Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Notícias Católicas


Alegria da fé é descobrir que Deus nos ama por primeiro, diz Papa

Bento XVI fez um resumo de sua Visita Pastoral à Croácia naCatequese desta quarta-feira, 8. O Pontífice fez uma pausa na"Escola de Oração" para falar sobre os principais momentos de sua estadia naquele país europeu durante o último final de semana. 

"É essa a alegria da fé: descobrir que Deus nos ama por primeiro! É uma descoberta que nos mantêm sempre discípulos, e, portanto, sempre jovens no espírito!", exclamou, ao recordar a Vigília com os jovens, acontecida no sábado, na Praça de Jelačić, coração da cidade de Zagreb.

O motivo principal da visita foi participar da 1ª Jornada Nacional das Famílias Católicas croatas. Nessa perspectiva, o Papa indicou que as nações europeias de sólida tradição cristã têm uma especial responsabilidade continental em defender e promover o valor da família fundada no matrimônio.

"Em nossos dias, enquanto infelizmente se constata o multiplicar-se das separações e dos divórcios, a fidelidade dos cônjuges tornou-se por si mesma um testemunho significativo do amor de Cristo, que permite viver o Matrimônio por aquilo que é, isto é, a união de um homem e de uma mulher que, com a graça de Cristo, amam-se e ajudam-se por toda a vida, na alegria e na dor, na saúde e na doença", ressaltou.

O Bispo de Roma também disse que a primeira educação à fé consiste exatamente no testemunho dessa fidelidade ao pacto conjugal. "A fé em Deus que é Amor transmite-se antes de tudo com o testemunho de uma fidelidade ao amor conjugal, que se traduz naturalmente em amor pelos filhos, fruto dessa união. Mas essa fidelidade não é possível sem a graça de Deus, sem o sustento da fé e do Espírito Santo", advertiu.


Novo humanismo

O Santo Padre ressaltou que a profunda vocação da Europa é aquela de custodiar e renovar um humanismo que tem raízes cristãs e que se pode definir "católico", isto é, universal e integral. 

"Um humanismo que coloca ao centro a consciência do homem, a sua abertura ao transcendente e, ao mesmo tempo, a sua realidade histórica, capaz de inspirar projetos político diversificados mas convergentes na construção de uma democracia substancial, fundada sobre valores éticos enraizados na própria natureza humana".

Ele também salientou a urgência do desafio que interpela hoje os povos do continente europeu: "Não ter medo de Deus, do Deus de Jesus Cristo, que é Amor e Verdade, e não tolhe em nada e liberdade, mas lha restitui a si mesma e lhe dá o horizonte de uma esperança confiável".


A audiência

O encontro do Bispo de Roma com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). O Papa fez uma pausa na "Escola de Oração", iniciada na Catequese de 4 de maio. Ao final da Audiência, Bento XVI encontrou-se com o diretor-executivo da Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodoc), Yury Fedotov.

O Pontífice recordou que neste próximo domingo a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes.

"Exorto-vos, queridos jovens, a invocar frequentemente o Espírito Santo, para que vos torne intrépidas testemunhas de Cristo. O Espírito Consolador ajude-vos, queridos doentes, a acolher com fé o mistério da dor e a oferecê-lo pela salvação de todos os homens; e sustente a vós, queridos recém-casados, no construir a vossa família sobre o sólido fundamento do Evangelho".

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, com menção especial das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição em festa pela recente beatificação da sua Madre Fundadora. Esta queria ver-vos todas unidas num mesmo e único pensamento: Deus. No pensamento e serviço de cada uma, o hóspede seja Deus; e, com Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz. Sobre vós, vossas comunidades e famílias desça a minha Bênção".

Papa recebe diretor de Agência da ONU contra Droga e Crime

O Papa Bento XVI encontrou-se com o diretor-executivo da Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodoc), Yury Fedotov, ao final da Catequese desta quarta-feira, 8.

Fedotov disse que a Igreja Católica encontra-se em uma posição privilegiada para "difundir entre os povos a mensagem chave capaz de prevenir o crime e o uso de entorpecentes", haja visto a crescente colaboração entre a Unodoc e organizações religiosas e o grande número de fiéis espalhados pelo mundo.

Segundo um comunicado da Unodoc, a audiência com o Papa também foi uma ocasião para intensificar a sinergia existente com a Igreja Católica, especialmente no campo da prevenção das substâncias entorpecentes, da promoção da saúde, da luta contra a criminalidade, do tráfico de seres humanos e migrantes. 

Essas temáticas foram afrontadas durante os encontros que, nestes dias, o diretor-executivo da Unodoc teve com o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, e o presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More