WASHINGTON (Reuters) - Autoridades de aviação dos EUA, investigando as perturbadoras revelações de que controladores de voo estariam caindo no sono durante o trabalho, proibirá a adoção de escalas de serviço que possam induzir ao cansaço excessivo.
Também no sábado, a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou a suspensão de um controlador de Miami que cochilou em serviço - o quinto incidente desse tipo identificado nas últimas semanas, e o segundo em um aeroporto importante.
'Faremos tudo o que for possível para acabar com isso', disse Randy Babbitt, administrador da FAA, em nota.
Em 23 de março, por volta de meia-noite, o único controlador de plantão no Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, também adormeceu, quando dois aviões se preparavam para pousar.
A sequência de casos tem alarmado autoridades e especialistas, e gera dúvidas sobre a eficiência das escalas de plantão.
O funcionário da FAA responsável por fiscalizar as operações de rotina dos 15 mil controladores que atuam em mais de 400 aeroportos se demitiu na quinta-feira.
A agência também proibiu a prática de manter apenas um controlador no turno da madrugada, como costumava ocorrer em mais de 20 aeroportos - em geral de lugares pequenos, com pouco movimento noturno.
Além disso, a FAA anunciou no sábado que no começo da semana que vem irá proibir a adoção de escalas que gerem cansaço excessivo nos funcionários. Qualquer mudança nesse sentido precisará ser negociada com o sindicato da categoria.
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