O avião com a soberana britânica e seu marido, o duque de Edimburgo, pousou pouco antes de meio-dia (8h de Brasília) no aeroporto Baldonnel de Dublin.
A rainha, que usava um casaco verde esmeralda com chapéu da mesma cor em homenagem aos anfitriões, deixou o avião poucos minutos depois para iniciar a visita histórica de quatro dias, algo sem precedentes desde a independência irlandesa em 1922.
A viagem tem a aprovação de 81% dos irlandeses, segundo uma pesquisa recente, mas dissidentes republicanos contrários ao processo de paz na Irlanda do Norte anunciaram que a soberana britânica não é bem-vinda, o que obrigou as autoridades a mobilizar um forte dispositivo de segurança.
Quase 10 mil oficiais da polícia e do Exército foram mobilizados para a visita de quatro dias, considerada um passo a mais na reconciliação e normalização das relações entre os dois países, 11 anos depois do acordos de paz da Sexta-Feira Santa que acabaram, em 1998, com 30 anos de violência entre protestantes unionistas e católicos republicanos no Ulster.
0 comentários:
Postar um comentário