Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dados de satélite europeu traçam mapa preciso da gravidade terrestre



A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) mostrou nesta quinta-feira (31) um modelo para entender o funcionamento da gravidade na Terra.
Em uma animação divulgada no site da agência espacial europeia (veja vídeo ao lado), áreas coloridas mostram a diferença da atuação da gravidade em diversas partes do globo.
Os dados foram coletados pelo satélite GOCE. Os resultados da pesquisa do equipamento foram mostrados em um workshop na Escola Politécnica de Munique.
Lançado em março de 2009, o satélite possui um instrumento chamado gradiômetro para medir sensível alterações no campo gravitacional da Terra. Os dados sobre o planeta são renovados a cada dois meses. Os responsáveis pelo GOCE acreditam que a repetição traz melhorias para o modelo criado para compreender a gravidade na Terra.
Um possível uso dos dados sobre gravidade fornecidos pelo GOCE é no estudo das causas de terremotos – fenômeno que castigou o Japão durante o mês de março de 2011 -  e definir estratégias de prevenção da população a catástrofes naturais.
Por ser um fenômeno natural causado pelo movimento de placas no fundo do oceano, os efeitos de um terremoto não podem ser observados no espaço, mas a influência nos dados sobre a gravidade na Terra pode ser transmitida aos sensores do GOCE.
Geoide
Os astrônomos utilizaram a ideia de geoide para poder explicar o campo gravitacional da Terra. O geoide é a forma geométrica encontrada pelos cientistas para descrever o que é o planeta. O mundo não é uma esfera e possui regiões achatadas nos polos.
Segundo a agência espacial europeia, para entender melhor um geoide é possível imaginar uma Terra repleta de água, sem correntes ou marés.
Os cientistas europeus esperam que o GOCE forneça uma topografia do planeta capaz de ser alterada, além poder traçar padrões de circulação nos oceanos.

Carro na contramão provoca acidente espetacular na Escócia

Um carro na contramão em estrada perto de Aberdeen (Escócia) quase colidiu com um caminhão, que tentava pegar uma saída. Mas não escapou de provocar um acidente espetacular. Um outro caminhão perdeu o controle ao se chocar com o carro e virou na rodovia. Após o choque com o segundo veículo pesado, o Vauxhall atingiu o primeiro caminhão.
Incrivelmente, ninguém ficou ferido. A motorista do carro, uma mulher de 20 anos, foi indiciada por direção perigosa.




Assista:
@@@@@ 

Vaticano reitera que cristãos e budistas devem viver em paz

 

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso publicou na manhã desta quinta-feira, 31 a mensagem enviada à comunidade budista felicitando-a pela tradicional festividade do “Vesakh/hanamatsuri”.

Acesse
.: Mensagem do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso aos budistas


Este ano, o dia será celebrado segundo as diferentes tradições das comunidades: 8 de abril no Japão, 10 de maio na Coreia, China, Taiwan, Vietnã e Cingapura, que fazem parte da corrente budista “mahayana”; e 17 de maio em outros países como Tailândia, Sri Lanka, Camboja, Mianmar, Laos e pelos outros budistas da escola “theravada”. O “Vesakh/hanamatsuri” celebra o nascimento, a “iluminação” e o definitivo ingresso de Buda no Nirvana.

A mensagem assinada pelo Cardeal Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Jean-Louis Tauran, se intitula “À procura da verdade em liberdade: Cristãos e Budistas vivem em paz”.

O presidente do dicastério inicia a mensagem com os votos de que esta festa anual possa trazer serenidade e alegria a todos os budistas presentes no mundo inteiro.

No intento de reforçar o relacionamento entre as comunidades budista e católica, o cardeal francês defende que todas as pessoas têm uma obrigação natural de procurar a verdade, de a seguir e de a viver livremente em conformidade com ela.
“Esta tensão humana para a verdade oferece aos membros das diferentes religiões uma feliz oportunidade de um profundo encontro e de crescimento na estima recíproca pelos dons de cada um”, reafirma.

