Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Queda de avião militar no Marrocos mata mais de 70 pessoas

Pelo menos 78 pessoas, entre militares e civis, morreram nesta terça-feira (26/07) em um acidente aéreo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, nas proximidades do Saara Ocidental. As vítimas, que incluem ainda três feridos, são todos membros das Forças Armadas Marroquinas, além de 12 familiares.

O avião, um Hércules C-130 de transporte de tropas, com uma capacidade máxima de 90 pessoas e com 81 pessoas a bordo, vinha de Dajla, no sul do Saara Ocidental, e se dirigia a Kenitra, a 40 quilômetros ao norte de Rabat, segundo as primeiras versões. No entanto, um comunicado posterior das Forças Armadas Reais relatou que o avião cobria o trajeto Agadir-Guelmim-Dajla, ou seja, do norte para o sul. 

Devido ao denso nevoeiro que cobria a cidade de Guelmim por volta das 7h30 da manhã desta terça-feira (horário local), o avião perdeu visibilidade quando se aproximava do aeroporto da cidade, segundo disseram à Agência Efe fontes do governo provincial local. Autoridades do país se deslocaram imediatamente ao local para comandar os trabalhos de resgate. 

Hércules 

O acidente é semelhante ao do avião espanhol em Trabisonda (Turquia) em 2003, quando um Yak-42 que levava de volta à Espanha militares em missão no Afeganistão caiu em uma montanha, causando a morte de 62 pessoas. O avião que caiu nesta terça-feira é um Hércules C-130 "modelo H", que data dos anos 1970, um modelo que estava nos planos de modernização das Forças Armadas Marroquinas para ser substituído pelo chamado "modelo J", segundo fontes militares. 

O Hércules é um avião de transporte polivalente que pode transportar tanto equipamento quanto tropas. Suas principais características são uma ampla capacidade de carga, possibilidade de decolagem e aterrissagem em pistas sem pavimentação e capacidade para até 92 soldados. No entanto, este avião demonstrou ter uma enorme versatilidade. 

O C-130 foi desenhado originalmente para o transporte de tropas, carga e operações médicas. No entanto, é empregado em uma grande variedade de funções de apoio e ataque aéreo, além de busca e resgate e suporte à pesquisa científica, em trabalhos de reconhecimento meteorológico, de luta contra incêndios, e de reabastecimento no ar, assim como de patrulha marítima. 

Finte: Operamundi

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More