Os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral estão hoje em seu segundo dia de encontro. Nesta quinta-feira, 5, os prelados continuam analisando os temas centrais - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e as eleições da presidência da CNBB e das Comissões Episcopais Pastorais - e também falam sobre o Diaconato Permanente.
Confira o que alguns bispos disseram sobre as suas expectativas nestes dias de Assembleia
Acesse
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr
Dom Orani João Tempesta
Acesse
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr
Dom Orani João Tempesta
“A [Assembleia] é sempre uma oportunidade de discernir os sinais dos tempos”. Foi assim que o presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB e porta-voz da Assembleia, Dom Orani João Tempesta, falou da importância da Assembleia dos Bispos pois é um momento em que eles podem discernir melhor os caminhos para a Igreja no Brasil.
Ouça
.: Entrevista com Dom Orani
Ouça
.: Entrevista com Dom Orani
Dom Moacir Silva
Um dos temas centrais desta 49ª Assembleia Geral dos Bispos são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O Bispo de São José dos Campos (SP), Dom Moacir Silva, explica que de quatro em quatro anos um dos temas é este e que, neste ano, os bispos terão como norte o Documento de Aparecida e também a Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini, do Bento XVI.
A Diretrizes - esclarece ainda Dom Moacir -, que são as orientações para a ação pastoral no país para que, a partir delas, as dioceses podem elaborar os seus planos de ação locais.
Ouça
.: Entrevista com Dom Moacir
Ouça
.: Entrevista com Dom Moacir
Dom Benedito Beni dos Santos
“A Assembleia está iniciando sob a proteção de Nossa Aparecida. E só este fato já dá uma tonalidade toda especial a esta Assembleia”. Afirmou o Bispo de Lorena (SP), ao recordar a eleição da nova presidência da CNBB e a necessidade de se pedir a proteção de Nossa Aparecida para esta votação: “São cargos importantes pois colocam os bispos em contato com o Vaticano, dioceses e instâncias políticas do país”.
Ouça.: Entrevista com Dom Beni
0 comentários:
Postar um comentário