O cardeal propõe o diálogo inter-religioso como a alternativa para encontrar o “caminho de ouro” para vivermos em paz e trabalharmos juntos pelo bem comum. Segundo ele, este diálogo é também um incentivo para que todos respeitem os direitos humanos fundamentais da liberdade de consciência e da liberdade de culto.

“Quando a liberdade religiosa for efetivamente reconhecida, a dignidade da pessoa humana será respeitada na sua raiz; através de uma sincera procura daquilo que é verdadeiro e bom, a consciência moral e as instituições civis serão fortalecidas; e a justiça e a paz serão decididamente estabelecidas”.

Aos amigos budistas, o cardeal católico diz esperar que a celebração do Vesakh seja uma fonte de enriquecimento espiritual e uma ocasião para dar um novo salto na procura da verdade e da bondade, para mostrar compaixão para com todos aqueles que sofrem, e para que todos se esforcem em viver juntos em harmonia. 

Mensagem de Reflexão - A realidade de Deus

Não te enganes nas coisas que
não preenchem teu coração.
As aparências enganam porque são
aparências e não realidade.
A realidade não engana por ser a verdade.
Não permitas ser levado pelos teus erros; eles, na realidade, apenas comprovam que estás enganado em tuas escolhas.
A realidade de Deus repousa na verdade
e chega mansamente a ti quando
permites estar em quietude,
em comunhão contigo mesmo.
Vê, é neste estado que encontras
o teu equilíbrio, o teu despertar.
Cuida de ti, da realidade amorosa que
te é dada a cada instante.
Sê atento para com cada passo que dás e usa da tua visão, da tua intuição, e serás agraciado,
pois não há engano quando a tua opção
é estar em paz, verdadeiramente em paz.

Corpo de Alencar é recebido em Minas para último velório

Corpo do ex-vice foi é velado pela terceira vez em seu Estado Natal e é recebido novamente com honras presidenciais


O corpo do ex-vice-presidente José Alencar desembarcou à base aérea da Pampulha, em Minas Gerais, às 9h16, para o terceiro e último velório organizado em homenagem ao empresário. A família de Alencar já aguardava no local pouco antes das 9 horas.
A exemplo do que ocorreu ontem em Brasília, autoridades começaram a chegar logo cedo à base aérea para receber o corpo, que seguiu em direção ao Palácio da Liberdade no mesmo caminhão que transportou o corpo presidente eleito Tancredo Neves. O velório prosseguirá até as 13 horas, horário no qual o corpo deve seguir para a cerimônia de cremação.
Além do governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) e o prefeito Márcio Moraes (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro (PSDB), o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa estão presentes para a recepção do corpo de Alencar na base aérea da Pampulha. Em entrevista, Anastasia destacou a fé do ex-vice-presidente. Anastasia decretou luto de 7 dias em Minas Gerais.

Os ex-presidentes da República Itamar Franco (PPS) e José Sarney (PMDB) e outros políticos chegam para o velório de Alencar em Minas aproximadamente 10 horas. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidenta Dilma Rousseff (PT) chegam por volta de 11 horas.

"José Alencar foi um companheiro leal, esteve em todas atividades políticas de Minas nos últimos 20 anos. Ele sempre esteve pronto para trabalhar pelos interesses de Minas. É uma grande figura, um ser extraordinário e tinha prazer em estar com amigos. Ele viveu intensamente de forma guerreira", destacou o ex-ministro Hélio Costa.

Para Marcio Lacerda, o trajetória de Alencar foi exemplar. "Ele (Alencar) teve uma lição de vida fundamental. Foi uma pessoa que apesar de não ter tido nenhum diploma de curso superior construiu sua trajetória", afirmou Lacerda.

