Arquidiocese de Brasília ganha novo Arcebispo
O atual Arcebispo de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, foi nomeado Arcebispo de Brasília (DF) pelo Papa Bento XVInesta quarta-feira, 15. Dom Sérgio sucede a Dom João Braz de Aviz, que foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica em janeiro deste ano.
Desde 17 de fevereiro, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, exercia o encargo de Administrador Apostólico na Arquidiocese brasiliense.
O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, divulgou uma nota dando boas-vindas ao novo Arcebispo. "Damos as boas-vindas a Dom Sérgio, desejando-lhe um fecundo pastoreio junto a esta porção do Povo de Deus da Igreja Particular de Brasília, que abriga também a sede da CNBB. Juntos, estreitaremos a comunhão que nos identifica e a solidariedade que torna presente entre nós o Reino de Deus".
Dom Sérgio da Rocha
Nasceu em Dobrada (SP) - Diocese de Jaboticabal - em 21 de outubro de 1959. Após os estudos básicos, frequentou os cursos de Filosofia junto ao Seminário Diocesano de São Carlos e o de Teologia no Instituto Teológico de Campinas. Obteve o Mestrado em Teologia Moral na Faculdade Teológica "Nossa Senhora da Assunção", em São Paulo, e o Doutorado na mesma disciplina junto à Academia Alfonsiana de Roma.
Foi ordenado em 14 de dezembro de 1984, em Matão (SP), Diocese de São Carlos. Em 13 de junho de 2001, foi eleito Bispo Auxiliar de Fortaleza e consagrado em 11 de agosto do mesmo ano. Nomeado Bispo Coadjutor de Teresina em 31 de janeiro de 2007, tornou-se Arcebispo da mesma em 3 de setembro de 2008.
Como sacerdote, exerceu os seguintes ministérios: pároco em Água Vermelha e Coordenador da pastoral da Juventude de São Carlos (1985-1986); Professor de Filosofia no Seminário Diocesano e Diretor Espiritual da Casa de Teologia em Campinas (1986-1987 e 1991); Reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos (1987-1988 e 1990); Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional (1987 e 1989); Vigário Paroquial da Catedral de São Carlos (1988-1989); Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São Carlos (1990); Coordenador da Pastoral e Reitor da Capela São Judas Tadeu em São Carlos (1991); Professor de Teologia Morale na PUC de Campinas e Reitor do Seminário diocesano de Teologia (1997-2001); Membro da equipe de formação dos Diáconos permanentes; Membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores.
Como Bispo, exerceu os seguintes encargos: Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; Membro da Comissão Episcopal do "Mutirão de Superação da Miséria e da Fome" da CNBB; Secretário do Regional e encarregado da Juventude e da pastoral Vocacional do Regional Nordeste 1; Membro do Conselho Permanente e da Comissão da CNBB; Presidente do Regional Nordeste 1; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM).
Na última Assembleia Geral da CNBB, em maio passado, em Aparecida (SP), Dom Sérgio foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, tornando-se membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB. No último quadriênio (2007-2011), foi presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, que abrange todo o estado do Piauí.
Papa nomeia novo Bispo para Prelazia na Amazônia
O Papa Bento XVI nomeou como Bispo Prelado de Coari (AM) o padre Marek Marian Piatek, C.SS.R., conhecido como padre Marcos, até agora pároco da Paróquia Ressurreição do Senhor e Professor de Teologia Morale na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 15.
O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, divulgou uma nota dando boas-vindas ao novo Bispo. "Ao cumprimentar o Mons. Marcos pela nomeação, a CNBB lhe agradece o sim generoso dado ao chamado que a Igreja lhe faz para servir, como bispo, ao Povo de Deus nesta Prelazia".
Padre Marek
Nasceu em 10 de outubro de 1954 na cidade de Tuchów, Diocese de Tarnów (Polônia). É membro da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), na qual emitiu a primeira profissão religiosa em 15 de agosto de 1974.
Realizou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário dos Redentoristas da sua cidade, alcançando o Doutorado em Teologia Moral junto à Academia Alfonsiana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1980 e, seis anos após, foi enviado como missionário ao Brasil, particularmente na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde cumpriu os encargos de Formador dos estudantes de Teologia (1987-1990) e Professor de Teologia Moral junto à Universidade Católica de São Salvador da Bahia, na de São Bento e no Instituto Superior de Estudos sobre o Matrimônio e a Família.
Desde 2000, exercia o seu ministério como pároco da Paróquia Ressurreição do Senhor, em Salvador.
0 comentários:
Postar um comentário