TÓQUIO (O REPÓRTER) - Foi detectado um aumento dos níveis de radiação no perímetro em torno à usina nuclear de Fukushima segundo o divulgado por um dos robôs utilizados pela operadora, a Tokyo Electric Company, para monitorar a radioatividade e comprovar os danos sofridos pela planta após o terremoto e o tsunami que a atingiram em 11 de março passado.
Amostras coletadas 15 quilómetros ao norte da planta tinham 1.400 becquerels de césio-137 por quilo e 1.300 becquerels de césio-134. As amostras recolhidas 20 quilômetros ao sul da planta continham 1.200 becquerels de césio-137 e césio-134 por quilo.
No fundo do mar os níveis de radiação registrados vão de 100 a 1.000 vezes acima do normal perto da usina Fukushima Daiichi. TEPCO realizou a sua primeira análise de contaminação do leito do mar perto da fábrica de amostras coletadas na sexta-feira de dois pontos a 20 e 30 metros de profundidade.
A prefeitura de Miyagi, a mais devastada pelo tsunami, recebeu nas últimas semanas um grande número de voluntários para as tarefas de limpeza e recuperação enquanto o Japão aprovou, na segunda-feira passada, um orçamento de emergência de mais de 50 bilhões de dólares para a primeira fase de reconstrução das áreas devastadas.
0 comentários:
Postar um comentário