Atraso

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar tinha previsão inicial de chegar à base aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, às 9h20. Houve atraso, pois a previsão inicial de chegada à capital mineira era 7h30. Os motivos do atraso não foram informados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Dezenas de pessoas acompanharam a chegada do corpo na base aérea. O aposentado José Afonso de Araújo Cunha, 61 anos, fez questão de acompanhar a chegada do corpo em Belo Horizonte. Morador da Pampulha, ele disse que o político deixa como exemplo a honestidade. "No mundo corrupto de hoje, ele foi um sinal de esperança".
A fonaudióloga Michele Resende de Almeida, 35, foi à base aérea da Pampulha com a família, o marido, Wanderson Almeida, 35, e a filha, Ana Clara, de 5 anos. Admiradora do ex-vice-presidente, ela também destacou a honestidade como característica do político mineiro de Muriaé, cidade a 280 quilômetros de Belo Horizonte.
"Ele é um exemplo de humanidade, de respeito ao próximo, de amor à vida e a Deus. Ele é um exemplo de dignidade, coisa que está faltando no país", ressaltou a fonaudióloga.

Primeiro-ministro japonês diz que Fukushima deve ser desmantelada

País enfrenta pressão para a ampliação do perímetro de segurança.
Complexo nuclear foi fortemente atingido por terremoto do dia 11.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, afirmou nesta quinta-feira (31) que a central de Fukushima deve ser desmantelada, ao mesmo tempo que aumenta a pressão internacional para a ampliação do perímetro de segurança, após os altos níveis de radiação detectados a 40 Km de distância do local.
O anúncio foi feito pelo secretário do partido comunista japonês, Kazuo Shii, ao fim de uma reunião com o chefe de governo de centro-esquerda, informou a agência Kyodo.
A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora e proprietária da central Fukushima Daiichi (N°1),considera que será inevitável desmantelar os quatro primeiros reatores da usina, após as difíceis operações de resfriamento que podem durar meses. O complexo nuclear foi fortemente atingido pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que devastou o país no dia 11 de março.
Estes reatores sofreram graves danos, mas o presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, deu a entender na quarta-feira que os reatores 5 e 6, que não sofreram danos, poderiam ser conservados.
A radioatividade, no entanto, afeta cada vez mais a região nordeste do Japão. Mostras de água do mar recolhidas 300 metros ao sul da central tinham um nível de iodo radioativo 4.385 vezes superior ao tolerado, segundo a Tepco. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou na quarta-feira que os níveis de radiação medidos em Iitate, a 40 km da central de Fukushima, superam os níveis recomendados.
Apesar das pressões internacionais para ampliar o perímetro de segurança ao redor da central de Fukushima, atualmente de 20 km, as autoridades japonesas afirmaram que não há planos imediatos para a medida.

Corpos com radiação

Os medos da radiação têm impedido as autoridades japonesas de recolher cerca de mil corpos de vítimas do terremoto e do tsunami na zona de segurança de 20 quilômetros de raio em torno da planta nuclear de Fukushima, informou a polícia à agência Kyodo.
Segundo a agência, os corpos teriam sido "'expostos a altos níveis de radiação após a morte". A tese foi apoiada pela detecção no domingo de elevados níveis de radiação em um corpo encontrado em Okuma, província de Fukushima, cerca de 5 km do complexo de Fukushima.
As autoridades estão agora considerando outra forma de recolher os corpos, para evitar exposição de policiais, médicos e famílias à radiação.

OBAMA AGRADECE APOIO DA ITÁLIA NA LÍBIA

WASHINGTON, 31 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu o apoio da Itália às ações militares realizadas pela coalizão internacional na Líbia. 
   
O mandatário telefonou ontem para o presidente italiano, Giorgio Napolitano, segundo informou um comunicado da Casa Branca. 
   
"Barack Obama expressou seu profundo apreço ao presidente Giorgio Napiolitano e ao premier Silvio Berlusconi pela promoção da paz e da estabilidade em todo o mundo, e pelo constante apoio às operações na Líbia sob o comando da Otan", diz a nota. 
   
O norte-americano, que também parabenizou o chefe de Estado pelos 150 anos da Unificação da Itália, "reconheceu a competência e o conhecimento da Itália sobre a região líbia".
   
De acordo com o comunicado, o mandatário dos EUA ainda "ratificou a vontade de continuar com as consultas entre os dois governos, de modo a agir para proteger o povo líbio e fazer valer as resoluções 1970 e 1973 aprovadas pelas Nações Unidas".
   
