O terceiro dia de trabalhos dos bispos reunidos no 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (Secobb)iniciou com a Santa Missa presidida pelo presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis.
Em sua homilia, o cardeal comentou a leitura do Êxodo, que narra o envio de Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito e lembrou a necessidade de que, a mensagem anunciada pela Igreja, responda às necessidades concretas do povo de Deus.
“Enviado, Moisés leva uma mensagem que responde a uma necessidade concreta do povo e deve despertar em seu coração a paixão e a esperança de vida nova, que significa a libertação da opressão de que é vítima, prefiguração da libertação do pecado trazida por Cristo com sua morte e Ressurreição”, disse Dom Damasceno.
E complementou: “Da mesma forma, a mensagem que anunciamos deve iluminar a vida do povo, responder às suas necessidades, anseios e esperanças, sempre fiel ao Evangelho”, completou.
Em seguida, os 80 participantes, entre bispos e sacerdotes, passaram a acompanhar as duas colocações, na manhã desta quinta-feira. A primeira conferência sobre "Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede", do padre Antonio Spadaro, SJ e a segunda sobre "Aparecida: Missão continental em chave de comunicação", do Mons. Guillermo Ortiz.
Após as duas colocações, os participantes se reúnem em grupos de trabalho.
Na parte da tarde, haverá uma mesa redonda com representantes de diversos meios de comunicação católicos. São eles: TVs Aparecida, Canção Nova, Horizonte, Nazaré, Rede Vida, Século 21 e Terceiro Milênio – Rádios Católicas - SIGNIS.
Em seguida, os bispos e sacerdotes acompanham a terceira conferência sobre "Direção estratégica de processos comunicativos na Igreja", com a Prof. Ir. Joana T. Puntel.
O Secobb acontece no Rio de Janeiro até sábado, 16, e tem como base o documento “A Comunicação na vida e missão da Igreja”.
0 comentários:
Postar um comentário