ao explicar os passos seguidos por aquele que sente o chamado à vida religiosa.

Em primeiro lugar, explica o Arcebispo de Palmas, a Igreja estabelece um itinerário vocacional, no qual o primeiro estágio é a convocação, como forma do jovem dar início aos primeiros discernimentos, como um "tipo de aquecimento de coração".

Em seguida, o candidato pode receber um acompanhamento mais especializado a fim de verificar se o seu chamado está numa congregação religiosa ou seminário.

"O passo seguinte é o discernimento. Se a pessoa tem carisma, tem intenção, tem vontade, no final, se faz a eleição à vida religiosa ou ao sacerdócio", explica o novo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados.

Em seu texto, o Pontífice também ressalta este cuidado pastoral ao destacar que este é favorecido quando se busca a unidade e comunhão com a Igreja. Além disso, o Santo Padre destaca que os momentos de vivência comunitária são o ambiente propício para que os jovens despertem "o sentido de pertença à Igreja e a responsabilidade em responder, com uma opção livre e consciente, ao chamamento para o sacerdócio e a vida consagrada".  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More