A Itália concordou em participar da coalizão internacional formada após a aprovação das resoluções no Conselho de Segurança da ONU contra o governo do ditador Muammar Kadafi. O país, no entanto, pediu para que o comando das ações fosse passado para a Otan, solicitação que gerou críticas de outros aliados. 
   
O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, confirmou, por sua vez, que Roma tem mantido um "contato forte" com representantes dos rebeldes líbios, através do "consulado em Benghazi, que está sempre aberto". 
   
O chanceler também comunicou que, na próxima segunda-feira, representantes da oposição líbia viajarão à Itália para se reunir com ele. (ANSA) 

quarta-feira, 30 de março de 2011

CNBB divulga nota pelo falecimento do ex-vice-presidente

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar. O texto foi publicado às 19h10min desta terça-feira, 29.

"Após um longo tempo de luta contra o câncer, José de Alencar parte desta vida deixando para todos os brasileiros o testemunho de amor à pátria e à vida", indica a Conferência.

Acesse
.: Nota da CNBB pelo falecimento do ex-vice-presidente da República

A instituição ressaltou que o político mineiro será lembrado pela coerência, coragem e discrição, bem como pela bravura com que enfrentou a doença. 

"Na memória de todos ficarão suas palavras quando disse não ter medo da morte e que Deus é que o levaria e não o câncer. Nisso acreditou e assim viveu até o último momento. Firmados na esperança, que vem de nossa fé na ressurreição de Cristo, pedimos a Deus que o acolha no seu reino", conclui a nota. 

Mensagem de Reflexâo - Fica contente

Fica contente, tua respiração é presente.
Teus dons banham tua consciência, e a luz,
a luz brilha apesar da tua resistência,
apesar do teu apego às criações
que tu mesmo inventaste.
Quando desejares,
poderás dar início ao teu despertar.
Tudo está pronto,
apenas no aguardo da tua vontade.
E quando te decidires, sentirás quão importante foi ter vivido tudo que viveste...
Todas as confusões, todas as ilusões...
Sim, cada uma serviu para clarear tua visão frente aos horizontes de luz que se estendem silenciosamente ao teu redor.
Sim, cada uma delas serviu para calar as múltiplas vozes que ecoavam em tua mente,
e através do silêncio encontrar o conhecimento, a pureza, a tua inocência.
Mas, não te prolongues. Se atento,
basta uma vez para aprenderes com teus erros.
Fica contente, a vida vai contigo assim
como a chuva vai com os ventos.
Fica contente, o amor vai contigo assim como as estrelas vão com o anoitecer.
Não estás só, o Universo caminha contigo e, lado a lado, vai construindo teu despertar,
tua mansa alegria e teu desprendimento para com as ilusões, restando somente a verdade, a chama sagrada, doce e pura, que sempre te pertenceu, sempre.

Corpo de José Alencar chega a Brasília para velório no Palácio do Planalto

Cortejo fúnebre segue pelas ruas da capital federal em carro aberto do Corpo de Bombeiros

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à base aérea da Presidência, em Brasília, por volta das 10h desta quarta-feira (30). O avião C105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes das 8h. O cortejo fúnebre será feito em carro aberto do Corpo de Bombeiros e seguirá pelas ruas da capital federal até o Palácio do Planalto. A previsão é de que o percurso dure cerca de uma hora e vai passar pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão) que cruza o Plano Piloto da capital federal, antes de passar pela Esplanada dos Ministérios.
A família do ex-vice-presidente chegou à capital federal por volta das 9h20. Os nove parentes foram recepcionados pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, além do presidente em exercício, Michel Temer. Representando o STF (Supremo Tribunal Federal), está na base o ministro Carlos Ayres Britto.
As autoridades cumprimentaram os familiares e permaneceram na base aérea aguardando a chegada do corpo.
No Palácio, o caixão sobe a rampa para ficar posicionado no centro do Salão Nobre, que foi esvaziado. Durante a parte da manhã, apenas a família e autoridades velarão o corpo. Depois, uma parte do espaço será liberada para passagem de visitantes. 
Não há decoração especial e a segurança deverá ser reforçada, com parte do estacionamento público reservado. A exposição inaugurada no último dia 23, Mulheres, Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20, localizada no mesmo andar, será fechada hoje.
Alencar, que presidiu o país por 398 dias na ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terá funeral com honras de chefe de Estado. O enterro ocorrerá em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (31).

