Teve início, nesta quinta-feira, 25, em Castel Gandolfo, o tradicional seminário de verão dos ex-alunos de Bento XVI, reunidos para esse ciclo de leituras e debates chamado Ratzinger Schülerkreis.
Participam do encontro 40 pessoas provenientes de diversos países, entre os quais o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, o Bispo Auxiliar de Hamburgo, Dom Hans-Jochen Jaschke, o Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Monsenhor Barthélémy Adoukonou, e também docentes, párocos, religiosos, religiosas e leigos.
É um grupo grande e eclético, todos ex-alunos de Ratzinger, que discutiram suas teses com ele quando era professor universitário na Alemanha. A partir desta sexta-feira, 26, unem-se a eles também o grupo dos novos componentes do Schülerkreis, constituído há quatro anos, que tem em comum o fato de terem construído suas teses a partir de textos de Ratzinger. Todos estarão presentes na Missa e no Angelus conduzido pelo Papa neste domingo, 28.
O primeiro encontro de Ratzinger com os seus doutorandos e candidatos à livre docência, no período no qual ensinava em Bonn, Münster, Tubinga e Ratisbona, foi realizado após a sua nomeação para Arcebispo de Munique e Frisinga, no dia 24 de março de 1977. A partir daí foram realizadas sempre reuniões anuais, que se mantiveram mesmo depois de sua eleição à Cátedra de Pedro.
O encontro, que tem como tema principal a nova evangelização, vai até este domingo, 28.
0 comentários:
Postar um comentário