Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais Notícias

Barbalha: Festa de Santo Antônio promove cultura popular cearense

Na semana em que tem início a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a cidade realiza o projeto Consciência Ambiental. Unindo a Prefeitura à sociedade civil — igrejas, empresas, clubes, hospitais e entidades de classe —, o projeto vem promovendo blitzes ecológicas nas principais vias do município, com distribuição de adesivos, panfletagem, e distribuição de sacolas sustentáveis e mudas de árvores. Quem passa pelas blitzes também recebe orientações sobre os cuidados com o meio ambiente.
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto inclui a instalação de lixeiras para coletiva seletiva. A secretária de Educação e primeira-dama da cidade, Isabel Bastos, destaca a importância do projeto e sua articulação com o grande evento turístico e cultural do município, na semana que antecede o início da Festa de Santo Antônio.

Festa de Santo Antônio

Entre 28 de maio e 13 de junho, cerca de 500 mil pessoas devem participar da Festa de Santo Antônio de Barbalha, na região do Cariri. A festa, de tradição secular, une elementos sagrados e profanos e demonstra toda a riqueza da cultura popular cearense, ao contar com a participação de 90 grupos folclóricos.

As festividades começam no sábado (28) com a Noite das Solteironas. No domingo (29) acontece a procissão do Carregamento do Pau da Bandeira Santo Antônio — um mastro de 23 metros e 2,5 toneladas, transportado ao longo de nove quilômetros sob os ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, até ser fincado no Patamar da Igreja Matriz.

O carregamento é acompanhado por uma procissão de centenas de milhares de pessoas e que atrai especialmente quem sonha com casamento.

Grupos folclóricos

Os festejos incluem o desfile de 90 grupos folclóricos, em uma grande demonstração da diversidade artística e cultural de Barbalha. De 28 de maio a 13 de junho a cidade conta com três palcos: um no Largo do Rosário, um no Marco Zero e outro no Parque da Cidade. A programação musical que se estende durante a madrugada inclui atrações de destaque local e nacional.

Os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares e uma vasta programação musical, se estendematé o dia 13, quando haverá celebração de missa de encerramento às 9 horas na Igreja Matriz. À tarde acontece um cortejo com o carro-andor com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da cidade.

Patrimônio cultural

A tradição do ritual profano que introduz as festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século 18. A comemoração iniciada como ato de devoção e fé tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo.

Este ano, está sendo lançado um documentário, dirigido pelo cineasta Rosemberg Cariry e produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que trabalha o tombamento do evento como patrimônio cultural brasileiro.

Alemanha será 1ª potência a renunciar à energia atômica

O governo alemão prometeu fechar seus últimos reatores nucleares até 2022

Ao anunciar que vai desligar todas as suas usinas nucleares até 2022, a Alemanha passa a ser a primeira potência industrial a renunciar à energia atômica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro do Meio Ambiente do país, Norbert Röttgen, após acordo da coalizão de governo liderada pela chanceler Angela Merkel.
Além de parar de usar a energia nuclear, a Alemanha também planeja reduzir o uso de eletricidade em 10% até 2020 e dobrar a participação de fontes renováveis de energia para 35% no mesmo período, segundo um documento do governo obtido pela agência de notícias Reuters. Dos 17 reatores alemães, 14 não estarão mais em serviço no fim de 2021 e os três últimos - os mais novos - serão utilizados até 2022 no mais tardar, explicou o ministro, enfatizando que a decisão é "irreversível".
"Nosso sistema energético tem de ser mudado fundamentalmente e pode ser mudado fundamentalmente. Queremos que a eletricidade do futuro seja segura e, ao mesmo tempo, confiável e econômica", destacou a chanceler a jornalistas nesta segunda-feira. Merkel não deu mais detalhes do plano, mas o documento afirma que a meta alemã de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 40% até 2020 está mantida.
Instalações - A Alemanha tem 17 reatores nucleares, sendo que oito deles já estão desconectados da rede de produção de energia elétrica. Conforme destacou o ministro, estas oito instalações não serão reativadas. O país tem mais onze anos para encontrar uma forma de cobrir 22% de suas necessidades em termos de energia elétrica, atualmente atendidas pelas centrais nucleares.
A decisão pode ser até mais ambiciosa do que a saída da energia nuclear planejada pela coalizão entre sociais-democratas e verdes quando estavam no poder em 2000, mas ainda pode enfrentar oposição de empresas do setor. A chanceler alemã conseguiu aprovar no fim de 2010 uma prorrogação de 12 anos em média para a duração legal da exploração dos reatores do país. Por ser contra a opinião pública alemã, a medida provocou uma explosão do sentimento antinuclear na Alemanha.
Após a catástrofe da central nuclear japonesa de Fukushima em março, no entanto, Merkel interrompeu imediatamente o funcionamento das centrais mais antigas do país e iniciou um debate sobre o abandono da atividade nuclear civil, que deve resultar em uma decisão formal no conselho de ministros de 6 de junho. Em 23 de março, a chanceler declarou que, quanto antes for abandonada a energia atômica, melhor.
Protestos - Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas no sábado em diversas cidades da Alemanha para reivindicar o abandono da energia nuclear. No domingo, um grupo de ativistas da ONG Greenpeace voltou a protestar em Berlim, pedindo que o prazo fosse antecipado para 2015. A maioria dos eleitores na Alemanha é contra a energia atômica, que fornecia 23% da energia do país antes de sete unidades antigas serem fechadas em março.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More