Família de Alencar desembarca na Base Aérea de Brasília

Brasília - A família do ex-vice-presidente José Alencar desembarcou na Base Aérea de Brasília às 9h20. No total, nove parentes de Alencar chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave com o corpo de Alencar deve chegar às 10h.
A primeira a desembarcar foi a viúva, Mariza Gomes, seguida pelos filhos, nora e netos. Todos foram recepcionados pelo presidente em exercício, Michel Temer, pelo presidente do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Instantes antes da chegada da família de Alencar, Michel Temer, afirmou que procura seguir o exemplo daquele que o sucedeu. "Penso que se eu conseguir, ainda que minimamente, reproduzir alguns gestos cívicos do ex-vice-presidente, eu serei um grande presidente. Perde o Brasil um grande brasileiro e ganha o céu uma grande figura."
O presidente do Senado, José Sarney, também manifestou pesar pela morte de Alencar. "Ele teve coragem de concordar e discordar, foi um gladiador pela vida, não só mostrou [isso] durante sua luta contra a doença, mas deu a todos os brasileiros que sofrem o exemplo".

Japão pretende mudar sistema de segurança nuclear depois de acidentes no país

Há suspeitas ainda que a empresa Tokio Electric Power (Tepco), responsável pela usina, negligenciou provas científicas e elementos geológicos

O governo do Japão se comprometeu ontem (29) a mudar as normas de segurança nuclear para evitar vazamento de radiação. A decisão foi tomada depois dos acidentes nucleares ocorridos na Usina de Fukushima Daiichi após o terremoto, seguido de tsunami, no último dia 11. Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, as medidas, porém, só serão adotadas depois de solucionados os problemas em Fukushima.
“Não tínhamos preparo suficiente. Quando a crise acabar, temos de examinar o acidente de perto e promover mudanças profundas”, afirmou Edano. Segundo ele, as atividades para conter as radiações no complexo de Fukushima deixaram a descoberto alguns erros. O porta-voz citou o caso dos dois funcionários da usina que se contaminaram com a água radioativa enquanto trabalhavam.
Há suspeitas ainda que a empresa Tokio Electric Power (Tepco), responsável pela usina,  negligenciou provas científicas e elementos geológicos históricos que indicavam que possíveis  terremotos e tsunamis gerariam consequências muito mais graves do que se estimava até então.
O eventual negligenciamento pode ter deixado a usina sem capacidade para enfrentar o terremoto e tsunami. No último dia 11, tremores de terra que chegaram a 9 graus na escala Richter destruíram cidades e mataram cerca de 10 mil pessoas. O temor pela contaminação de radiação tomou conta do Japão e dos países vizinhos. As informações são da Agência Brasil.

