Rádio Boa Nova

Get the Flash Player to see this player.
Copie e Cole o nosso Player no seu Site ou no seu Blog Copie e Cole o nosso player no seu Orkut
ATENÇÃO AMIGO INTERNALTA O NOSSO SITE ESTÁ EM MANUTENÇÃO E MUITO EM BREVE ESTAREMOS NORMALIZANDO.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estudo revela excesso de bactérias em carne à venda nos EUA

Por Aman Ali
NOVA YORK (Reuters) - A carne encontrada nas prateleiras dos supermercados norte-americanos costuma conter níveis elevados de bactérias, das quais mais de metade pode ser resistente a múltiplos níveis de antibióticos, segundo um estudo divulgado na sexta-feira.
A carne é segura para o consumo, mas os consumidores devem tomar precauções no manuseio e preparo, segundo Lance Price, coordenador do estudo feito para o Instituto de Pesquisas Genomicas Translacionais, que examinou 136 amostras de carne de supermercados de Illinois, Flórida, Califórnia, Arizona e Washington D.C..
Foram encontrados altos níveis da bactéria 'Staphylococcus aureus', que causam 'centenas de milhares de infecções por ano nos EUA ... de infecções cutâneas a infecções respiratórias realmente graves, como a pneumonia', segundo Price.
A FDA, principal autoridade sanitária dos EUA, se disse ciente das conclusões desse e de outros estudos semelhantes, e que está colaborando com outras agências para resolver a questão.
Price disse que a principal descoberta não foi o nível de bactérias nas carnes, e sim como elas estão ficando cada vez mais resistentes aos antibióticos usados antes do abate do animal.
O estudo mostrou que em 96 por cento das carnes com o estafilococo, a bactéria era resistente a pelo menos um tipo de antibiótico; 52 por cento eram resistentes a três ou mais tipos.
'As bactérias sempre vão estar lá. Mas a razão pela qual são resistentes está diretamente ligada ao uso de antibióticos na produção animal', disse Price. A resistência a antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública que enfrentamos hoje.'
O cientista recomendou especial cuidado na manipulação da carne e do frango. 'Ao cozinhar você elimina essas bactérias, mas o problema é que quando traz o produto bruto você inevitavelmente contamina a sua cozinha.'
A carne de peru era a mais contaminada por bactérias resistentes a três ou mais antibióticos, seguido pelas carnes de porco, boi e frango.
O estudo foi publicado na sexta-feira pela revista Clinical Infectious Diseases.
(Reportagem adicional de Esha Dey, em Washington)

Fonte: G1.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More