Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Notícias Católicas

Vaticano conclui 1ª fase da Visita Apostólica à Igreja na Irlanda

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira, 6, um Comunicado sobre o término da primeira fase da Visita Apostólica à Igreja na Irlanda, que busca auxiliar o caminho de renovação da comunidade eclesial no país após a série de casos envolvendo abusos sexuais por parte de membros do clero.

Os Dicastérios competentes da Santa Sé "enviarão direcionamentos aos Bispos para a renovação espiritual das dioceses e seminários, enquanto a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica o fará com os Institutos religiosos", nos próximos meses, indica o Comunicado.

No início de 2012, a Santa Sé publicará uma síntese geral com os resultados e as perspectivas evidenciadas pela Visita, em vista também da missão em nível nacional anunciada na Carta Pastoral do Papa aos Católicos da Irlanda.

O Comunicado lembra que a Visita buscou verificar se as relações existentes entre os vários componentes da Igreja local, seminários e comunidades religiosas ajudam no caminho de profunda renovação espiritual já buscado pela Igreja na Irlanda; a eficácia dos procedimentos seguidos atualmente para responder aos casos de abuso e também as formas de assistência atualmente oferecidas às vítimas.

Os Visitadores afirmam que o trabalho junto às quatro Arquidioceses metropolitanas da Igreja na Irlanda, seminários e institutos religiosos contou com grande colaboração. Os Relatórios dos Visitadores foram entregues aos Dicastérios competentes da Santa Sé, que fizeram uma primeira avaliação.

Nas dioceses e seminários irlandeses, não estão previstas outras Visitas apostólicas, pois os Visitadores já coletaram dados suficientes sobre a situação da Igreja nesses âmbitos. Já as Visitas aos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica continuará in loco junto a algumas comunidades religiosas. 

O início da Visita Apostólica foi anunciado através de um Comunicado em 12 de novembro de 2010.

Formação Missionária para Párocos e Vigários acontece em Brasília

As Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM), vai realizar nesta semana, de 6 a 10, na Sede Nacional das POM, em Brasília, a 1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários.

A formação atende às exigências da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana, realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007, que, por meio do seu documento final, o Documento de Aparecida (DAp), sugere um despertar missionário em toda a Igreja da América Latina e Caribe, inclusive por meio das paróquias, aos quais o DAp chama de “células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e da comunhão eclesial”. “A 5ª Conferência Geral é a oportunidade para que todas as nossas paróquias se tornem missionárias.” Ainda, segundo o Documento, é necessária “uma valente ação renovadora das paróquias, a fim de que sejam de verdade espaços da iniciação cristã, da educação e celebração da fé”, destaca o Documento de Aparecida sobre a ação missionária.

Para responder a essas exigências, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti; e o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, comentam que a Semana será “a oportunidade oferecida pelas duas instituições para os párocos e vigários fazerem uma reflexão aprofundada com intercâmbio de experiências sobre paróquias missionárias”.

Serão temas de discussão durante a Semana de Formação para Párocos e Vigários, os temas Kairós da Missão nos Documentos do Magistério com Enfoque Pastoral – Documentos do Concílio Vaticano II até Aparecida, assessorados por padre Estêvão Raschietti; A caminhada Missionária da Igreja no Brasil desde a Fundação da CNBB, pelo fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; e Organograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões, pela equipe de padres das POM.

Presidente da CNBB será homenageado pelo governo mineiro

O Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, será homenageado pelo governo de Minas Gerais nesta segunda-feira, 6.

Será oferecido um jantar para Dom Damasceno pelo governador Antônio Anastasia, onde também estarão presentes os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).

No domingo, 5, Dom Damasceno presidiu uma missa no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, que está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More