terça-feira, 29 de março de 2011

França e EUA vão ajudar Japão na crise nuclear

TÓQUIO (Reuters) - A França e os Estados Unidos vão ajudar o Japão em sua batalha para conter a radiação de um complexo nuclear danificado no qual foram encontrados traços de plutônio, fato que aumentou a preocupação pública sobre a pior crise atômica mundial desde Chernobyl, em 1986.
A operação de alto risco na usina de Fukushima ampliou o desastre humanitário sem precedentes no Japão causado pelo terremoto e o tsunami de 11 de março, que deixaram cerca de 27.500 mortos ou desaparecidos.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que dirige atualmente os blocos de nações do G20 e G8, planeja visitar Tóquio na quinta-feira. Será o primeiro líder estrangeiro a ir ao Japão desde o terremoto.
Em novo gesto de apoio, a França enviou ao Japão dois especialistas de sua fábrica estatal de reatores nucleares, a Areva, e seu dirigente do órgão de pesquisa nuclear para dar assistência à empresa japonesa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), a qual vem sendo fortemente criticada.
Líder mundial no setor nuclear, a França obtém cerca de 75 por cento de sua energia de reatores, por isso tem um forte interesse em ajudar o Japão a superar a crise de Fukushima.
Os Estados Unidos também estão avaliando o envio de alguns robôs para ajudar o Japão a analisar a parte central do reator e as piscinas de combustível nuclear usado, informou o Departamento de Energia.
Diante da crescente evidência de radiação dentro e fora da usina, o medo da população aumentou ainda mais com o anúncio feito na segunda-feira (terça-feira no Japão) de que vestígios de plutônio foram encontrados no solo em cinco lugares dentro do complexo.
Subproduto de reações atômicas e ingrediente básico de bombas nucleares, o plutônio é altamente cancerígeno e uma das substâncias mais perigosas do planeta, segundo peritos.
No entanto, o Japão disse que somente dois dos vestígios de plutônio tinham provavelmente origem nos danos causados à usina. O restante seriam partículas vindas da atmosfera, provenientes de testes nucleares realizados há tempos no exterior.
Os níveis de até 0,54 becquerels por quilo não foram considerados prejudiciais, disseram autoridades japonesas. Mas admitiram que a descoberta significa que o mecanismo de contenção do reator havia sido violado.
'Isso evidencia a gravidade e seriedade deste acidente', disse Hidehiko Nishiyama, alto funcionário da agência japonesa de segurança nuclear.
A usina de Fukushima foi afetada primeiro pelo terremoto e, depois, coberta por uma onda gigante. Agora se parece com uma área bombardeada, com vapor e fumaça surgindo ocasionalmente de canos e aço retorcido.
A Tepco está sob enorme pressão, sendo criticada por falhas de segurança e a demora na reação ao desastre. Suas ações caíram quase 75 por cento desde o sismo -- -- chegando na terça-feira ao nível mais baixo em 47 anos. Há comentários no país sobre a possibilidade de o Estado assumir o controle da empresa.
O governo também está em apuros.
Antes criticado por uma posição fraca de liderança durante a pior crise no país desde a Segunda Guerra Mundial, o primeiro-ministro, Naoto Kan, foi atacado na terça-feira pela oposição no Parlamento pelo modo como agiu no desastre e por não ter ampliado a zona de exclusão além dos atuais 20 quilômetros ao redor de Fukushima.
(Reportagem adicional de Elaine Lies, Chizu Nomiyama e Kazunori Takada, em Tóquio; de Roberta Rampton e Ayesha Rascoe, em Washington; e de Kate Kelland e Daniel Fineren, em Londres)

