Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lobão diz que Dilma determinou providências sobre apagão no Nordeste


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira, 4 de Fevereiro, que falou com a presidente Dilma Rousseff sobre o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na madrugada e que ela determinou que todas as providências sejam tomadas. 

Lobão disse que respondeu à presidente que iria pedir um diagnóstico completo sobre as causas do blecaute já na segunda-feira.

- Falei com ela. Ela se interessa. Fez perguntas, quis saber como funciona e determinou que eu tomasse todas as providências e atitudes para a correção de todo o sistema.
Em entrevista coletiva, Lobão evitou determinar as causas do apagão e disse que o caso ainda está sendo apurado.

- A causa provável foi a falha no sistema de proteção na estação de São Luiz Gonzaga. É uma falha provável, que ainda não está determinada.
O secretário de Energia Elétrica da pasta, Ildo Wilson Grüdtner, descartou a hipótese de real sobrecarga e disse que o equipamento será trocado.
- É uma falha. É como um celular, às vezes ele pifa.
Em entrevista, o diretor de operações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Mozart Bandeira Arnaud, afirmou que o apagão foi causado por uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, município do Estado de Pernambuco.

Inicialmente, o problema ocorreu em apenas uma das seis linhas que passam pela subestação. Mas, na tentativa de religamento, o sistema entendeu que havia sobrecarga e, por segurança, cortou toda a energia. Técnicos do ministério, porém, rejeitaram a hipótese de sobrecarga sobre as linhas de transmissão. A energia só voltou a todas as áreas afetadas por volta das 5h.

Lobão disse, porém, que as causas mais exatas do problema só serão esclarecidas numa reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para um quadro completo.

Durante a coletiva, o ministro declarou que a pasta vai analisar as causas do apagão e que nada será escondido.
Questionado sobre a situação do sistema energético brasileiro, o ministrou afirmou que as linhas e o sistema de distribuição do país são as mais modernas do mundo.

- A interrupção está dentro das estatísticas mundiais. O nosso sistema funciona muito bem . Tem falhas, tem. Mas existem falhas em qualquer sistema do mundo. [...] Não há no mundo um sistema mais moderno que o brasileiro.

Ele também negou que o problema possa prejudicar as cidades sedes da Copa do Mundo em 2014. Disse que foi criada uma comissão especial para “trabalhar permanentemente” sobre as condições de energia dos locais.
- Não temos uma preocupação de que ocorra um acidente. É mais uma precaução.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More