1931 – Nasce José Alencar Gomes da Silva, em 17 de outubro, em Itamuri, município de Muriaé, Zona da Mata mineira. É o 11º filho de um comerciante e uma dona de casa.
1945 – Consegue o primeiro emprego aos 14 anos, como vendedor de tecidos numa loja em Muriaé. Sem dinheiro para alugar um quarto, dorme no corredor de um pensionato.
1950 – Com dinheiro emprestado por um irmão, abre sua primeira loja de tecidos, em Caratinga (MG). Batizada de “A Queimadeira”, vendia de tudo a preços populares.
1953 – Vende a loja e vira vendedor atacadista de tecidos. Trabalharia ainda como comerciante de grãos e sócio de uma fábrica de macarrão.
1967 – Com empréstimos da extinta Sudene e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, funda em Montes Claros a Coteminas, que se tornaria um dos maiores grupos têxteis do país.
1989 - Presidiu por 15 anos (1989-1994) a Federação das Indústrias de Minas Gerais. Dirigiu também a Associação Comercial de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.
1993 – O filho, Josué Christiano Gomes da Silva, assume o comando da Coteminas para que Alencar possa se dedicar à carreira política. Christiano ocupa a vice-presidência e a superintendência geral do grupo têxtil.
1994 – Candidata-se pelo PMDB ao governo de Minas Gerais. Obtém 10,71% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar na disputa.
1997 – Realiza cirurgia para retirada de tumores no rim e no estômago.
1998 – É eleito senador com quase 3 milhões de votos, numa das campanhas mais caras do país. Segundo informação dada ao TRE-MG, foram gastos R$ 6,4 milhões na campanha. Como comparativo, Itamar Franco gastou no mesmo ano R$ 2,8 milhões para se eleger ao governo do estado.
2000 – Volta à mesa de operações, desta vez para retirada de um tumor na próstata.
2001 – Desfilia-se do PMDB e, um mês depois, entra para o PL. Antes, recebe convites do PTB e PSB.
2002 – Com a aliança entre PT e PL, em junho, torna-se vice na chapa vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
2004 – Passa a acumular a vice-Presidência com o cargo de ministro da Defesa, que exerce até 2006.
2005 – Em meio à crise do mensalão, deixa o PL e, junto a outros ex-integrantes da sigla, participa da fundação do PRB (Partido Republicano Brasileiro).
2005 – Nova internação. Desta vez, Alencar é submetido a uma angioplastia, cirurgia no coração.
2006 – Mesmo enfrentando problemas de saúde, Alencar aceita o convite de Lula para integrar novamente a chapa como vice. Os dois se reelegem para o mandato que vai até 2010.
2006 – Faz duas cirurgias para retirada de um tumor no abdômen, em junho e novembro. Faz tratamento com especialistas nos Estados Unidos.
2007 – Do abdômen, o câncer se espalha e atinge o peritônio, membrana que reveste a região. É internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde é novamente operado.
2008 – Entre os dias 3 e 6 de janeiro, o vice-presidente volta ao hospital, após exames mostrarem uma reincidência do tumor abdominal.
2008 – Em agosto, o vice-presidente iniciou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina, para combater novos tumores abdominais detectados durante exames em julho. Em setembro, ele se submeteu a nova cirurgia para a retirada de três tumores. O procedimento durou seis horas.
2008 – Durante uma visita a Resende (RJ), em 29 de novembro, fortes dores abdominais levaram o vice-presidente a nova internação. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer.
2008 - Vinte dias depois, o vice-presidente foi internado novamente, desta vez para tratar de um quadro de insuficiência renal. Ele deixou o hospital no dia 20 de dezembro.
2009 - Em janeiro, exames detectaram novos tumores no abdômen. A cirurgia para retirada de nove tumores, a maior e mais delicada realizada pelo vice-presidente, durou quase 18 horas.
2009 - Exames realizados em maio detectaram a recorrência da doença. O vice-presidente é novamente encaminhado para os Estados Unidos para se submeter a um tratamento experimental contra o câncer, com remédios ainda em fase de testes.
2009 – Em julho, o vice-presidente volta a ser internado com fortes dores abdominais devido a obstruções nas alças (dobras) do intestino. Uma nova cirurgia é realizada no dia 9 para desobstrução do órgão e retirada de novos tumores.
2010 – Em janeiro, o Hospital Sírio-Libanês informa que o tumor do vice-presidente da República, José Alencar, apresenta redução.
2010 – No início de maio, numa das idas ao hospital para quimioterapia, Alencar apresenta pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passa por um cateterismo e uma angioplastia e recebe um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, fica nove dias internado.
2010 – No final de maio, queixando-se de fadiga, é internado novamente. Após exames, o hospital constata que ele está anêmico e tem um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia.
2010 – A professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos, obtém na Justiça, em julho, o reconhecimento de que é filha de Alencar, depois de ele se recusar a fazer o teste de DNA.
2010 – No final de agosto, contrai uma infecção, tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.
2010 – Em setembro, é internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, volta ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofre um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro.
2010 - De 23 de novembro a 17 de dezembro, Alencar fica internado para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, é submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.
2010 – Alencar é internado com quadro de hemorragia digestiva grave. Os médicos tentam uma cirurgia de emergência, mas não conseguem chegar ao ponto do sangramento. A equipe usa medicamentos para conter a hemorragia, mas ela volta a ser verificada no dia 24. Um novo procedimento é realizado quatro dias depois, com sucesso, para localizar o ponto da hemorragia.
2011 – No dia 25 de janeiro, é um dos homenageados no aniversário de São Paulo, depois de 33 dias de internação.
2011 – No dia 9 de fevereiro, Alencar volta a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após uma perfuração no intestino.
2011- O ex-vice-presidente volta a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, no dia 28 de março, com quadro de “suboclusão intestinal, em condições críticas”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More